sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

A morte ficava-lhe tão bem



Um tal Hugo Sousa, que aparentemente não gosta de trabalhar é humorista de profissão (?), e de quem eu nunca tinha ouvido falar até agora, meteu-se numa carga de trabalhos jeitosa (porque até lhe deu jeito: ficou conhecido!) ao fazer um comentário no Twitter a respeito de Mário Soares, o moribundo ex-presidente de Portugal durante os belos tempos da laranja. O comentário é aquele que vedes ali em cima, e se por um lado há quem considere que o rapaz "derrubou as barreiras do politicamente correcto", eu diria antes que as coleccionou, chegando à linha da meta tudo embrulhado nelas. Para mim o rapaz disse o que quis, e ouviu o que não queria, que é basicamente aquilo de que se trata o "politicamente correcto", enfim, "não façam aos outros aquilo que etc. etc., ouviram falar? De todas as críticas, há uma com que concordo logo à partida: qualquer engraçadinho se diz "humorista" nos tempos que correm, e a frase "vai mas é trabalhar que tens corpinho para isso" assalta-nos de imediato, rogando para ser solta. Cabotinagem é o que mais há por aí no meio artístico, em suma, e convém não esquecer os "artistas" da coisa pública, os políticos. Assim como qualquer engraçadinho se diz humorista, também não faltam por aí chico-espertos e fala-baratos a concorrer ao tacho.

Hugo Sousa veio depois esclarecer que aquela entrada no Twitter "não era uma piada, mas uma opinião" - ou "aquilo que pensa", nas palavras do próprio. Ok, partindo do princípio que o tipo não está outra vez a variar dos carretos, digamos que sim, pronto, que "cometeu um desabafo". E olhando bem para a ideia exposta, não está assim tão mal de todo, senão vejamos: o dr. Mário Soares é um activo para o seu clã. Dotando-nos de uma sobre dose de pragmatismo, sempre são 40 e tal mil euros em caixa todos os meses, sem que o beneficiário lhes possa dar qualquer uso para benefício próprio. Há que admitir que dá muito jeito, e uma vez que o dr. Soares ficou viúvo em 2015, o seu falecimento implica a cessação total dos retornos (?). Mas já que estamos numa de se dizer o que se pensa, aqui vai o que eu penso de tudo isto.

Como pessoa humana o único "final feliz" para esta história seria o restabelecimento completo do dr. Mário Soares e o seu regresso à vida activa - apesar de "dentro do possível" ser uma perspectiva demasiado animadora, atendendo à actual situação médica do ex-PR. Sinto-me solidário com a angústia da família próxima e amigos íntimos, e tudo isto, repito, do ponto de vista humano e pessoal. No entanto, e por outro lado, o desaparecimento físico de Mário Soares iria fazer maravilhas à sua imagem pública, disso tenho a certeza. Devemos-lhe a democracia, pronto, a democracia que temos, melhor para uns do que para outros, e certamente a correr às mil maravilhas para quem esteve com Soares e com o PS depois do 25 de Abril. Tudo bem. Foi um dos maiores contribuidores para o conceito de "esquerda democrática", que se desmarca da raiz revolucionária da esquerda convencional, e que compôs tantos governos do Ocidente europeu desde os anos 70 até hoje. Nada de anormal; a direita imitou-os e criou a "direita solidária", caso do PSD em Portugal, deixando assim uma ténue linha a dividir as duas, e que entre nós gerou uma "alternância democrática" do sub-género "larápio". Assim, sem separar o Soares visionário, federalista e agregador do Soares com 92 anos e a auferir uma reforma de 500 mil euros por ano, vai ser difícil fazer-lhe justiça.

PS: Tenho lido por aí muito disparate também nas mensagens em defesa de Mário Soares. Um bom exemplo tem a ver com "os retornados" que criticam Soares, mas "muitos retornados passaram à frente" no acesso aos quadros da Função Pública, ou algo que lhe valha - como já disse, um disparate. Os funcionários que exerciam cargos públicos nas ex-colónias de Angola e Moçambique, para citar apenas os mais comuns, tinham um lugar garantido nos quadros da República quando e se eventualmente regressassem. Foi uma "integração de quadros", como se fez aqui em Macau antes e durante a transição, e onde foram inclusivamente criados lugares extra para acomodar estes funcionários. Agora os "retornados" que não eram dos quadros da República e perderam todas as suas posses e foram obrigados a regressar com as suas famílias a um país que era seu mas que desconheciam completamente, esses sim, têm as sua quota de ressentimento com Soares. Saiu-lhes a fava neste Bolo Rei da História.


Sem comentários: