terça-feira, 30 de setembro de 2008

O Porto jogou uma merda


O FC Porto demonstrou mais uma vez a sua aversão aos estádios ingleses, ao perder esta noite por quatro bolas a zero contra o Arsenal, no Emirates Stadium, em Londres. A defesa foi completamente patética, com Rolando e Benítez a não justificarem um lugar no onze do campeão nacional. O meio campo esteve também bastante fraco, e Lisandro Lopez não conseguiu fazer mais sozinho lá na frente. O Arsenal jogou o seu normal (a derrota em casa com o Hull no Sábado parece ter sido uma excepção), e foi só por acaso que os gunners não conseguiram um resultado histórico. Não é para admirar que Arsène Wenger, treinador do Arsenal, tenha festejado efusivamente quando soube que ia ficar no grupo do Porto. Jesualdo Ferreira confirma mais uma vez ser um treinador para consumo interno, estando completamente alheado dos grandes palcos europeus.

Nota: o título foi sugestão do meu filho.

Setembro gordo


O mês de Setembro foi - e já me canso de dizer isto - o melhor de sempre no Bairro do Oriente. Mais visitas que nunca, e pela primeira vez ultrapassou-se a barreira psicológica das sete mil visitas. Obrigado a todos, e espero continuar a merecer a vossa passagem por aqui, alegre e descomprometida. Um grande bem haja a todos.

Um ano depois


Passa hoje um ano desde a morte do estudante Luís Amorim, da Escola Portuguesa de Macau. O Luís era um jovem de 18 anos, feliz, realizado, cheio de amigos que o queriam bem. Iniciava o 12º ano de escolaridade, fazia planos de continuar os seus estudos em Portugal, compartilhava esses planos com a família e os amigos. No entanto, na fatídica noite de 30 de Setembro de 2007, véspera de feriado, como hoje, o Luís aparecia sem vida junto à ponte Nobre de Carvalho. As autoridades apressaram-se a considerar a hipótese de suicídio, numa investigação que teve tudo menos de clara e profissional. Passado um ano, e depois de incansáveis tentativas dos pais do Luís e da Associação de Pais da EPM em apurar a verdade, permanece uma aura de mistério e incerteza sobre as verdadeiras causas da morte do jovem. Já se sabe, a verdade não vai trazer o Luís de volta, mas trará redenção, um pouco de comforto - se pode haver algum - e sobretudo, será feita justiça. Leia aqui a carta que os pais do Luís fizeram publicar na imprensa em português do território.

Consultação


A "consultação" é mais "coveniente". Na Brigada de Trânsito.

Cuidado...


Pense bem antes de levantar uma grande soma em dinheiro, consulte os seus familiares. Não entregue o seu dinheiro a estranhos. Cuidado com as fraudes.

Parabéns, querida


Alguém disse...Nelson Ned?

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Macau: deserto cultural?


Macau é o deserto cultural da RP China. É uma frase que se tem ouvido vezes sem conta. Será mesmo verdade? Ao contrário da vizinha Hong Kong, que pulsa de excitação com todo o tipo de eventos culturais, não conseguimos trazer cá nada de interessante – ou poucas vezes conseguimos. Chovem críticas ao Instituto Cultural, que no fundo, faz o que pode. E quem faz o que pode, mais não deve. Os miliardários da Venetian teimam em trazer circos, Avril Lavigne e quejandos, o melhor é mesmo não contar com eles para salvar a honra do convento.

E porque é Macau um deserto cultural? Primeiro, e ao contrário de Hong Kong que sempre foi uma praça financeira de seis milhões de habitantes e cheio de gente rica e culta, Macau era um lugar militarizado, embrutecido, empobrecido, de meia dúzia de boas famílias e milhares de ‘coolies’. Enquanto no território vizinho se davam os “swinging sixties”, em Macau batia-se a pala, levantavam-se as posições fortificadas, enfim, era um marasmo sem igual. Parece que chegou a vir cá o Benfica e houve uma ou duas touradas.

Hoje em dia Macau mudou muito mas não melhorou muito no que toca à cultura. A população não se interessa pela cultura, pela arte e pelos artistas, considera os espectáculos “caros” (muito mais baratos que em Hong Kong, no entanto). Mas papa todos os que são de borla, mesmo que não seja do seu especial interesse. Uma das únicas excepções é talvez a ópera cantonense, em dias de festa. Ora ali perto do Templo de A-Má, ou perto do Mercado Municipal, uma manifestação genuína de cultura, se bem que fechada, limitada ao seu público.

Outra excepção é a “nossa” Festa da Lusofonia, realizada todos os anos ali no Largo do Carmo, onde vamos expressar a nossa “portugalidade” na forma de comes e bebes, matraquilhos e alegres cantorias, que atrai muita malta de Hong Kong, talvez com inveja de terem ficado de fora do pacote da “anglofonia”. Um exemplo ímpar de multiculturalidade, quem sabe único no mundo, e só possível em Macau pela força da tradição. Mas mesmo isto parece estar ameaçado, pois este ano correm rumores de falta de orçamento.

O problema principal passa pela educação. Os jovens em Macau têm uma enorme falta de cultura geral. Não sabem nada de História, não sabem localizar um país num mapa, enfim, sofrem do mesmo mal que alguns americanos, daqueles tipo Miss Carolina do Norte ou George W. Bush que fazem parte do anedotário mundial. Com a agravante de não se justificar tanto desinteresse pela cultura; Macau é um local privilegiado, onde não falta tempo, dinheiro e condições para que os mais jovens se ocupem da literatura, das artes, das ciências, e que estas sejam estimuladas.

Em vez disso foca-se a economia, os números, porque saber os países do hemisfério sul ou os trabalhos de Júlio Verne (deviam ser currículo obrigatório em qualquer país), não enche a barriga a ninguém. Mas a confiança nas instituições de ensino do território são o que são. Basta ver a quantidade de pais que mandam os seus filhos estudar para fora, e a quantidade de empresas que dão preferência a profissionais formados no estrangeiro.

Em Macau não existem cursos de medicina (a sério, o de medicina chinesa não conta), arquitectura, bioquímica, veterinária, nutrição, enfim, falta muita coisa. O investimento na educação nunca saíu do chão. A oferta de museus é anedótica para uma cidade que se diz do "secular encontro de culturas", e já está provado que a gastronomia é feita de restos. A formação dos dirigentes passa toda por imitar exemplos de Hong Kong ou Singapura. Não fossem as igrejas, o que tinhamos para oferecer aos turistas além do jogo?

Não quero acreditar que se tenha desistido de tudo isto. Macau tem uma história riquíssima de sobrevivência em todos os aspectos, é um lugar único no mundo, e foi isso mesmo que me fez ficar, a mim e muitos outros que podiam ter ido pastar para campos mais verdes. Só falta mesmo é vontade. A RAEM custa a arrancar no que toca à cultura e às artes criativas, mas quem sabe vamos encontrar o oásis.

E agora, o chocolate


A crise do leite chegou aos chocolates. Algumas marcas, como a Snikers, M&M, Oreo e algumas da Cadbury estão a ser retiradas do mercado devido à suspeita da presença de melamina. O leite em pó contaminado pode estar na base de contaminação de outros derivados, como o queijo, iogurte, manteiga, gelados, bolachas, refrigerantes, pastelaria etc, etc. Miguel Monjardino escreveu no Expresso que alguns reponsáveis serão fuzilados, outros presos e outros cairão em desgraça. Com o mal dos outros podemos nós muito bem, mas alguém sabe dizer a quantidade de melamina ou outra porcaria qualquer que já consumimos inconscientemente? O que é seguro comer, afinal? E como vamos evitar que as crianças metam essas porcarias no bucho?

Amo-te, banquinho


O vídeo do Verão. No dia 8 de Agosto, um rapaz de Hong Kong apaixonou-se e teve relações sexuais com os buracos de um banco de metal, num jardim da RAEHK. Resultado: o seu pénis inchou, a polícia teve que extraír sangue do orgão e...bem, só visto. Dói só de olhar.

You Make Me Feel Brand New


Um êxito dos anos 70, de um grupo que fazia um enorme sucesso nas discotecas de todo o mundo, e Macau não era excepção. São os Stylistics, com "You Make Me Feel brand New".

domingo, 28 de setembro de 2008

Funcionários saem à rua


Cerca de 600 trabalhadores da função pública marcharam hoje da sede da ATFPM até ao palácio, onde entregaram uma petição onde deixam claras as suas reivindicações. Um número abaixo das expectativas (tinham sido preparadas 2000 máscaras), mas segundo o presidente da ATFPM, José Pereira Coutinho, uma adesão satisfatória. Os FP querem mais aumentos, a revisão das carreiras, e a readmissão de dois professores cujos contratos não foram renovados pela Direcção dos Serviços de Educação. Os protestos soaram mais alto à passagem pela sede da DSE, mas a demonstração foi pacífica e sem incidentes. José Pereira Coutinho considera que a administração tem retaliado contra os FP que estejam em desacordo com as suas políticas, e alega que o site da ATFPM "foi sabotado". Saiba mais aqui e aqui.

Uniquely Alonso


O espanhol Fernando Alonso levou o seu Renault ao primeiro lugar de um Grande Prémio este ano pela primeira vez no campeonato do mundo de F1, e logo em Singapura, onde pela primeira vez se realizou um GP à noite, que proporcionou imagens de belo efeito. O espanhol bi-campeão saíu do 15º lugar mas beneficiou de mais uma corrida desastrada dos Ferrari (Massa foi penalizado e Raikkonen bateu a quatro voltas do fim) e da desinspiração de Hamilton, que foi terceiro. Nico Rosberg, em Williams fez uma excelente prova, e terminou em segundo lugar.

O alemão Timo Glock terminou em quato lugar, conquistando cinco pontos para a Toyota, enquanto o seu compatriota Sebastien Vettel, vencedor da última prova em Monza, não foi além do quinto lugar. Nick Heidfeld, David Coulthard e Kazuki Nakajima fecharam os pontos. Nas contas do mundial, pode-se dizer que Hamilton fica a ganhar, pois ampliou a sua vantagem para Filipe Massa para sete pontos (84-77). A McLaren ultrapassou a Ferrari no mundial de construtores, tendo agora 135 pontos, contra 134 da escuderia italiana. A próxima prova realiza-se a 12 de Outubro no Japão.

Siga a palhaçada



Imagens do Largo do Senado, onde um grupo de saltimbancos ensina os nossos cidadãos como atravessar a rua. Da forma como as meninas da novel DSAT apitam a toda a hora, mais valia fazer-lhes um desenho. Educação cívica, pois então.

O dia de Geovanni


Muito boa gente perdeu dinheiro em Macau ontem. Porquê? O Arsenal, em grande forma, recebia o modesto Hull City em mais um jornada da Premier League inglesa, e eram amplamente favoritos na bolsa de apostas. Só que a equipa da pequena cidade de Yorkshire ia humildemente vergar os gigantes londrinos. Depois de se encontrar em desvantagem, com um autogolo de Paul McShane, o ex-benfiquista Geovanni marca um golo "de tabela", com um remate fabuloso de fora da área. O golo desorientou os gunners, que concedeu o segundo poucos minutos depois por Daniel Cousin. O Hull saíu com os três pontos, e subiu ao 5º lugar da EPL.

Os portugueses tiveram em grande destaque. Cristiano Ronaldo inaugurou o marcador na vitória do ManU por 2-0 contra o Bolton, enquanto José Bosingwa estreou-se a marcar na vitória do Chelsea por 2-0 no reduto do Stoke City. O ex-portista foi o único português titular, tendo Paulo Ferreira entrado no último minuto para o lugar de Ballack. Luís Boa Morte entrou também no último minuto na vitória do West Ham em Fulham por duas bolas a uma.

Benfica-2 Sporting-0


O Benfica derrotou ontem o Sporting no Estádio da Luz por duas bolas a zero, como golos só na segunda parte por Reyes e Sidney. Esta foi a primeira grande vitória do Benfica de Quique Flores, que ganha motivação extra para o jogo de quinta-feira com o Nápoles. Para os leões esta foi a primeira derrota para o campeonato, e podem perder o primeiro lugar se o Nacional conseguir pelo menos empatar hoje, em casa, contra o Estrela da Amadora. Fica aqui o golo inaugural, por Reyes.

sábado, 27 de setembro de 2008

Leituras


- No Hoje Macau, Pinto Fernandes fala de ditaduras e do último tufão que fustigou Macau em Os ditadores e o Hagupit.

- Polémica interessante de seguir entre o director do JTM, José Rocha Dinis e a ATFPM. No seu editorial de segunda-feira, JRD critica o presidente da ATFPM e deputado José Pereira Coutinho, chamando-lhe mesmo de "'bête noire' da comunidade portuguesa" (quem tem o francês como segunda língua devia saber que é 'noire', e não 'noir', pois 'bête' é feminino). A ATFPM replica e JRD volta a responder.

- Também no JTM, Nuno Lima Bastos fala da crise económica mundial, em Os Sinais estão aí!

- Ainda no JTM, Leonel Barros recorda os tempos em que os passatempos das famílias de Macau passavam por se reunir e contar histórias, em Estórias ao ar livre.

- N'O Clarim, José Miguel Encarnação fala também do deputado Pereira Coutinho e do tufão, em Fashion.

- Também no semanário da Igreja Católica, Os E-mails da quinta dimensão levam-nos à esfera democrata da AL, em A (pouca) sapiência política de Au Kam San.

Bom fim-de-semana!

Paul Newman (1925-2008)

Lá em cima


O astronauta da China Zhai Zhigang, 41 anos, tornou-se esta tarde o primeiro chinês a andar no espaço. Eram 16:40 quando Zhai saíu do módulo da spacebus Shenzhou VII e mandou saudações para o povo chinês e do resto do mundo. Sentimentos mistos por esta conquista. Tirando os Jogos Olímpicos, exemplarmente organizados, este foi o annus horribilis para a China: inundações em Fevereiro, terramoto de Sichuan em Maio, crise do leite este mês, sempre com críticas dirigidas ao modo de lidar com as situações e um visível descontentamento popular. Quem sabe este passeio lá em cima venha apaziguar os maus espíritos e relançar o espírito patriótico em vésperas do 1 de Outubro.

Meu caro General Eanes...


Confesso que sempre fui um grande admirador seu, cuja figura imponente sobressaía dos livros da escola, como o "nosso Presidente da República", da primeira vez que tomei contacto com os orgãos de soberania. Nunca tive dúvidas da sua enorme coragem, do seu saber estar, da forma sempre sensível como lidou com a questão de Macau, não tivesse sido aqui que cumpriu parte do seu serviço militar, e porque não dizê-lo, sempre me impressionou o seu charme e discrição. Fiquei sabendo há poucos dias que recusou receber retroactivos de 1.3 milhões de euros (14 milhões de patacas) de um processo que venceu e que lhe permite acumular (e bem) a pensão de militar na reserva com a de PR. Já em 2000 tinha recusado o título honorário de Marechal, por achar "que nada tinha feito para isso". É de pessoas de fibra, humildes como o senhor que o país precisa. Receba daqui um abraço do tamanho do mundo, e continue a ser quem é.

Obama vs. McCain


O esperado debate Obam-McCain foi transmitido esta manhã (noite de Sexta-feira na América) no canal TVB Pearl, de Hong Kong. Perdi a primeira parte do debate, em que se falou das possíveis soluções para a crise económica que os EUA atravessa, mas tenho a certeza que ambos os candidatos apresentaram soluções sensatas, em que não terão divergido muito. No que toca às relações internacionais - o que nos interessa - o candidato republicano adopta uma retórica de Guerra Fria, mesmo dizendo que "não quer uma". Apela ao sólido patriotismo americano lançando a ameaça que vem do Irão, Coreia do Norte e Rússia (McCain insiste que Putin é KGB). Obama defende a via do diálogo, mas McCain rebate que o diálogo tem de ser feito mediante "condições prévias". Obama aparece em muito melhor forma que McCain, que parece envelhecido, inseguro e confuso. O candidato democrata podia ter detonado o seu adversário em várias ocasiões, mas optou por uma via com que McCain não é familiar - a diplomacia. A título de curiosidade, o moderador do debate Jim Lehrer, dirigiu-se ao senador McCain como "presidente McCain" em mais que uma ocasião. Espero que se engane...

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A República dos BPS


Prefácio

Inspirado por alguns dos interessantíssimos comentários que recebi a temas relacionados com o futebol, resolvi dedicar uma posta a um dos males que mina a nossa nação: o clubismo. Não é fácil, pois quando se tenta fazer uma crítica independente a um tema tão querido dos portugueses, há quem não concorde e faça questão de demonstrá-lo, nem sempre da forma mais diplomática. Não tenho a intenção de magoar ninguém, ou fazer generalizações ou análises redutoras. Enfia a carapuça quem quiser. Esta posta é uma tentativa de humorismo (já sei, não tenho piada nenhuma), portanto gostaria que os leitores a levassem na desportiva. Posto isto...

Leocardo


Costumava o meu pai dizer que “à mesa não se fala de religião ou política”. Mas de futebol tudo bem, falava-se pelos cotovelos. A minha família era toda, helas, benfiquista. Não sendo eu benfiquista, sportinguista, portista ou porra nenhuma, os dias em que havia futebol serviam apenas para estudar de perto o comportamento do homos futebolisticus ao assistir àquele bailado selvagem que são onze contra onze a correr atrás de uma bola.

Em vésperas de um Benfica-Sporting – como hoje – não se falava de outra coisa. Nem depois. Fosse qual fosse o resultado, alguém se ficava a rir, e outros estranhamente carrancudos. O meu vizinho Joaquim, que era de Rio Maior, dizia que “só queria saber do seu União”. Claro que nas tertúlias era sempre posto de parte ou objecto de galhofa, como se fosse extraterrestre. Era quase tido como um louco. Mesmo os dirigentes são assim; o presidente de um clube distrital pode ir com um ar carregado anunciar o fim do clube, mas a seguir ir pagar a cota de sócio de um dos três grandes nacionais.

Se os benfiquistas são seis milhões (é bem possível, a julgar pela quantidade de gente deprimida no país), os restantes quatro milhões são do Porto e do Sporting. São os BPS (benfiquistas/portistas/sportinguistas), que constituem 99.9% da população portuguesa (os outros 0.1% são uma margem de erro). Mesmo os que se dizem adeptos dos outros clubes, do Guimarães, do Braga, do Belenenses, e mesmo os orgulhosamente insulares da Madeira, são uns enormíssimos BPSs camuflados. Há um grupinho a que acho uma graça enorme: os "estudantes". Dizem-se adeptos da Académica porque estudaram em Coimbra (ai aquela vida, lembras-te, pá?) ou noutra universidade qualquer, mas estão-se nas tintas para ela quando joga um dos seus BPS.

Basta ver os jogos do tipo Braga-Benfica, ou Penafiel-Porto, se acabam 2-2, metade dos adeptos no Estádio festejam os quatro golos, sendo que a outra metade pertence a um BPS inimigo. Os BPS são os expeditores da glória desportiva. Um adepto de Setúbal que garanta a pés juntos que só gosta do seu “Vitórria”, é lá no fundo um BPS recalcado que sofre com um dos BPSs todos os Domingos. A Taça de Portugal é um bom exemplo disso. Lembro-me há uns anos um dirigente de um clube dos escalões secundários ter dito em vésperas de receber um dos grandes que "queria vencer para ajudar o Benfica".

O clubismo é um cancro nacional. Separa os melhores dos amigos, gera discussões bacocas entre colegas, é só do que se fala quando não há nada para falar (e quase sempre não há!). Qualquer BPS mais pacato começa a levantar a voz e o dedo quando começa a falar de futebol com um BPS inimigo. Ao contrário das religiões, que não se enfrentam todos os fins-de-semana em busca de um troféu (pelo menos não nos mesmos moldes), aqui a rivalidade é renovada a cada jogo, a cada semana, a cada título. Cada um dos BPS é especial na sua maneira de ser.

O benfiquista é o mais orgulhoso. Há benfiquistas de toda a espécie e feitio: ministros, advogados, trolhas, domésticas, beatas, arrumadores, tudo. Há benfiquistas alentejanos, beirãos, portuenses, do Minho até Timor, como dizia o outro. O Benfica é a United Colors of Benetton do clubismo. Podem ser óptimas pessoas, boazinhas, porreiríssimas, mas passam-se dos carretos quando alguém fala mal do seu clube. Todos sabem de cor os hinos do Benfica, têm um pratinho que diz “quem não é do Benfica não é bom pai de família”, arrepiam-se quando vêem o Eusébio e o Rui Costa a chorar. Produzem resmas de poesia e prosa de casca grossa para definir "o que é ser benfiquista", que começa quase sempre por "é uma coisa inexplicável". São tão agressivos quanto os portistas, têm ambos mau perder, e isto porque ambos pensam que existe uma guerra norte-sul, em que a deslocação para cada um dos campos de batalha se faz de carro em duas horas.

Os portistas são gente desconfiada (“este morcone não é do Norte, carago), orgulhosa, que um dia arregaçou as mangas e resolveu pôr um fim ao domínio da capital. São os anti-imperialistas do clubismo. Olham para o Benfica de cima, e riem com tom sarcástico das coisas que os acusam. Para o portista, que ri na cara do perigo, "as contas fazem-se no fim". E têm sabido fazer bem as contas. Pinto da Costa aparece assim numa aura estranha, de santidade como o Papa, de revolucionário como Che, de padrinho como Vito Corleone com um culto da personalidade a fazer lembrar Mao. Orgulham-se do terreno que foram conquistando nas últimas décadas, e estão convencidos que "até em Lisboa há portistas". Enganam-se. Haver há, os que emigraram. Os outros são sportinguistas arrependidos, uns BPS à parte, que são anti-Benfica.

