segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Entre portas
Tem sido um bico de obra, o frio que se tem feito sentir no hemisfério norte por esta altura do ano. O norte da Europa está praticamente paralisado, e no nordeste da China espera-se uma vaga de frio polar que fará os termómetros descer até aos 30 graus negativos. Em Pequim foram registados 16 graus negativos, a temperatura mais baixa dos últimos 40 anos. Enquanto o consumo de energia dispara (ainda mais) na China continental, em Macau a situação só é ligeiramente melhor. O frio tem vindo acompanhado de chuva (não me lembro de ter visto chover tanto em Macau nos meses de Dezembro e Janeiro), e amanhã a temperatura máxima será de 13ºC. Parece que a culpa é "de uma massa de ar frio transportada pela circulação de um vasto anticiclone que cobre a China", segundo os Serviços de Metereologia e Geofísica. Quem tem o privilégio de andar por Bangkok, Ho Chi Minh ou Manila por esta altura do ano, sua as estopinhas com temperaturas acima dos 30 graus. Enquanto esperamos pelo final da semana para "aquecer" mais um bocadinho, o melhor mesmo é tirar do armário os cobertores e agasalhos. Que bem que se está "entre portas".
É o aquecimento global em todo o seu esplendor...
ResponderEliminarQuando temos um dia mais quente é aquecimento global. Quando está um frio de rachar é um fenómeno meteorológico e não se devem daí tirar conclusões.
ResponderEliminarO frio é tanto que o paralisado passou a paralizado :-) Mas não, o frio ainda não transforma os "s" em "z"!
ResponderEliminarEh pá, este gajo é chato!
ResponderEliminar"Quem tem o privilégio de andar por Bangkok, Ho Chi Minh ou Manila por esta altura do ano"
ResponderEliminarMas o Leocardo não adorava o frio?
Alguem tem mania que e' professor de gramatica.
ResponderEliminarJá expliquei que isto não é uma tese de doutoramento, é um blogue. Além disso (e não me estou a desculpar pelo "paralizado", que foi mesmo engano meu) não uso teclado em português, e recorro a código para fazer a acentuação. Daí que as coisas às vezes saiam trocadas.
ResponderEliminarCumprimentos.
A acentuação das palavras não é uma questão de gramática, mas de ortografia, anónimo das 3:39.
ResponderEliminarA gramática engloba tudo: semântica, sintaxe, morfologia, ortografia, etc.
ResponderEliminaramigo Leocardo, sugiro-lhe o link do seguinte corrector ortográfico: www.flip.pt
ResponderEliminarIsso mesmo anonimo de 12.40, e' para tirar as manias to anonimo de 9.34 que julga saber tudo. Se calhar sempre quiz ser professor mas ninguem o quis contratar, por isso esta aqui a dar licoes de portugues. Agora vai dizer que falta acentuacoes.
ResponderEliminarNão, vou só dizer que é "quis" e não "quiz". Nem sequer me dou ao trabalho de falar na sua falta de acentuação.
ResponderEliminarO' seu burro, nao ve que isso foi um erro no teclado. Reparou no outro quis? Va' dar licoes de portugues numa escola em vez de chatear a malta.
ResponderEliminarIsso não, anónimo das 13:53, que depois, para além de chatear a malta do Bairro do Oriente, ainda chateia a malta da escola.
ResponderEliminarVão mas é à merda, seus ignaros. São burros e ainda criticam quem os corrige.
ResponderEliminar