sexta-feira, 5 de setembro de 2014

NM: O Braço "Casineiro"



Mau, mau, mas o que é isto? Activistas a quem V. Exas. se esqueceram de surrupiar o emprego, colocar na lista negra, persegui-los e às suas famílias, apanhá-los na rua sem mais nem menos e levá-los para a esquadra? Alguém se esqueceu de fazer o trabalho de casa! Ora essa, nada disso, senão qualquer dia não têm polícias que cheguem. Mas não se assustem, pázinhos. O tio Leocardo leva-os para conhecer os meninos, está bem? Pronto, assim depois dói menos. Venham daí.






E aqui está fresquinho de uma das Universidades de Taiwan, onde aprendeu a arte do activismo de megafone em punho e levar porrada da bófia: Lei Kuok Keong (李國強). Este jovem, um puro-sangue "oumunyan", é delfim de Ng Kwok Cheong, e fez parte da lista 19, Associação do Próspero Novo Macau Democrático, como é possível ver na imagem em baixo. Pau para toda a obra, é próximo dos elementos mais radicais do grupo, tendo estado com Jason Chao no "assalto" à residência da Secretária Florinda Chan (foto 2), e foi um dos "soldados" do referendo civil (foto 3). Mas não é só músculo, o Lei Kuok Keong. Combate pela aprovação da lei contra violência doméstica, a proibição da venda de barbatanas de tubarão, e é um dos "frontmen" nas vigílias do 4 de Junho, no Largo do Senado. Casado, adepto do Arsenal e de vinho português, trabalha no Venetian e juntou-se a Cloee Chao no fim do fumo nas salas VIP.




Vou confessar uma coisa: este é um dos mais misteriosos, mais carismáticos, mais impenetráveis e por isso um dos meus favoritos do universo do Novo Macau - quem sois, Eric Lee? Do pouco que se sabe, Eric Lee nasceu em Macau, fez o ensino secundário na Escola Yuet Wah, e vive na Taipa, numa casa que, e faz questão que toda a gente saiba, "comprou". Sim senhor, rapaz esforçado e económico. Trabalha ao lado de Cloee Chao no Wynn, é o nº 3 da Frontline Macau Gaming. Desconheço a data da sua entrada no NM, mas participou na manifestação do dia 27 de Maio na Assembleia Legislativa. Adepto do Manchester United, é um rapaz solteiro, e ainda um poeta! Vejam só este lamento digno de uma fera ferida:
  • 世界上最令人失望的事,是你以為你很了解一個人,但在某一天,你才發現你從來沒有認識過他。
    而更令人失望的,是你發現這個你從來都沒有了解過的人,原來就是你自己。
A pior coisa do mundo é que pensamos que conhecemos alguém, mas um dia descobrimos que nunca o conhecemos. Pior ainda é quando percebemos que nunca a tentámos entender, mas só a nós próprios.




E este é "the boss". Senhoras e senhores, eis Feiji Loi Nga Wai. O que se sabe de Feiji Loi? O que interessa, que é muito pouco, e mais nada. Trabalhou no antigo Hotel Lisboa e depois no Grand Lisboa, e está actualmente no Galaxy. Precisam de saber mais o quê? Olhem que eu chamo-o! Ah, bem.





Me? Just call me Bauer. Michael Bauer. I'm from Zhongshan.

Sem comentários: