quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Um calendário muito especial


O calendário para 2008 emitido pelos Serviços de Administração e Função Pública (SAFP) tem características muito especiais. Além de fornecer com precisão a informação sobre os meses e os dias do ano civil de 2008, traz para cada mês uma mensagem de teor filosófico de fazer o próprio Confúcio corar de inveja.

Por exemplo, para Janeiro, a mensagem é "Ajude uma pessoa em vez de a prejudicar; Simpatize com uma pessoa em vez de a destestar." Uma mensagem que, fortalecida pela ênfase na palavra "pessoa" apela à paz, que teria sido certamente transposta para música, fosse o ex-Beatle John Lennon ainda vivo.

Fevereiro traz uma mensagem que pode ser facilmente aplicada a certos estratos da sociedade local, principalmente ao sector dito democrata, e, porque não, aos próprios funcionários públicos: "Ser bem agradecido, torna a vida mais feliz." Upa, upa.

Para Março é deixada uma filosofia do tipo cósmico: "A coisa mais espaçosa do mundo é o mar, o céu é mais espaçoso que o mar, a alma humana é mais espaçosa que o céu." Ah, as virtudes da alma humana...

Filosofia de alcova ou a lógica da batata, uma frase que nos deixa a pensar no mês de Abril: "Um tesouro nem sempre é um amigo, mas um amigo é sempre um tesouro". A amizade é mesmo algo de especial. Já dizia o poeta José Afonso: "amigo...maior que o pensamento..."

Quando a Direcção dos Serviços de Economia emitiu este ano um polémico ofício apelando aos seus funcionários que não "desbaratassem capital", esqueceram-se dos bens mais preciosos: o tempo e as palavras. Os SAFP preenchem essa lacuna com a mensagem para Maio: "Não gaste arbitrariamente tempo e palavras, uma vez que não podem ser recuperados".

Para Junho vem a mensagem na sua forma mais codificada. Um misto de pragmatismo e observância. Uma frase bem Zen: "Toda a gente é um livro, desde que saiba estudá-lo".

E para Julho, altura em que o tempo está bem quente, nada como um pouco de Tântalo: "No caso de escavar um poço, deve escavá-lo até encontrar água". Que outra forma melhor há para promover a persistência?

Em Agosto, altura em que muitos dos funcionários partem de férias, é tempo para os que optam ficar tomarem decisões importantes: "O pano do palco da vida pode abrir-se a qualquer momento, é crucial que decida actuar ou esconder-se". Só para os mais bravos. Os outros...vão de férias.

Setembro traz-nos um misto de voyeurismo, ciência e humor, temperado com os mais recentes avanços na óptica e na acústica: "Use um telescópio para olhar para outra pessoa, use um amplificador para olhar si próprio". Quem nunca considerou usar um telescópio, quiçá para olhar aquela vizinha atraente no prédio da frente, ou quem nunca pensou em usar um amplificador para olhar para si próprio?

Para Outubro, um pouco de Buda. "Ao pretendermos possuir demasiadas coisas, perdemos liberdade". O materialismo descrito na sua forma mais cruel. Alguns poderão interpretar isto como uma mensagem subliminar contra a corrupção.

Em Novembro arrefece o tempo, arrefecem os ânimos. Não se esqueça que "Mais vale contar consigo do que com os outros". Se os amigos são o tal tesouro, nós próprios somos um tesouro ainda mais valioso. Capisce?

Finalmente, e para terminar o ano de 2008 em beleza, uma mensagem que nos faz encarar os anos seguintes com mais motivação: "Desde que o caminho esteja correcto, não tema que seja longo". Longa é a estrada, com muitas curvas sinuosas.

Se ainda não adquiriu o calendário dos SAFP para 2008, do que está à espera?

Sem comentários: