quarta-feira, 31 de julho de 2013

Naum diz qui nois rôbá, hein?


Ainda o Papa Francisco não se refez do “jetlag” causado pela viagem ao Brasil, e já naquele país se começam a ouvir disparates da boca dos seus imitadores baratos. Silas Malafaia é o líder de uma das frutas que compõem essa indigesta macedónia das igrejas evangélicas no Brasil, neste caso a Assembleia de Deus. Esta “Assembleia” que nem consegue produzir uma acta que comprove que Deus a tenha realmente convocado ou sequer participado dela, é mais uma daquelas instituições com fins lucrativos de idoneidade suspeita, que sob a capa de culto religioso vai extorquindo dinheiro a pobre gente ingénua e enriquecendo o seu património e enchendo os bolsos dos “enviados de Deus” que a dirigem – é bom para estes tipos que Deus não exista mesmo, e muito menos o Inferno, senão ai, ai.

Este Silas Malafaia, é agora notícia graças a um video divulgado no YouTube na segunda-feira, onde é visto a administrar um sermão a uma plateia de fiéis. O auto-intitulado pastor faz um discurso inflamado, onde começa por exortar os seus seguidores a não denunciar pastores desonestos, repito, a não denunciar. Isso mesmo, o “não“ está ali de propósito, não se trata de mais um dos meus lapsos involuntários. Malafaia justifica este apelo à impunidade dos vigaristas como ele dizendo que “ninguém se deve meter com os ungidos de Deus”, quem sabe sugerindo que Deus lhes passou uma guia que os autoriza a roubar. A seguir manda alguns recados a “quem só agora chegou ao Evangelho e fica julgando na internet”. Estes tipos realmente, usam a internet e mesmo assim não sabem que na arte do saque e da pilhagem, os longos anos de Evangelho são um posto?

Depois reitera que “quem calunia pastores não é crente”. Confesso que aqui fique um pouco confuso; então os pastores são mesmo ladrões ou tudo não passa de calúnias? E foi aí que entendi esta estratégia genial: tudo o que seja acusar os pastores são calúnias, mesmo que seja verdade. Isto não está ao alcance de qualquer um, meus amigos. Requer anos e anos de treino em malandragem, dado pelos melhores mestres. A estes “caluniadores” (eh, eh) Malafaia sugere mudem de igreja, em vez de se meter com quem é “ladrão e pilantra”. Vai ser complicado encontrar uma igreja composta por gente íntegra e honesta, e que ao mesmo tempo consiga comprar edifícios para albergar a sede, helicópetros para transportar os ministros de culto e alugar estádios para realizar eventos.

O líder da tríade evangélica termina o discurso de forma ambígua, não se entendendo se está a dar uma recomendação amiga ou a fazer ameaças de morte: “Isso é coisa séria, e já vi muita gente a morrer por causa disso. Não toma attitude contra pastor, não entra nessa furada”. Este senhor, que no mundo ideal estaria detido ou confinado a um hospícia numa camisa-de-força, ficou mesmo zangado. Os tais principiantes do Evangelho que se manifestam na internet que se cuidem. Ou isso, ou então abusou da medicação. Saravá, malandro!

Sem comentários: