quinta-feira, 8 de janeiro de 2015
Abaixo do fundo
Se quem diz que "já viu tudo", e ainda tomou conhecimento disto que vou falar a seguir, então deixe-me dizer-lhe que não viu nada - nasceu ontem, aliás. José Castelo Branco, doravante referido como "JCB", assina desde finais de Dezembro uma coluna de opinião semanal na revista "Flash! Vidas". Sim, eu sei, é apenas uma publicação paneleira onde desfila a fina flor do pedantismo nacional que se auto-intitula de "jet-set", mas é grave na mesma. Agora que tanto se fala de liberdade de expressão, há que ter uma medida não apenas para se saber quando nos estão a negar esse direito, mas também para não deixar que o violem por todos os buracos e no fim ainda se venham dentro dele. Peço desculpa pela imagem que acabei de descrever, mas comparado com o que vos vou mostrar a seguir, podem meter-lhe uma etiqueta de "para todos" e inclui-la no Plano Nacional de Leitura. A sério, estão prontos? Depois não se queixem que não avisei.
Arghh, ainda não consigo olhar para este recorte sem ser sobressaltado por pesadelos demoníacos cada segundo que pestanejo. No seu último artigo, desta quarta-feira, JCB "entra a matar" com uma frase introdutória que nos deixa em estado semi-catatónico: "a maioria passou a acreditar que o velho 2014 terminou e a crer no 2015 que começou". Uh??? Bom, este raciocínio é próprio de um demente, mas esse é apenas um dos muitos adjectivos que assentam que nem uma luva para descrever esta criatura. O pior vem a seguir, e em ordem crescente: primeiro queixa-se dos impostos, que no seu caso devem fazer alguma diferença, acredito, e a seguir sugere que a incompetência dos nossos governantes terá a ver com uma "sexualidade mal resolvida". Eu não entendi se isto é alguma insinuação maldosa, se nos quer dizer que a totalidade dos elementos que compõem o actual elenco governativo já lhe comeram o rabiosque, epá, não interessa. Ao atravessar este "jardim", o melhor é não nos demorarmos para "cheirar as flores", pois desconfio que estas cheiram a merda. Antes de chegar a porto seguro e ir tomar banho de lixívia e amoníaco, ainda levamos com uma declaração de amor (?) a Tony Carreira, que segundo JCB "transpira sexo" e "leva as fãs ao orgasmo mental durante os seus concertos". OK, OK, eu paro já. Estão vivos? Acham que aguentam com uma segunda dose do mesmo ou pior? Vamos lá, então.
Aparentemente a estreia do "vulcão opinativo" que é JCB nas páginas deste pasquim foi a 22 de Dezembro, onde nos deixa saber que está "a viver e tentar ultrapassar a maior dor interior": o falecimento da sua mãe. Epá, coitado, que lhe acontece tudo. Já viram que azar? Ainda têm coragem de dizer mal do...da...daquilo. Queria ver como era se em vez de terem brotado das papoilas e depois levados pelas abelhas, fossem carregados no ventre de alguém, seus insensíveis! Depois fala da senhora, que confesso não fazer ideia de que era a Nini (claro, então...), e peço desculpa se não tenho vida para conhecer as mães todas do planeta. Conta que "deixou tudo o que tinha conquistado em Moçambique, sem pestanejar sofrimento", e não vou dignificar isto com comentários, e deixo com o autor destas palavras a afronta que faz a pessoas que ainda hoje não esqueceram o pesadelo que foi perder tudo o que tinham, e que em muitos casos lhes havia sido deixado pelos ascendentes durantes gerações a fio. Acaba com uma moral bacoca sobre o valor da educação e de como é importante manter sempre a dignidade, iniciada com um episódio em que conta que a mãe "saiu de dia com sapatos de noite", e que acabou por criar um Chanel depois do sapateiro lhe ter colocado pelica...sim, eu sei, isto não faz sentido nenhum pois não? Eu tinha avisado, não tinha?
Julgo que este comentário merece ser contemplado em silêncio solene, e gravado a letras douradas à entrada de qualquer casa da bem. Está tudo dito.
Agora reparem no fino recorte da informação que se podemos encontrar na revista "Flash! Vidas". Aposto que não sabiam que Marilyn Manson faz sexo cinco vezes por dia em cuecas. E mais: na edição "online" desta m...maravilhosa publicação podem ficar a saber tudo sobre as estrelas em tempo real! Por exemplo, hoje, dia 8, eram 9:49 quando ficámos a saber que Angelina Jolie se encontrava em Roma com as filhas, e que tinha um encontro marcado com o Papa. Mais tarde, pelas 16:09, somos informados que o encontro já se tinha realizado. Ah...parece que correu tudo bem. Graças a Deus! Esta Angelina Jolie é uma mulher de armas, e obtém tudo o que quer. Um dia rouba o maridos da outra, no dia a seguir troca de mamas, e no outro conhece o Papa. Para os aficionados deste tipo de leituras, digo-vos que a "Flash! Vidas" inclui os Horóscopos - mas penso que nem era necessário dizer, vocês já sabiam. O meu, por exemplo, diz isto: "Hoje todo e qualquer motivo servirão para uma discussão. Poderá ser confrontado com opiniões que divergem muito das suas". Epá, pena terem errado, que eu adoro acreditar nestas merdas. Como é possível "ser confrontado com opiniões que divergem muito das minhas", se concordo completamente com o que está escrito no meu horóscopo? Fica para a próxima...
Sem comentários:
Enviar um comentário