quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Música que me dá tusa: Ena Pá 2000


Não podia deixar de falar nesta sacrossanta secção da verdadeira banda que me dá maior tusa. Adivinharam: Ena Pá 2000. O grupo da Foz do Arelho foi fundado em 1984, e vi-os pela primeira vez num programa de música da RTP em 1986, a cantar "Sexo na Banheira". O que mais me chamou a atenção foi o facto do cantor da banda ter um aspecto excêntrico, e cantava enquanto outro membro da banda fingia lavar-se num pequeno alguidar com uma escova. O mais cativante mesmo foi o nome. Nunca mais me esqueci que existiam os Ena Pá 2000.

No último ano do liceu, no início dos anos 90, tive acesso a uma cassete de um concerto que os Ena Pá deram num bar em Lisboa, uma gravação bastante nítida, onde fiquei a conhecer hinos como "Marilú", "És Cruel", "Manolito", "Fim-de-semana em Vizela" ou "Semi-tango (a saga de Luís Mendonça)". Foi já em Macau que adquiri o primeiro CD da banda, intitulado "Enapália 2000", que continha alguns temas novos como "Menina Azul" ou "Hon-hin-hon", junto com alguns temas já conhecidos, na minha opinião uma desilusão.

Só que em 1994 aparece o mais chocante, o mais obsceno, o mais delirante disco de música portuguesa de todos os tempos: "És muita linda", que na capa continha uma imagem censurada de sexo oral. Temas como "Puta", "Dona", "Bacamarte" ou "Paneleiro" marcaram a viragem na música dos Ena Pá 2000. Um dos temas mais conhecidos é "Rap Alentejano", ligeiro e jocoso, que contou com as participações de Vitorino e Janita Salomé. A banda era assumidamente liderada por Manuel João Vieira, conhecido pelo nome artístico de Lello Universal (depois Lello Caramelo, Cónego Melo, Lello Minsk, Orgasmo Carlos e Leonard Nimoid) e Ray Bonga, o seu braço-direito e criativo musical.

Entre 1996 e 1997 saíram os EP "Doces Penetrações" e o álbum "Opus Gay", um triunfo da maturidade, de onde saíram, para além do single "Doces Penetrações", temas como "Olga", "Florbela Espanca-me", "Piça de Metal" ou "Boazona", um "raggae de amor" (vejam o vídeo p.f.). Em 2001, um tanto ou quanto surpreendentemente, o grupo muda de nome para Ena Pá 1999, e lança "2001 - Odisseia no Chaço". Os fãs da banda chegaram a assustar-se, mas lá dentro estavam lindas baladas como "Rita Vomita" ou "Quero Foder Contigo", um disco que trazia o hino "Um Gajo Muita Fixe", usado na campanha de Manuel João Vieira à presidência da República.

O último disco de originais dos Ena Pá 2000 foi "A Luta Continua", ainda no ano de 2004, e foi bastante bem recebido: "Bóbó Bem Bom", "Paedophilia com a minha tia" ou "Talibã da mamã". E 2005 a banda comemorou os 20 anos de carreira com o duplo disco ao vivo "20 anos a pedalar na bosta".

Manuel João Vieira tem projectos paralelos, como os Irmãos Catita (com Ray Bong), Corações de Atum e Quarteto 4444. Pode ver no YouTube vários temas inéditos dos Ena Pá 2000 gravados ao vivo no Cabaret Maxime, como "Um Gajo Normal", "Sem engolir é mais barato", "Não me piques pá/Arábia Sodomita", "Tudo ou vai pro caralho". A melhor banda do mundo no estilo que quiserem!

21 comentários:

  1. Não há nada como falar nos Ena Pá 2000 para estarmos totalmente de acordo. Tenho os álbuns todos!

    ResponderEliminar
  2. Aprovado! Os maiores! E quem assistiu aos concertos dos Catita na Barraca de Santos, que começavam às 4 da matina, não esquece.

    ResponderEliminar
  3. E o enorme "Foz do Arelho"?

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez se confirma,que o Leocardo tem gostos músicais estranhissimos!!!Como é possível uma pessoa dizer que não gosta dos U2 e depois dizer que gosta do Ena Pá 2000,uma banda de merda com 1 vocalista(?) maluco que tem uma voz de merda que tenta cantar???Leocardo,tratar-se,não estás bom de cabeça.Qual será o próximo dar tusa para ti?Zé Cabra???

    ResponderEliminar
  5. Ena pá 2000 traz-me imensas booaaaasssss recordações da minha adolescência! Junto com os amigos a fumar os primeiros (e últimos) cacetes, rir imenso e curtir totil! eheheheh belos tempos da adolescência!
    Já depois de adulto, conheci-o pessoalmente e o Manel é um tipo à maneira. Ideias loucas mas boas.

    ResponderEliminar
  6. Pois,estas bandas de drogados que não cantam nada é que são fixes,faz lembrar os vosso belos tempos de drogados,agora o U2 esta banda mítica é que não presta para nada.Desde que vi gajos a baterem palmas para o Zé Cabra percebi que Portugal é 1 país de malucos.Quem tem sucesso é odiado e quem é uma merda é aplaudido.Portugal=país de Merda

    ResponderEliminar
  7. Com cidadãos como o anónimo anterior, Portugal tem que ser um país de merda. Um país a sério não tinha cidadãos de merda como este. Concordo.

    ResponderEliminar
  8. O Manel João não tem grande voz, é verdade, mas a música dos Ena Pá 2000, apesar de ser feita a brincar, tem grande qualidade e eu prefiro grandes canções sem uma grande voz do que grandes vozes a cantar canções chatíssimas. Os Ena Pá 2000 são "muito à frente", não podem ser entendidos por todos. E ainda bem.

    ResponderEliminar
  9. Se o anónimo das 03:35 acha que é mais portugês por fumar ganzas e ouvir a merda da banda do ena pá 2000 então prefiro ser espanhol.Por haver gente como tu que Portugal está como está.Pessoas de sucesso são odiados e postos de lado,gente medíocre é elogiado e ajudado,por isso Portugal está como está.Um país de merda com gente de merda.

    ResponderEliminar
  10. Festival da eurovisão para quando ó leocardo.

    ResponderEliminar
  11. mais nada, nao existe no mundo melhor banda que esta
    nos meus tempo universitarios ir ate ao teatro barraca na 24 ve-los era uma delicia 'ate as 6 da matina

    a ver em directo o Manel a mandar o luis goucha pro' caralho, o a teresa guilherme, depois ate lhe dedicou uma musica, teresa guilherme/ chupa-me o verme

    e a fingir playback nas tarde de verao com o azeiteiro do Luis de sousa e a manda-lo embora na antiga feira popular, ninguem + o fara'

    ResponderEliminar
  12. Ó anónimo das 06:18 em que universidade é que estudastes???
    com o português que escreves não deve ser grande coisa.

    ResponderEliminar
  13. O 2001 Odisseia no chaço é grande!

    AA

    ResponderEliminar
  14. Eu gosto de todos os álbuns de originais: "Enapália 2000", "És Muita Linda", "Opus Gay", "2001 - Odisseia no Chaço" e "A Luta Continua!". E se mais houvera, mais comprara.

    ResponderEliminar
  15. "Ó anónimo das 06:18 em que universidade é que estudastes???" é fácil de perceber oh anónimo das 13:13,com a vida que o anónimo das 06:18 levava,a universidade onde ele "estudou" chama-se "universidade da Noite".È uma "universidade" onde os "alunos" passam as noites.Muita droga,farras,gajas e concertos.Isto sim é que a vida.

    ResponderEliminar
  16. As vezes fico a pensar,como que é possível uma pessoa não gostar do U2 e gostar desta banda de merda o Ena Pa 2000??Anda tudo louco realmente.Mas desde que vi um porco a andar de bicicleta já acredito em tudo.

    ResponderEliminar
  17. Já vi que O Leocardo gosta deste tipo de músicas foleiras com palavrões e críticas,então se for assim deves gostar também do famoso cantor Jaimão.

    ResponderEliminar
  18. O Jaimão também é bom, dentro do género. Não tem é a qualidade musical dos Ena Pá 2000. Mas isso só percebe quem percebe...

    ResponderEliminar
  19. Pois, realmente é muito difícil perceber quem gosta destas bandas de merda como o ena pá 2000,há gostos para tudo.U2 é uma merda.Ena Pá 2000 que é bom :)

    ResponderEliminar
  20. Link pra quem quiser sacar "Odisseia no chaço"

    http://www.megaupload.com/?d=4PWU7A9H

    ResponderEliminar