quarta-feira, 2 de julho de 2014

Ladies and gentleman: Mr. Carlos do Carmo


Esta é uma daquelas notícias que dá gosto dar: Carlos do Carmo venceu um Grammy, o prémio que está para a música como os Oscares estão para o cinema. O fadista, que assinala este ano 50 anos de carreira, foi distinguido pelo Latin Academy of Recording Arts and Sciences [LARAS] que decidiu por unanimidade atribuir-lhe "Lifetime Achievement Grammy", que distingue carreiras de referência no panorama internacional, sendo o primeiro artista português a receber o prémio. Agora antes de continuar, permitam-me um pequeno desabafo: CHUPA, MANOEL DE OLIVEIRA! PODES ANDAR MAIS 100 ANOS A FAZER FILMES QUE DA ACADEMIA NÃO LEVAS NADA! FICA LÁ COM AS TUAS MENÇÕES HORROROSAS HONROSAS DO FESTIVAL DE CANNES QUE SÓ TU É QUE AINDA NÃO PERCEBESTE QUE ELES SÓ TE DÃO AQUILO PARA VER SE TU NÃO CHATEIAS MAIS, Ó GIMBRA TEIMOSO! Pronto, já está. Obrigado.

Carlos do Carmo tem um vastíssimo reportório queinclui temas que toda a gente conhece - mesmo quem não gosta de fado - casos de "Canoas do Tejo", "Estrela da Tarde", "Os Putos" (censurado no Brasil, eh, eh), "Lisboa Menina e Moça", "O Cacilheiro", "Homem das Castanhas", "Um Homem na Cidade", "Por Morrer uma Andorinha", entre outras. Cantou os maiores poetas contemporâneos portugueses, como Manuel Alegre, Frederico de Brito, Ary dos Santos e muitos mais, e é considerado um dos maiores contribuidores para que o fado, a canção nacional, fosse elevada a património intangível da humanidade pela UNESCO. Em 1976 venceu o festival RTP da canção com "Uma Flor de Verde Pinho", e foi representar Portugal a Haia no Festival da Eurovisão. A mãe de Carlos do Carmo, Lucília do Carmo, era também ela uma conhecida fadista.

O prémio será entregue durante a cerimónia dos Latin Grammy Awards a 19 de Novembro no MGM Grand Garden Arena em Las Vegas, e já agora permitam-me uma maldadezinha; estou muito contente pelo Carlos do Carmo, e fosse eu outro tipo de pessoa, estaria até orgulhoso, mas o que vão dizer o Enrique Iglesias, a Shakira ou a Jennifer Lopez quando o fadista subir ao palco? "Deve ser um artista que não pode vir e mandou o avô vir receber o prémio". Ah! Desculpem...um grande abraço, Carlos do Carmo, e parabéns! Você merece!

Sem comentários:

Enviar um comentário