domingo, 2 de julho de 2017

Poquito a poquito, suave suavecito



Não, não enlouqueci, não estou a divulgar aqui nenhuma novidade musical; toda a gente conhece "Despacito", lançado em Janeiro deste ano pelo cantor porto-riquenho Luis Fonsi, que conta ainda com a colaboração do seu compatriota, o "rapper" Daddy Yankee. O tema vendeu que nem pãozinhos quentes nos quatro cantos do globo, e o vídeo tem 2300 milhões de visualizações no YouTube - quase um terço do planeta, em números.

Bem, isto de ter vídeos com muitas visualizações no YouTube tem muito que se lhe diga, e aqui os gostos podem passar pelo "mau" até ao "generalista", e felizmente este último tem prevalecido. Foi assim com "Gangnam Style", do "rapper" coreano PSY, e normalmente os clips que ultrapassam os mil milhões de clicks oferecem qualquer coisa de agradável, de musical. Mas enquanto o último exemplo apelava a algo de exótico do bar das saladas oriental, já "Despacito" faz saltar as pipocas da latinidade.

A letra, meus pequenos gafanhotos, é o que torna este tema um sucesso, pois apela ao libido, algo que quer gostemos quer não, todos temos - veio com o pacote. Reparem na irresistível sensualidade de passagens como "quero que ensines à minha boca os teus lugares favoritos", ou "a tua beleza é um quebra-cabeças, mas para montá-lo tenho aqui a peça", ou ainda o meu favorito "deixa-me passar as tuas zonas de perigo, até provocar os teus gritos e fazer-te esquecer o teu apelido" não são conversa mole de meninos da pop fácil. São rasgos de génio!

Por isso celebro este "Despacito" (literalmente, "Devagarinho") como a melhor coisa do ano, e aconteceu logo em Janeiro! Eu sempre tive fé de que depois daquele ano horrível que foi 2016 em todos os sentidos, venceria o bom senso, o amor, a alegria, a comunhão entre os povos do mundo, que eu chamo de Globalização (cujo "pai" foi o nosso Vasco da Gama, lembram-se?), mas que outros mal intencionados dão o nome feio de "globalismo". Isso não existe pá. Entenderam ou precisam que vos explique mais "poquito a poquito, suave suavecito"?


Sem comentários: