quinta-feira, 30 de março de 2017

Airport CR7*


* O título é um trocadilho com o filme "Airport' 77", o terceiro de uma série dedicada a tragédias aéreas, um pouco como esta história, também.

O aeroporto da Madeira resolveu adoptar o nome do filho mais pródigo da Pérola do Atlântico: Cristiano Ronaldo. Como é sabido CR7 é madeirense, e é o maior embaixador de Portugal no mundo - do nome do nosso país, que o mundo conhece da camisola do melhor jogador de futebol do mundo. Houve quem não tivesse achado a ideia boa, ao ponto de protestar como se o facto do aeroporto da Madeira ter mudado de nome lhe viesse trazer um enorme prejuízo. Da homenagem que foi feita a CR7, que esta semana entrou no grupo dos 10 melhores de sempre em jogos internacionais, houve ainda o descerrar de um busto do jogador, que causou uma algazarra das grandes, em Portugal e pelo resto do mundo:


De facto o busto que supostamente devia representar Cristiano Ronaldo está mal feito, nem é isso que está aqui em questão, mas e a pessoa que mais se devia ralar com isso, o próprio CR7...gostou. Então qual é o problema, afinal? Ou os aviões vão aterrar tortos na pista por causa da estátua desnivelada? Mas voltando à questão do baptismo do aeroporto.


Houve quem achasse "foleiro", e um acto de "pequenez" da nossa parte (?), mas aqui está a prova de que a "foleirice" é uma medida muito relativa. Eis o aeroporto John Lennon, em Liverpool, completo com um submarino amarelo em frente à entrada. Certamente uma imagem que representa Liverpool e os ingleses. Estes últimos bem podem começar a pensar em usar o submarino, uma vez que vem aí o Brexit. Ah ah ah! Humor anti-britânico. Mas querem estátuas? 


Esta é para aqueles que alegam que "Cristiano Ronaldo não tem nada a ver com aviação". Pois não, nem os cavalos de John Wayne voavam, e vejam só aqui o aeroporto de Orange County, Califórnia, com o nome dele, completo com estátua e tudo. Sabiam que há pessoas que ainda perguntam "qual é o actor que fazia de John Wayne"? Juro que é verdade. Mas e quanto a jogadores de futebol? Será isto inédito?


Nope. Olha aqui o aeroporto George Best, em Belfast? E tal e qual como aconteceu com o aeroporto da Madeira, também a este bastou acrescentar o nome de outros dos míticos camisola 7 do Manchester United. Agora só faltam Eric Cantona e David Beckham. Quanto à questão de que a mudança de nome ia "trazer mais turistas à Madeira". Penso que essa é uma falsa questão, e nem era preciso usá-la como argumento para convencer ninguém. Se vai trazer mais, não sei, mas menos é que não traz:


Contra factos não há argumentos (se bem que eu detesto esta máxima); Cristiano Ronaldo é uma das figuras mais reconhecidas em todo o mundo, é português, tem batido recordes atrás de recordes fazendo o que faz. Quem não gosta "porque não" tem um bom remédio: coma menos. E viva o aeroporto Cristiano Ronaldo!


1 comentário:

direita disse...

CRISTIANO É MESTIÇO DAA MADEIRA COM UMA AVÓ PRETA, NAO É PORTUGUES