terça-feira, 1 de junho de 2010

Crianças


Hoje é Dia Mundial da Criança. Quando era miúdo, eu e os meus irmãos adoravamos este dia, que era para nós o mais importante depois aniversário. Era um dia em que os pais nos estragavam com mimos, davam-nos prendas e uma mesada melhorada - era o nosso 13º mês, por assim dizer. Os meus filhos também gostam de me recordar que é Dia da Criança para fazer o velhote abrir os cordões à bolsa, ou tolerar um ou outro disparate que nos dias ditos normais não passava sem um puxãozinho de orelhas.

Fico emocionado com as iniciativas que se levam a cabo por esse mundo fora. Na escola dão-lhes docinhos, uma folga, vão à praia, ao cinema ou ao zoo. Comovo-me quando vejo nas notícias crianças que vão pela primeira vez ver o mar. Ou crianças deficientes que pelo menos uma dia, com uma certa dose de hipocrisia, são tratadas como quaisquer outras, e convivem com meninos "normais" da idade deles, em circunstâncias iguais, num clima de confraternização e amizade. Comove-me ainda ver os miúdos que aparecem na televisão neste dia, com um ar tão inocente, que dizem o que lhes vai na alma, e que nós nem os levamos a sério, de tão "ingénuos" que são.

O mais importante neste dia para nós, adultos, é reflectir sobre a verdadeira condição da criança nos dias de hoje. Para que nos recordemos tão pragmaticamente que existem no mundo crianças com fome, crianças-soldado, crianças vítimas do trabalho infantil, dos abusos sexuais, das loucuras dos adultos. Ainda há quem pense que as crianças precisam de "sofrer" para aprender no mundo dos adultos, e só isso serve para justificar muitas atrocidades que são cometidas um pouco por esse mundo fora.

É preciso não esquecer que a condição das crianças não mudou muito desde que se proclamou o dia 1 de Junho como Dia Internacional da Criança em 1925. Instituir um dia mundial dedicado aos mais pequenos não foi uma panaceia para resolver os problemas das crianças no mundo. Longe disso. Muitas crianças continuam a ser objecto da ganância e da loucura dos adultos porque são mais frágeis, porque são indefesos, porque são verdadeira carne para canhão. As crianças têm medo, as crianças calam, as crianças sofrem em silêncio. Para bem da nossa sanidade mental, preferimos esquecer que no mundo morre uma criança de fome a cada três segundos. Enquanto escrevo esta linha terão morrido algumas centenas. Por dia são cerca de 30 mil. É triste, mas é verdade.

Todas as crianças têm direito a uma identidade, a uma educação e uma vida condigna, a uma infância. Muitas nem sabem que têm esses direitos. Muitas trabalham para sobreviver, são analfabetas, prostituem-se ou são obrigadas a prostituirem-se, vivem nas ruas e alimentam-se de lixo, morrem em guerras que não são deles, matam e deixam-se matar sem perceber porquê. É neste dia, mais do que nos outros 364 do ano que nos devemos lembrar como é bom que os nossos filhos tenham acesso a tudo que tanto faz falta a milhões de crianças por esse mundo fora. Graças a quem ou ao quê, cabe ao leitor decidir. Para mim foi mera obra do acaso. E uma grande dose de sorte.

24 comentários:

  1. Quando era miúdo... nem sabia que esse dia existia.

    ResponderEliminar
  2. É fora de tópico aqui, mas não tenho outro sítio para esclarecer os leitores distraídos. A pergunta da sondagem ali ao lado é "Quem vai ganhar o Mundial da África do Sul?", e não "Quem é que você quer que ganhe o Mundial?". Como Portugal vai à frente, isso só pode querer dizer que a maioria dos leitores do Bairro do Oriente são analfabetos funcionais e não conseguem interpretar a pergunta.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo das 11:21, ou nasceu antes de 1925, ou era uma criança muito infeliz :(

    Anónimo das 11:28, querer é poder ;)

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Por fora de tópico, o caso Soconsult vai morrer na única ardósia livre de Macau?
    Se os jornais se calam ou não podem ir mais longe, se o Governo dorme e se os sócios daquela empresa fingem estar mortos, as vozes anónimas não têm que se calar. Muita verdade tem sido aqui dita. Também muito veneno. Quem sabe ler, sabe distinguir. Podem bater no anonimato, mas às vezes a opinião e os factos não podem ter assinatura. É triste? Talvez. Mas as coisas são como são. O Bairro do Oriente e as suas caixas de comentários valem mais do que se possa pensar. Felizmente que há Bairro do Oriente.

    ResponderEliminar
  5. Quem parece sofrer de perturbações mentais é o anónimo das 11:28.

    Isto é apenas um passatempo, uma sondagem na brincadeira, em vésperas do Mundial, sem nenhuma pretensão de ser objectiva ou rigorosa.

    Qual é o problema das pessaos votarem que acham que Portugal vai ganhar?? Se você entrar num café ou bar em Lisboa e perguntar ao pessoal quem vai ganhar o Mundial, muito provavelmente todos gritam efusivamente Portugal, da mesma forma que em S. Paulo todos gritam Brasil e em Johanesburgo gritam Africa do Sul!!

    É isto o verdadeiro espírito da festa do Mundial, cada um puxa pela sua selecção, mesmo quando sabendo que se calhar não têm muitas chances.

