domingo, 2 de janeiro de 2011
A ponte de todas as dúvidas
A ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau (港珠澳大橋) começou a ser construída em 2009, e estará concluída em 2015 ou 2016. Este projecto megalómano de 50 km e mais de 80 mil milhões de patacas permitirá que se chegue de Hong Kong a Macau em 40 minutos - e vice-versa. Se tudo correr bem, vamos poder chegar a Lantau, nos arrebaldes de Hong Kong em 40 minutos, de carro. A ponte foi visionada em 1983 por Gordon Wu, patrão da Hopewell Holdings Ltd., e vista como uma grande oportunidade de negócio (claro). Em 1993 o Governo Central aprovou um projecto inicial: a ponte de Lingdingyang (伶仃洋大橋), que ligaria apenas Zhuhai (em Lingdingyang) e Hong Kong (em Tuen Mun e Qi'ao). Este projecto deu lugar ao da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, cujo grupo de coordenação dos trabalhos foi estabelecido em Agosto de 2003.
Tenho sérias dúvidas sobre o impacto deste projecto no futuro de Macau. Quer dizer, o que vai acontecer? Vamos ter uma invasão de carros de Hong Kong a circular pela nossa diminuta e já de si engarrafada via rodoviária? E do que nos serve ir a Hong Kong de carro e pagar 50 dólares de Hong Kong por hora num silo automóvel que não fique muito longe de pontos de interesse? E depois como vai ser para controlar infracções, violações, multas e tudo o mais entre as três cidades do delta do Rio das Pérolas, todas com jurisdições completamente distintas? Será que vou precisar de uma matrícula de Hong Kong para ir às compras de carro em central? E se sim, então esta é uma ponte para quem? Para os gajos ricos usarem? E a portagem, valerá o dinheiro (e o enfado) que se economiza dispensando o jetfoil?
Dúvidas que me assolam e que são bem reais. É que ao contrário dos projectos que vemos lá em Portugal (TGV, aeroporto, etc.), esta ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau vai chegar mesmo aí.
para quando o regresso dos voos lisboa-macau, TAP?
ResponderEliminarLeocardo seu urso.
ResponderEliminarComo fazem na UE onde podes conduzir em qlqer país com matricula de qlqer país e carta de qlqer país.
Esta merda é toda o mesmo país e ainda achas complicado!
Para o último anónimo repito: três jurisdições diferentes. Diferentes. Di-fe-ren-tes. Urso é o paizinho.
ResponderEliminarCumprimentos.
Vantagens:
ResponderEliminar1. ver estes selvagens de Macau serem multados forte e feio em Hong Kong por transgressões rodoviárias sem se aperceberem porquê.
2. ver os tipos de hong kong a alucinarem com as transgressões dos gajos em Macau.
Jurisdições diferentes.. e na UE temos o que??
ResponderEliminara grande vantagem é que podes arranjar um tachinho em HK e vir dormir a Macau...
ResponderEliminarbem bom, já parece Lisboa e Barreiro.
Isso é muito bom,as pessoas poderão trabalhar em HK e viverem em Macau ou trabalhar em Macau e viver em Hong Kong.Será a ponte mais longa do mundo.E os jetfoils irão a falência.
ResponderEliminarQuem ja deve estar a esfregar as maos de contente, sao os parasitas sociais e os chulos, que dao pelo nome de: agencias imobiliarias e especuladores.
ResponderEliminarÈ mais ou menos atravessar uma Ponte de Vasco de Gama um pouco mais longa.
ResponderEliminarsim, umas 50x mais longa...
ResponderEliminarNão será assim muito mais longa,a ponte vasco de gama é a mais longa da europa e a 9ªmais longa do mundo
ResponderEliminarAs informações que procuro são sempre contraditórias. Por um lado, leio algures que a distância entre Macau e HK é de 60 km. Noutro lado leio que a ponte HK-Macau terá 30 km. Se calhar a ponte não tem comprimento suficiente e os engenheiros ainda não se aperceberam disso. Neste "post" o Leocardo já fala em 50 km, o que me parece mais realista, mas ainda tenho medo que não seja suficiente. O melhor é esperar para ver. Enquanto não tiver a certeza que um carro partiu de Macau e chegou a Hong Kong inteirinho, sem ter caído ao mar por a ponte ser curta, não me aventuro.
ResponderEliminarCaro Leocardo,
ResponderEliminarJá viu que o mais grave é que vão gastar uma porrada de dinheiro e porque Hong Kong impediu, não vai haver ligação ferroviária. Vejam a sujidade dos interesses e dos lobbies.
A distancia HK-Macau são 60 km´s mas a ponte terá 30km pq não vai até HK, vai até Lantau. De Lantau a Hong Kong já estão as pontes feitas.
ResponderEliminarNão se preocupem,os chineses não são como os portugueses.Quando prometem uma coisa cumprem e não demoram o dobro ou mais do prazo final.Se fossem os portugueses a construirem esta ponte demorava o dobro do tempo e muita gente punha o dinheiro nos bolsos.
ResponderEliminarQuando a ponte estiver pronta os jetfoils vão todos para o lixo???Não estou a ver ninguem ir de barco até hong kong que demora cerca de 50 min quando de carro demora só 40 min.E depois podemos usar o nosso carro para guiar nas ruas de hong kong,é ou não muito bom???Nunca pensei que isso fosse possível com o meu carro de Macau.
ResponderEliminarAnónimo das 11:08,Lantau é Hong Kong que é muito maior que Macau,queres atravessar a ponte de macau para ires ao centro de hong Kong em 30 km???E depois,Hong Kong é mundialmente famoso como uma cidade com muiiiiiitos engarrafamentos todo o dia.Um gajo que vai de Macau a Hong kong de carro vai demorar pelo menos 1h30 para entrar no centro de Hong Kong.
ResponderEliminarhttp://en.wikipedia.org/wiki/Hong_Kong-Zhuhai-Macau_Bridge
ResponderEliminarSerá a ponte mais longa do mundo!!!
Ah bom, com o link fornecido pelo anónimo das 11:54 já percebi: são mesmo 50 km. Só que houve jornalistas (portugueses) que viram 30 milhas em inglês e traduziram a notícia sem converter as milhas para quilómetros. É um bocadinho como o célebre "Southeast Asia", que os jornalistas portugueses tanto gostam de traduzir para "Sudoeste Asiático". Pormenores do jornalismo português...
ResponderEliminaró anonimo das 18:17, isso é dor de cotovelo por não ter sido jornalista??? os jornais de hk nao se enganam?!?! nem muito menos os outros todos que por ai andam??? pois nao! sabe porque? porque voce nao os lê!!! a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha!
ResponderEliminarDaqui a 4 ou 5 anos a ponte deverá estar pronta,se fosse em Portugal no mínimo seriam 10,11,12 anos!!!
ResponderEliminar10, 11, 12.. ou 20. Ou não se chegava a fazer porque se metia uma "crise" pelo meio. Se fosse feita, era uma derrapagem financeira tal que os portugueses iam ter mais medidas de austeridade consecutivamente por mais duas ou três gerações. Etc., etc., etc.
ResponderEliminarOs portugueses quando QUEREM conseguem sempre tudo,vejam os estádios do euro 2004 se conseguiram ou não acabar dentro do prazo??
ResponderEliminarSim, conseguem acabar. O pior vem sempre depois...
ResponderEliminar"O pior vem sempre depois..." È verdade,basta olhar para as paredes do estádio da luz por fora que toda a gente percebe que esqueceram de pintar o estádio da luz por fora.È o estádio mais feio de Portugal,sou benfiquista e não tenho problemas em dizer isso.
ResponderEliminarNão há pior que o de Aveiro, e o projecto NÃO ESTÁ COMPLETO!
ResponderEliminarvejam também as transmissões dos jogos da Leiria em casa e quando virem um buracos quadrados atrás duma das bancadas pensem: aqui era para ser uns apartamentos e um dolce vita e q, mas.....
"Não há pior que o de Aveiro, e o projecto NÃO ESTÁ COMPLETO!" Deves ser comediante de certeza.O estádio de Aveiro é um dos mais bonitos de Portugal.O estádio Aveiro não está completo porque???
ResponderEliminarhttp://www.google.pt/images?q=estadio+aveiro&um=1&hl=pt-pt&biw=1440&bih=799&tbs=isch:1&tbas=0&source=lnt&sa=X&ei=GRIjTcb0J8H5sgbVo_3eDA&ved=0CAYQpwU
Estádio Aveiro incompleto???Mas onde que viste isso oh anónimo das 12:58???Ter falta de público é incompleto???Isso não vale.Por esta ordem de ideias,o Estádio de Macau está sempre incompleto.Não tem púbico.
ResponderEliminaro projecto está imcompleto, faltam os centros comerciais e apartamentos.... mas os investidores não são parvos, e o Beira-mar se levar 500 adeptos por jogo já é muito....
ResponderEliminar"o projecto está imcompleto, faltam os centros comerciais e apartamentos" Desde quando um estádio tem que ter centros comerciais e apartamentos????Já foste ao estádio do Braga???Aquilo está no meio de uma pedreira,não tem nada a volta,a não ser pedragulhos e relva.No entanto é um dos mais bonitos estádios de Portugal.
ResponderEliminarQuando 1 clube não tem adeptos até podem construir 1 paraíso a volta do estádio que não faz efeito nenhum.
ResponderEliminarpareces aqueles putos de 16 anos a trollar no youtube, anónimo das 17:22.
ResponderEliminarEu não falei em Braga, falei em Leiria e Aveiro.
"O estádio de Aveiro é um dos mais bonitos de Portugal"? Fosga-se, que falta de gosto! Aquela merda parece um insuflável. Mas é único, lá isso é: o único insuflável ferrugento que conheço.
ResponderEliminarMerda tens tu na boca todos dias,mais respeito por AVEIRO e o seu estádio.Se não gostas não precisas de vir cá insultar oh labrego de merda.Já agora qual é a merda de estádio que mais gostas de Portugal?Diz lá.
ResponderEliminaró excitadinho das 18:01, vê lá é se pagas o IMI logo em Abril porque a tua querida Aveiro bem precisa.
ResponderEliminarAveiro tem gajas muitas boas,já comi várias gajas de Aveiro.O anónimo das 19:12 fala mal do estádio de aveiro mas depois não é capaz de vir aqui dizer então qual é o estádio mais mais bonito de Portugal.Se calhar é melhor nem dizeres para não seres gozado,o teu estádio favorito deve ser uma merda de estádio,quase de certeza que deve ser aquele estádio feio que não está pintado por fora.Acho que toda a gente sabe qual é o estádio que estou pensar.
ResponderEliminarO Estádio mais bonito de Portugal é coisa que não deixa dúvidas nenhumas a quem tenha algum sentido estético: é, obviamente, o Estádio do Dragão.
ResponderEliminarSou benfiquista mas não tenho problema nenhum em admitir que o estádio da luz é feio e o estádio do dragão é o mais bonito em Portugal.Aliás não sou só eu que digo,quase todos os estrangeiros que já foram ao estádio do dragão dizem a mesma coisa.
ResponderEliminarLá está, um benfiquista racional com sentido estético. Quem tem essas duas coisas (racionalidade e sentido estético), diz o que pensa em vez de se deixar dominar por clubites idiotas.
ResponderEliminarUm exemplo de irracionalidade: "Aveiro tem gajas muitas boas,já comi várias gajas de Aveiro". E pronto, por causa disso, este idiota fica chateado por alguém constatar que o Estádio de Aveiro é horrível. Digo mais, energúmeno: Aveiro é uma das cidades mais bonitas de Portugal. Isso não invalida que tenha um dos estádios mais ridículos. Felizmente, o estádio está bem fora da cidade.
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