Os sportinguistas são, dos três, os mais simpáticos. Acho que as minhas namoradas eram todas do Sporting. Têm orgulho de ser do Sporting, consideram-se uma elite. São os tais “netos de visconde” de que o Octávio Machado falava. Quando penso num sportinguista tipo vêm-me à ideia um indivíduo calvo, sorridente, técnico de informática, com um autocolante “salvem as baleias” no PC e outro “Bebé a bordo” no Fiat Uno (agora já não há assim tantos Fiat Uno). São os BPS que mais filosoficamente aceitam a derrota, e não entram em grandes euforias quando ganham, porque afinal, “é normal”. São uma malta que sabe estar na vida. Sendo os mais simpáticos, são também os mais permissivos, e talvez por isso nunca ganham, coitados. Simpatizam com o Porto, porque "ganha títulos em vez do Benfica". Para eles ver o Benfica perder é um prazer indiscritível. Dizem com a maior das calmas e com um desportivismo latente que "o Porto é melhor clube português dos últimos 30 anos", mas secretamente desejam que os BP (Benfica/Porto) se matem, esfolem e auto-destruam. O seu mote é "quem espera sempre alcança".

Outra palermice que os adeptos gostam de reafirmar é que “são BPS, mas são portugueses e querem que os outros ganhem na Europa". Mentira. Na hora da verdade o visceral ódio vem logo ao de cima. Basta observar este ano a novela entre Porto e Benfica por um lugar na Liga dos Campeões. Mas nos outros países é assim, porque havia Portugal de ser diferente? Na Espanha os adeptos do Barça ficam furiosos quando o Real Madrid vence um troféu europeu, e vice-versa. Na Inglaterra os adeptos dos outros clubes mordem-se de inveja com o sucesso europeu do ManU, e na Itália os adeptos esfolam-se mesmo em jogos internacionais.

Mesmo na selecção nacional o clubismo dita as suas regras. São os BPS cada um a puxar a brasa à sua sardinha, a achar que devem ter mais jogadores do seu clube na selecção de todos nós. Culpam árbitros, dirigentes, políticos e outros pelas derrotas. Têm uma lista negra de responsáveis pelos seus fracassos, e não se importavam de ver "toda a gente na cadeia" para poder festejar as vitórias para que, afinal, muitos nada contribuíram...

Os blogues dos outros


Diz ele - «Hoje quando vi algumas pessoas a comprarem dvds piratas, percebi que Pequim está de volta. Entendi que os Olímpicos terminaram mesmo. O engarrafamento no regresso a casa fez-me demorar 37 minutos (sem trânsito e engarrafamentos levava 21 minutos). Percebi de novo que os Olímpicos acabaram.
Pequim, tu voltaste, finalmente voltaste!»
(tradução muito livre)


Maria João Belchior, China em Reportagem

primeiro era (só!) uma marca chinesa de leite em pó. depois, algumas marcas de leite líquido (não gosto desta denominação, porque leite é por natureza líquido) produzido na china. a seguir a marca que tenho no frigorífico "dutch lady". agora já falam no "mr. brown" e noutros produtos que contêm leite.
só vejo uma solução para isto: comprar mimosa ou beber vinho tinto.
pequeno almoço: sopas de cavalo cansado.
agora mais a sério, esta história, de que conhecemos apenas o que nos vão soprando da vizinha região, parece surreal. como é possível que um país que organizou os jogos olímpicos (e para-olímpicos) de forma grandiosa não tenha uma agência de controlo de qualidade como il faut? e já agora o nosso Macau não terá também de começar a controlar melhor a merdalamina que andamos para aí a consumir?


Santiago, MACA(u)quices

Não precisamos de um vociferador intelectual, nem de um banqueiro, muito menos de um florentino. Precisamos de um homem absolutamente honesto e patriota sem mácula que saiba devolver Portugal aos Portugueses e levantar, de novo, a esperança. Nunca fui "eanista" nem senti pelo general qualquer interesse. Hoje, reconheço, este homem é diferente, um caso isolado, mas um exemplo. Talvez seja Eanes o Monk português. É só querer e terá ao seu lado os melhores portugueses.

Miguel Castelo Branco, Combustões

Qualquer dia Vale e Azevedo é condecorado com a medalha da Ordem dos Chicos-Espertos. O ex-presidente do Benfica é que sabe levar a vidinha na maior. Depois daquelas acusações todas que o levaram à Boa-Hora, sempre bem disposto e cumprimentando os policiais e mendigos que lhe apareciam pela frente, o tribunal ordenou que teria de estar em prisão domiciliária. Logo aí, Vale e Azevedo disse que sim, mas também. Qual prisão domiciliária, qual carapuça. Lá em casa é que não ficou e viajou logo para Londres onde esteve a maioria do tempo. Sempre que era preciso ir a tribunal lá aparecia o bom do Vale para dizer de sua justiça. Como a justiça por cá é o que se sabe, um dia o tribunal condenou-o a mais uma pena qualquer e ao procurarem pelo Azevedo, eis que, onde é que Vale estava? Nada melhor que em Londres, num dos bairros da alta sociedade, transportando-se num dos últimos modelos da Bentley, conduzido por um chauffeur muito british e fumando o seu charuto na maior. A residência até parecia a mansão onde residiu o Roger Moore.
Afinal, agora vem-se a saber que o homem deve 400 mil euros de rendas e não está nada interessado em pagar. Atirou já as culpas para cima do senhorio e até já vai mudar de palacete. Estou já à espera que um dia destes saia uma notícia esclarecendo que o Bentley foi levado pela agência de rent car por falta de pagamento... Vale é o maior e Azevedo o mais chico-esperto do planeta. Será que o personagem vai estar, bem disfarçado, no sábado na Luz, a assistir ao Benfica-Sporting? Só falta essa...


João Severino, Pau Para Toda a Obra

Sarah Palin, que parecia um refresco para a candidatura de John McCain e para a dinâmica geral das Presidenciais, revela-se agora como um claro e fatal erro de casting, um dos maiores equívocos ideológicos, de perfil e políticos que o lado republicano alguma vez cometeu e ainda por cima nem tanto pelos mecanismos raivosos de difamação activa pelo levantamento de ratos e ratas podres presentes e passados, mas por inépcia própria e Despreparação pura em face de dossiês seríssimos por ela tratados e comentados desastrosamente. Fora do argumentário ana-gomesiano, a mulher revela-se, podemos dizê-lo sem risco de errar, como efectivamente perigosa e campónia no pior dos sentidos.

Joshua, PALAVROSSAVRVS REX

À direita, Sócrates tem pouco a recear. O CDS luta pela sobrevivência, entre múltiplos episódios de pequena intriga. O PSD vai-se encarregando alegremente de fazer oposição a si próprio, à mercê de qualquer franco-atirador sedendo de uns minutos de telejornal. É à esquerda que se joga a renovação da maioria absoluta do PS. Num país acossado pela crise, com uma mão-de-obra largamente desqualificada, mexer no quadro legislativo que regula as relações laborais é um convite automático ao protesto.

Pedro Correia, Corta-Fitas

João Salgueiro, presidente da Associação de Bancos Portugueses, descobriu que a culpa do endividamento das famílias é delas próprias, que recorrem ao crédito a tudo, até para férias. Isto é, a banca que empresta sem limites e que quase manda o dinheiro adiantado para os seus clientes não tem qualquer culpa. Ridículo.

Jumento, O Jumento

O ‘Magalhães’ foi anunciado, largamente, como um projecto novo e português. Ora, não é uma coisa nem outra. Como já disse, trata-se da segunda versão do Classmate PC, vendido desde 2006, sobretudo em países do terceiro mundo. Mesmo em política, apregoar como novo um produto que já está no mercado há anos e como nacional um bem que por cá apenas recebeu o logótipo, o revestimento e o baptismo, tresanda a publicidade enganosa. Mais ainda: quando um político se lança em pré-campanha eleitoral a oferecer bens aos eleitores, normalmente diz-se que essa conduta revela um populismo descarado. Foi o que se chamou a Valentim Loureiro quando andou em Gondomar a dar electrodomésticos. Agora, com Sócrates a presentear computadores às crianças, o que será?

Carlos de Abreu Amorim, Blasfémias/DN

Tsingtao, bela Tsingtao


Um alívio, uma notícia que realmente interessa. Afinal a cerveja Tsingtao nada tem a ver com a crise dos produtos alimentares chineses ou com a melamina. Eu até não sou grande apreciador desta marca, mas hoje bebo uma só para festejar. À nossa!

Conversas com o meu filho (VI)


Depois de termos passado por uma jovem e a atraente menina, e ter deixado escapar um: "é boa..."
- Pai, o que é que disseste?
- Hmmm? Eu? Nada...
- Disseste o quê àquela menina?
- Bem, disse que é boa...boa menina. Gosta dos pais, faz os deveres, é boa, pronto.
- Não é nada.
- Então?
- Gostas dela!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O ralo do capitalismo


Nada tenho contra os judeus. Antes pelo contrário, simpatizo com a cultura, a comida e o povo de Israel em geral, ao contrário de uma grande parte do mundo, que os odeia, alguns sem saber bem porquê. Querelas de tempos idos, da idade média, em que os judeus, banqueiros da época, praticavam aquilo que se chamava “usura”, e hoje os bancos praticam mas chama-se “juros”. O tempo foi criado por Deus, e portanto mal dos pobres judeus que cobravam uma quantia extra pelo dinheiro que emprestavam. Escusado será dizer que não obrigavam ninguém a lhes pedir dinheiro emprestado.

Não acredito na tal “conspiração sionista” em dominar o mundo, mas se fosse verdade, consigo pensar assim de repente em outros grupos bem piores. Enquanto não temos um mundo mais “kosher”, penso também nos chineses, odiados também um muitas partes do mundo porque têm aquele terrível hábito (para algumas pessoas) de querer trabalhar, ganhar dinheiro, e não chatear ninguém. Em Macau verifica-se facilmente este pragmatismo e apego ao vil metal. Basta observar o que aconteceu ontem com a corrida aos bancos que queria passar a perna aos sofridos depositantes – isto em termos leigos.

A tal deputada dos kai-fong já veio dizer que o Governo “devia fiscalizar a internet e os SMS” e blá blá blá que era lá que estes rumores começavam, noticiava hoje o Ou Mun, que adora dar voz a estes radicais populistas, advogados da censura e inimigos do progresso. Quer dizer começam um dia a pintar os rumores nas paredes e lá tem o Governo de inventar umas paredes à prova de tinta. Os rumores até tinham pés e cabeça desta vez. Corria o boato de que a instituição bancária tinha uns investimentos na tal Lehman Brothers (ou irmãos Limão) e na AIG, a braços com umas falências e mais não sei quê. Isto temperado com a conjuntura internacional e pimba, toca a ir tirar de lá o dinheirinho antes que seja tarde.

E quem os pode censurar? Se repararem a maioria das senhoras que se encontravam ontem nas bichas eram domésticas, desempregadas, empresárias por conta própria, a quem não lhes falta tempo para ficar de pé quatro ou mais horas para salvar o dinheirinho que foi ganho com tanto sangue, suor e lágrimas. Em alguns casos poupanças de 20 ou 30 anos, feitas a comer o pão que o diabo amassou, pois é assim que foram educados.

Algumas destas pessoas usam as mesmas roupas anos a fio, consideram uma refeição de 50 patacas “muito cara”, nunca foram ao cinema ou tiveram férias fora de Macau (em alguns casos nunca tiveram férias, ponto), remexem o lixo se tiverem a certeza que encontram uma pataca no fundo, e só são generosos no Ano Novo Chinês, e mais por uma questão de superstição do que outra coisa qualquer – valha-lhes isso para sair da rotina da forretice. E passam estes ensinamentos em jeito de manual de sobrevivência, com cada vez menos resultados, diga-se em abono da verdade. São tão apegados ao dinheiro que se esquecem de viver.

O pior que se pode fazer a um chinês de Macau é ir-lhe ao bolso. Se lhes pedirem para se manifestarem a favor da democracia ou dos direitos humanos, dizem que não, que isso não lhes interessa. Já no outro dia um grupo de pouco mais de uma centena deles considerava fazer uma manifestação depois de ter sido enganado (por culpa própria) na compra dos tais selos comemorativos dos JO de Pequim. Penso mesmo que se um dia um maluco qualquer estilo Richard Branson desata a lançar notas de um avião, vai haver uma tragédia, tal é a avidez.

Pouco adianta que a Autoridade Monetária (que teve uma conduta exemplar neste caso, garantindo os activos das instituições bancárias do território) desminta e lhes assegura que no pasa nada. A AM é para estas pessoas uma realidade distante e burocrática, e mais ainda são as cogitações dos mercados financeiros além mar. Com o mal dos outros podem eles muito bem. Podem garantir-lhes a pé juntos que ninguém toca no seu querido dinheirinho, que eles já passaram demasiadas privações para acreditar em histórias da carochinha. Já estão vacinados.

Curiosamente a tia da minha mulher também foi passar a tarde de ontem na bicha para o Banco Luso. Perguntei-lhe se não confiava nas instituições. Ela disse que sim, claro, mas que “não lhe apetece bater com a cabeça para aprender”. E quem pode censurá-la, por não querer ver o seu dinheirinho pelo ralo do sistema capitalista abaixo?

Underwater Bloom


Entre os estragos provocados pela passagem do tufão Hagupit aquele que nos parte o coração chega da Livraria Bloom, situada no Largo do Pagode do Bazar, uma das zonas do território mais afectadas pelas cheias de terça-feira à noite. Enquanto as barbatanas de tubarão e os abalones vão e vêm, os livros ficam para a eternidade. Espero sinceramente que recuperem do prejuízo que lhes mina a vontade de continuar, e que tenham uma coragem do tamanho do mundo para não desistir. Um grande bem haja para eles, e força!

Baile de máscaras


A ATFPM vai sair à rua no próximo Domingo, dia 28, numa manifestação em que entre outras reivindicações, está o caso dos dois professores que não viram os seus contratos renovados pela DSE. Segundo Pereira Coutinho, presidente da ATFPM, alguns funcionários têm medo de retaliações, daí que já tenha preparado duas mil máscaras e mil bonés, para que não sejam reconhecidos na imprensa. Quando ouvi isto cheguei a pensar que os funcionários iam mascarados de Hyperman, Mickey Mouse ou palhaço Batatinha, mas penso que Coutinho se refere às tais máscaras cirúrgicas, tão fáceis de obter (podia ser mais específico). Entretanto ainda não estão marcadas para Domingo quaisquer actividades do tipo "Domingo saudável", com prémios para os participantes (eventualmente um porta-chaves ou uma lapiseira dos SAFP), ou qualquer concerto com artistas de segunda vindos de Hong Kong. Mas até Domingo, nunca se sabe. Promete, se não chover.

