terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Rola o esférico na Taipa


O "Macau Stadium", onde se vão realizar os jogos da Macau Premier League

Depois de ter passado os últimos dias a falar de futebóis e de cronistas homossexuais assassinados pelos seus amantes 45 anos mais novos, gostava agora de continuar a falar de futebol, sim, mas do local. Começa na sexta-feira - e não riam ainda - a edição de 2011 da Liga de Elite de Macau, ou como costumo dizer por graça, a "Macau Premier League".

Como se lembram o vencedor de 2010 foi o Windsor Arch Ka I, treinado pelo mítico Rui Cardoso, uma espécie de resposta local a José Mourinho, um senhor do futebol de Macau, sempre a ele ligado desde a sua chegada, chegando a acumulá-lo com a sua profissão "normal".

É virtualmente impossível ser profissional de futebol em Macau, e os que vêm cá parar vêm sempre por acaso e nunca se demoram muito. Daí que esta Liga de Elite que se inicia este fim-de-semana é mais uma vez mergulhado numa enorme carga de amadorismo. O que sofre com isto é a qualidade do próprio futebol praticado, e a ausência de público nas bancadas do bonito Estádio de Macau, na Ilha da Taipa.

Consequentemente reflectido nos resultados das selecções - e não me venham agora falar da última vitória por 5-0 contra um grupo de amadores de Cantão - está a quase inexistência de formação e até mesmo da ausência de campeonatos de futebol jovens. Em suma, é um enorme desinteresse que torna quase cómico o discurso de pessoas que ainda tentam fazer algo pelo eternamente moribundo futebol de Macau, como é o caso do Rui Cardoso e de Daniel Pinto, treinador do FC Porto de Macau.

Não se sabe se valeria mesmo a pena concentrar todos os esforços numa equipa inteiramente profissional, um misto de jogadores jovens locais com valor e alguns estrangeiros com qualidade e que participasse no campeonato chinês. Até tenho uma ideia para o nome: Aomen Lianhua (Lótus de Macau). Ficava a matar. Os restantes atletas poderiam ficar a evoluir na bolinha, num campeonato amador, noutra coisa qualquer. Assim como assim, há muito mais público no campeonato da bolinha disputado no diminuto recinto do Colégio D. Bosco do que no futebol de onze.


O Campo 28 de Maio, onde se realizou em tempos o campeonato e cheira a cocó de cão.

O actual campeão Windsor Arch Ka I teve o ano passado como principal adversário na luta pelo título o FC Porto de Macau, que tinha vindo directamente da III Divisão em dois anos. A equipa de futebol da Casa do FC Porto do território é treinada pelo tal Daniel Pinto, um cabo-verdiano radicado em Macau há mais de duas décadas e que chegou a representar como profissional a Académica de Coimbra. O FCP Macau é o primeiro clube genuinamente "português" na I Liga de Macau desde o Negro Rubro, clube que fez furor nos anos 80 e cujo pouco da história pode ser vista aqui neste registo do zerozero.pt, que fornece a ficha de alguns dos jogadores portugueses que passaram pelo território na altura.

O terceiro classificado na época passada e outro sério candidato ao título é o Grupo Desportivo Lam Pak, que nos tempos do Negro Rubro chegou a ser conhecido como "o clube dos chineses". O Lam Pak é uma espécie de equivalente local do Benfica ou do FC Porto em Portugal ("Lam Pak" quer dizer "azul e branco", by the way), o clube historicamente com mais títulos, e um dos poucos que tem conseguido manter a consistência ao longo dos anos, perfilando-se sempre como candidato ao título. É também o clube que mais jogadores fornece para a selecção de Macau, e juntamente com a Polícia é das que mais aposta na juventude e no ecletismo - coisa rara no território.

O Clube Desportivo Monte Carlo terminou o mini-campeonato de 2010 em quarto lugar. O Monte Carlo é uma espécie de Manchester United de Macau, um clube de "milionários" que investe sempre (?) forte e feio na equipa de futebol, e traz para o território jogadores brasileiros semi-desconhecidos do circuito "fora da Europa". É interessante que haja um clube que aposte desta forma na internacionalização do seu nome, isto apesar de Macau não ter qualquer acesso a nenhuma das competições da Federação Asiática de Futebol. O clube presidido por Firmino Mendonça é o que mais vai protestando contra o estado de coisas na Federação, o que chegou a valer-lhes recentemente uma suspensão de um ano da Liga macaense.

Outras equipas que vão disputar este campeonato são o Hoi Fan (Vela Marítima, nome muito giro em português), a Polícia, os sub-23 da AFM, o Pau Peng (ou Artilheiros) e os recém-promovidos Lam Ieng e Hong Ngai. Vai começar a rolar a bola para os lados da Taipa já esta sexta-feira. Calendário completo dos jogos da 1ª jornada:

Sexta-feira:

FC Porto – Monte Carlo (19 h)

Sábado:

Polícia – Lam Ieng (14h)
Hong Ngai – Lam Pak (16h)

Domingo:

Sub 23 – Pau Peng (14h)
Hoi Fan – Ka I (16h)

18 comentários:

  1. Falar do arranque da temporada e não falar de transferências é um pouco limitado Leocardo! Há que falar nas estrelas, novas contratações, chegadas de estrangeiros, etc.

    Aproveito para perguntar se algum dos jogos de abertura tem transmissão directa na TDM. Agora a TDM tem um canal de desportos, não há desculpas.

    AA

    ResponderEliminar
  2. acho q o Cardoso andou a falar com o batistutta, até lhe mostrou umas russas, mas duvido....

    ResponderEliminar
  3. Macau não é o unico que tem estádios vazios-Lembro que antigamente na decada de 80 em macau os jogos em Macau tinham bastante pessoas nos estádios mas agora está vazio mas em Hong Kong tambem era assim,estádios cheios na decada de 80,em Portugal a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  4. Crise o karalho,na Espanha,França,Alemanha,Italia,Inglaterra,não há crise pelos vistos,os estadios estao sempre cheios e na espanha muitos jogos ate começam as 22h e acabam por volta de meia noite,e estádios estao cheios,em portugal é aquilo que se ve estadios vazios.Na decada de 80 quando os portugueses ganhavam menos até,os estádios estavam sempre cheios,isso de crise não pega.Um amigo meu chines que mora em Macau,veio agora em Dezembro para Portugal passar 3 semanas de ferias e disse que sempre que ia a um restaurante em Portugal,estava sempre CHEIO.Crise?Qual crise,qual carrapuça!!!

    ResponderEliminar
  5. Leocardo, que conversa é essa de lam pak, azul e branco, equivalente a porto ou benfica, pá?

    ResponderEliminar
  6. Os estádios em Macau estão vazios porque o interesse gerado é pequeno. Principalmente nos media. Por exemplo, os jogos deveriam ter transmissão em directo na TDM Desporto (um jogo por semana/jornada era aceitável) e os jogos grandes das equipas portuguesas deveriam ter relato na Radio Macau.

    Para os vermelhos, atenção que às 21h de 6a Feira temos BENFICA MACAU x Selecção Sub-18.

    Alguém sabe quando joga o Sporting de Macau que aprece que tem treinador novo esta temporada?

    AA

    ResponderEliminar
  7. Os jogos em Macau não têm ninguém porque a qualidade dos jogadores não justifica o incómodo de ir ao estádio. Só isso.

    ResponderEliminar
  8. os jogos em macau ás vezes tinham umas porradas tugas vs macaios muito giras, dantes :P

    ResponderEliminar
  9. Sim e os jogos em HK,Portugal etc também não tem qualidade por isso os estádios estãp vazios.Ponham umas putas a fazer de cheeleaders nos jogos em Macau,vão ver que os estádios em Macau ficam logo cheios.

    ResponderEliminar
  10. Se o problema é esse, o pessoal em Macau gostar mais de gajas que de futebol, então fica provado que em Macau há poucos parolos.

    ResponderEliminar
  11. "Ponham umas putas a fazer de cheeleaders" Lá está anónimo daa 15:50,tens razão.Não é por acaso que no EUA em todos desportos tem várias CHERLEADERS(claque feminina) nos jogos.Acho que são até profissionais.Por isso que lá os estádios e pavilhões estão cheios.Como dizem os americanos:" The Show must go on".Muita gente vai lá só para ver as gajas boas.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo das 17h51 és mesmo parolo,então agora 1 gajo vai a 1 jogo de futebol para ver...gajas???Se é para ver gajas não vou ao estádio,vou ver a minha namorada ou outras gajas.Os benfiquistas por exemplo quando vão ver o seu benfica querem lá saber das gajas.o benfica está acima de tudo

    http://www.youtube.com/watch?v=b4HK8Sl31eg&feature=fvst

    ResponderEliminar
  13. Não sei como que há homens que vão para 1 jogo de futebol ver gajas,só se forem para ver futebol femnino.

    ResponderEliminar
  14. Ver futebol feminino não é grande escolha. É cada susto! Se é para ver gajas, mais vale o voleibol, por exemplo. Isto falando de desportos, claro. Porque se é mesmo para ver gajas boas, mais vale ir a um dos bares da especialidade em Macau.

    ResponderEliminar
  15. Ver gajas boas não é a mesma coisa que ver gajas.Até porque a maioria das gajas que são desportistas são feias.Muitas são mais musculadas que 1 homem normal.A unica desportista que eu gostava de ver por ser boa como o milho era a tenista KORNIKOVA.De resto eram todas feias.

    ResponderEliminar