quinta-feira, 19 de maio de 2011

José Manuel Coelho arruina debate



Fiquei acordado depois da final da Liga Europa e assisti ao debate organizado pela RTP entre os sete candidatos dos partidos sem assento parlamentar às eleições legislativas do próximo dia 5 de Junho. Primeiro gostava de dizer que todos estes cromos deviam ter um lugar na AR. Bastava tirar dois deputados do PSD e do PS e mais um do CDS/PP, BE e CDU que estejam lá a mais, e enfiávamos lá o Garcia Pereira e companhia. Afinal são cento e tal mil alminhas que de quatro em quatro anos votam nestes partidos, e a democracia só tinha a ganhar em ficar mais representada no Parlamento. E tenho a certeza que nos iamos rir imenso.

O debate de uma hora e meia foi moderado pela jornalista Sandra Sousa, e foi aborrecido apenas durante os primeiros cinco minutos, enquanto falava Paulo Estêvão, presidente do Partido Popular Monárquico (PPM). Depois foi a vez de José Manuel Coelho estragar a noite a toda a gente. O presidente do novel Partido Trabalhista Português (PTP) e antigo candidato à Presidência da República (onde conseguiu 50 mil votos) apresentou-se com uma vassoura rudimentar feita com uma palhinha azul (!?) como crachá (para "dar uma vassurada neste tode", como o próprio diz), insultou a RTP e a Alta Autoridade para a Comunicação Social e exibiu um cartaz rústico onde se liam inanidades.

Sandra Sousa mandou-o sentar, pedido que Coelho ignorou, e o candidato do PTP continuou a festa intrometendo-se no tempo de antena dos restantes candidatos, o que causou a irritação do meu colega da blogosfera Pedro Quartin Graça, do Movimento Partido da Terra (MPT), e de Garcia Pereira, do PCTP/MRPP, que estavam sentados à esquerda de coelho. Garcia Pereira ameaçou mesmo sair da sala caso José Manuel Coelho não se sentasse e calasse. (Curiosamente Garcia Pereira e José Manuel Coelho já tinham invadido as instalações da RTP a 6 de Maio como forma de protesto pelo reduzido tempo de antena a que os partidos mais pequenos são vetados, situação que levou à intervenção das autoridades policiais). A situação ficou fora de controlo, e Sandra Sousa foi obrigada a fazer um intervalo de dez minutos - transmitir em directo o que se passou nesse intervalo seria um grande momento de televisão.

Os candidatos voltaram mais calmos e José Manuel Coelho prometeu portar-se bem, o que não viria a acontecer. O último a falar foi o outro coelho desta cartola tão interessante: José Pinto Coelho, cabeça de lista do Partido Nacional Renovador (PNR), conotado com a extrema-direita. Após a intervenção deste Coelho nacionalista, defendendo que Portugal devia sair da União Europeia e do Euro, o coelho madeirense resolveu insultá-lo, o que levou o primeiro a devolver-lhe o insulto, chamando-lhe de "palhaço".

Um dos momentos mais altos do debate passou-se exactamente com o cabeça de lista do PNR, que foi criticado por Rui Marques (Movimento Esperança Portugal) e por Paulo Borges (Partido pelos Animais e Natureza) devido à sua agenda anti-imigração. José Pinto Coelho reagiu mais ou menos bem, abanando apenas a cabeça em sinal de discordância. Confesso que por instantes pensei que JPC ia perder a cabeça e começar a agredir alguém fisica ou verbalmente, mas este nacionalista que tem assim um ar de cantor lírico com olhar esgazeado é um indivíduo aparentemente pacífico.

Nenhum dos candidatos tem soluções plausíveis para resolver a crise que afecta os portugueses. Garcia Pereira sugere que não se pague a dívida, três partidos preocupam-se mais com os animais e as plantas, outro tem uma agenda anti-imigração, outro é monárquico e finalmente outro tem José Manuel Coelho, que não sabe bem o que quer. Desconheço quem vai apoiar o PTP (mais gente louca?), mas os indecisos ficaram sem a mínima ideia do que defendem os "trabalhistas", uma vez que o seu presidente insiste em tocar um disco riscado sobre "os valores de Abril" e falar num sotaque madeirense que teve muito mais piada nas presidenciais.

8 comentários:

  1. Chamam a isto politicos, cambada de atrasados mentais

    ResponderEliminar
  2. Desculpe mas embora tenha visto o debate não posso concordar com a parte final. Leia o programa do MEP em www.mep.pt e informe-se, propostas para resolver já em curto espaço de tempo? Desculpe mas ninguém tem, no entanto o caminho e direcções apontadas pelo são coerentes e plausíveis, portanto receio que a sua afirmação seja baseada no senso comum ou juízo de valor reflectidos na sua opinião.
    Fica portanto o meu parecer, um bem haja e bom resto de semana e trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Foi uma seca de debate,não houve porrada como noutros países mais civilizados e avançados

    ResponderEliminar
  4. Leocardo, bela posta. Se me permite um pequeno reparo apenas que tendo participado o Garcia Pereira faltou aqui a expressão "conotado com a extrema-esquerda". A menos que a esquerda nunca seja de extrema e tudo lhes seja permitido dado o romantismo da esquerda e de todos os seus actos. Sejam eles violações (DSK), atentados à bomba (FP-25, Brigadas Vermelhas), assaltos a bancos (FP-25, Isabel do Carmo, etc). Nesse caso deixe estar.

    ResponderEliminar
  5. Bairro do Oriente um Blog á altura da maioria dos participantes do debate.

    ResponderEliminar
  6. Entre estes e os que lá estão... estes sempre tinham mais piada!

    ResponderEliminar
  7. parabens ao senhor JOSE PINTO COELHO do PNR por mostrar que esta do lado dos portugueses e contra a globalizaçao que todos os outros partidos nos querem impingir ! ja decidi , voto pnr !

    ResponderEliminar