sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Acudam, que a China está a derreter!


Vai rindo, que quando a água começar a ferver por ti acima vais ver...

A China está a braços com uma onda de calor de proporções épicas, a pior em 140 anos - é caso para dizer que "ninguém se lembra de tanto calor assim" sem ser acusado de algum exagero. Está tanto calor que a temperatura do asfalto em algumas áreas chega aos 60º Celsius, e é possivel usá-lo para cozinhar e tudo. Literalmente, pois ainda ontem o China Daily publicou uma fotografia onde se vê uma criança a fritar camarões e ovos numa frigideira colocada num buraco no chão. As temperaturas acima dos 40 graus registadas em pelo menos quarenta cidades do país já provocaram dezenas de mortes, e levaram as autoridades a declarar o grau 2 de emergência de catástrofe natural, um procedimento normalmente usado apenas em caso de cheias ou tufões.

Xangai foi a primeira cidade a sofrer com os rigores do Verão mais quente desde meados do século XIX, e no dia 26 de Julho o termómetros subiram até uns inéditos 40,6º. Dois dias antes a cidade de Fenghua, no leste da China, registou 42,7º, estabelecendo o indesejável máximo em todo o país até ao momento. Alguns cidadãos queixam-se que "mal se consegue respirar" debaixo das temperaturas escaldantes, e quem precisa de realizar as suas tarefas ao ar livre, demora-se o maior tempo possível em locais onde se pode refrescar debaixo dos ares-condicionados. Pode não parecer muito, tendo em conta que em Portugal registam-se temperaturas semelhantes em algumas cidades alentejanas sem que os seus habitants entrem em desespero. Mas a humidade elevada nesta zona do globo a que se junta ainda o problema da poluição em muitas cidades tornam a combinação explosiva.

Os idosos e os doentes crónicos são os maiores grupos de risco, e que mais cuidados devem observar neste cenário pouco habitual, mas ninguém está livre dos "efeitos secundários" provocados pelo calor. Em Ningbo, província de Zhejiang, por exemplo, as temperaturas chegam a estalar os vidros das janelas, em alguns veículos a gasolina entrou em auto-combustão, causando que explodissem, e um painel de publicidade numa auto-estrada ficou em chamas, apenas por se encontrar exposto às radiações solares. Há mesmo quem tenha medo de usar o telemóvel, temendo que a bateria não resista ao calor e o aparelho rebente na cara. O mais bizarro aconteceu em Henan, quando uma mulher foi buscar uns ovos que tinha guardados num armário em casa, e ficou surpreendida ao verificar que estavam...chocados. Ah pintainhos do demo.

Não será tanto o fim do mundo ou algum castigo divino semelhante ao das pragas do Egipto, mas certamente que não faltarão teorias que expliquem este fenómeno, e nem todas inseridas numa lógica científica. Mas pelo menos enquanto os deuses do clima não apagarem o lume, o melhor mesmo é que os chineses vão para dentro, e se ponham a fresco. E se quiserem aproveitar esta forma de energia renovável em toda a sua plenitude, podem aproveitar enquanto o Verão está para durar. Pode-se obter água fervida para o chá bastando para tal colocar o fervedor à porta de casa, e fazer umas torradas deixando o pão à janela. E porque não, já agora. Nem todas as desgraças têm apenas um lado mau...

Sem comentários:

Enviar um comentário