quinta-feira, 29 de março de 2012

A Miss era um Mister


Com madeixas loiras, pernas compridas e curvas de sonho, Jenna Talackova tinha tudo para ser uma forte candidata ao concurso de Miss Canadá, mas foi desqualificada, porque nasceu um homem. O modelo transsexual de 23 anos de Vancouver acusou o concurso de "discriminação", e mais de 28 mil cibernautas assinaram uma petição online exigindo o seu regresso. Os organizadores escreveram no website do concurso que Talackova foi desqualificada porque "não reunia as condições da candidatura", apesar de ter insistido "que é uma mulher".

A Organização Belezas do Canadá, que organiza o concurso, tem o direito exclusivo de mandar a representante canadiana ao concurso "Miss Universo", que se realizará em Dezembro. Talackova, que foi selecionada entre 65 finalistas, acredita que foi desqualificada por causa da sua operação: "Vou tentar tirar o melhor partido desta situação, para que outras pessoas não se sintam descriminadas no futuro", disse. A sua história correu os media britânicos e norte-americanos, e causou uma onda de indignação. Muitos dos signatários da petição no website change.org acham que Jenna "deve ser tratada como outra mulher qualquer", independente do facto de ter nascido...um homem. Apesar de ter nascido com genitália masculina, Talackova diz que "sempre se sentiu mulher", começou terapia hormonal aos 14 anos e foi operada aos 19.

2 comentários:

  1. Concordo com a desqualificação.
    Não sou contra o facto d Jenna Talackova ser um transsexual. Sou apenas contra ao facto de que tanto a Jenna Talackova como qualquer outra candidata a "Miss" tenha operações plásticas.

    Jenna Talackova não se limitou à mudança de sexo. Não fiz quaisquer pesquisas mas decerto que quando nasceu homem, não lhe bastou mudar o sexo, teve também de fazer outras cirurgias para ficar semelhante a outras mulheres (e o resultado final é o que se vê!).

    Bem sei que é pouco provável as outras candidatas não terem tido qualquer cirurgia plástica mas é isso que acho errado nestes concursos. Deveria ser a beleza natural a ser aplaudida e não o trabalho de cirurgiões que ganham à custa dos complexos dos outros e enfiam silicone, tiram excesso de gordurinhas aqui e ali, endireitam o nariz, etc...

    ResponderEliminar