quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Aos 90 acendeu-se a Luz
O Benfica continua a sonhar com a passagem aoso otavos-de-final da Liga dos Campeões, ao vencer em Bruxelas o Anderlecht por 3-2, mas em cima dos 90 minutos das duas partidas do grupo C, os encarnados estavam fora da prova. No estádio Constant Vanden Stock foram os belgas a adiantarem-se no marcador logo aos 18 minutos, com um golo do defesa-central internacional congolês Chancel Mbemba, mas o sérvio Nemanja Matic, que tem andado com apetite para o golo, empataria aos 34, resultado com que se chegaria ao intervalo. No segundo tempo Mbemba passou de herói a vilão, ao marcar um autogolo aos 52 que colocava o Benfica em vantagem, e aos 77 Massimo Bruno voltava a empatar o encontro. Estávamos em cima dos noventa, e no Parque dos Príncipes, PSG e Olympiakos estavam também empatados a uma bola, e o Benfica estava relegado para a Liga Europa, quando se dá o golpe de teatro: Rodrigo dá a vitória ao Benfica, e Cavani marca para os franceses. O PSG garantiu para já o primeiro lugar do grupo com 13 pontos, enquanto Olympiakos e Benfica estão em igualdade pontual com 7, mas com vantagem para os gregos no confront directo. A equipa portuguesa está obrigada a vencer o PSG e esperar que o Olympiakos não vença na recepção ao Anderlecht. Os belgas são últimos com apenas 1 ponto, e estão afastados das competições europeias.
Noutros grupos, destaque para a goleada do Manchester United em Leverkusen, por esclarecedores 5-0, resultado que catapulta a equipa de David Moyes para os oitavos-de-final. o equatoriano Antonio Valencia abriu as hostilidades aos 22 minutos, e oito minutos depois o defesa bósnio Emir Spahic marcou na baliza errada, mandando as equipas para o descanso com 2-0 para os campeões ingleses. Na etapa complementar mais três para os endiabrados "reds", por Jonathan Evans, Chris Smalling e o português Nani. Entretanto na Ucrânia o Shaktar Donetsk goleou os espanhóis da Real Sociedad por 4-0, com os golos a falar português com sotaque: Luiz Adriano, Alex Teixeira e dois de Douglas Costa. O Manchester United lidera o grupo A com 11 pontos, seguido do Shaktar com 8, Leverkusen com 7 e Real Sociedad com 1. Na última ronda há um Bayer Leverkusen-Shaktar Donetsk que decide quem vai acompanhar os ingleses na fase seguinte.
No grupo B o Real Madrid goleou os turcos do Galatasaray por 4-1 no Bernabéu, mesmo sem C. Ronaldo, lesionado, e a jogar com dez unidades desde os 26 minutos, por expulsão de Sergio Ramos. Gareth Bale marcou aos 37 minutos, mas nem deu tempo para festejar, pois no minuto seguinte Umut Bulut empatou para os turcos. Na segunda parte os merengues puxaram dos galões, e marcaram mais três vezes, por Arbeloa, Dí Maria e Isco. Em Turim a Juventus obteve a primeira vitória do grupo, batendo o FC Copenhaga por 3-1, e subiu ao 2º lugar. O defesa chileno Arturo Vidal foi o herói da partida ao apontar os três golos, dois deles de grande penalidade, enquanto o veteran sueco Olof Mellberg marcou o ponto do honra dos dinamarqueses. Real Madrid lidera destacado com 13 pontos, Juventus tem 6, FC Copenhaga e Galatasaray têm 4. Basta à Juventus um empate na Turquia na última ronda para seguir em frente.
Finalmente no grupo D, Bayern de Munique e Manchester City já tinham garantido o apuramento, mas não deixaram os seus créditos por mãos alheias. Os campeões europeus foram à Rússia vencer o CSKA por 3-1, com golos de Robben, Götze e Thomas Muller, este de grande penalidade, e Keisuke Honda para a equipa da casa, também de "penalty". O Manchester City recebeu e venceu o Viktoria Plzen por 4-2, com o golos de Agüero (penalty), Nasri, Negredo e Dzeko para os da casa, Horava e Tecl para os visitantes. Bayern lidera com 15 pontos, Manchester City 12, CSKA 3 e Plzen 0. Na última ronda, o City precisa de ir vencer a Munique por três golos para vencer o grupo, enquanto ao Plzen basta vencer por 1-0 em casa para seguir para a Liga Europa.
Sem comentários:
Enviar um comentário