sábado, 7 de novembro de 2009

Notas soltas


CABOS DE GUERRA

Falou-se esta semana da guerra entre a TV Cabo e os Anteneiros. Os primeiros anunciam que vão avançar para tribunal contra os segundos. Em causa está o sinal de televisão que os Anteneiros transmitem gratuitamente, e que contem produtos que só a TV Cabo tem o direito de transmitir. Ou seja, mesmo sem assinar pela TV Cabo, é possível ver jogos de futebol da Premier League inglesa ou corridas de Fórmula 1, por exemplo. Tem-se comentado acerca da importância de procurar estabelecer a legalidade, e ao mesmo tempo arranjar uma forma de não privar 30 mil lares de Macau do sinal de televisão. Se por um lado a TV Cabo tem toda a legitimidade de proteger os seus interesses, é irrealista pensar que toda a gente ia assinar pela companhia. Os Anteneiros fazem gato-sapato do Governo, e cada vez que não gostam de alguma coisa, cortam o sinal como protesto privando a maioria da população daqueles programazecos de Hong Kong que eles tanto adoram. Aconteceu em 2005 e no ano passado. Acenando ao Governo com a insatisfação popular, há garantias de continuar a operar na ilegalidade, em troca de não sei o quê, mas o que me passa pela cabeça é isto: para chatear os gajos da TV Cabo.

URSOS E CONCURSOS

O conceituado arquitecto chinês He Jingtang vai ser responsável pelo novo campus da Universidade de Macau na Ilha da Montanha. Um projecto ambicioso que vai dar um impulso enorme à maior instituição de ensino do território. Ouvi muito boa gente comentar por aí que "é uma vergonha não ter havido concurso". I beg your pardon, concurso? Quem vai pagar aquilo? Quem vai estudar lá e pagar centenas de milhar de patacas por ano porque não conseguiu uma colocação numa universidade da China? Onde vai ficar o projecto? Considera-se He Jingtang uma prenda do lado de lá. É bom saber que estão preocupados connosco e dão-nos tanta coisa.

IMPROV!

- Olá Leocardinho, onde vais?
- Vou à farmácia, queres vir, Leocardo?
- Quero, mas olha, porque será que a farmácia está rodeada de tapumes, bem como muito do património urbano de Macau?
- Olha, Leocardo, é assim: dia 20 de Dezembro vêm cá uns senhores muito importantes comemorar o 10º aniversário da implantação da RAEM!
- A sério, Leocardinho? Que bom! Então isto é para embelezar a cidade...
- Sim...
- Então quer dizer que vão tirar aquele velho do Largo do Senado e colocá-lo numa casa decente pelo menos por uns tempos? Como fizeram aquando da passagem da tocha olímpica?
- Acho que sim...
- E quer dizer que muito provavelmente o Chefe do Executivo vai dar tolerância de ponto no dia 21, segunda-feira, dia seguinte ao aniversário e véspera do feriado de Solstício de Inverno?
- É muito provável que dê.
- E assim um ror de pessoas aproveita os feriados para sair do território, deixando aqui os verdadeiros patriotas?
- Ahem, olha Leocardo. Já tenho o remédio para os calos. Cala-te e vamos embora.

1 comentário:

Anónimo disse...

A TV Cabo de Macau é uma vergonha. Esses é que deviam ser proibidos de operar. A única diferença entre a TV Cabo e os anteneiros é que os gajos da TV Cabo conseguem transmitir mais merda e ainda por cima tem de se pagar por isso. Eu já tive TV Cabo e deixei de ter. De borla, aceito a merda que me dão, a pagar é que não.