sexta-feira, 10 de setembro de 2010
O morto está vivo (mas coxo)
Comprei hoje O Clarim, o semanário da Igreja Católica tão falado durante esta semana, aparentemente devido a uma mudança de linha editorial. Ouvi de manhã algumas pessoas a comentarem que já "não iam ler mais O Clarim", pois "já nem pode falar de política", mas se me perguntarem o que penso do novo Clarim, parece-me praticamente igual.
A única diferença será nas páginas 2 e 3, onde em vez da habitual escrivinhação de José Miguel Encarnação, temos notícias de teor, digamos, "paroquial". Na página 2 ficamos a saber que a Igreja de S. Francisco Xavier em Mong-Há inaugurou um centro católico. Ora embrulha. Na página 3 fala-se de uma excursão de religiosos à cidade de Xangai na próxima terça-feira. Só isso. Na página 3 temos a habitual actualidade local, a visita de Teixeira dos Santos, um simpósio que assinala a morte de Mateus Ricci, e a notícia de que o Museu de Macau vai encerrar durante cinco dias "devido a obras de manutenção". Na página 4 temos uma entrevista com o Pe. Thomas Lee, director do Colégio Yuet Wah. Até aqui tudo bem.
Depois disso entra o Papa Pedro Daniel das Oliveiras, a primeiro a falar de Tiago Monteiro, e depois a assinar um artigo de opinião bastante peculiar, na sua habitual coluna "Olhando em Redor". "A Mão de Deus" estabelece um pararelo entre a série dos anos 70 "Battlestar Glactica" e a natureza humana, naquilo que poderá ser um lamiré ao "Clarim-gate", o martelo que amassou esta publicação semanal. Na página 8 temos João Santos Gomes a falar novamente das empresas e serviços públicos que se "esquecem" do português, e a seguir Luís Barreira fala do Processo Casa Pia.
O resto do jornal é sobre religião, liturgia e a habitual página eclesial, terminando com o habitual artigo de Joaquim Magalhães em "Fora do Baralho", com uma passagem pela programação, palavras cruzadas e anedotas mais velhas que a barba do profeta. Não se pode dizer que O Clarim tenha mudado assim tanto. A única coisa que fizeram foi cortar o pio ao Encarnação, no centro da tal polémica com as campas do Cemitério de S. Miguel. A sra. secretária Florinda Chan parece estar a levar o caso a sério, e vai averiguar de onde partiram as fugas de informação que levaram esta notícia a público. Um caso que ainda promete dar que falar.
o leocardo acha q o clarim nao mudou nada??? pelo menos, calando "o pio ao Encarnação", os seus leitores habituais acabam por não saber notícias "ocultadas" pelo nosso Governo, semelhantes àquelas sobre a Florinda Chan... é que o Clarim, algumas vezes, tem notícias "bombásticas" (bombásticas são só em macau, pq no ocidente são notícias "normais" de se porem num jornal digno) que mais nenhum jornal noticia (por falta de informação ou por medo de retaliação... agora até o clarim caiu nas mãos da "censura" governamental.... mais um golpe à nossa já limitada liberdade de imprensa...
ResponderEliminarAgora é uma boa oportunidade para O Clarim ir publicando a Bíblia em fascículos.
ResponderEliminarlol :)
ResponderEliminarMacau vai por maus caminhos. Alguém duvida?
ResponderEliminarÓ Leocardo, e O Clarim ainda não noticiou que a diocese de Macau está a dar guarida a um padre timorense terrorista e corrupto de nome Domingos Soares?
ResponderEliminarNão percebo como que há pessoas que compram jornais quando se pode ver os jornais online de borla.estou em Portugal e aqui vejo os jornais todos de Macau online de borla.
ResponderEliminarSe toda a gente assim fizesse esses jornais fechavam, não conrcorda, colega das 21:05 ?
ResponderEliminarse fecham é por burrice,quem quiser ler alguns jornais online tem que pagar,por exemplo o south china morning post é pago online,o jornal abola também é pago para ver as noticias todas do dia.Se eu fosse o dono de 1 jornal obviamente que teria que ser pago para poder ler online.
ResponderEliminarEle há com cada uma... compram um jornal ligado à Igreja Católica e ficam à espera que se fale de tudo menos precisamente da Igreja Católica ou de coisas relativas a ela...
ResponderEliminarMais um lerdinho que só vê 8 ou 80. Já nem vale a pena tentar explicar o que quer que seja a esta gente.
ResponderEliminarAh, não vale mesmo... só lerdinhos que só vêem 8 ou 80...
ResponderEliminarPerdeu-se conteúdo, o Leocardo tem razão. Contudo, cabe agora aos escribas d'O Clarim reavivar o jornal do Padre Albino com nova substância. Já que não se pode noticiar os escândalos da política, há ainda muitos outros temas de explorar em Macau que possam servir para que o jornal volte a ser notícia, e dê gosto de ser lido.
ResponderEliminarAA
mas querem que o clarim fale de que sobre a igreja?dos padres pedófilos e gays ou da casa pia?ou dos padres corruptos?
ResponderEliminarDa tua mãe, pá!
ResponderEliminarVê-se logo que o anónimo das 20:40 é o reaccionário do Mota, aquele timorense que trabalha na PJ ou lá o que é e já colaborou com o JTM.
ResponderEliminarNesta hora de grande tristeza, estou solidário com o Papa... com o Papa Pedro Daniel das Oliveiras eh claro.
ResponderEliminarJá num blog de Timor me disseram que eu era o tal Mota, que eu nem conheço. Se esse Mota tem alguma coisa contra o padreco Domingos Soares, não é o único. Em casa desse padre foram torturados, por exemplo, dois portugueses em 2004 ou 2005 (não me lembro do ano exacto). Claro que a Embaixada de Portugal em Díli, à boa maneira portuguesa, abafou o caso para não irritar a Igreja timorense.
ResponderEliminarE sou português, não sou timorense. O que também não sou é lambe-botas e não calo aquilo que sei.
Para quem souber inglês...sobre o Padre Domingos Soares.
ResponderEliminarVer: http://www.villagechief.com/mot/cons92z%20-%20Domingos%20Soares.htm
AA
Obrigado pelo link, AA. Utilíssimo. Acrescenta ainda mais ao que eu já sabia sobre esse padre terrorista. É um assassino nato, embora fique sempre na sombra e daí comande os seus buldogues. Assim foi com os dois portugueses torturados: foram os seus inocentes escuteirinhos católicos que os torturaram, o padreco só emprestou a sua casa e parece que nunca deu a cara durante os actos de tortura. Assim, podia sempre dizer que não sabia de nada.
ResponderEliminarO mais triste disto tudo é que uma vez mais os cobardolas diplomatas portugueses mostraram a merda de que são feitos. Tivesse sido com australianos ou norte-americanos, estes pediriam logo explicações. Os merdosos dos tugas preferiram abafar o caso. Cobardes de merda...
E agora esse terrorista de batina está aqui em Macau, a estudar, ao que parece, na Universidade de São José, e acoitado em instalações da Diocese. É bom que se saiba a que tipo de pulhas é que a Igreja de Macau anda a dar cobertura.
epá chamem aquem aquela malta do "Na Terra" de volta!
ResponderEliminarÓ anónimo, escreva lá isso em português, para ver se a gente percebe.
ResponderEliminar" epá chamem lá aquela malta do "Na Terra" de volta, que pelos vistos em Timor não é seguro "!
ResponderEliminarO telefone do terrorista devia estar sob escuta, para ver se não andará a comandar os seus cães raivosos a partir de Macau.
ResponderEliminare nunca se sabe quem vem ler o blogue do leocas...
ResponderEliminarvoces não sabem que em macau há muita espionagem e escutas?uma vez enviei um email a um gajo em macau e escrevi la muitos palavroes,e no dia seguinte o impensável aconteceu,recebi 1 email da CTM que me avisou para não escrever mais palavrões nos emails para macau!!!se não acreditam podem experimentar enviar 1 email para alguem de macau que use servidor ctm no email
ResponderEliminarOh anónimo das 10h01, quer dizer Mota, obrigado pelo exclarecimento seu terrorista do cara*lo.
ResponderEliminarNão passas de um idiota, anónimo das 5:49. Porque é que gostas tanto do padre terrorista? Ele sodomiza-te sempre que lho pedes?
ResponderEliminarAnónimo das 13:21 e porque voce detesta tanto o padre terrotista como diz? É por causa de ele ter andado de mota em cima de si?
ResponderEliminarÉs mesmo idiota! Detesto-o precisamente por ser um terrorista assassino. Isso não chega?
ResponderEliminarAcho que o unico terrirista aqui é voce, seu talibã fdp.
ResponderEliminarÓ analfabruto de merda, grande poço de ignorância, o padre assassino anda a pagar-te para o defenderes, grande filho duma vaca?
ResponderEliminarNão, anda a pagar-me para te ir ao cu seu cabrao fdp
ResponderEliminarSe defendes assassinos, é porque também és um, grande animal. Mal empregue o "leite derramado" pelo teu pai. Mais valia ter feito um queijo.
ResponderEliminartenham calma meninas,não se enervem
ResponderEliminar