terça-feira, 31 de maio de 2016

Murcianos conquistam Madrid


Não, não é engano, são "Murcianos" e não "marcianos" de que vos vou falar a a seguir. Depois do Reus Esportiu no passado Domingo ter vencido o Racing Santander e garantido assim o ingresso na Liga Adelante, ontem foi a vez do Universidad Católica de Murcia (UCAM) conquistar também esse direito, e os dois clubes partilham o facto de serem estreias absolutas no segundo escalão do futebol espanhol. O UCAM, vencedor do Grupo 4, defrontou no fim-de-semana anterior em Murcia o Real Madrid Castilla, a equipa "B" dos novos campeões europeus, tendo vencido por 2-1. Ontem em Madrid, num jogo muito emotivo e disputado, registou-se um empate a duas bolas, ficando assim os Murcianos com vantagem de 4-3 nas duas mãos. Não se pode dizer que os visitantes tivessem visto em algum momento a subida a escapar-lhes das mãos, uma vez que estiveram sempre em vantagem no marcador, primeiro por 1-0 e depois por 2-1, com Mariano Díaz, avançado dos "merengues", a voltar a estar em destaque ao apontar ambos os golos da sua equipa. O ponta de lança de 22 anos, natural de Barcelona e de ascendência Dominicana apontou um total de 27 golos em 31 jogos esta época na II "B". Certamente que Zidane estará a seguir com atenção esta autêntica "máquina de fazer golos". A derrota não afasta os madrilenos da possibilidade de ainda puderem subir, mas vão agora disputar o "play-off" com os segundos, terceiros e quartos classificados de cada um dos quatro grupos, que por sua vez já realizaram uma eliminatória, tendo ficado seis apurados, e aos quais se juntam além do Real, os Cantabrianos do Racing Santander. Os jovens "merengues" vão de seguida defrontar os catalães do Lleida Esportiu a duas mãos, e caso sigam em frente têm mais um adversário, a sair dos vencedores dos encontros Cádiz-Racing Santander (apenas se o Cádiz vencer), Toledo-Hércules e Sevilla "B"-UD Logroñés, antes de poder festejar a promoção. Se não tiverem mesmo nada,  nadinha que fazer, podem ver aqui o encontro na íntegra, mas falemos deste UCAM Murcia.


Dizer que o UCAM Murcia "é um clube jovem" é um "understatement" - foram fundados em 1999, e depois de quatro mudanças de nome adoptaram este em definitivo apenas em 2011. Foi também nesse ano, na época 2011/2012, que conseguiram subir pela primeira vez à II "B", tendo descido no ano seguinte à III divisão, regressando logo de imediato em 2013/2014. Na época passada ficaram em 2º lugar no Grupo 4, atrás do Cádiz, garantindo a qualificação para o "play-off" de acesso à subida, onde viriam a cair aos pés do Bilbao Athletic, a equipa "B" dos "leones de San Mamés". Como não há um ano aborrecido no UCAM, esta época atingiram o patamar mais alto da sua curta história, e serão o único representante da região de Murcia nos escalões profissionais do futebol espanhol. Isto porque o histórico Real Murcia, que conta com 18 presenças no escalão principal, agora designado por La Liga, atravessa um momento de crise, depois de ter sido despromovido à II "B" na secretaria há dois anos, devido a irregularidades relacionadas com o cumprimento de obrigações fiscais. Mesmo assim ficaram em 2º lugar no grupo 4, discutindo o primeiro posto quase até à última jornada com os "vizinhos" do UCAM, mas no "play-off" seriam eliminados (algo surpreendentemente) pelo Toledo, quarto classificado do Grupo 2. Murcia, cidade capital da região com o mesmo nome, tem cerca de 700 mil habitantes, certamente um número suficiente para gerar uma "afición" que dê para pelo menos dois clubes de topo. Agora uma curiosidade interessante de que dei conta enquanto lia esta manhã sobre as incidências da partida de ontem à noite em Madrid.



Em cima vemos uma imagem da conta do Twitter do UCAM Murcia, onde é possível vislumbrar os atletas da equipa a festejar a subida, "em pleno relvado do Alfredo Di Stéfano", o campo nº 2 do Real Madrid. E em baixo reparem no azedume dos adeptos "merengues", que insultam a valer o adversário, chamando-lhes de "porcos" ("cerdos", e "piara" é castelhano para "vara", ou "conjunto de porcos", de batoteiros ("marrulleros", aparentemente os adeptos do Real reclamam que os adversários "passavam muito tempo estendidos no relvado), e outros impropérios, onde não faltaram insultos às progenitoras. O costume. Reparem no último comentário, de um indivíduo que pouco ou nada dignifica o nome de CR7, que escolheu para se dar a conhecer naquela rede social, e onde se lê "que os vossos jogadores morram todos; são a equipa e a região mais asquerosa de Espanha". Já antes dele um outro havia sugerido que os jogadores Murcianos "não tinham muito tempo para festejar", uma vez que "tinham que acordar de madrugada no dia seguinte, para "lavrar a terra e apanhar laranjas". Isto diz bem da relação entre o poder central e o resto deste saco-de-gatos a que resolveram chamar Espanha, e explica a antipatia que o resto do país sente por Madrid. É só "love". Pois é, podem alegar que é só "no calor do momento", e no contexto da "rivalidade desportiva", mas antes de terminar queria referir que esta noite a equipa de basquetebol do Real Madrid joga no seu pavilhão a terceira partida dos quartos-de-final do campeonato espanhol - a "negra" - e contra quem? O UCAM Murcia, nem mais, que tem também uma equipa de "baloncesto" de topo, feita instantaneamente. Promete. Vamos ter "sangre" ou quê?


Sem comentários: