terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Premier League - 19ª jornada



E mesmo em quadra natalícia, o futebol em Inglaterra não pára, e entre as já tradicionais jornada de "Boxing Day" e de Ano Novo, realizou-se mais uma, a 19ª, dividida entre Domingo à tarde e ontem à noite. Talvez com a economia de esforços em mente, as partidas foram mais modestas em matéria de golos marcados, com três partidas a terminar como começaram: zero a zero. Um destes nulos verificou-se no jogo de abertura da ronda, em White Hart Lane, onde o Tottenham interrompeu mais uma vez a marcha vitoriosa do Manchester United, que não perde desde 2 de Novembro. Quem também "tropeçou", mas no reduto do Southampton, foi o Chelsea do português José Mourinho, que se ficou a queixar da arbitragem depois do empate a um golo contra a equipa treinada por Ronald Koeman. Penalty que fica por assinalar ou não, a equipa da casa adiantou-se no marcador aos 17 minutos por Sadio Mané, e só uma obra de arte assinada pelo belga Eden Hazard impediu que os londrinos fossem para o descanso em vantagem. E nem mais 45 minutos chegaram para o Chelsea desfazer o desempate, e o líder arriscava-se a ficar com a concorrência mais próxima, só que...




No City Ground, casa do campeão Manchester City, os adeptos locais apanharam o maior "melão de inverno" deste ano - futebolisticamente falando, obviamente. O jogo do Chelsea tinha começado uma hora antes, e terminou quando o City vencia ao intervalo o modesto Burnley por duas bolas a zero, como golos de David Silva e Fernandinho, e os "citizens" já contavam ficar a um ponto da liderança. Só que o penúltimo classificado não quis fazer de "perú de Natal", e conseguiu chegar ao empate, com George Boyd a marcar logo no recomeço da partida, e Ashley Barnes a apontar a dez minutos do fim o golo que valeu à sua equipa um precioso ponto. E desta forma o Chelsea chega a meio do campeonato e ao fim de 2014 em primeiro lugar com mais três pontos que a equipa de Manuel Pellegrini.



Quem aproveitou bem os pontos perdidos pela concorrência foi o Arsenal, que dos oito primeiros foi a única equipa que venceu, e logo no reduto do West Ham, um concorrente directo. Santi Cazorla aos 41 de "penalty", e Danny Welbeck três minutos depois levaram o Arsenal para o intervalo com uma vantagem de dois golos, um tanto ou quanto inesperadamente, pois o West Ham ocupava o 5º lugar, descendo uma posição depois da derrota sofrida na casa do Chelsea dois dias antes. O melhor que a equipa de Sam Allardyce conseguiu foi reduzir para 1-2 por Cheikou Kouyaté, aos 54 minutos. Os arsenalistas igualaram o Southampton no quarto posto, o último que dá acesso a um lugar na próxima edição da Champions League, e agora a 3 pontos do Manchester United.



Nos outros resultados de Domingo, e além do já referido Tottenham-ManU, também as partidas Queens Park Rangers-Crystal Palace e Aston Villa-Sunderland terminaram sem golos, enquanto que em Hull um só golo do argelino Rayid Mahrez bastou para o lanterna-vermelha Leicester interromper um ciclo de 13 jogos sem vencer. O Stoke City venceu em casa o West Bromwich Albion por 2-0, e na partida com mais golos do dia o Newcastle bateu em St. James Park o Everton por 3-2. Podia também ser o jogo com mais golos da jornada, não fosse pela súbita inspiração do Liverpool, que ontem fechou as contas da primeira metade da Premier League com uma goleada por 4-1 sobre o Swansea. O resultado valeu à equipa de Brendan Rodgers, que na época passada discutiu o título até ao fim, subir ao 8º lugar, e por troca exactamente com o Swansea. No primeiro dia de 2015 há mais!

Classificação (dez primeiros):

1 Chelsea 19 46
2 Manchester City 19 43
3 Manchester United 19 36
4 Southampton 19 33
5 Arsenal 19 33
6 West Ham 19 31
7 Tottenham 19 31
8 Liverpool 19 28
9 Swansea City 19 28
10 Newcastle 19 26

Sem comentários: