sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O autocarro do amor


A polémica da campanha publicitária afixada em autocarros de Macau referente a uma clínica em Zhuhai que realiza abortos é interessante de seguir, apesar do seu carácter muito técnico e da habitual intriga burocrática do "diz-que-disse", envolvendo os Serviços de Saúde. A tal clínica cuja publicidade tem viajado nos autocarros da TCM acompanhada de duas meninas sorridentes (será por terem realizado um aborto?) é uma clínica de ginecologia que realiza "exames pré-Natal". Não sei se isto será um eufemismo para "aborto", pois trata-se apenas de fazer o diagnóstico da gravidez e saber de quantas semanas está a menina de esperanças. Sendo o aborto ilegal em Macau, excepto nos casos previstos na lei, o que será talvez mais chocante é identificar onde as meninas azaradas de Macau fazem os seus desmanchos: mesmo ali ao lado. Por 680 yuan. É ingenuidade pensar que as mulheres de Macau não fazem abortos, ou que o planeamento familiar é infalível, mas duvido que existam no território clínicas que se especializem na interrupção voluntária da gravidez. Na China o aborto é não só uma opção como é também muitas vezes encorajado, como forma de manter o controlo de natalidade. É uma questão sobretudo demográfica. Publicidade a mais ou a menos, é reconfortante saber que existe um lugar decente onde se podem arrancar fetos como quem arranca um dente. E é pior isso que o aborto nem sequer é um tema que se discuta em Macau. A não ser quando aparece sugerido no chassis dos autocarros, pelos vistos.

10 comentários:

  1. é assim, as coisas.
    em Portugal também vi um anúncio numa farmácia qualquer a ver com DST's e era uma mamã e uma pita de não mais de 16 anos, e a miúda tava com cara de quem anda desejosa de rodar....
    ( como estas do autocarro )

    ResponderEliminar
  2. Polémica?
    Qual polémica?
    Nunca ouvi falar em tal!
    Estamos mesmo cada vez mais fora de jogo...

    ResponderEliminar
  3. E o Ferreira Coutinho não diz nada sobre estes autocarros em Macau?Estranho.

    ResponderEliminar
  4. O Pereira Coutinho anda ocupado com o caso Air Macau. E isto não tem nada a ver com ele. Ele tem os funcionários públicos para cuidar.
    Esta polémica dos autocarros não me cabe na cabeça. Com certeza há alguém em Macau a perder clientela para a China e terá ficado irritado. Ou então, a Igreja Católica puxou os seus cordelinhos, apesar de eu não acreditar muito nisso, dada a pacificidade do senhor bispo e o "encerramento político do O'Clarim".

    AA

    ResponderEliminar
  5. Depois do sucesso de The Love Boat, agora temos em Macau "the love bus"!! :)

    ResponderEliminar
  6. DEPOIS DIZEM QUE OS CHINESES SÃO ATRASADOS E FECHADOS,ESTE AUTOCARRO DE ABORTOS SE ESTIVESSE EM PORTUGAL JÁ TINHA SIDO INCENDIADO.

    ResponderEliminar
  7. E JÁ AGORA,SE REPAREM BEM NO AUTOCARRO DO ABORTO NÃO TEM LÁ O NUMERO DE CONTACTO,DIZ APENAS QUE É LA NA CHINA EM ZHUHAI.PORQUE SERÁ???SERÁ QUE A LEI EM MACAU NÃO PERMITE???

    ResponderEliminar
  8. este sim, é o autocarro do amor....

    http://www.xhamster.com/movies/512029/the_mischief_in_a_bus.html

    ResponderEliminar
  9. autocarro da foda,é isso que queres dizer,oh anónimo das 02:03.

    ResponderEliminar
  10. Mas onde que está o contacto desta clinica???Eu não sei chinês mas dá para ver que no anuncio,não tem nenhum contacto.Mas deve estar escrito que a cliníca é lá em Zuhai.Isso é publicidade enganosa.

    ResponderEliminar