sábado, 4 de setembro de 2010
Inglaterra, Espanha e Alemanha cumprem, França dá escândalo
Realizou-se ontem a primeira jornada da qualificação para o Euro 2010, com a maioria dos grandes favoritos a registarem vitórias mais ou menos volumosas contra adversários de menor calibre.
No Grupo A a Alemanha, vice-campeã europeia e 3ª classificada no último mundial, foi a Bruxelas vencer a Bélgica por uma bola a zero, com Miroslav Klose a marcar o único golo do encontro, já na segunda parte. No Cazaquistão a Turquia confirmou o estatuto de favorita, ao vencer por três bolas a zero, com golo de Turan, Hamit Altintop e Nihat.
No Grupo B a Rússia foi a Andorra, e perante 250 espectadores (!), bateu a formação local por 2-0, com bis de Pavel Pogrebnyak. Na Arménia a Irlanda venceu pela margem mínima (Fahey), enquanto a Eslováquia viu-se e desejou-se para vencer a Macedónia em Bratislava, com o único golo da partida a chegar nos descontos, por Holosko.
No Grupo C, a Itália chegou ao intervalo a perder na Estónia, mas Cassano e Bonucci deram a volta ao resultado na segunda parte. A Sérvia superiorizou-se às Ilhas Faroé em Torshavn, por três bolas a zero, e a Irlanda do Norte causou surpresa ao ir vencer na Eslovénia por 1-0, com golo de Corry Evans, jovem jogador do Manchester United.
No Grupo D, aconteceu o grande escândalo desta jornada europeia. A jogar em pleno Stade de France com uma equipa completamente renovada, a França de Laurent Blanc deixou-se surpreender pela Bielorrússia. O golo que deixou os franceses de boca aberta chegou a cinco minutos do fim, apontado por Kislyak. Meia surpresa aconteceu em Piatra Neamţ, onde a Roménia não foi além de um empate a uma bola frente à Albânia, enquanto a Bósnia-Herzegovina foi ao Luxemburgo vencer por três bolas a zero.
No Grupo E os favoritos mostraram as suas credenciais: Holanda foi a São Marino vencer por expressivos 5-0, com Huntelaar, novo reforço do Schalke 04, a apontar um hat-trick. A Moldávia bateu em casa a Finlândia por 2-0, e pelo mesmo resultado a Suécia venceu a Hungria em Solna.
O Grupo F teve o seu arranque na quinta-feira, com Israel a vencer Malta por três bolas a uma em Ramat Gan. O jogador do Chelsea Yossi Benayoun apontou os três golos da equipa israelita. Já ontem a Croácia venceu a Letónia em Riga por 3-0, enquanto a Grécia não foi além de um empate a uma bola frente à Geórgia, em Atenas.
No Grupo G, a Inglaterra provou que se sente muito mais à vontade nas fases de qualificação do que propriamente em fases finais. Os ingleses golearam a Bulgária em Wembley por quatro golos sem resposta, com Jermaine Defoe a fazer um hat-trick. Em Podgorica, o Montenegro derrotou o País de Gales por uma bola a zero, com golo de Vucinic, jogador do AS Roma.
No Grupo H, além do empate de Portugal frente ao Chipre em Guimarães, a Noruega foi à Islândia vencer por duas bolas a uma, jogo do qual não existem imagens disponíveis. Os noruegueses chegaram ao intervalo a perder graças a um golo de Helguson, mas deram a volta ao resultado na segunda parte, com golos de Hengeland e Abdollaoue. Portugal joga na terça-feira em Oslo, e em caso de derrota, a qualificação ficará já bastante complicada.
Finalmente no Grupo I, os campeões do mundo, a Espanha, foram a Vaduz derrotar o Liechtenstein por quatro bolas a zero. Fernando Torres regressou aos golos, marcando dois, sendo os restantes apontados por David Villa e David Silva. Em Kaunas, Lituânia e Escócia empataram a zero golos.
Sem comentários:
Enviar um comentário