Kopi Luwak no Honolulu


O célebre Kopi Luwak, o tal feito de fezes de civeta, uma espécie de doninha, está disponível para o bom apreciador de café na cadeia de restaurantes Honolulu (este na Rua do Campo). Por apenas 120 patacas (é mais caro em Inglaterra) pode apreciar os deliciosos grão processados pelos intestinos deste simpático roedor. Em chinês traduz-se para "Café aromático de civeta", um nome bastante mais comercial.

Wing


Wing Han Tsang (曾詠韓), mais conhecida no meio artístico apenas por "Wing" é natural de Hong Kong, mas emigrou para a Nova Zelândia para se juntar à família. Não se sabe se foi do ar fresco do país dos kiwis, mas ali encontrou uma aptidão para cantar. Estreou-se a interpretar as obras do mestre Andrew Lloyd Webber, e os seus êxitos incluem interpretações dos temas dos ABBA, Elvis Presley, Beatles, AC/DC (!), entre outros. Já gravou 15 álbums até hoje. Se canta bem? Nada como ouvir. E já agora dê um pulinho à sua página oficial.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Fora de controlo


1) Uma criança de 16 meses está internada em Macau com pedras nos rins. Segundo os pais, a criança tem sido alimentada com leite em pó da marca Nestlé Gold, fabricada no norte da China, uma das que se suspeita estar contaminada com melamina. A Nestlé já emitiu um comunicado esclarecendo que a quantidade de melamina nos seus produtos lácteos "é mínima", e que não pode ser prejudicial à saúde. Entretanto continua a corrida de pais a hospitais e centros de saúde em Macau, Hong Kong e China continental, querendo garantir que os seus filhos estão de boa saúde. A importação de leite produzido na China foi já proibido em 12 países, e a OMS diz que a situação está "fora de controlo".

2) O tufão Hagupit deixou um rasto de destruição no território. As zonas baixas foram as mais fustigadas com inundações, devido às marés provocadas pela tempestade. O estado da cidade esta manhã era caótico, com lixo espalhado por toda a parte. Muitos comerciantes queixam-se de perdas que em alguns casos chegam aos milhões de patacas, e culpam o Governo por não conseguir prevenir a catástrofe. O director dos serviços de metereologia e geofísica, Fong Soi Kun, prevê que a situação se volte a repetir, devido às características topográficas de Macau. Este mesmo responsável avisou ainda que se está a formar uma nova massa no Pacífico sul que pode originar uma nova tempestade tropical nos próximos dias.

3) Macau está de luto com o desaparecimento de dois filhos da terra. Na segunda-feira faleceu António Paiva, vice-director dos Serviço e Inspecção e Coordenação de Jogos, e ontem foi José Martins Achiam, figura ímpar da divulgação do karate-do no território. Um pensamento: quando deixamos de crescer, começamos a envelhecer.

Corrupção no mundo


Macau voltou a descer no ranking do Índice de Percepção da Corrupção (CPI na sua sigla inglesa) pelo segundo ano consecutivo. Macau desceu para o 43º lugar, depois de ter descido seis lugares em 2007, de 28º para 34º. A tabela é lidera ex-aequo pela Dinamarca, Nova Zelândia e Suécia. Singapura continua a ser o país menos corrupto da Ásia Pacífico, com o 4º lugar no geral, enquanto a Finlândia desceu para quinto. Hong Kong voltou a subir neste índice, sendo agora o 12º país ou território menos corrupto do mundo.

Quanto ao mundo em português, Portugal está em 32º lugar, e Cabo Verde continua a fazer boa figura (47º lugar), e é mesmo a grande excepção entre os países do PALOP, muito à frente de S. Tomé e Príncipe (121º), Moçambique (126º), Angola (158º) ou a Guiné-Bissau (161º). O Brasil continua a perder o combate contra a corrupção, encontrando-se agora em 80º lugar.

Entre as grandes potências mundiais, os Estados Unidos estão a par do Japão no 18º lugar, mas atrás do Reino Unido. A China está em 72º lugar, e a Rússia num surpreendente 147º lugar, atrás de muitos países do terceiro mundo (Timor-Leste está em 145º lugar!). O Iraque, a Birmânia e a Somália são os países mais corruptos do mundo. Consulte aqui o CPI completo.

Corrida aos bancos



Esta era ainda a situação junto de uma sucursal do Banco Luso Internacional ao final da tarde. Uma série de rumores que vêm circulando desde segunda-feira dão conta da falta de sustentabilidade de alguns bancos em Macau, relacionada com a crise económica nos Estados Unidos e a falência do banco Lehman Brothers. A Autoridade Monetária já garantiu que não há problema, e que o sistema bancário em Macau tem a liquidez assegurada. Situação semelhante em Hong Kong junto do East Asia Bank (BEA), com milhares de clientes a querer levantar as suas economias. Responsáveis do BEA afirmam tratar-se de "rumores maliciosos". Mais uma corrida "a la minuta" às instituições bancárias, à semelhança do que já tinha acontecido há alguns anos com o Banco Delta Ásia.

Eis o Zakumi


Aí está a mascote do mundial de futebol de 2010 na África do Sul. Um leopardo (não um leocardo) amarelo-choque com pintas pretas e cabelo verde, chamado Zakumi. 'Za' é a abreviatura de Zuid-Afrika, o nome do país em afrikaans, enquanto 'kumi' traduz-se como o número 10 em vários dialectos africanos. Não sei porquê não acho piada nenhuma ao bicho. Tem um focinho que assusta as crianças.

Lixolândia




Este era o aspecto junto do Mercado de S. Lourenço esta manhã. A passagem do tufão Hagupit suspendeu a recolha de lixo e os habituais "caçadores de cartão" (quem disse que não desempenham um papel útil na sociedade?) também ficaram em casa. O serviço de recolha de lixo foi re-iniciado ao meio-dia.

Cristiano Ronaldo volta aos golos


O português Cristiano Ronaldo voltou ontem aos golos na vitória do ManU sobre o Middlesbrough por 3-1 em jogo a contar para a Taça da Liga. C. Ronaldo, que foi titular pela primeira vez desde que recuperou da lesão no tornozelo, marcou aos 25 minutos, de cabeça. O "Boro" ainda empatou no início da segunda parte, mas Ryan Giggs e o outro português Nani, também titular, fizeram o resultado final.

Grande destaque para o Arsenal, que fazendo alinhar onze (!) jogadores com menos de 20 anos, goleou o Sheffield United por seis bolas a zero. O mexicano Carlos Vela, 18 anos, marcou três dos seis golos dos "gunners". O português Amaury Bischoff não foi convocado. O Liverpool venceu em casa o Crewe por 2-1, enquanto os primodivisionários West Ham e Fulham caíram aos pés de Watford e Burnley, respectivamente, e pelo mesmo resultado, 0-1.

Ao trabalho


O tufão Hagupit vai-se afastando de Macau e o sinal nº 3 está içado desde as 9:30. Depois de uma manhã extra na caminha, que sabe sempre bem, a tarde é de trabalho. Ide com vontade e boa disposição, ao som deste sugestivo "Vamos ao trabalho" dos Peste & Sida.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Leite: manter fora do alcance das crianças


Cartoon: Hoje Macau

A recente polémica do leite na China faz lembrar aquela de há alguns anos em Portugal com o nitrofurano nos frangos. Com as devidas distâncias, é claro. Não há notícias de mortes ou internamentos relacionados directamente com as hormonas dos galináceos. A paranóia na altura, que levou uma grande parte da população portuguesa a dispensar o seu franguinho no churrasco (sempre delicioso, diga-se de passagem) obedecia a uma lógica curiosa: deixar de comer o frango neutralizava de uma só vez todos os nitrofuranos que se tinham consumido até ao presente, mesmo que não tivessem feito mal algum.

Agora o leite contaminado com a tal da melamina, essa até então desconhecida, obedece a uma lógica muito mais tétrica: a ganância de alguns empresários e a falta de escrúpulos, que leva a que se almeje o lucro fácil através do completo desrespeito pela vida humana. E então quando as vítimas são bebés torna-se muito mais dramático. Mas é assim a natureza humana. Pergunte-se a qualquer pessoa até onde era capaz de ir para enriquecer, principalmente nos países pobres ou em vias de desenvolvimento como a China. À minima possibilidade de fazer uma pipa de massa, é irrelevante quantas pessoas morram no processo, ou vão parar ao hospital.

É por isso que poucos compreendem o que se passa com a pena da morte na China: é um jogo. O prémio é tentador, o castigo é o “game over”. A regra de ouro é esta: é muito mais difícil tornar-se milionário do que trabalhar que nem um cão a vida toda em troca de umas migalhas. Vale a pena tentar, portanto. Depois a segunda fase desta curiosa “formação” passa por se livrar desse terrível monstro que é a consciência. No caso das vítimas serem velhos torna-se mais fácil (assim como assim, já estão com um pé para cova), agora no caso das crianças, estamos perantes profissionais licenciados com distinção na escola da aldrabice. O leite sabe a água e tem um cor pálida? Junta-se um aditivo utilizado em plástico e placados e voilá, ganha-se em aparência e em proteínas!

Um médico chinês veio desdramatizar o efeito em adultos; a dieta de um adulto é variada, portanto o risco é menor, já as criancinhas, algumas que só bebem leite, estão, portanto, feitas ao bife, em forma de leite. Isto tudo salvo seja, sou um grande adepto do tal leite Dairy Farm (coitada da Nestlé que vai pensar duas vezes antes de investir novamente na China), e dias há em que bebo dois num só dia. O leite com chocolate, por exemplo, é delicioso. Orgulho-me de ter uns ossos férreos, e nunca quebrei ou sequer fracturei algum (apesar de ter jogado rugby), tudo porque sempre dei uma importância excepcional ao cálcio do leite. E além do meu caso, as mulheres grávidas? Ou lactantes? Não precisam elas próprias de beber leite para conseguir produzir cálcio para os infantes? É um caso de envenenamento que causou um verdadeiro efeito de bola de neve. Mas de tudo isto haja algo de positivo. As mulheres chinesas, sempre tímidas em dar que mamar do próprio peito (uma questão cultural relacionada com a beleza), começam a fazê-lo. Só espero que a dieta delas não inclua o tal leite bovino...

Chegou o Hagupit


O sinal nº 8 de tempestade tropical está içado em Macau desde as 19:00, devido à influência do tufão Hagupit, o mais forte do ano. Vai ser assim durante toda a madrugada, mas é pouco provável que o sinal se mantenha içado durante o dia de amanhã. Isso não impediu, no entanto, a habitual corrida aos supermercados. Hoje fui comprar umas cervejas e estavam lá dúzias de cidadãos desesperados a adquirir resmas de pacotes de massas instantâneas, sacas de dez quilos de arroz e garrafas de 5 litros de água. O fim está próximo...

Coisas boas



Há coisas que nunca mudam, e uma delas é a sanduíche de gelado da loja Lai Kei, na Av. Conselheiro Ferreira de Almeida. Duas casquinhas com recheio de gelado de baunilha, melão verde e melão dourado. A servir Macau desde os anos 60.

Pense bem...





Ainda quer fumar?

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Ó tempos, ó moral


Lembro-me bem do tempo em que frequentava algumas discotecas “da pesada” em Macau. Gloriosos tempos de solteiro, em que o dia se confundia com a noite, que era cheia de surpresas e loucas aventuras. Recordo-me de encontrar entre a fauna nocturna gente jovem, gente bonita, gente que não via durante o dia. As meninas chamavam-se particularmente a atenção. Entre os seus 16 e 20 e tal anos, impecavelmente bem vestidas, maquilhadas, com curvas mais perfeitas que muitos top-models, que deixavam qualquer homem de boca aberta. Como dizem os franceses, eram só para olhar, não para tocar.

Eram as meninas das tríades, sempre acompanhadas pela chungaria. Até um olhar menos bem intencionado podia ser a morte do artista. O que faziam estas meninas para ganhar o pão? Pensava eu. Provavelmente nada. Ao contrário das mosquinhas mortas que encontramos todos os dias nas repartições, nos casinos ou nos bancos, não precisavam de expôr a pele aos raios ultravioletas do dia. A sua única função era serem e permanecerem deslumbrantes.

Quando li a notícia daquela pêga italiana (o que querem que eu a chame?) que quer leiloar a sua virgindade por um milhão de euros ou mais, fiquei chocado, mas não surpreendido. Quando cheguei a Macau alguém me disse que muitas das meninas adolescentes do território vendiam a virgindade, especialmente em Hong Kong, a quem pagasse mais. O conceito mui pragmático a atirar para a rameirice é simples: para quê sacrificar algo de tão valioso (ou irrelevante, depende do ponto de vista) a um palerma apaixonado qualquer se há por aí alguém disposto a pagar por isso? Não interessa que se entreguem às mãos de um possível maníaco, com intenções menos ternas.

Já aqui referi o exemplo do enjo kosai, prática cada vez mais em voga na região, e basta olhar para este website para perceber que nem Macau fica de fora da moda deste tipo de “encontros imediatos”. Quando o vil metal fala mais alto que se lixe a moral e os bons costumes. É preciso dar o corpo ao manifesto, literalmente. Alugam casas, quartos de hotel (dos baratuchos), dão uma de "menina independente", às vezes à revelia da família, amigos ou namorado, que só ficam a saber quando se dá uma tragédia.

Depois há o caso das actrizes da região que se prostituem para poder manter o seu estilo de vida luxuoso (o escândalo Edison Chen foi um bom exemplo). São por demais conhecidas histórias de modelos, cantoras ou actrizes do Sudeste Asiático que viajam até países árabes onde os petro-milionários realizam autênticos festins à sua custa, em que realizam práticas sado-masoquistas e mesmo sodomitas, e que pagam exorbitantemente.

A prostituição em Macau, localizada sobretudo na zona da Av. Almeida Ribeiro até ao Porto Interior (e em cada vez mais hotéis, bares ou moradias noutros pontos da cidade), tem como autoras mulheres originárias principalmente da China, que vêm para o território voluntariamente para se prostituírem. Os casos das que são enganadas ou obrigadas a fazê-lo fazem capa de jornal, e valeram à RAEM o estatuto de “local onde se pratica tráfico humano” ao lado de países que nada têm a ver com a nossa realidade. Estes casos são uma gota no oceano imenso da prostituição em Macau. Basta dar uma voltinha pela Av. Almeida Ribeiro até ao Largo do Senado à noite para perceber isto.

Um estudo realizado há mais ou menos um ano nas regiões de Cantão e Hong Kong demonstrou que 40% das mulheres “não querem trabalhar”, e que “preferem arranjar um marido rico”. Isto fere de morte as conquistas das pobres mulheres que durante séculos tentaram lutar contra o machismo e o preconceito que as impedia de trabalhar e ganhar tão bem ou mais que os homens, como se verifica hoje em dia, pelo menos nos países civilizados. Só faltava mesmo que quisessem deixar de votar e encontrassem antes “um homem rico que votasse por elas”. A tendência deste mundo cada vez mais estranho e alienado é esta. O sexo vende, a carne é fraca, e tem um preço. Tudo tem um preço.

A crise do leite


A polémica do leite contaminado com a substância química melamina chegou à Assembleia, com a maioria dos deputados a considerar que o executivo "fez muito pouco" para informar a população da crise, e de estar (mais uma vez) à boleia de Hong Kong e Macau. O deputado Pereira Coutinho foi mais longe ao afirmar que Macau se está a tornar no "caixote do lixo" do Extremo Oriente. E porque não? Com as sucessivas crises dos aquários, da carne de porco, das ostras e agora do leite, e a falta de alternativas de qualidade (para quem não é rico, aí está), e uma população amorfa que se contenta com muito pouco, quanto falta para que o território viva dos restos da RAEHK e do continente? Veja aqui a reportagem da TDM.

Uma tarde na CTM


Perdi hoje metade da tarde na CTM. Isso mesmo, metade da tarde, mais de duas horas. E porquê? Porque queria comprar um "laptop" e obter a ligação móvel à internet. Isto seria bestial para qualquer outra companhia; dar-lhes negócio na ordem das 5 mil patacas. Mas não, para a CTM isso não interessa.

Para a CTM só não tem que esperar quem quer pagar as contas ou comprar um cartão de telefone. Para todo o resto existe uma fila completamente absurda, onde se espera nunca menos de 30 minutos para nada. E os jovens que trabalham nessa espécie de "serviço personalizado" da treta nem fazem ideia do que estão ali a fazer.

Precisa de assistência? Bicha. Precisa de trocar um cabo? Bicha. Precisa de mudar de pacote? Bicha. Problemas com a internet? Bicha, também. Quer queira gastar milhares de patacas e fazê-los felizes (ou indiferentes, neste caso), quer queira apenas chatear os gajos, tem que ir para a bicha.

Só consegui mesmo ser atentido mais de uma hora depois de me ter metido na bicha porque algumas das pessoas à minha frente se cansaram de esperar. Pois é, e não gosta? Pode optar por outra companhia. Mas esperem, não existe outra companhia, quase me esquecia. Esquecia-me porque parece impossível. Vamos ver o que acontece em 2010. Mas do que me estou a queixar? Pelo menos têm ar-condicionado...

Hagupit a caminho de Macau


Está aí a tufão Hagupit - que significa "chicote" em tagalog - o terceiro do ano. Esta manhã encontrava-se a 540 km de Macau, a norte da ilha de Luzon, nas Filipinas. Prevê-se que o tufão vá influenciar o estado do tempo a partir de quarta-feira, mas não se sabe ao certo se vai passar perto do território. Em Hong Kong já está içado o sinal 1 de tempestade tropical. Hoje em Macau as temperaturas atingiram um máximo de 38º C, e a humidade relativa situou-se acima dos 50%. Este é um mês de Setembro dos mais quentes dos últimos anos.

Marcel Marceau morreu há um ano


O autor e provavelmente inegualável executor da arte da mímica. O francês Marcel Marceau partiu do mundo dos vivos faz hoje exactamente um ano. Vamos recordá-lo.

domingo, 21 de setembro de 2008

Morte em Hac-Sá


Duas mortes este início de tarde ensombraram a competição de natação anual da Associação de Natação de Macau, realizada em Hac-Sá. Um residente de Macau de 46 anos e outro da China continental, de 51, chegaram ao hospital já sem vida. Terão perdido os sentidos depois de chegar a terra, e segundo informações da organização, as mortes não foram causadas por afogamento. Suspeita-se que o elevado calor que se fez sentir hoje em Macau (33º C e mais de 70% de humidade relativa) terá estado na origem desta tragédia. Alguns dos participantes queixavam-se do horário da prova, que nos anos anteriores se realizava às 11 da manhã, e hoje se realizou às 12:30. Veja aqui a reportagem da TDM. Algumas das imagens podem chocar as pessoas mais sensíveis.

Chelsea-1 Manchester United-1


O Chelsea empatou hoje a uma bola em Stamford Bridge com o campeão Manchester United, um jogo em que muitos intervenientes são portugueses ou estiveram intimamente ligados com Portugal no passado. Antes do início da partida, más notícias para o Chelsea de Scolari e eventualmente para a selecção nacional: Deco sofreu uma grave lesão durante o aquecimento, e pode ficar de fora dos relvados por pelo menos três meses. Mais contrariedades para Scolari deram-se quando Ricardo Carvalho saíu lesionado aos 13 minutos dando o seu lugar a Alex, e quando aos 18 minutos o coreano Park Ji-Sung inaugurou o marcador para o Manchester United, que tinha Cristiano Ronaldo e Nani no banco. Ainda antes do intervalo o guardião do ManU, Van der Sar, saíu lesionado para dar o seu lugar a Kuszczak. É a quarta vez em menos de um ano que Van der Sar é substituído durante uma partida.

Na segunda parte o Chelsea desperdiçou várias oportunidades de chegar à igualdade, com destaque para o avançado internacional francês Nicolas Anelka, bastante perdulário. Cristiano Ronaldo entrava aos 58 minutos para o lugar do Paul Scholes, e Scolari jogava a carta certa com a entrada de Salomon Kalou para o lugar de Ballack. O avançado marfinense igualou o encontro a dez minutos do fim, cabeçeando livre de marcação para a baliza de Kuszczak. Um jogo bastante disputado e com alguma agressividade por parte dos jogadores do ManU, que viram sete cartões amarelos contra um do Chelsea. O jogo terminou empatado, e o Chelsea mantém-se imbatível em Stamford Bridge há quatro anos e meio. Uma curiosidade: no último minuto dos descontos o defesa do ManU Rio Ferdinand faz uma falta à entrada da área sobre Didier Drogba, o árbitro apita para o final da partida e Ferdinand sai furioso pensando que o juíz tinha assinalado falta e iria mostrar-lhe o segundo amarelo. Com este resultado o Arsenal continua a liderar isolado a Premier League inglesa com 12 pontos, mais um que Chelsea e Liverpool, enquanto o ManU continua num modesto 15º lugar com 5 pontos, e menos um jogo disputado.

Ai o leitinho


Cuidado com as marcas de leite estrangeiras, pois algumas são fabricadas na China. Ontem foram descobertos vestígios de melamina na fábrica da Dutch Lady em Tianjin, no continente. Verifique bem a origem do leite, mesmo que confie na marca. Segundo a minha mulher, uma especialista nestas coisas, o leite fabricado no Vietname, Tailândia, Malásia ou Indonésia "é pior ainda". O melhor mesmo é deixar o leitinho até a situação voltar ao normal.

Domingo é dia de...comida portuguesa!










A nossa cozinha, de longe a mais rica, a mais variada e a mais criativa do mundo. De cima para baixo: Rojões à moda do Minho, Cabidela de coelho, Alheira de Mirandela, Chouriço de sangue (muito nosso, não confundir com a morcela), Cozido à Portuguesa, Cataplana de Mariscos Algarvia, Açorda de Marisco, Cabrito assado e Migas. Desculpem lá se me esqueci de alguma coisinha, mas hoje para o almoço já chega.