sábado, 12 de setembro de 2009

Volta à China


PEQUIM - A polícia começou ontem uma série de rusgas em clubes nocturnos da cidade, numa campanha anti-droga. Os clubes nocturnos onde sejam vendidos estupefacientes serão indicados e fechados. As autoridades vão concentrar os esforços em hotéis e clubes nocturnos mais frequentados por estrangeiros, para os impedir de traficar drogas.

PEQUIM - O número de bebés nascidos com deficiências duplicou nos últimos 12 anos na capital chinesa. As autoridades de saúde municipais afirmam que 170 em cada 10 mil bebés nascem com defeito, enquanto que em 1997 o número era de 90/10000. O aumento é atribuído à melhoria das técnicas de diagnóstico e ao aumento do número de mulheres que engravidam depois dos 35 anos.

HEILONGJIANG - Um hospital de Harbin retirou na quarta-feira uma borracha do interior do nariz de um jovem de 13 anos. A borracha esteve presa no nariz do rapaz durante dois anos. O jovem contou que cortou uma borracha em pedaços, inseriu um pedaço no nariz e não conseguiu retirá-lo. Para evitar ser operado, o rapaz não contou a ninguém, até que surgiu uma infecção que o obrigou a fazer a cirurgia.

ZHEJIANG - Sete pessoas morreram e três ficaram feridas quando uma piscina em construção ruiu em Taizhou. Segundo os bombeiros, a tragédia ocorreu num complexo habitacional em obras, e 10 trabalhadores da construção civil ficaram soterrados. O supervisor da obra foi detido para averiguações.

GUANGDONG - A polícia de Foshan prendeu sete pessoas e apreendeu 40 kg de drogas no valor de 1,8 milhões de yuan, numa rusga feita auma fábrica de drogas o mês passado. A fábrica, que abriu o ano passado, fornecia três tipos diferentes de drogas a clubes nocturnos da cidade. A polícia apreendeu ainda uma arma de fogo e um milhão de yuan em dinheiro.

HENAN - Um condutor embriagado que matou oito pessoas e feriu três foi condenado à morte. O homem conduzia sob os efeitos do alcool no dia 24 de Janeiro, atropelou um casal de idosos, e em vez de parar pôs-se em fuga, matando mais seis pessoas devido a excesso de velocidade. Só viria a parar quando a carrinha que conduzia colidiu com um templo.

HUBEI - Uma mãe entrou em prantos por causa da falta de ar-condicionado no dormitório da universidade onde a sua filha estuda, em Wuhan. Na reunião com o director da escola, a mulher explicou que "cada célula do corpo" da sua filha precisa de ar-condicionado, começando a gritar e a chorar de seguida. O director da escola explicou que os estudantes não têm ar-condicionado para se habituarem às dificuldades da vida (?).

HUNAN - Um hospital de homens em Changsha celebrou a sua inauguração ao pendurar nas janelas 500 pares de cuecas. Os residentes queixaram-se que o cenário "estragava-lhes a vista", mas as autoridades dizem que o hospital não violou nenhuma lei, uma vez que a roupa interior masculina "não é material pornográfico". A gerência do hospital teve a ideia de uma exposição de roupa interior que está a ser organizada na cidade.

YUNNAN - Cerca de 200 mil pequenos sacos de papel foram entregues aos residentes de Kunming num esforço para evitrar que cuspam para o chão. O saco chama-se "Saliva de Dragão", e custa oito cêntimos cada (dez avos de patacas) e está revestido de uma substância química que mata os germes. Os papéis foram fabricados por uma companhia local e são apoiados pelo governo.

SHAANXI - Um empresário de Xian alugou 30 mercedes-Benz para receber no aeroporto um mastife tibetano (um cão) que ele e a mulher compraram por 4 milhões de yuan na província de Qinghai. O casal diz que o animal é sagrado e que gostam tanto dele que tinham que preparar uma cerimónia para a sua chegada.

1 comentário: