sábado, 7 de dezembro de 2013
Alemanha, Gana e EUA no caminho de Portugal
Realizou-se ontem o sorteio da fase de grupos do mundial de futebol de 2014, a disputar no próximo ano no Brasil, entre 12 de Junho e 13 de Julho. Portugal ficou colocado no Grupo G, com as selecções da Alemanha, Gana e Estados Unidos. Um grupo difícil, mas podia ter sido bem pior.
A Alemanha é tri-campeã mundial e crónica candidata ao título, e bateu a selecção portuguesa nos últimos três encontros em torneios internacionais - mundial 2006, euro 2008 e euro 2012. A equipa de Joachim Low, que comanda a selecção teutónica desde 2004, conta com o talento de Mesut Özil, Mario Götze ou Marco Reus, e a eficácia de Thomas Müller, Mario Gomez ou do veterano Miroslav Klose.
Gana, que nunca jogou contra Portugal, é provavelmente a melhor selecção Africana da actualidade, presença nos últimos dois mundiais, onde chegou sempre à segunda fase, e apenas caíu nos penalties nos quartos-de-final em 2010 contra o Uruguai. Os ganeses têm jogadores da classe Michael Essien, do Chelsea, Sulley Muntari, do AC Milão, os irmãos Ayew, Jordan e André, ambos do Marselha e filhos do lendário Abedi Pele, além dos nossos conhecidos Christian Atsu, ex-jogador do FC Porto actualmente no Vitesse, e o defesa David Addy, jogador do V. Guimarães.
Os Estados Unidos participam sempre desde 1990, e chegam à fase seguinte mundial sim, mundial não - este ano é a vez do mundial "não", e vamos ficar a torcer para que se confirme a tendência. Os norte-americanos são de má memória para Portugal, por culpa do desaire em 2002, quando a equipa de António Oliveira perdeu 2-3 no mundial da Coreia e do Japão. O guardião do Everton, Tim Howard, e o avançado Jozy Altidore, do Sunderland, são as maiores referências da equipa orientada pelo alemão
Jürgen Klinsmann.
A estreia de Portugal é no dia 16 exactamente em Salvador, frente à Alemanha, seguindo-se os Estados Unidos no dia 22 em Manaus, e o Gana no dia 26 em Brasília. Caso a selecção portuguesa consiga passar o grupo, e vamos todos ficar a torcer para que sim, jogará com uma das equipas do Grupo H, onde estão a Bélgica, Rússia, Coreia do Sul e Argélia.
No grupo A, a equipa da casa, o Brasil, vai defrontar a Croácia, o México e os Camarões. O grupo B tem os dois finalistas do último mundial, a Espanha e a Holanda, além do Chile e da Austrália. No grupo C, possivelmente o mais fraco, estão a Colômbia, a Grécia de Fernando Santos, a Costa do Marfim e o Japão. Nenhuma destas selecções participou em mais de quatro fases finais de mundiais. No grupo D estão Itália, Inglaterra, Uruguai e Costa Rica, naquele que já foi chamado o "grupo da morte". No grupo E estão Suíça, França, Equador e Honduras, um desfecho que faz levanter suspeitas quanto a um eventual favorecimento da selecção francesa. Finalmente no grupo F estão a Argentina, a Bósnia-Herzeovina, única estreante, o Irão de Carlos Queirós e a Nigéria, campeã Africana.
O jogo de abertura é a 12 de Junho em S. Paulo, entre o Brasil e a Croácia, e a final a 13 de Julho no Maracanão, no Rio de Janeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário