quinta-feira, 7 de julho de 2011

Não há dinheiro, não há palhaços


Já todos ouvimos histórias de pessoas a verem recusado auxílio médico na China por falta de dinheiro, mas algo de ainda mais insólito aconteceu numa estação de comboio em Guangzhou. Uma equipa de paramédicos foi assistir um paciente que espumava da boca, mas primeiro verificaram-lhe os bolsos, para saber se tinha possibilidade de pagar o eventual tratamento. Testemunhas dizem que viram um jovem desmaiar e começar a espumar da boca, e ligaram para o 120, o número de emergência, e os médicos chegaram 10 minutos depois. Quando não encontraram dinheiro nos bolsos do pobre desgraçado, pensaram em ir embora, mas foram impedidos por uma testemunha, que os advertiu. Um dos médicos disse que o paciente sofria de epilepsia, e que "não ia morrer se o deixassem no mesmo lugar", o que causou ainda mais agitação entre as pessoas na estação. Um polícia que estava de serviço e ofereceu-se para ajudar ordenou que os médicos ajudassem o jovem "imediatamente". Foi aí que os médicos pegaram no jovem e meteram-no na ambulância. Resta saber se o largaram no meio do caminho...

9 comentários:

  1. Eheeheh,na China continental é mesmo assim.

    ResponderEliminar
  2. Mas já há quem intervenha, o que não é mau. A China ainda está muito atrasada nestas coisas, mas a opinião pública vai mudando muita coisa. É uma questão de tempo.

    ResponderEliminar
  3. País selvagem. E mais uma vez, volta-se ao tema discutido pelo Leocardo há uns tempos na secção "Provedor do leitor" deste blog

    Se é esta gente que está a ganhar tanto poder e influencia no mundo, que raio de futuro é que se está a contruír...

    O Leocardo argumenta que tudo não passa de casos pontuais, mas será que são assim tão "pontuais"?? Ou não será mesmo este o sistema praticado por esta sociedade totalmente fria, cruel e vazia de moral e valores humanos??

    Felizmente ainda temos alguns chineses que ousam levantar a voz contra esta selvajaria, mas quantos mais não ficaram a olhar indiferentes para esta cena macabra...?

    O anónimo das 19:39 tem uma opinião de que as coisas vão mudando, mas a minha impressão é totalmente contrária. É esta nova geração de chineses (resultado da política de um filho único), com melhores condições de vida e embriagada pelo dinheiro fácil e pelos bens materiais que se mostra completamente insensível, enquanto são os mais idosos e que lutaram e sofreram muito para subir na vida que ainda têm alguma consciência moral.

    ResponderEliminar
  4. A china é enorme com biliões de pessoas,por isso estes gajos pensam que ah se o doente morrer é menos um,não faz falta.

    ResponderEliminar
  5. É preciso realmente ser numa sociedade selvagem para que enfermeiros cheguem de ambulância a um local onde um gajo contorce-se de dor e espuma pela boca, e a primeira coisa que fazem é ir ver se tem dinheiro nos bolsos...

    Estes gajos podem ter uma cultura milenar, mas em termos de moral e princípios humanos básicos, ainda vivem na selva. É o salve-se quem puder. Literalmente!

    ResponderEliminar
  6. Para a sociedade chinesa, o que mais importa e' a harmonia e a paz social, sobre o olhar "paternal" do Partido Comunista. O individuo e os direitos individuais nao interessam muito nesta equacao. Tao depressa se despeja uns milhares de chineses de uma aldeia para construir uma autoestrada como se condena a prisao ou a morte um individuo (incluindo a familia) que discorda com o discurso oficial, como se deixa alguém morrer na rua porque nao tem dinheiro para pagar a ambulancia... desde que nao levante alarido e nao perturbe a paz social, esta tudo bem!

    ResponderEliminar
  7. Nao e' preciso ir muito longe, basta ir ao Hospital Kiang Vu, que e' a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  8. Histórias como esta ou aquela do jovem num carro de alta cilindrada que matou com as próprias mãos uma mulher pobre de uma aldeia depois de a ter atropelado, para evitar chatices e despesas com os tribunais mostra bem o quanto está errado nesta nova geração de chineses.

    E isto deve ser só a ponta do iceberg, ou seja, as histórias que acabam na internet porque por acaso estava lá alguém para testemunhar e tirar fotos.. quantas outras não devem ficar no desconhecimento, ou são caladas pelas autoridades para não sujar o nome da nação e manter a paz social...

    ResponderEliminar
  9. "A china é enorme com biliões de pessoas"? O que significa "biliões" para si? Mesmo que use a palavra com o sentido que lhe dão no Brasil, a China tem 1,3 biliões de pessoas. Não são biliões.

    ResponderEliminar