sexta-feira, 26 de maio de 2017

MV: aperta-se o cerco


Este é o extracto de um momento do programa Cinco Para a Meia-Noite de ontem, dia 25 de Maio, onde o convidado foi o grande, o imortal Herman José, a grande referência do humor em Portugal dos últimos 40 anos. A certo ponto, a apresentadora Filomena Cautela perguntou-lhe sobre Maria Vieira, actriz que muitos espectadores da minha geração associam à época dourada de Herman, tendo feito parte da equipa que levou ao pequeno ecrã alguns dos mais memoráveis momentos da história do humor em Portugal, durante os anos 80 e 90. Ora como se sabe, "o leite azedou", e já no início deste ano tivemos uma polémica entre Maria Vieira e a Ana Bola, outra actriz que trabalhou com Herman durante muitos anos, e tudo por culpa de pontos de vista políticos divergentes - quem está por dentro do assunto sabe do que se trata, certamente. 

Herman foi evasivo a este respeito, mas disse algo que importa reter: não é Maria Vieira a autora da sua página do Facebook, isto não é segredo nenhum, e tal como aconteceu com os livros de viagens publicados pela actriz, é o marido, Fernado Duarte Rocha, quem escreve por ela - o que para começar, já é de validade moral e ética bastante discutível. A certo ponto Herman afirma mesmo que "Maria Vieira não tem grande capacidade para escrever, e o marido adora escrever" (imagino o que deve ter sido, lá pelo condomínio do Monte Estoril...). Ora bem, para qualquer pessoa com dois palmos de testa, isto é por demais evidente, e basta ir até à página de Maria Vieira no Facebook para perceber que a retórica ali debitada vai muito, mas mesmo muito além da imagem de simplicidade e inocuidade que a actriz transmite a quem desde sempre tem seguido a sua carreira, mesmo de longe. O problema é que o autor não assume os textos, e aproveita-se da popularidade da mulher para passar mensagens, eu diria mesmo propaganda, de teor político. Tudo bem até aqui, mas o ódio cego que o conduz chega a fazer-lhe perder completamente o norte, e a certo ponto deixa mesmo de fazer qualquer sentido. Ontem tivemos mais do mesmo:


Não é verdade que Mourinho tenha ganho pela primeira vez a Liga Europa, pois já o tinha feito em 2003 com o FC Porto, e se os preciosistas mesmo assim insistirem em embirrar, e dizer que na altura a competição se chamava Taça UEFA, também outro português, André Villas-Boas, ganhou esta mesma Liga Europa em 2011, igualmente com o FC Porto. Até um cego vê que ali o interesse não é que os telejornais abram com a vitória do Manchester United, nem sob o pífio pretexto de que ocorrerem os atentados naquela cidade inglesa dois dias antes (?) - o troféu é inédito APENAS para o Manchester United, que assim o conquistou pela primeira vez na sua história. Aqui os alvos são os mesmos de sempre: islâmicos, Cristiano Ronaldo, e agora Salvador Sobral, vencedor da Eurovisão, que irritou de sobremaneira o sr. Fernando Rocha com a camisola que ostentou antes da final do certame, onde apelava à ajuda aos refugiados. Para rematar, o habitual azedume contra o governo do PS em particular, e a esquerda em geral. Fernando Rocha destila ódio por todos os poros, e nem faz um pequeno esforço para dar sentido à verborreia que publica. Como se viu aliás num dos comentários à entrada acima reproduzida:


Um tal sr. Rui Peixoto resolve discordar do ponto de vista do autor, e fá-lo de forma mais diplomática do que aquilo merecia, saindo em defesa de Cristiano Ronaldo, neste particular. De outra forma veria o seu comentário apagado, e seria bloqueado, como é da praxe naquela infame página! Fernando Rocha insiste na mesma tecla, e o seu ódio mesquinho ao melhor jogador do mundo leva-o mesmo a elogiar o seu maior rival, o argentino Lionel Messi, fazendo deste um modelo de virtudes. Eu não sei se o sr. marido da Maria Vieira sabe, mas Messi foi esta semana condenado a 21 meses de prisão por evasão fiscal! Que exemplo, deveras. E se aqui volta a bater na mesma tecla anti-governo e do desprezo pela comunicação social em Portugal, mais à frente consegue fazer ainda pior:


Para já não "vive alternadamente"; esteve no Brasil por três vezes, e a última delas durante cerca de cinco meses, que foi o período mais longe que lá passou. Mas se isso já pode parecer embirração da minha parte, e dou-vos isso de barato, o que dizer da afirmação "90% dos brasileiros ODEIAM o Cristiano Ronaldo, e IDOLATRAM o Messi"? Sem ter aqui os dados concretos, alegar que 20% dos brasileiros o fazem já seria um tremendo disparate. Esta é uma das características mais salientes destes debitadores de retórica de extrema-direita; acham que a sua opinião e a de poucos é a "da esmagadora maioria", e só não se dá um retorno ao fascismo por "motivos diversos". Olha, por culpa da "comunicação social", por exemplo, que não está nem aí para este nicho de invejosos e ressabiados. E porque haveria de estar? Para rematar a conversa, salta mais uma referência "às esquerdas que nos desgovernam". O sr. Fernando Rocha não poderia escolher pior altura para tentar atirar esta lama à parede e tentar ver se cola, sinceramente.


Pois não, Fernando Rocha, pois não, e acrescentaria mais: nunca a falsidade atingiu um cúmulo como este onde a fizeste chegar. Enquanto não ganhas um pouco de vergonha na cara, tenta de vez em quando ir espreitar à janela, e facilmente entenderás que os "tempos negros" são aquilo que fazes deles entre esse mundinho vil e escroto em que vives dentro das tuas quatro paredes. E pelo andar da carruagem, mais nuvens negras se avizinham nesse teu horizonte, que é tão curto. Pobre de ti.


3 comentários:

Giza disse...

Gosto da maneira ordenada e criteriosa como faz as suas análises, Leocardo!!! Só tenho pena que o energúmeno visado e a sua fiel e ignorante seguidora, não as leiam. Talvez se dessem ao trabalho de pôr o único neurónio a funcionar. Ou não! !!

Leocardo disse...

Posso-lhe afiançar que lê sim. É cliente habitual ;)

Anónimo disse...

Nunca percebi porque é que a Maria Vieira é tão políticamente correta nas entrevistas.
Quando questionada, nota-se que nem sabe do que fala, parece um gago a falar.
A mim impressiona-me muito aquela legião de fãs azeiteiros, com cada bronco.
Pronto, acabei de dizer mal dos fãs dela, qualqual um deles como tem um QI acima da média, vão dizer que sou da esquerda LOL

Posso dizer que sou fã do Messi e que sou anti-Salvador Sobral e anti-Ronaldo para não dizerem que sou da esquerda?