quinta-feira, 7 de abril de 2011

Uma vivenda para o morto


Chineses que pagaram até 8 milhões de yuan por uma sepultura para um familiar estão agora a ser sujeitos ao pagamento de taxas de manutenção. Acontece que o prazo de arrendamento de 20 anos de algumas sepulturas está a caducar, e os familiares dos falecidos terão que pagar entre 15 a 25 yuan em despesas de manutenção e jardinagem. Mo Jun, 59 anos, residente de Pequim, diz: "Estou frustrado com os termos deste contrato. É ridículo que tenhamos que estar sempre a pagar para os nossos antepassados descansarem em paz. E aqueles cujos filhos vivem longe e são difíceis de contactar?". Chen Qishun, chefe da administração do cemitério de Fuyinyuan em Zhongshang, explica que "As pessoas entenderam mal os termos do contrato. Pensam que têm que pagar pela terra ou pela sepultura a cada vinte anos, mas na verdade isso são apenas despesas de manutenção. É como quem adquire um apartamento e precisa de pagar o condomínio". Os primeiros cemitérios a terminar o prazo de 20 anos de arrendamento localizam-se em Qingdao e Jinan, província de Shandong.

6 comentários:

  1. 15 e 25 yuans !!! Tão pouco ! Os números estarão outra vez errados?

    ResponderEliminar
  2. Não, está certo, são cerca de 20 yuan por cada vinte anos de arrendamento.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Ainda é o sítio mais barato para se viver.

    ResponderEliminar
  4. este gajo continua a não respeitar os seus leitores e fala em yuans!

    ResponderEliminar
  5. Para respeitar os seus leitores, tem que fazer o quê? Pedir ao governo central chinês para mudar a moeda da China para euro?

    ResponderEliminar
  6. Os leitores continuam a não respeitar-se a eles próprios ao não procurarem no mínimo saber alguma coisa sobre a moeda da segunda maior economia do mundo.

    (Grande frase).

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar