quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Povo que sofres de frio


As temperaturas baixaram hoje até aos 11º C em Macau, e amanhã vai estar ainda mais frio. Os termómetros prometem baixar até aos sete graus, e como tem sido habitual nas últimas semanas, os cidadãos, principalmente os mais velhos, precisam exercer cautelas. Nem é necessário dizer; a gente de Macau pela-se de frio. Está provavelmente entre as mais friorentas do mundo.

Senão vejamos, não está assim tanto frio em Macau. As temperaturas têm andado acima dos dez graus, e quando há sol, até convidam ao turista sueco ou outro nórdico puxar do calção e da sandália. Em Portugal vejo que até no sul as temperaturas mínmas situam-se nos 4 ou 5 graus, ainda agravadas pela chuva invernil. Costumo dizer em tom de brincadeira (nunca podia ser a sério, claro) que gostava de passar o Inverno aqui e o Verão em Portugal. Fica sempre o sonho.

A verdade é que o povo de Macau entra em pânico mal baixam as temperaturas. Depois de um fastidioso Verão que dura quase seis meses, com temperaturas muitas vezes acima dos 30 graus e a humidade a chegar quase aos cem por cento, eis que ao mínimo sinal de arrefecimento saem logo dos armários...os casacos! Nada me dá mais gosto que usufruir da brisa de Outubro – em que o sol ainda é forte – com uma camisola de manga curta, ou da frescura de Novembro com uma mera “sweat shirt”. Escusado será dizer que quase sempre os tais casacos voltam aos armários no dia seguinte, tantos são os alarmes falsos da chegada do frio.

Este ano tem sido diferente, sem dúvida. A China sofre com o Inverno mais rigoroso dos últimos 50 anos, e em Macau a corrida às lojas para comprar agasalhos extra (gorros, cachecóis, capas, luvas, etc) foi mais agitada que o habitual. Isto porquê? Estavam mal habituados. O ano passado praticamente não fez frio, e quando no outro dia ouvi um amigo meu macaense dizer “não me lembro de um Inverno tão prolongado em Macau”, é só impressão dele.

E assim vamos ter mais duas semanas de frio, pelo menos. O que dá para os nossos jovens exibirem a última moda Outono-Inverno (continuo a achar as meninas de botas e meias tão “sexys”...) e vá lá, dou o braço a torcer: este frio até chateia um bocadinho. Mas no Verão vou ter saudades.

Sem comentários:

Enviar um comentário