quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Morreu Malangatana
O pintor moçambicano Malangatana morreu aos 74 anos às 03h30 no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, vítima de doença prolongada, segundo a direção do hospital.
O pintor, de 74 anos, encontrava-se internado há vários dias naquele estabelecimento.
Malangatana vendeu os primeiros quadros há 50 anos e com o dinheiro arranjou uma casa e foi buscar a família para Maputo. Meio século depois, morreu um homem do mundo, um amigo de Portugal e um dos moçambicanos mais famosos.
Pastor, curandeiro e pintor
Malangatana Valente Ngwenya nasceu a 06 de junho de 1936 em Matalana, uma povoação do distrito de Marracuene, às portas da então Lourenço Marques, hoje Maputo. Foi pastor, aprendiz de curandeiro (tinha uma tia curandeira) e mainato (empregado doméstico).
A mãe bordava cabaças e afiava os dentes das jovens locais (uma moda da altura), o pai era mineiro na África do Sul. Com a mãe doente e um pai ausente, Malangatana foi viver com o tio paterno e estudou até à terceira classe. Só. Aos 11 anos começou a trabalhar porque já era "adulto" e podia fazer tudo, de cuidador de meninos a apanha-bolas no clube de ténis.
In Expresso
mocambiquano... mesmo como o leocardo gosta...
ResponderEliminarMas ele é moçambicano porque?E Eusébio é português porque?Qual é a diferença entre Eusébio e este gajo se ambos nasceram em Moçambique???
ResponderEliminarEste vivia em Moçambique e optou pela nacionalidade moçambicana. Um português que nasça em França tb pode optar por nacionalidade portuguesa, se quiser. É uma vantagem de ter raízes diversas.
ResponderEliminarOptou pela nacionalidade moçambicana?Então Eusébio optou pela nacionalidade portuguesa,queres ver???Que eu saiba,este Malangatana é português porque quando nasceu em Moçambique,Moçambique era colónia de Portugal.Agora a França nunca foi colónia de Portugal.Eu nasci em Macau em 1984,sou português e não chinês.Não é por Macau ser devolvida a China em 1999 que eu agora passo a ser Chinês.
ResponderEliminarPorque optaste, ó idiota!
ResponderEliminarO karalho que optei,não optei merda nenhuma.Nasci em Macau em 1984,sou português.
ResponderEliminartiveste a oportunidade de escolher, e sabes bem disso, anónimo das 14:49.
ResponderEliminarA única coisa que escolhi foi gostar apenas de mulheres.
ResponderEliminarA maior parte dos gajos que nasceram em Macau antes de 1999 são chineses. Só o anónimo das 14:49 é que não pôde, coitado.
ResponderEliminar"A maior parte dos gajos que nasceram em Macau antes de 1999 são chineses."Oh burro e então os portugueses que nasceram em macau antes de 1999 são chineses???Então porque não tem nomes chineses?Querem ver,que eu 26 anos depois de ter nascido em Macau de pais portugueses nascidos em Portugal descobri finalmente que sou...chinês???
ResponderEliminaró palerma das 21:01: É PORQUE SÃO FILHOS DE MUGAS, PÁ!!!
ResponderEliminarIRRA!!
Ó burro, então agora é que dizes que os teus pais são ambos portugueses? E ainda por cima continua a ser irrelevante teres nascido antes ou depois de 1999: se és filho de pais portugueses, não serias chinês de qualquer maneira.
ResponderEliminarEu estou me a CAGAR sinceramente para o sítio onde eu nasci,eu não pedi aos meus pais para eu ter nascido em Macau.Porque eu podia ter nascido em Macau,Portugal,Iraque,América,Coreia do Norte,Paquistão etc,que a mim era indiferente.Portanto tanto me faz de me chamarem portugues,chinês,macaense ou americano ou iraquiano,tanto me faz.Como disse um dia o Sócrates( não o parvalhão de Portugal): " Não sou grego tem ateniense,sou 1 cidadão do MUNDO"
ResponderEliminar