quarta-feira, 5 de abril de 2017

Nivea lava mais branco


A Nivea retirou esta campanha destinada ao mercado do Médio Oriente (?), depois de ter sido acusada de "racismo". No cartaz lê-se "Branco é pureza". A tragédia, o horror, censura! Bradaram uns. Sensura! Urraram outros. Entre os muitos comentários que fui lendo ao longo deste dia, alguns sugeriam que "não se pode ser branco", ou promover a alvura. Num deles lia-se "será que se eu comprar um carro branco vou ter problemas com o SOS Racismo?". Oh oh oh, que espirituoso, para não dizer idiota. Quer dizer, eu sou branco, e não sei como se sente alguém que não é quando depara com uma coisa destas, mas se não for BURRO, vai entender que a mensagem do anúncio não tem nada a ver com ele. Agora vamos ver o que REALMENTE aconteceu.


Pois é, aí está, que coisa tão linda. Os nazis do Alt+Right pegaram no cartaz da Nivea, e conspurcaram-na, como fazem em todo o resto que tocam. Posto isto, a Nivea retirou a campanha e pediu desculpa. Portanto, nada a ver com o "direito a ser branco". No entanto há quem tenha continuado a aproveitar a onda de indignação, alimentando-se da ignorância alheia:


Olha só, que gente tããão fina. Um par de jóias. Ana Kandsmar, a quem devo uma resposta relacionada com contas de outro rosário (um dia quando tiver estômago para isso vamos lá; não perde pela demora) e Fernando Duarte Rocha, o nazi (ir)responsável pela página de Maria Vieira - um segredo de polichinelo, diga-se em abono da verdade. Eu assino por baixo; branco é pureza, mas acrescento: negras são as vossas almas. Ah sim, e parabéns por terem nascido brancos. Isso é que foi um exemplo de "meritocracia", como diz o Nando. O gajo que se aproveita da popularidade (?) da mulher para espalhar este tipo de caca pela net, estão a ver? Ganda homem! 


Sem comentários: