domingo, 31 de maio de 2009
Bairro do Oriente - Maio
E assim termina mais um mês de emissões no Bairro do Oriente, o seu blogue de Macau e para Macau. O mês de Maio estabeleceu novos recordes: mais posts (285) e mais visitas (10.478), batendo o recorde anterior, de Março. Resta-me agradecer a todos os leitores que tornam o Bairro do Oriente o blogue mais lido de Macau, e já agora mando um grande abraço aos amigos bloguistas do território. Sim, porque nisto não há concorrência, pois ninguém ganha nada. É uma paixão. Esperem por mais novidades a partir de amanhã, com mais curiosidades, vídeos, informação e sobretudo opinião. Um grane abraço a todos os leitores, e obrigado pela preferência.
Dia Mundial sem Tabaco
Fumar representa um risco para a sua saúde. Muitas pessoas todos os dias em todo o mundo perdem a vida devido a doenças provocadas pelo consumo do tabaco. Fumar afecta diferentes partes do seu corpo: coração, pulmões e cérebro. Os químicos utilizados nos cigarros causam enfizema, bronquite, doenças cardíacas, enfartes do miocárdio, tromboses e vários tipos de cancro. Um em cada dois fumadores morre prematuramente. O carcinoma do pulmão é responsável por 22% das mortes totais por cancro. Uma em cada quatro pessoas que fumam têm cancro do pulmão. Mais de 90% das pessoas que têm cancro da boca e garganta fumam. Outros tipos de cancro incluíem fígado, estômago, bexiga e rins. Quarenta anos a fumar aumentam o risco de cancro da mama nas mulheres. Se uma pessoa fumar mais de um maço de cigarros por dia, as possibilidades de contraír cancro aumentam em 83%.
Aproveite o Dia Mundial sem Tabaco, que se assinala hoje, para reflectir sobre tudo isto. A maioria dos fumadores que são saudáveis não se importam muito com os números, mas não se esqueça que o tabaco provoca o envelhecimento da pele, a deterioração dos dentes, mau hálito, o catarro e prejudica o seu desempenho atlético, como a capacidade de correr, saltar e até o desempenho sexual. Isto para não falar dos efeitos mais que comprovados do fumo passivo na saúde de terceiros. Já sei que as desculpas não faltam, que as campanhas para se deixar de fumar são desumanas, que aumentar o preço do tabaco é "um insulto", que "interfere com a liberdade individual" e tudo mais. Mas se deixar de fumar agora, vai ver que se sente muito melhor. Palavra de um ex-fumador.
Mercado de S. Lourenço
Este é o aspecto do novo Mercado de S. Lourenço, sito na Rua da Praia do Manduco. O antigo mercado foi demolido há dois anos, para grande tristeza da comunidade arquitectónica de Macau, que o considerava uma peça do património do território. O mercado funciona temporiaramente em frente ao antigo, e será nos próximos meses devolvido ao local original. O novo mercado tem três andares, incluindo estacionamento, biblioteca e centro de lazer.
A ginástica do ódio
Um homem de Taiwan foi detido depois de ter ameaçado ginastas da R.P. China que se encontram na ilha nacionalista para uma exibição. O homem identifcado pelo apelido Liao telefonou na quarta-feira para a polícia dizendo que pertencia à Aliança para a Independência de Taiwan e que ia atingir as ginastas chinesas com uma besta - uma espécie de aema medieval que dispara setas. As autoridades localizaram a a chamada e detiveram o homem ontem. O espectáculo decorreu na arena de Taoyuan sem quaisquer incidentes, apesar de terem sido destacados mais 100 agentes policiais para fazer a segurança das ginastas. Durante o interrogatório, Liao dsse que é a favr da independência de Taiwan e ficou furioso quando viu os cartazes a anunciar o evento desportivo - e além disso estava bêbado. O homem vai agora ser acusado de perturbar a ordem pública. As 21 ginastas chinesas - que incluíam 11 medalhadas olímpicas - visitaram Taiwan durantea semana passada e deram três exibições, parte de um intercâmbio entre os dois lados do estreito.
As virtudes do Facebook
Uma mulher inglesa encontrou o seu filho desaparecido há 27 anos graças ao Facebook, depois da criança ter sido sequestrada com apenas dois anos, segundo a "BBC". A descoberta foi alegadamente feita pela irmã da mãe, que viu nesta rede social da Internet um jovem cujos dados coincidiam com os do seu sobrinho. Avril Grube, de 62 anos e residente em Dorset, sudoeste de Inglaterra, conta que ganhou a custódia do filho, Gavin, na altura em que se divorciou do marido, mas que este o raptou e levou para a Hungria, a sua terra natal, onde veio a morrer em 2006. A mãe nunca mais viu o filho desde então, até esta semana, quando foi encontrado no Facebook, já com 29 anos. No passado mês de Março, Beryl Wilson escreveu o nome do seu sobrinho num motor de busca da Internet e mal conseguia acreditar quando viu no Facebook o perfil de um jovem da Hungria que correspondia ao do rapaz desaparecido: com a informação de que teria nascido em Liverpool e com o nome da sua mãe. "Fiquei tão aliviada. Demorou 27 anos, mas nunca desisiti", afirmou Beryl Wilson. O jovem não entrava no Facebook desde Outubro do ano passado, e por isso demorou a responder à mensagem da tia. Segundo Beryl Wilson, a mãe do rapaz ter-lhe-á telefonado num domingo e ambos falaram com a ajuda de um intérprete. "Estavam felicíssimos", acrescentou. Gavin Paros, que celebra sábado o seu 30º aniversário, está casado e é pai de três filhos. Também ele procurava pela família no Reino Unido há já cinco anos.
Pizza Pizza
Realizou-se em Culver City, California, Takeru Kabayashi derrotou Joey Chestnut num concurso de...comer pizzas. Kobayashi, seis vezes campeão mundial de comer cachorros-quentes (nem sei bem como chamar isto...) do Japão, comeu ontem cinco pizzas e três quartos em seis minutos (?), enquanto Chestnut ficou-se "apenas" pelas cinco pizzas e meio no mesmo tempo. O evento foi patrocinado pela Pizza Hut. Os dois arqui-rivais são conhecidos pelas competições de comer cachorros-quentes no 4 de Julho - dia nacional dos Estados Unidos. Este ano Chestnut venceu num "tie-break" de cinco cachorros, depois dos dois terem ficado empatados em 59 salsichas em dez minutos.
Diversity vencem BGT
O grupo de dança de rua Diversity venceu o concurso "Britain's Got Talent", cuja final se realizou ontem à noite. A super-favorita Susan Boyle interpretou a canção que a tornou famosa, "I Dreamed a Dream", do musical "Les Miserables", mas ficou pelo segundo lugar. Os Diversity levam assim as 100 mill libras do prémio para casa, e a julgar pelo desempenho, merecem inteiramente.
Bordéus campeão de França
O Bordéus conquistou ontem pela sexta vez o campeonato francês, a primeira vitória dos girondinos em dez anos. A equipa treinada pelo ex-internacional francês e campeão do mundo Laurent Blanc precisava apenas de um empate em Caen, mas venceu por 1-0 graças a este golo de Gouffran aos 49 minutos. Com este título o Bordéus interrompeu o ciclo vitorioso do Olympique de Lyon, que ganhou o título da Ligue 1 nos últimos sete anos. O Marselha terminou em segundo lugar, e o Lyon em terceiro. Caen, Nantes e Le Havre desceram à Ligue 2.
Werder Bremen vence Taça da Alemanha
O Werder Bremen, com o português Hugo Almeida a titular, salvou a época ao vencer a Taça da Alemanha. Depois da derrota na final da Taça UEFA no dia 20 e o modesto 10º lugar na Bundesliga, bastou um golo do alemão de origem turca Mesut Özil aos 58 minutos para os comandados de Thomas Schaaf conquistarem a sexta taça da sua história, e garantirem a qualificação para a Liga Europa.
Chelsea vence FA Cup
O Chelsea de Guus Hiddink venceu ontem o Everton na final da FA Cup por duas bolas a uma. O Everton marcou no primeiro minuto da partida por Louis Saha, mas os "blues" empatariam vinte minutos mais tarde por Didier Drogba. Foi este fabuloso remate de fora da área de Frank Lampard a vinte minutos do fim que deu ao Chelsea a quinta Taça de Inglaterra. O técnico holandês está de saída, para ser substituído pelo ex-treinador do AC Milan, Carlo Ancelotti.
sábado, 30 de maio de 2009
Leituras
- No Hoje Macau Hélder Fernando fala de memória, ou da falta dela, em Memória é Preciso.
- Ainda no Hoje Macau, leia o Olhadela desta semana, um trabalho de Gilberto Lopes.
- No JTM, Francisco Manhão recorda Os Bons e Maus Momentos do Hóquei em Campo, o desporto favorito dos macaenses de outrora.
- O director do JTM, José Rocha Dinis, insurge-se contra a falsa jornalista, o Facebook e os opositores de Chui Sai On, aqui e aqui.
- Também no JTM, leia a entrevista com Nuno Roque Jorge, ex-presidente da Associação de Arquitectos de Macau.
- N'O Clarim, semanário da Igreja Católica de Macau, José Miguel Encarnação também critica a falsa jornalista, em Emplastro.
- Os e-mails da quinta dimensão também se debruçam sobre o tema "quente" do momento em Macau: a eleição do Chefe do Executivo. Em Estado do Tempo em Macau.
- No Ponto Final, leia sobre a manifestação que José Pereira Coutinho tem planeada contra as políticas da Administração em matéria de progressão na carreira e actualizações salariais, em “Os funcionários públicos não são de cruzar os braços”. Um trabalho da jornalista Isabel Castro.
- Ainda no Ponto Final saiba tudo sobre os acontecimentos do outro lado do Rio das Pérolas quanto à oposição à candidatura de Chui Sai On a CE, em A história da lâmina e o anúncio no Apple Daily.
Bom fim-de-semana!
Recordando George Chinnery
Passam hoje 157 anos da morte de George Chinnery. George Chinnery nasceu a 5 de Janeiro de 1774 em Londres, e depois de ter recebido a sua educação na Inglaterra, tornou-se pintor de retratos e paisagens em Dublin, na Irlanda. Em 1802, cheio de dívidas, partiu para a Índia com a sua mulher Marianne, onde se viria a estabelecer novamente como pintor. Mas as dívidas não largavam Chinnery, e em 1825 chegou ao sul da China. Foi professor de Lam Qua (林官), célebre pintor da dinastia Qing. Pintou muitas das suas viagens entre o delta do Rio das Pérolas, com passagens por Cantão, Hong Kong e Macau. Foi em Macau que faleceu em 30 de Maio de 1852, e os seus retratos da cidade na época têm um valor inestimável, e são algumas das poucas provas do aspecto de Macau nos meados do sec. XIX, uma vez que não existiam ainda registos fotográficos. Chinnery está enterrado no antigo Cemitério Protestante, situado no Largo Luís de Camões, ao lado da Casa Garden (vale a pena visitar). Existe aqui perto de casa uma rua com o seu nome.
Coreia é mesmo aqui
O New Yaohan está desde a semana passada a promover uma gama de produtos coreanos, nomeadamente massas, enlatados, molhos e outros tipos de comida. Vou deixar bem claro o que penso da comida coreana: é uma bosta. Fujo da comida coreana como o Diabo foge da Cruz. É picante, mole, fria, sem graça nenhuma. É por causa da comida que os ex-presidentes sul-coreanos se atiram de montanhas, e os norte-coreanos atiram mísseis. Não há nada que justifique comer num restaurante coreano. Pois é,a comida coreana é picante porque lá faz muito frio e não sei quê. Pois bem, problema deles!
Os coreanos têm uma sopa popularíssima entre eles que se chama Bosintang. Sabem o que leva essa sopa? Carne de cão! Não acreditam? Vejam aqui a preparação.
E outro prato que se chama Sannakji, que não é mais do que um polvo ainda VIVO a mexer-se dentro do prato. Vejam só como os cabeçudos se deleitam a mastigar um polvo bebé acabadinho de cortar:
Vão-se lixar, ó coreanos. Não volto mais ao New Yaohan até tirarem aquela porcaria de lá.
Vamos engordar?
Vivemos numa era onde se promove o culto da magreza. É uma época não-oficial das vacas magras. Mas e se por acaso acha que "gordura é formosura" e quiser ganhar uns quilinhos a mais? Eis algumas comidas que, além de deliciosas, o ajudam a repor alguns quilos e a encher aquelas cavidades onde agora só existe osso.
PEQUENO-ALMOÇO:
Kentucky Hot Brown: Uma sandes de perú assada com fiambre e bacon, coberta de molho norueguês.
The Camvan Carnage: Dois hamburguers de galinha fritos com oito fatias de bacon, queijo cheddar, maionese, ketchup, e quatro fatias de manteiga em pão de trigo frito.
Bolinhos de banha: Bolas de banha fritas cobertas com açucar.
ALMOÇO:
Teeside: Galinha frita (ou assada) com pepperoni, fiambre e manteiga de alho com batatas fritas cobertas com queijo derretido.
Monte Cristo: Sandes de fiambre, perú e queijo suiço com compota de groselha, polvilhada com açucar em pó.
Choco-Taco: Gelado de baunilha num crepe com molho de chocolate com amendoins.
JANTAR:
Turbaconucken: Uma galinha dentro de um pato dentro de um perú, tudo embrulhado em bacon e assado no forno.
Surpresa Oreo: Oreos fritos com molho de chocolate, açucar em pó e sprinkles.
Se conseguiu sobreviver a tudo isto, bom apetite! E lembre-se que nada faz mal se conseguirmos queimar tudo devidamente. Depois de cada refeição, faça uma corrida de ida e volta de Macau a Coloane.
Porque no te callas?
O presidente venezuelano Hugo Chávez começou uma maratona televisiva na quinta-feira que só termina amanhã. De modo a assinalar os 10 anos do programa 'Alo Presidente', Chávez aceitou fazer um programa de quatro dias em que simplesmente "no se calla". Tal como o seu ídolo Fidel Castro, Chávez é um falador incansável, e adora longos discursos. Durante o programa, o presidente critica os seus adversários (os que ainda não estão presos ou deixados na miséria através do frequentes linchamentos políticos), fala de medidas que vai tomar para o país, e até canta! Chávez anunciou na quinta-feira no início do programa: "O nosso 'Alo Presidente' começa hoje, e acaba Domingo. Não sei a que horas". O programa começou com um pouco de educação sexual e outros conselhos aos adolescentes. Falou ainda de obesidade, e contou como "engordou muito" (pudera...) desde que iniciou a presidência em 1999. Seguiu-se ainda a leitura de uma carta do seu amigo...Fidel Castro, claro. E vai por aí fora até à exaustão. Coitados dos venezuelanos.
A culpa é do feng shui
Um homem de Taiwan que perdeu dois milhões de dólares no Venetian em Las Vegas vai processar o casino de Sheldon Adelson. O homem acusa o casino de usar o feng shui contra ele. O homem, de apelido Yuan, alega que o hotel fez um buraco de um metro na parede da suite presidencial onde normalmente fica, e colocou lá um pano preto. Segundo Yuan, o casino também colocou duas toalhas brancas em frente da porta e insatlou duas ventoinhas sem o terem notificado. Yuan diz que a sorte "mudou" depois de ter descoberto as mudanças, e que perdeu dois milhões, depois de ter estado a ganhar 400 mil. "Nós os chineses só usamos tecidos brancos ou pretos quando alguém morre. É superstição até para as outras pessoas, quanto mais para um jogador", disse Yuan. O jogador apresentou a queixa depois de regressar a Taiwan e exigiu que o casino cancelasse o débito de dois milhões de dólares no casino, metade deste a crédito. Yuan, que apresentou a queixa através do seu advogado, quer que a Venetian o compense pela "sabotagem por feng shui". O casino prometeu-lhe um reembolso de 100 mil dólares em dinheiro, e a mesma quantia em fichas, sem explicar no entanto porquê. Para não perder um bom cliente?
Susan Boyle chinesa
Wu Baiwei (吴白玮) é uma senhora de 79 anos de Xian que se inscreveu no concurso "Super Girl", que busca talentos musicais na R.P. China. O resultado é este que se vê no vídeo, e a China já tem a sua Susan Boyle.
Volta à China
GUANGDONG - Uma menina de oito anos tentou cometer suicídio numa linha do comboio em Guangzhou, mas foi socorrida a tempo pela polícia. A menina, que estuda no segundo ano, roubou um caderno de um colega. A professora contou aos pais, que lhe bateram. Fugiu então de casa e deitou-se na linha do comboio, mas foi retirada quando se aproximava um comboio.
GUANGDONG - A polícia está a investigar uma queixa de uma mulher que alega que o seu filho foi agredido repetiamente pelos empregados de um supermercado onde foi apanhado a roubar doces. O rapaz de 11 anos tinha a cara inchada depois do espancamento e foi obrigado a escrever num papel informação pessoal, como a sua morada, o s nomes dos pais ou a escola que frequenta.
MONGÓLIA INTERIOR - A polícia de Hohhot deteve quatro suspeitos de organizar shows de sexo ao vivo na internet. Três homens de Liaoning e uma mulher de Shandong foram apanhados usando uma video-câmara e outro material informático com que filmavam e difundiam gratuitamente imagens em chatrooms de mulheres a ter relações sexuais.
HUBEI - Um homem de Pequim matou o marido da sua amante em Novembro último em frente ao seu filho de dois anos, para que pudesse casar depois com a mulher. O homem negou as acusações de homicídio em tribunal, mas aceitou pagar 419.800 yuan de compensação à família da vítima.
XANGAI - Uma mulher esfaqueou a filha de 10 anos até à morte, na última quinta-feira e depois tentou suicidar-se. O marido contou que a mulher esfaqueou a pequena no peito repetidamente, enquanto esta usava a internet.
JILIN - Uma mulher grávida ajoelhou-se durante três horas aos pés do namorado na estação ferroviária de Changchun. A mulher, grávida de cinco meses, implorava que o namorado a viesse visitar mais frequentemente. O casal não se via desde que o homem a deixou, há um mês.
ZHEJIANG - Uma mulher foi acusada por um tribunal de Shaoxing de arrastar um agente da autoridade durante 2 km com o seu carro. O agente mandou-a parar depois de se aperceber que a mulher conduzia um carro sem a placa de matrícula. A mulher recusou-se a mostrar a carta, arrancou com o carro e arrastou consigo o agente, que já rcuperou dos ferimentos.
SHANDONG - Um homem esfaqueou dez pessoas, empregados e clientes de um loja em Qingdao na quinta-feira, durante o feriado das festividades do Barco Dragão. Uma pessoa morreu e os restantes estão em condição considerada estável. Segundo as autoridades, o homem tinha problemas familiares.
Brüno
Sasha Baron Cohen está de volta. Três anos depois de ter chocado o mundo com Borat, o emissário do Cazaquistão, eis Brüno, o repórter gay austríaco. Mais uma viagem pela América, no que promete ser a comédia mas engraçada deste Verão.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Ennio Marchetto encanta CCM
O italiano Ennio Marchetto deu ontem e hoje dois espectáculos no pequeno auditório do Centro Cultural, inseridos no XX Festival de Artes de Macau. O espectáculo foi bastante divertido, um dos melhores que já assisti em 17 anos de idas ao Festival. Marchetto apresentou muito do seu reportório, em que se veste de mais de 100 personagens que desfilam ao som de música pop, rock, clássica, ópera, entre outras. O guarda-roupa é constituido por figuras de cartão da autoria do próprio e do co-encenador holandês Sosthen Hennekam. Marchetto fez muitíssimo bem aquilo que já faz há mais de vinte anos e que já lhe valeu vários prémios em vários países. Outra coisa não seria de esperar.
Podem parecer rudimentares, as figuras de cartão, que deixam muitas vezes revelar o corpo de Marchetto, uma figura pouco elegante vestida em collants pretos apertados, e chegavam mesmo a falhar em alguns momentos. Mas são muito mais o que isso: são uma verdadeira caixinha de surpresas. E não é fácil interpretar o reportório mímico. Dou como exemplo uma transformação de Eminem em Gloria Gaynor, de uma garrafa de vinho em Amy Winehouse (ahah), ou de um sarcófago em múmia, depois em Cher, e depois no robô CP3-O, tudo sem mudar de cenário. A que mais gostei foi a transformação de rainha de Inglaterra em Freddie Mercury, o mítico cantor dos Queen.
O público gostou, aplaudiu, e no fim podiam-se ver sorrisos de satisfação. Isso é sem dúvida o mais importante. Talvez algum do reportório tenha sido recebido friamente por algum público, principalmente o mais jovem, que terá talvez alguma dificuldade em identificar Liza Minelli a interpretar "New York, New York", os três tenores, ou Dolly Parton. Para se perceber bem o show, é preciso algum conhecimento do mundo e da História da música, teatro, "music-hall" e mesmo de alguma política, que como se sabe não é apanágio da maioria dos locais. Ficou a faltar o tal dragão que se transforma em lutador de "kung-fu" para deixar o público da casa rendido. Algumas das crianças presentes na sala (e eram bastantes), podem ter mesmo ficado aborrecidas durante alguns períodos do espectáculo, no entanto alguma brejeirice de Marchetto não passou disso mesmo. Uma Madonna compeltamente nua com as tripas de fora, por exemplo, foi um dos momentos mais altos.
Finalmente uma palavra para o local. Penso que um espectáculo desta categoria, mundialmente famoso, merecia ter sido exibido no grande auditório. Faltou espaço ao artista, que foi deixando os muitos adereços espalhados pelo pequeno palco (chegava a precisar de afastá-los ao pontapé), e ao público, que estava nitidamente apertado. O facto dos bilhetes terem esgotado rapidamente já justificava por si a escolha do auditório principal do CCM. Atrás de mim ficou uma menina que identificava cada um dos personagens de Marchetto em voz alta, e tive que a mandar calar duas vezes. Mas isso já foi só problema meu.
Os blogues dos outros
Quando abri a porta de casa havia uma piscina que descia já em cascata do sexto andar para o quinto. Desci as escadas, subi, olhei para a minha porta e para a porta da vizinha... a piscina não deixava adivinhar de onde vinha a água. Mas a minha casa estava seca. Alertei o condomínio e o segurança do bairro que para fazer o walkie talkie funcionar lhe dá pancadas. Chamei quem podia e fiquei a ver a calma....
O prédio a alagar e eu sem saber se iriam telefonar para a vizinha a dizer - olhe que deixou alguma torneirinha aberta. Passa meia hora e vejo que a vizinha do quarto andar, despachada a ver que a água já descia até ao andar dela foi chamar também ela, o condomínio. Mas a senhora despachada não teve dúvidas ao dizer que a água vinha da minha casa. Lá lhe digo que venha cá acima e veja ela que o meu chão está seco. Inútil pensarem que seria a chinesa da frente e não nós que somos estrangeiros, os causadores da confusão. Quando chega a vizinha e abre a porta vem a água em corrente e ela olha e diz - pois é, desculpe... agora para descer as escadas é melhor levar guarda-chuva. O problema é que cá em baixo ainda se comentava que a água vinha era da nossa casa. Ora, ora... nacionalismos à parte - os chineses também se esquecem das torneiras abertas.
Maria João Belchior, China em Reportagem
Moribundíssima. A Teresa Guilherme ou a SIC? Pelo que leio na revista 'Notícias TV', suplemento do DN, a SIC está de rastos. A Teresa dá um arraso na SIC que já tenho dúvidas se não serão complexos da idade. As produções de TG sempre foram do mais piroso no mundo da TV portuguesa e a SIC começou a perder audiências devido a essa pirosice. A SIC pode estar farta dela e a verdade é que estão a negociar a sua saída. TG nas afirmações que faz diz que a SIC está "moribundíssima" e que o problema da estação de Carnaxide "é não ter um chefe". TG passa das marcas e numa de graxa ao José Eduardo Moniz afirma que este é que é bom, que tem uma estratégia e que por isso é que a TVI tem público. TG surpreende os leitores ao afirmar que "não dou nem um ano" à televisão da Impresa. Será que Balsemão foi à falência? Tenho aqui no bolso um euro que posso emprestar ao Francisco...
João Severino, Pau Para Toda a Obra
Por toda a Europa, a oferta de brindes continua a ser uma prática seguida por vários partidos. Na Holanda, por exemplo, o partido “Os Verdes” oferece preservativos com este slogan: “apetece-me ter relações europeias”.
Os liberais holandeses recorreram a uma ventoinha e acrescentaram-lhe o slogan “Fan of Europe”, aproveitando o duplo significado da palavra “fan”
Bem distantes do miserabilismo dos slogans exibidos nos outdoors que proliferam em Portugal.
Carlos Barbosa de Oliveira, Delito de Opinião
Não sei se já repararam. Vital Moreira praticamente não tem aparecido sem José Sócrates ao lado e Paulo Rangel praticamente não tem aparecido ao lado de Manuela Ferreira Leite. Está certo. São sinais inequívocos que se extraem da campanha: tanto o PS como o PSD querem mesmo ganhar estas eleições.
Pedro Correia, Corta-Fitas
Todos os dias desaparecem espécies animais e vegetais, idiomas, ofícios. Os ricos são cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Cada dia há uma minoria que sabe mais e uma minoria que sabe menos. A ignorância expande-se de forma aterradora. Temos um gravíssimo problema na redistribuição da riqueza. A exploração chegou a requintes diabólicos. As multinacionais dominam o mundo. Não sei se são as sombras ou as imagens que nos ocultam a realidade. Podemos discutir sobre o tema infinitamente, o certo é que perdemos capacidade crítica para analisar o que se passa no mundo. Daí que pareça que estamos encerrados na caverna de Platão. Abandonamos a nossa responsabilidade de pensar, de actuar. Convertemo-nos em seres inertes sem a capacidade de indignação, de inconformismo e de protesto que nos caracterizou durante muitos anos. Estamos a chegar ao fim de uma civilização e não gosto da que se anuncia. O neo-liberalismo, em minha opinião, é um novo totalitarismo disfarçado de democracia, da qual não mantém mais que as aparências. O centro comercial é o símbolo desse novo mundo. Mas há outro pequeno mundo que desaparece, o das pequenas indústrias e do artesanato. Está claro que tudo tem de morrer, mas há gente que, enquanto vive, tem a construir a sua própria felicidade, e esses são eliminados. Perdem a batalha pela sobrevivência, não suportaram viver segundo as regras do sistema. Vão-se como vencidos, mas com a dignidade intacta, simplesmente dizendo que se retiram porque não querem este mundo.
José Saramago, O Caderno de Saramago
Tem graça ouvir Vital Moreira no Fórum TSF. Três notas rápidas:
- Justiça: A sua indignação cívica e violência acusatória sobre o caso BPN, aplicada ao Caso Freeport, daria pedido de demissão de Sócrates. O calor da campanha fez Vital abdicar da presunção de inocência!
- O que se está a escolher: Vital reafirma que só se está a escolher três partidos (sob o argumento que PSD/CDS e PCP/BE estão nos mesmos grupos europeus), ou seja, quem vota no PS está a votar na amálgama política que são os Socialistas Europeus.
- O argumento de classe: Vital declara que vai perder rendimentos como eurodeputado.
Tiago Mota Saraiva, Cinco Dias
O anúncio televisivo com Cristiano Ronaldo a dizer que daqui a três anos terá o dinheiro no BES arrepiou-me e trouxe-me à memória o dia 17 de Outubro de 1999. Era uma manhã gelada no pelado de Pina Manique, o jogo Casa Pia-SCP, 5ª jornada do Nacional de Iniciados. Chuva e frio ao mesmo tempo e em doses fortes. Aos 24 minutos, sem nada que o fizesse prever, o árbitro António Cardoso interrompe o jogo e chama de imediato o enfermeiro Fontinha. O jogador nº 10 do SCP estava mal. Muito mal. O pulso estava a correr como um cavalo à solta, a taquicardia foi sustida com uma injecção mas só a operação pôde mais tarde debelar o problema que era grave e congénito – o músculo do coração funcionava em duplicado. Tudo correu bem em Santa Cruz e o menino que veio da Madeira com 11 anos pôde prosseguir a carreira até aos píncaros da fama mundial. Eram seus colegas de equipa o Carlos Saleiro (que brilhou na Académica este ano) e o João Pimenta que me lembro de ver jogar no Covilhã além do Christopher que jogou no Torriense. O Carlos Marques chegou à equipa «B» do Sporting. A minha crónica no jornal «Sporting» de 19-10-1999 ficou com o título de «Triunfo no lamaçal» e referia duas contrariedades: a febre do guarda-redes Christopher e a taquicardia do Cristiano Ronaldo além da maior e mais geral – jogar num lamaçal quando o relvado estava às moscas. O treinador era Rui Palhares e o delegado era António Atanásio. O fotógrafo foi Vinicius Carriço mas só saiu uma fotografia porque era preciso espaço para as fichas dos jogos de Escolas e Infantis onde já brilhava um tal Daniel Carriço, esse mesmo. Ninguém é senhor do seu destino e por isso me arrepio quando vejo o anúncio. E sei porquê.
José do Carmo Francisco, Aspirina B
Um bom amigo tailandês que ronda os 50 anos - médico de sucesso e rico por herança familiar, pois é filho, neto e bisneto de Luangs, o nosso equivalente a Visconde, o que nesta terra tem significado - dizia-me hoje pelo telefone que se preparava para a reforma. Trabalha desde os vinte e poucos anos e conseguiu acumular o suficiente para se retirar e dedicar-se ao seu hobby. É um grande apaixonado dessas verdadeiras jóias dos oceanos que são os búzios e os corais. Em casa, possuiu uma rara colecção que conta com milhares de peças de reluzentes maravilhas do Índico e do Pacífico. Arrumadas, catalogadas e etiquetadas como num museu de Ciências Naturais, estão avaliadas em milhões pelos especialistas. Aos 50 anos, à beira da reforma. Eu tenho quarenta e muitos e não deixei nada que preste. Dois ou três livrinhos que a memória das bibliotecas condenará ao mutismo eterno, mil e uma tentativas de fazer algo e pouco mais. Parece que tomei a decisão certa de sair na idade errada, ou seja, vinte e tal anos após bater teimosamente com a cabeça na muralha do sepulcro de vivos em que se transfomou Portugal. Resta-me uma derradeira esperança: a de poder, em 2011, publicar uma história das relações entre Portugal e a Tailândia no ano em que se celebrarão os 500 anos da nossa chegada a estas paragens. Nesse dia, pensarei na reforma.
Miguel Castelo-Branco, Combustões
O redactor chefe da revista da arquidiocese de Madrid, presidida pelo cardeal Antonio María Rouco Varela, pergunta num artigo se faz sentido manter a criminalização da violação. É caso para perguntar se anda alguma doença dos arcebispos loucos à solta pelo mundo…
Palmira F. Silva, Diário Ateísta
Se os mexicanos comem tacos era mais lógico que tivessem apanhado a gripe do caruncho.
João Moreira de Sá, Arcebispo de Cantuária
Facebook for Dummies
Horror em Sham Shui Po
Um rapaz de 4 anos morreu e o seu pai ficou ferido quando um homem tresloucado os atacou com um cutelo de carne esta manhã em Hong Kong. O hediondo crime aconteceu Sham Shui Po, onde o rapaz brincava com o pai em frente a um mercado de peixe e hortaliças. O criminosos avançou para eles com o cutelo, e atingiu imediatamente a criança na cabeça, provocando a sua morte, perante dezenas de testemunhas. O homem, que sofre de perturbações mentais, vive no mesmo bloco de apartamentos das vítimas. A polícia prendeu imediatamente o indivíduo, e investiga agora se existe alguma razão ou problema entre os vizinhos que justifiquem o ataque. Crimes desta natureza são muito raros em Hong Kong, cidade que tem a reputação de segura, com uma baixa taxa de criminalidade violenta.
Parabéns, sócio nº 17559
Bruno Carvalho quer avançar para a presidência do Benfica, e não pode ser acusado de falta de agressividade. O director-geral da Porto Canal publicou cartazes perto do Estádio da Luz, em Massamá e à saída para Almada, onde se vê uma imagem do Porto a festejar o tetra-campeonato, e ainda se lê: "Parabéns ao sócio nº 17559", referindo-se a Luís Filipe Vieira, sócio do FC Porto e actual presidente do Benfica. Pinto da Costa vem várias vezes lembrar o facto de Vieira, além de ser sócio do Porto, "ter as cotas em dia". "O presidente do Benfica é sócio dos três grandes, o assessor jurídico é portista e o n.º 2 e o director de comunicação sportinguistas. O problema é de identidade", diz Bruno Carvalho.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Wynn processado
Uma notícia um tanto ou quanto rocambolesca e surrealista. O casino Wynn em Macau está a ser processado pela Westpack Bank, da Nova Zelândia. Tudo porque o casal a quem foi depositado por engano a quantia de 40 milhões de patacas e fugiu do país dos kiwis passou por Macau e jogou parte do dinheiro no casino-resort de Steve Wynn. E agora vão processar toda a gente que receba o dinheiro que, por incompetência própria, "ofereceram" ao casal? Parte deste, pelo menos, "já cá canta". Veja aqui a reportagem da TDM.
Venenos e ácidos
1) Um homem no Cambodja matou acidentalmente o seu pai enquanto tentava envenenar o amante da mulher. Chhouy Chhim ofereceu a Chan Sarith, que suspeitava estar a ter um caso com a sua mulher, uma garrafa de vinho envenenado. Chan partilhou a garrafa com o pai de Chhouy e mais três pessoas. Só o pai de Chhouy não conseguiu resistir ao veneno, e viria a morrer no hospital. Segundo a polícia de Phnom Pehn, Chhouy foi levado para interrogação, enquanto a sua mulher já pediu o divórcio.
2) A polícia de Hong Kong oferece uma recompensa de 310 mil patacas a quem fornecer informações que possam levar à detenção da pessoa ou pessoas que atiraram ácido corrosivo de uma varanda em Mong Kong no início do mês. A recompensa foi aumentada depois de uma investigação inconclusiva sobre quem terá atirado duas garrafas de ácido para uma zona de comércio muito frequentada, que resultou em ferimentos em 30 pessoas. A polícia teme os responsáveis pelo crime voltem a atacar.
Mais "taiwanenses"
Cada vez mais residentes de Taiwan se consideram mais taiwanenses que chineses, reflectindo uma maior identificação com a ilha nacionalista. Isto segundo um estudo da Comissão de Pesquisa, Investigação e Desenvolvimento, sediada em Taipé. De acordo com o estudo, realizado em 1113 adultos, 65% consideram-se Taiwanenses, e 11.5% chineses. Mas 82.7% primam pela ambiguidade, dizendo que se podem considerar as duas coisas. Os mais "radicais" são pouco mais de 15%. A comissão começou o inquérito em 2007, quando 63% se consideravam Taiwanenses. A percentagem dos que consideram chineses tem vindo a diminuir: 15.4% em 2007, 13.6% em 2008 e 11.5% este ano. Taiwan, que era parte da China, foi colonizada pelos japoneses entre 1895 até 1945, altura em que o Japão perdeu a II Guerra Mundial e devolveu a ilha à China. Em 1949 o Governo Nacionalista de Chang Kai-chek perdeu a guerra civil, e fez da ilha a sede do seu exílio. A R.P. China tem tentando uma maior aproximação a Taiwan no contexto de ua eventual unificação, mas muitos taiwanenses ainda têm ressentimentos com o continente.
Em boca fechada não entra mosca
Um homem em Taiwan foi detido por ter alegadamente cosido os lábios de outro para o impedir de falar de uma dívida que tinha com ele. O homem identificado apenas pelo apelido Wang, decidiu castigar o outro, de apelido Chang, cosendo-lhe os lábios para que deixasse de falar com terceiros sobre as questões financeiras entre ambos. Os amigos de Wang seguraram Chang pelos braços e pernas, enquanto Wang coseu-lhe a boca com uma agulha e linha. Ambos os amigos têm perto de 20 anos. Os residentes da zona de Taichung chamaram a polícia, alertados pelos gritos de Chang. As autoridades chegaram ao local e apanharam Wang em flagrante delito. O chefe da políca de Taichung afirmou que viu Chang cosido na boca com cinco pontos, e com a face cheia de sangue. "Nunca tinha visto nada igual", completou Yang Chao-sung.
Vieira invejoso
Continua o braço de ferro entre a direcção do Benfica e o treinador Quique Flores. A saída do espanhol é dada como certa, mas nos últimos dias têm vindo a público declarações elogiosas por parte de muitos jogadores do plantel encarnado. Quem não gostou das manifestações públicas de apreço por Quique foi o presidente Luís Filipe Vieira, que procura mais carne para o canhão da Luz. Isto é, um novo treinador. Vieira diz "ter dificuldade em perceber toda esta onda favorável ao treinador espanhol", e que tentou falar pessoalmente com Luisão, um dos jogadores que mais elogiou Quique, mas o internacional brasileiro já tinha partido para o Brasil.
Os adeptos encarnados parecem agastados com a situação, e apontam o dedo a Vieira por não dar estabilidade suficiente ao plantel para trabalhar. O Benfica teve 16 treinadores nos últimos 15 anos, e o último a ficar na Luz mais de duas épocas foi Sven-Goran Eriksson, entre 1989 e 1992. O actual treinador do Sp. Braga, Jorge Jesus, é um dos nomes indicados para treinador na próxima temporada, mas o presidente dos bracarenses, António Salvador, diz que Jesus tem mais um ano de contrato, "que vai cumprir". O jornal Record noticiou hoje que Jesus teria assinado um contrato de dois anos com o Benfica, facto desmentido pelo próprio.
Pouco ortodoxo
Um padre da Igreja Ortodoxa sérvia foi demitido do cargo de director de um centro de recuperação de toxicodependentes, depois de ter sido divulgado um vídeo em que se via o religioso a agredir os doentes. O Bispo Artemije, da diocese de Rasko-Prizrenska, ordenou um inquérito às actividades do padre Branislav Peranovic, do centro de Crna Reka, a 300 quilómetros da capital Belgrado. Artemije diz que não fechou o centro devido a pedidos dos pacientes e suas famílias, mas que o fará se a violênia continuar a persistir. O Bispo acrescentou que encaminhou o caso para as autoridades policiais. O vídeo mostra Peranovic a agredir pacientes com uma pá, dando-lhes murros e pontapés numa sala repleta de imagens de ídolos e símbolos da Igreja Ortodoxa. O inspector dos direitos humanos sérvio, Sasa Jankovic, já apresentou queixa-crime contra o padre.
Sorte grande
Uma mulher australiana foi submeter um molho de bilhetes de lotaria com esperança de resolver os seus problemas financeiros, e descobriu que ganhou oitenta milhões de patacas há 10 meses. A estudante universitária, na casa dos 30 anos, ganhou 13.185.723 dólares australianos com um bilhete de lotaria que ganhou de presente do pai em Julho último. A mulher diz que "acordou com um pressentimento", e foi verificar se algum dos bilhetes que tinha em casa estavam premiados. O bilhete, que tem o prazo de validade de um ano, custou 60 patacas.
Single Ladies (Docinho de Leite)
Quem não sabe inglês, ou não percebe nada do que a Beyoncé diz, tem aqui uma versão traduzida da canção Single Ladies. Muito engraçado.
Factos sobre a Liga dos Campeões
- Esta foi a primeira vez que uma equipa inglesa perde uma final em Roma. O Liverpool venceu no Estádio Olimpico da capital italiana em 1977 e 1984, a última vez contra o AS Roma.
- Foi a terceira vitória do Barcelona, que assim iguala o Manchester United em número de vitórias. É a primeira vez que o Manchester United perde uma final. Os únicos clubes a participarem em mais de uma final saindo sempre vencedores são o Nottingham Forest (1979,1980) e o FC Porto (1987,2004).
- Nenhuma equipa e nenhum país venceu a Liga dos Campeões dois anos consecutivos, desde a sua criacção em 1992. A última equipa a vencer dois anos consecutivos a prova maior do futebol europeu foi o AC Milan, em 1989 e 1990.
- O Manchester United jogou a segunda final consecutiva, igualando o feito do Valência (2000 e 2001), e do Ajax (1994 e 1995). O AC Milan (1993/94/95) e a Juventus (1996/97/98 jogaram três finais consecutivas, mas os milanistas só venceram a segunda, e os juventinos a primeira.
- Alex Ferguson jogou a sua quinta final europeia, e perdeu pela primeira vez. O treinador escocês venceu a Taça das Taças com o Aberdeen (1983) e com o Manchester United (1991), e com os "red devils" venceu a Liga dos Campeões em 1999 e 2008.
- Pepe Guardiola conseguiu ser o primeiro treinador espanhol a conquistar campeonato, taça e Liga dos Campeões no mesmo ano. E logo no seu ano de estreia como treinador. Como jogador ganhou a Taça dos Campeões em 1992, também com o Barcelona.
- Carles Puyol, Andres Iniesta e Xavi Hernandez conseguiram vencer a Liga dos Campeões um ano após conquistarem o Europeu de selecções. O último jogador a conseguir este feito foi o francês Bixente Lizarazu, que venceu o Euro 2000 com a França, e a LC com o Bayern, em 2001.
- O médio Sergi Busquets venceu ontem a Liga dos Campeões. O seu pai, o guardião Carles Busquets, venceu em 1991. Jordi Cruyff venceu em 1999 com o Manchester United, igualando o feito do seu pai Johann, que venceu com o Ajax em 1971,1972 e 1973.
- O guardião Edwin van der Sar jogou ontem a sua quarta final. Venceu em 1995 e perdeu em 1996 com o Ajax, e venceu o ano passado com o Manchester United, perdendo novamente este ano.
- O coreano Park Ji-Sung é o único jogador asiático a jogar em finais da Liga dos Campeões. O primeiro asiático a jogar numa final europeia foi o também coreano Cha Bum-Kum, com o Bayer Leverkusen em 1988, vencendo na altura a Taça UEFA.
- Lionel Messi é agora o grande favorito a vencer o prémio de jogador do ano pela FIFA. Os últimos dois vencedores, Cristiano Ronaldo e Kaká, também venceram a Liga dos Campeões no ano em que lhes foi atribuído o galardão. Fabio Cannavaro, capitão da selecção da Itália, campeã do mundo em 2006, foi o último vencedor fora da LC.
Susto
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Barcelona campeão europeu
O Barcelona conquistou hoje pela terceira vez a Liga dos Campeões ao derrotar os ingleses do Manchester United, detentores do troféu, por duas bolas a zero. Os catalães marcaram na primeira oportunidade que tiveram, aos dez minutos, por Samuel Eto'o. Um golo de Lionel Messi no início da segunda parte sentenciou o jogo, em que o internacional português Cristiano Ronaldo esteve muito apagado. No seu primeiro ano como treinador, Pepe Guardiola conseguiu um feito inédito para o barça: campeonato, Taça do Rei e Liga dos Campeões. É obra.
Pandas
A candidatura de Chui Sai On a Chefe do Executivo - a única até agora - tem feito correr muita tinta. Existe um grupo de cibernautas que abriu uma conta no Facebook contra a candidatura do ex-secretário, e que conta já com mais de mil signatários. Esse mesmo grupo (ou talvez outro) já publicou manifestos na imprensa em Hong Kong contra a candidatura, e uma espécie de activista com um curioso vestido colorido com imagens de pandas fez-se passar por jornalista durante a conferência de imprensa de segunda-feira para exibir cartazes com palavras de ordem contra Chui Sai On. Chui pode agora processar judicialmente a falsa jornalista.
Isto tem estado bem animado, sem dúvida. O que mais me surpreende é a forma aberta como se tem criticado Chui Sai On. Ora nos anúncios na imprensa e no Facebook, aponta-se o dedo ao ex-secretário com acusações de corrupção, conluio com empresários e afins. Um dos outros "candidatos", o tal da medicina chinesa com a boca à banda, veio mesmo afirmar durante a apresentação da sua cadnidatura que Chui e o actual Executivo "são corruptos". O JTM através da pessoa do seu director José Rocha Dinis veio insurgir-se contra a falsa jornalista, o grupo do Facebook e veio finalmente assumir o seu apoio a Chui Sai On.
Uma coisa de cada vez. Em primeiro lugar o Facebook é um media pessoal, e lá porque alguém apoia este ou aquele grupo, não significa que esteja lá de alma e coração, a promover o activismo. Eu próprio pertenço a não sei quantos grupos, dos quais muitos já nem me lembro. Não sei se o JRD tem alguma alergia aos anónimos ou ao anonimato, mas posso-lhe garantir que não é possível que uma ou duas pessoas contem como cem ou mil no Facebook. Não é a mesma coisa que uma página de comentários, onde a mesma pessoa pode expressar a mesma opinião várias vezes utilizando identidades diversas.
Depois o caso da sra. jornalista sem sê-lo. É realmente mau que alguém se faça passar por jornalista e atrapalhe o trabalho dos profissionais da comunicação. Para mim jornalista é uma profissão que merece respeito como qualquer outra. De Papa a ardina, de presidente da Hungria a homem do lixo, todos devem ser respeitados. Só que isto não é nenhum crime. Não me preocupa que esteja à minha volta um falso jornalista quando estiver a precisar de primeiros-socorros ou de uma extrema unção. É muito mais grave que alguém se faça passar por médico ou polícia, pois pode estar em jogo uma vida humana, ou a segurança de alguém.
Quanto à candidatura de Chui Sai On, agora que é quase certo que o ex-secretário será o próximo CE, vem apoiá-la assumidamente. Prognósticos só no fim do jogo. Só que "a solução da continuidade" não é apoiada "pela maior parte da população". Até pode ser que seja, mas isso nunca vamos saber ao certo. Não é a população que escolhe o CE directamente. Das opiniões que tenho recolhido, a maioria prima pela "indiferença". A tal "continuidade" pode ser uma boa aposta, tendo em conta que os primeiros dez anos foram positivos em muitos aspectos, mas é perfeitamente normal que existam vozes dissonantes, e é também normal que se expressem.
O que me leva ao último ponto. Comentários do tipo "jovens sem provas dadas de que sabem do que estão a tratar", na senda de outros semelhantes, são pouco ou nada democráticos. Toda a gente tem direito a expressar a sua opinião, mesmo que seja errada, ou um enorme disparate. E é por isso que nenhuma democracia é perfeita, nem sempre aquilo que as as pessoas pensam ser melhor é o que resulta no fim. As opiniões não são um privilégio das elites, e toda agente tem o direito de se fazer ouvir. O voto do engenheiro ou do físico nuclear vale o mesmo que o voto do lavrador ou do trolha. Unanimades com todos a levantarem-se ao mesmo tempo só na Coreia do Norte. E aí temos que concordar, não é um bom exemplo...
Prós & Prós
Foi noticiado ontem pelo Hoje Macau que o programa da RTP "Prós & Contras", apresentado por Fátima Campos Ferreira, vai voltar a Macau. Desta vez a propósito da comemoração do 10º aniversário da transferência de soberania do território para a R.P. China. Agora pergunto eu: para quê? Que interesse tem vir cá mais uma vez este programa já de si tão desinteressante da primeira vez que cá esteve? Para dar protagonismo aos mesmos de sempre? Para que uns se possam dar a conhecer (outra vez) ao grande público português e os outros tenham os seus dois minutos de fama bem medidinhos? Ó mãezinha, ó tiozinho, programem o gravador que eu vou aparecer. E se o programa se chama "Prós & Contras", alguém acredita que alguém vai estar "contra" alguma coisa? Que se vão falar dos problemas de Macau e da comunidade portuguesa a residir no território? Vai ser outra vez uma ladainha sobre a perfeita integração, da convivência de culturas, e todas aquelas tretas que já entram por um ouvido e saem pelo outro. Acho bem que de vez em quando a malta lá em Portugal se lembre de Macau e venha aqui filmar isto que afinal "é muito giro", mas que para o grande público português tem o mesmo interesse que as obras da Sé de Goa. Aproveitem agora a efémera glória das câmaras de televisão, meus queridos. Uma vez de volta ao sayong, é o anonimato e a mediania.
Vai uma mãozinha?
Chen Fuchao era um homem desesperado, que terá perdido dois milhões de yuan num projecto de construção falhado em Guangzhou, na China. Chen decidiu chamar a atenção para o seu desespero ameaçando saltar de uma ponte. Entretanto Lai Jiansheng, um militar aposentado de 66 anos que ia passando por perto, resolve subir e trocar dois dedos de conversa com Chen. Quando todos pensavam que Lai estava a tentar convencer Chen a descer, eis que o ex-militar agarra o suicida pela mão e atira-o da ponte, de uma altura de 8 metros. Chen caíu num colchão meio insuflado colocado pelos bombeiros, e saíu da aventura apenas com umas fracturas nos braços e nas costelas. Lai diz que empurrou Chen por "estar cansado" deste tipo de atitudes egoístas "que só servem para congestionar o trânsito". Desde Abril que 12 homens já ameaçaram saltar daquela mesma ponte, causando sempre engarrafamentos de trânsito. Ambos os homens foram detidos pelas autoridades.
Mulher espalha gripe suína em Hong Kong
O 10º caso confirmado de gripe suína em Hong Kong, uma mulher, chegou dos Estados Unidos no Sábado, e passou as últimas 36 horas a viajar no MTR (metro subterrâneo) em hora de ponta, e a confraternizar com familiares, amigos e colegas, sempre sem usar máscara. As autoridades estão agora a tentar localizar as pessoas que viajaram com a mulher de 56 anos no vôo da Cathay Pacific que chegou de S. Francisco. Registaram-se mais duas vítimas mortais, desta vez em Nova Iorque. A China colocou 24 turistas americanos de quarentena. Singapura, Honduras, Roménia e Bahrein juntaram-se à lista de 49 países onde se registaram casos. Estão confirmadas 13398 infecções, e 95 mortes.