sábado, 7 de janeiro de 2017

Ladrando contra os fogos


Fogos de artifício - uma invenção milenar dos chineses que serve para comemorar um evento ou uma ocasião especiais, como seja a entrada do Ano Novo, por exemplo. Aqui em Macau não tivemos fogos este ano, pois não chegaram a tempo de colorir os céus da RAEM à meia-noite do dia 31 de Dezembro, e para alguns isto foi considerado uma "falha". Não sou grande adepto da pirotecnia, mas entendo que haja quem não dispense entrar no novo ano com um estrondo, e há mesmo quem acredite que os fogos servem para espantar os maus espíritos e tudo isso. Porreiro. Mas sabiam que os fogos de artifício são na verdade...UM ASSASSINO, e nada silencioso? Quem o diz é...


...as associações de defesa dos direitos dos animais, que passaram a quadra festiva numa cruzada paralela contra os fogos, que dizem "apavorar" os bicharocos, e até "causar-lhes a morte". Entre os animais silvestres, as aves são as principais vítimas desta iniciativa dos humanos, uma vez que é o seu ambiente natural o mais prejudicado com os rebentamentos. Sabem o que é terrível também para os passarinhos? A aviação civil! E uma vez que os transportes marítimos "molestam os peixinhos" (acho que sim, não devo estar enganado), que tal começar a viajar de bicicleta, ou a pé? Mas falando a sério, para quem não tinha pensado ainda sobre o alcance deste problema, veja o que aconteceu na noite de passagem de ano em Campo Grande, no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul:


Isso mesmo! Uma aposentada passou as doze badaladas que assinalaram a entrada do novo ano a fazer massagens cardíacas ao seu cachorro, que se assustou com os fogos de artifício. As protectoras vêm já pedir o fim dos fogos, mas é preciso mais! É preciso acção!


Sim, isso mesmo! Uma manifestação onde "ladrar contra os fogos" é a palavra de ordem. Uma vez que os cães não podem fazê-lo, uma vez que são animais irracionais e nem lhes passa pela cabeça que os humanos os estão a usar de novo como arma de arremesso uns contra os outros, são os próprios humanos a latir:


E lá está, o "inferno dos fogos", "ninguém respeita a lei", "os ouvidos da Britney são censives (sic)", etc. etc. Aquele Gil Gomes deve ser uma espécie de hippie-marxista-ecologista, tal é a raiva que tem aos espectáculos de pirotecnia, esse "ópio explosivo" do povo, que "acredita nesses contos de fadas". Pois. Mas enquanto os activistas dos direitos dos animais não estragam a festa ao resto da humanidade, o que fazer para evitar que o seu cão, gato, periquito ou cágado tenham uma taquicardia quando começarem a rebentar os fogos de artifício?


Isto. É pouca coisa e não custa nada, temos que convir. Acho especialmente deliciosa a recomendação de manter o animal "em lugar seguro e fechado, com portas e janelas bem fechadas", o que já seria suficiente para não desatar a correr em pânico rumo a direcção nenhuma, mas no caso do seu cão ser o incrível Hulk "mantenha uma placa de identificação presa a ele" - no caso dele derrubar as paredes da casa e fugir, pelo sim pelo não. Para mim a sugestão de "ficar com ele" era mais que suficiente. Afinal não estão contra os fogos? Não vão estar a olhar para o céu àquela hora nem nada, pois não? É melhor seguir estas instruções à risca, caso contrário...


...pode-lhe acontecer o mesmo que à vizinha da Tânia Ferreira, cujo gato "se mijou todo e fez cocó ao mesmo tempo". A sério, ó Marco Alves! Lá a Tânia ia brincar com uma coisa dessas, tão grave. A Tânia e não só:


E pronto, as recomendações prometem ser acatadas por estes "amantes dos animais", pois então, e já agora que tal aproveitar para partilhar algumas experiências pessoais, ao mesmo tempo que aproveitam para destilar ódio contra os humanos, que como diz a Eliane Silva, "são desprovidos de sentimentos", como "a harmonia e a empatia". Mesmo assim, acho estranho que não tenham ido mais longe, pois é hábito...


Ah, aí está. Tardou mas não falhou, e eis que a Lurdes deseja que quem solte fogos de artifícios "perca uma mão". Onde é que já se viu, assustar assim os bichinhos? Ai! 


Em breve: activistas dos direitos dos animais protestam contra a mãe natureza por causa das trovoadas e dos relâmpagos. Não perca!



Sem comentários: