quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

FA Cup: A festa mais antiga do futebol



Jogou-se entre o último Sábado e ontem a terceira eliminatória da FA Cup, a competição futebolística mais antiga do mundo. Nesta ronda entraram as equipas da Premier League, mas a competição teve início em Agosto, com equipas do sétimo escalão da pirâmide do futebol inglês e ainda outras amadoras a disputaram a primeira pré-eliminatória. Nas partidas deste Sábado houve apenas um confronto entre primodivisionários, com o Leicester City, lanterna-vermelha da Premier, mas agora em franca recuperação, a bater o Newcastle por uma bola a zero, com um golo solitário da autoria do argentino Leonardo Ulloa. A derrota e consequente afastamento da FA Cup ditou a saída do treinador dos "geordies", Alan Pardew - que nem teve tempo para poder dizer-se desempregado, pois foi treinar o Crystal Palace no dia seguinte. Noutros jogos destaque para as goleadas do West Bromwich sobre o Gateshead por 7-0, com o avançado internacional sub-21 inglês Saido Berahino a apontar quatro golos, e do Swansea no reduto do Tranmere Rovers por 6-2.



No Domingo entraram em acção vários primodivisionários, e a maior surpresa chegou de Loftus Road, Londres, casa do Queens Park Rangers, que foi goleado perante o seu público pelo Sheffield United, da League One (terceiro escalão). Mais problemas para o técnico Harry Redknapp, que luta pela manutenção no escalão principal à frente de uma equipa nitidamente envelhecida. Meia surpresa em Southampton, com o quarto classificado da Premier a empatar em casa com o Ipswich Town, segundo do Championship, escalão imediatamente inferior, com um golo para cada lado. A equipa de Ronald Koeman é agora obrigada a um jogo de desempate no dia 14, na casa do seu adversário. O Manchester City também encontrou dificuldades inesperadas na recepção ao Sheffield Wednesday, vencendo "apenas" por 2-1, enquanto Sunderland e Aston Villa, também a jogar em casa, venceram pela margem mínima o Leeds United e o Blackpool, respectivamente. Mais à vontade estiveram o Stoke City, que venceu em casa o Wrexham, equipa galesa de má memória para o FC Porto, por 3-1, e o Manchester united, que foi ao reduto do modesto Yeovil Town vencer por dois golos sem resposta.



Nos jogos de Sábado ao fim do dia, o Chelsea de José Mourinho não deixou créditos por mãos alheias e derrotou o Watford por 3-0, com os golos a serem marcados todos na etapa complementar. E finalmente o jogo do dia: a reedição da final da última edição da FA Cup, entre o Arsenal e o Hull City. Os caprichos do sorteio ditaram que os dois finalistas da prova de 2013/2014 se encontrassem nesta fase prematura, mas isso não impressionou os "gunners", que resolveram a eliminatória com dois golos, o primeiro da autoria de Per Mertesacker, e o segundo pelo inevitável Alexis Sanchez, o chileno que é a nova coqueluche da equipa de Arsene Wenger, que inicia assim da melhor forma a defesa do título conquistado em Maio do ano passado.



Nos jogos de Domingo houve empate a um golo entre o Burnley e o Tottenham, duas equipas da Premier League, enquanto o Liverpool foi a Wimbledon levar um "cheirinho" de outros tempos mais prósperos para a equipa da casa, a militar actualmente na League Two - o quarto escalão. A equipa de Brandon Rodgers precisou de suar para levar de vencida o adversário, e foi Steven Gerrard, de saída para a MLS, o "soccer" americano, a assinar os dois golos da vitória por 2-1. Já ontem a terceira ronda ficou concluída com mais um empate entre equipas do escalão principal, com o West Ham a ir ao Goodison Park empatar a uma bola com o Everton, e levara a decisão da eliminatória para Londres.

Sem comentários:

Enviar um comentário