terça-feira, 6 de julho de 2010

Um friozinho que mata


As temperaturas estão elevadíssimas na região, e em Macau e Hong Kong os termómetros chegam aos 34º C. Em Taiwan não é diferente, e a onda de calor já reclamou duas vidas. A primeia a de um agricultor de 87 anos de Taitung, que passou horas a apanhar tomates debaixo do sol, e um operário de 35 anos que morreu congelado. Cheng Sung-mou, trabalhador de uma fábrica de bolos em Penghu, foi encontrado dentro de um congelador com a temperatura abaixo dos 30 graus negativos (!). Cheng estava a sofrer tanto com o calor que resolveu "refrescar-se" dentro de um congelador industrial, no Sábado, por volta das 19:00. Como os bolos tinham que ser confecionados à temperatura ambiente, o operário "demorou-se" dentro do congelador onde os bolos eram guardados e morreu de hipotermia, apesar da porta estar sempre aberta. Cheng foi encontrado pelo proprietário da fábrica e chegou já sem vida ao hospital. As temperaturas atingiram os 35º C em Taiwan no Domingo, subindo até aos 38º C em algumas regiões.

9 comentários:

  1. opa se acham que está muito calor ai,deviam vir para Portugal,ontem a tarde estava 40 graus em Lisboa.E aqui raramente há ar condicionado nas casas.Eu por exemplo não tenho ar de condicionado e durmo nu.A electricidade é muito cara em Portugal por isso é raro haver ar condicionado nas casas.Não é como em Macau onde todas as pessoas tem ar condicionado em casa

    ResponderEliminar
  2. Ó anónimo, cala-te lá um bocadinho, não mostres mais a tua ignorância. Todos os portugueses aqui em Macau sabemos que o calor em Macau, tal como o frio, são muito piores do que em Portugal porque vêm sempre acompanhados de humidade, o que os potencia. Nós sabemos porque também já vivemos em Portugal. Se quiseres saber como é, vive em Macau uns tempos. Se não, não digas mais asneiras. Em Portugal ninguém tem ar condicionado porque pura e simplesmente não é preciso.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo das 04H43 estás enganado,em Portugal nao tem ar condicionado porque a ELECTRICIDADE é MUITO CARA.Em Portugal quem tem ar condicionado é RICO.Pode ter a certeza que se eu fosse RICO teria de certeza ar condicionado em minha casa.

    ResponderEliminar
  4. Pois eu nunca estive em nenhuma casa portuguesa que tivesse ar condicionado. E já fui a algumas de gente bem endinheirada. O que têm é aquecedores, e aquecimento central, não ar condicionado. Ar condicionado num país onde nunca chega a estar calor uma semana seguida sequer, para quê? Se viesse para Macau, onde faz calor dia e noite durante quase meio ano seguido, tinha de se meter dentro de um frigorífico.

    PS: Vou passar férias a Portugal todos os anos. Se, em três semanas, apanhar duas ou três notas quentinhas, já me considero cheio de sorte. As mais das vezes à noite parece inverno, tenho de usar quase sempre casaco.

    ResponderEliminar
  5. Então não tens lido noticias de Portugal???Vai ver as temperaturas.

    ResponderEliminar
  6. Tenho lido, tenho. Faz tu as contas no fim do ano e vê quantos dias verdadeiramente quentes houve em Portugal. Uma semanita, normalmente. Achas que isso justifica ter ar condicionado? Em Macau, como já te disse, faz calor (dia e noite) quase meio ano seguido. Achas que tem comparação?

    ResponderEliminar
  7. E repito o que já outros disseram, pois parece que ainda não percebeste: com 32 graus em Macau sente-se muito mais calor do que com 38 em Portugal.

    ResponderEliminar
  8. quem me dera ser rico,abria o ar condicionado todos dias no verão aqui em Portugal

    ResponderEliminar
  9. Isso não era se fosse rico, isso era se fosse técnico de reparação de aparelhos de ar condicionado.

    ResponderEliminar