segunda-feira, 13 de junho de 2016

Whatever happened to Constança Moura?


Lembram-se de Constança Moura, a jovem da Figueira da Foz que foi notícia há pouco mais de um ano quando encheu a cara daquele rapaz que aparece ali com ela na imagem de porrada, ao ponto de ficar o mundo inteiro admirado como é que a sua cabeça não se descolou do pescoço? Não foi bem assim, e olhando para o post que fiz na altura, recordo-me de partilhar o mesmo sentimento que a maioria esmagadora dos portugueses. E de facto, se alguma coisa de positivo saiu de tudo aquilo foi a quase unanimidade na condenação da atitude da tipa, que inaugurou um novo conceito de "bullying" que eu catalogaria como "to the max". O desprezo pelos sentimentos mais básicos de humanidade e compaixão bem como a falta de noção dos limites do razoável daquela jovem fizeram transbordar o copo, e não havia sociólogo, pedopsiquiatra ou outro qualquer assistente social que não elaborasse uma teoria que não fosse recebida com um indignado "É o quê, pá? Tá mas é calado!" - toda a gente queria um pedaço de Constança Moura e dos seus néscios amiguinhos e cúmplices.


Mas apesar do impacto das imagens, a raiva desvaneceu-se depressa, talvez de tão volátil que era. De um período inicial durante o qual apareceram um sem número de páginas no Facebook a expressar a muito pouca simpatia pela cachopa, nem quinze dias foram necessários para que toda a gente se esquecesse do caso. Bom para ela, acho, que durante o clímax da controvérsia foi obrigada a fechar a sua conta do Pinterest, e suspender a do Facebook - e como é que sei que a suspendeu?


Porque continua lá, e não consta que alguma vez tenha deixado de estar, pois tudo indica que só durante o tempo em que foi notícia pelos piores motivos, Constança Moura  suspendeu a sua conta do Facebook. Confesso que em finais do ano passado, por volta de Outubro ou Novembro, tive curiosidade em espreitar a conta da "bad girl" da Figueira, depois de uma pequena "revisão" no blogue me ter refrescado a memória, e vi a mesma coisa que vos vou mostrar agora, e que na altura me deixou meio intrigado.


Esta é uma foto recente, e fosse eu um sacaninha, podia usá-la para alegar que a miúda "não aprendeu a lição". Está ali tudo, desde o dedo em riste numa atitude provocatória, o "street slang" urbano e marginal, próprio de alguém "who doesn't give a f*ck", e a indumentária de gosto discutível, que os mais cruéis poderão associar a uma embalagem de fiambre da pá extra. Mas não, a miúda aparentemente regenerou-se, mas de uma maneira que eu consideraria...


...bizarra, no mínimo. Aqui aparece numa pose de menina de coro, e à foto junta uma mensagem que mais parece parte da letra de uma canção "teen-pop", mas o mais curioso são as mensagens: "minha linda", "baby" e outras que tais, que à data desta entrada, Março, eram tantas que já enjoavam. Milhares. E em todas as entradas de Constança na sua página do Facebook.


A este ponto gostava de esclarecer que todos estes posts da moça, bem como os respectivos  comentários, estão acessíveis a qualquer pessoa que entre na sua conta, pois ela tornou-os públicos. Desconheço se são todos, mas pelo menos são bastantes, e em comum têm esta aura de positividade, com mensagens do mais piroso que há, e comentários lamechas como aqueles que ali se vêem que parecem tudo menos espontâneos. E vêm de vários amigos seus, note-se, mas ninguém ali deixa uma mensagem que se possa considerar "normal", especialmente tratando-se desta rede social, onde até o mais santo dos santos leva de quando em vez com um comentário mais "ácido" da parte de algum amigo vivaço - será que estamos aqui na presença de uma premeditada operação de cosmética? Se é esse o caso, permitam-me que me diga que é "gritante" demais para ser levada a sério.


 Mas quero acreditar que não, que Constança Moura terá aprendido a lição, e que se tornou numa senhorita, mesmo sendo necessário aquele "susto" que levou após a exposição pública do seu desvario. Sim, foi uma tarde apenas, e dias não são dias, e esta é uma daquelas coisas que deixa alguém irremediavelmente marcado. Constança deve estar ciente de que nunca poderá, por exemplo, enveredar por uma carreira na política, pois a primeira coisa que os seus adversários se lembrariam de usar contra ela seriam aquelas imagens, capazes de minar a reputação de qualquer um. E é preciso ter em conta que se por um lado o país pode ter esquecido e a Constança não será propriamente uma figura fácil de reconhecer de norte a sul e ilhas, lá na sua Figueira da Foz ainda é possível que muita gente a identifique com aquele infeliz episódio. Mesmo assim não é caso para lhe aplicar "um par de estalos bem dados", quanto mais os castigos que em Maio do ano passado o país inteiro se entreteve a imaginar para ela.


Hmmm...pensando bem, quem sabe se um calduço bem dado não lhe fazia bem? E depois sempre se podia alegar que era por causa "daquele pobre rapaz" que ela agrediu e humilhou. Fazíamos de conta que sim, que ere esse o motivo.


Sem comentários: