sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Um olho no Clarim, outro no cigano


1) Voltei a comprar O Clarim esta semana, apesar de na capa aparecerem o Lobo Mau e a avó da Capuchinho Vermelho. Gostei especialmente de dois artigos, ambos assinados pelo Papa Pedro Daniel das Oliveiras. Um sobre Carlos Coelho, personalidade macaense, e outra sobre o Boa Mesa, um restaurante-petisqueira do território. Sobre o primeiro gostava de lhe tirar o chapéu, por "saber falat patuá". O original, o autêntico, o esquecido. O que pergunto agora é o seguinte: porque será que ninguém la na ADM, nos Doçi Papiaçam ou na UMAC recolhe o patuá que o senhor sabe? É muito mais fácil do que ficarem a defender-se das críticas por não falarem o patuá original. Sobre a segunda reportagem, queria mandar aqui um abraço ao Pedro, e estou há muito tempo a dever uma visita mais demorada ao Boa Mesa. Da última vez que lá estive tinham o menu à porta apenas em inglês, o que penso que terá sido um desleixo, ou apenas um esquecimento. De resto a melhor dobrada que se faz em Macau, come-se no Boa Mesa.

2) A questão dos ciganos em França cheira mal. E não tirem segundas leituras desta afirmação. Aparentemente o presidente francês Nicolas Sarkozy pagou a uns ciganos para sairem de França, e isto foi considerado racismo, e é associado à crescente xenofobia em França. Sinais perigosos. Fico deprimido com a situação dos ciganos, ou "roma" como é politicamente correcto chamá-los agora. Expulsos ao pontapé por onde quer que passam, desde a sua India Natal, onde eram uma casta inferior, e queimados nas piras da inquisição como "hereges". Mesmo Portugal, conhecido como a potência da idade média mais "generosa", expulsou os ciganos para o Brasil em 1538. O Porajmos, o holocausto cigano, que custou a vida a mais de um milhão de ciganos às mãos da Alemanha Nazi, raramente é referido, e não me ocorre nenhum pedido de indemnização ou nada que se pareça. Há muito que não se sabe sobre os ciganos (aquilo do banho, como é?), mas não me parece que sejam assim tão maus, que se tornem um "problema".

27 comentários:

  1. 1) Fico feliz por saber que no O'Clarim os jornalistas não choraram na hora da desgraça e querem fazer mais e melhor. Ainda não comprei o jornal mas vou ver se o compro amanhã. Também concordo que a dobrada do Boa Mesa é muito boa.

    2) Os ciganos são um povo que se auto-excluí e cria graves problemas sociais. Acho muito bem o que está a fazer o Sarkozy! Eu faria o mesmo. Quem não se dá ao respeito, não pode ser respeitado.


    AA

    ResponderEliminar
  2. Boa Mesa - o arroz de marisco é um must e o Aníbal Wai merece a visita.
    A melhor dobrada, tenham paciência, essa é mesmo "chez Coimbra" :)

    ResponderEliminar
  3. Voce nao conhece o Carlos Coelho, se conhecesse ja havia de saber porque ninguem o pega.
    Melhor dobrada e' so'onde? E' porque ainda nao experimentou noutros restaurantes.

    ResponderEliminar
  4. O que tem o Carlos Coelho além de ser dos poucos a falar o patuá cerrado, coisa que nem os Doci Papiacam di Macau gostavam, mas nao conseguem? hehehehe

    ResponderEliminar
  5. Se o Leocardo é um defensor dos "oprimidos" ciganos, é porque nunca os teve perto de si. Ainda por cima romenos, que são a pior classe de ciganos que existe. Em Portugal, por exemplo, nem os ciganos portugueses gostam deles.

    Ainda em Portugal, há ciganos que decidiram ter uma vida normal, um trabalho como toda a gente, em vez de andarem a pedir ou a roubar. Esses não são discriminados. Aliás, discriminação é o que fazem alguns governos, que andam a gastar dinheiro a dar o rendimento mínimo a ciganos, dinheiro esse dos impostos daqueles que trabalham, alguns ganhando tanto como os ciganos que não fazem nenhum, e que muitas vezes ainda são ameaçados e assaltados por estes. Mas como isso é "discriminação positiva", mais um estúpido termo politicamente correcto que agora se inventou, já não há problema.

    ResponderEliminar
  6. fantástico, colega das 20:34, concordo consigo.

    ResponderEliminar
  7. Ora nem mais anónimo das 20.34.
    Ver o estado a tirar do nosso, para dar a outros que nunca contribuíram com um cêntimo nem qualquer beneficio para este país, pelo contrario, é para deixar qualquer um que trabalha, q contribui para o seu país, revoltado. E sabe pq? pq os apoios são dados sem hesitação a famílias ciganas que nem educação querem dar aos seus filhos, não fosse as novas regras e pressões por parte de assistentes sociais, os miúdos não iriam para a escola. E mesmo assim quantos não escapam.
    Mas afinal que investimento é este? Que justiça é esta? Andamos a trabalhar pros que não são de cá?! Ainda se os apoios fossem correctamente distribuídos!

    ResponderEliminar
  8. Nos dias que o sr. Leocardo escreve mais sobre futebol do que outros temas, fico mm chateada consigo! :P

    ResponderEliminar
  9. O Leocardo deve pensar que os ciganos são aqueles gajos engraçados dos filmes do Emir Kusturica.

    ResponderEliminar
  10. Portugal expulsou os ciganos em 1538? Então os sacanas conseguiram voltar, e com reforços. Quase 500 anos depois, estava na hora de repetir o gesto.

    ResponderEliminar
  11. aqui é que a malta revela as suas verdadeiras "cores"...

    ResponderEliminar
  12. Leocardo de Trazer por Casa17 de setembro de 2010 às 23:34

    Eu adoro ciganos!

    ResponderEliminar
  13. Ás tantas é um descendente da raça cigana, será sr. Leocardo?

    ResponderEliminar
  14. por ironia do destino o sarkosy é filho de hungaro e mãe judia.deve ser trauma de infancia

    ResponderEliminar
  15. Sim, é tudo muito bonito, mas o que tem o Carlos Coelho a ver com a ADM ou com os Doci Papiacam de Macau? Que eu saiba ele já não faz parte dos Doci Papiacam de Macau...

    ResponderEliminar
  16. sou o anonimo das 18:37 e vou corrigir o que disse: O que tem o Carlos Coelho além de ser dos poucos a falar o patuá cerrado, coisa que os Doci Papiacam di Macau gostavam, mas nao conseguem? hehehehe

    Tinha a palavra "nem" a estragar tudo entre "coisa que" e " os Doci..."

    ResponderEliminar
  17. eu adoro CIGANAS,são bonitas e já fodi com algumas delas,são muito boas na cama!!!

    ResponderEliminar
  18. e "cospem" ou é na boa, anónimo das 21:44??

    ResponderEliminar
  19. Sendo ciganas, devem cuspir, digo eu...

    ResponderEliminar
  20. O unico cigano com sucesso que conheço é o QUARESMA mas mesmo assim as vezes o QUARESMA ferve em pouca água e agride ou provoca adversários,se calhar por ser mesmo CIGANO,os ciganos são mesmo assim.Ainda ontem em Portugal 2 ciganos morreram em Alcains,um tio e sobrinho dispararam sobre o outro e morreram.

    ResponderEliminar
  21. por falar em cheirar mal,muitos portugueses cheiram mal do sovaco e pés e da boca,mas não são ciganos,são portugueses brancos.Em Macau há muitos assim.

    ResponderEliminar
  22. Sim, mas se calhar em 10 há um que cheira mal. Já entre os ciganos, em 10 só um é que não cheira mal. É apenas um pormenor estatístico...

    ResponderEliminar
  23. um em 10???entras num autocarro cheio de portugueses e aquilo cheira a sovaco,merda e mau hálito,então 1 gajo quando apanha 1 taxi em Portugal com as janelas fechadas cheira hálito podre do taxista,parece que comeu merda.

    ResponderEliminar
  24. Isso é porque em Portugal, para conseguirem pagar o autocarro, têm de poupar nos produtos de higiene. Quanto aos taxistas, é verdade. Pior, só mesmo em Macau.

    ResponderEliminar
  25. Pois,mas para a pinga,caracol,futebol e gajas já há dinheiro mas para a higiene não há dinheiro,coitados

    ResponderEliminar
  26. Isto é um atraso de vida! Só malta racista e ignorante. Este blogue já foi melhor frequentado.

    ResponderEliminar