    Se você não entende isso, então mais vale esquecer o futebol e dedicar-se ao xadrez pois certamente não vai querer misturar-se com tantos "analfabetos funcionais" de todo o mundo.

    ResponderEliminar
  6. Hoje o Papa deve ter dito muitas vezes de braços abertos: "Vinde a mim as criançinhas, vinde." :)

    ResponderEliminar
  7. Oi tudo beeem?

    Eu vi em um blog que você gosta da Mia Rose né?! Veja essa matéria do Blog Sem Noção Virtual com Talentos do YouTube onde falam sobre a nossa querida Mia Rose :) http://bit.ly/aakXR1 comentaaa bjãooo

    ResponderEliminar
  8. Ou se calhar, Anónimo das 13:01, a sua estupidez pode ser aplicada ao contrário: as crianças disseram muitas vezes de braços abertos "venha a papa, venha a papa"...
    Não deve existir cura para isso, não.

    ResponderEliminar
  9. Já cá andam os censores de serviço a cagar postas de pescada. Um por causa do futebol, outro por causa da religião. Vão mas é fazer filhos para depois lhes poderem ralhar e proibir de falar, energúmenos!

    Espero que também gostem de fado, para não estragarem a possibilidade de serem magníficos exemplares do país dos 3 F (agora até são 4 F, porque o país está f***do!).

    ResponderEliminar
  10. Anónimo das 16:58, voce não passa de um retardado. Qual é o problema do Papa dizer: "Vinde a mim as criancinhas?" Não foram também essas as palavras que Jesus Cristo disse? Pela sua lógica, Jesus Cristo era pedófilo. Portanto, anónimo das 16:58 abra-se para o mundo e deixe de ser um desses fundamentalistas católicos que cagam postas de pescada sem perceberem que às vezes seria melhor estarem calado. Irra, que já chateia aturar estes anormais.

    ResponderEliminar
  11. Que conversa engraçada que vai aqui na única ardósia livre do território! Alguns postadores deveriam de saber que todas as virtudes têm irmãs ilegítimas que desonram a família!


    AA

    ResponderEliminar
  12. Porra, este espaço já merecia um registo obrigatório. Não que eu queira saber quem é quem na vida real mas sim para distinguir os anónimos. Por exemplo, o anónimo das 12:06 fez um comentário engraçado, mas amanhã se fizer outro, eu não sei quem ele é. Por conseguinte, quando estivermos embaraçados, perturbados ou penalizados, não o atribuamos a outrem, mas a nós próprios, isto é, às nossas próprias opiniões.



    AA

    ResponderEliminar
  13. Ó Anónimo das 11:28 especialista em sondagens de futebol,qual é o teu problema de haver pessoas a pensar ou dizerem que Portugal pode ganhar o Mundial de Futebol. Faz-te confusão ? não consegues dormir, atrapalha a tua vida?
    e depois vai chamar analfabeto funcional a quem te fez as orelhas, antes de chamares aos outros.

    ResponderEliminar
  14. O problema não era nenhum se realmente acreditassem na opinião que pensam que expressaram. O problema é que este é apenas mais um caso de analfabetismo funcional (como tantos outros). E estou farto de analfabetos funcionais que julgam que percebem o que lêem. Prefiro os analfabetos puros de antigamente, que ao menos tinham a humildade de saber que o eram e, por isso, estavam dispostos a aprender qualquer coisinha se a oportunidade se lhes apresentasse.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo das 21:49, o retardado sou eu? Tu é que és, ó anormal de merda. Não há dúvida que falar do Papa e das criancinhas, como que a dizer indirectamente que o homem é pedófilo (essa é a tua lógica, não a minha... e não é que eu tinha razão em relação à verdadeira intenção do comentário?), no dia mundial da criança é tudo menos provocador! Vai-te curar mas é, anormal.
    Ah, e gostei dessa do fundamentalista católico... logo eu...

    ResponderEliminar
  16. Do que eu mais gosto é da negação desta gente. Gritam, barafustam, defendem Deus e o Papa como se estivessem a defender a própria vida, e depois concluem com uma certa distância e até desprezo, dizendo "católico, eu?"...

    ResponderEliminar
  17. Anónimo 17:02, agora muito claramente te digo: Vai lamber o cú ao Papa. Se quiseres podes também dizer-lhe para dizer à joana para comer a papa. P*ta que p*riu o raio do homem, hein!

    ResponderEliminar
  18. E p*ta que p*riu os que não gramam o homem, Anónimo das 04:29.
    Anónimo das 20:38, lê como deve ser.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo das 04:29, diz lá à Joana para comer a papa e, já agora, para lhe dizer que a tua mãe adorou.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo das 09:48, diz há tua mãe que hoje é à mesma hora no sitio do costume. Pago-lhe 50 euros pelo serviço do costume, mas ela que lave bem a senaita.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo das 12:49, a tua mãe fez o serviço completo de borla. E, já agora, vê se aproveitas para aprender quando é que se aplica o verbo haver. Posso emprestar-te uma navalha para te cortar os pulsos, se quiseres.

    ResponderEliminar
  22. Isto aqui é só rir...

    ResponderEliminar
  23. tenho a certeza que não se comportam assim no trabalhinho....

    ResponderEliminar
  24. Epá pronto, já chega. Agora vão brincar para outro sítio.

    ResponderEliminar