segunda-feira, 5 de julho de 2010
Macau na Uncyclopedia
A Uncyclopedia é um website de humor, que tenta ser uma paródia da Wikipedia. Dando uma vista de olhos pela Uncyclopedia, fico sem perceber quem tem tanto tempo para andar a escrever e editar tantos disparates, mas como costumo dizer, "há gente para tudo". A Uncyclopedia fala de (quase) tudo que a Wikipedia fala. Por exemplo, sabia que em 5 de Julho de 334 BC, Platão inventava a masturbação, e mais tarde o seu discípulo Aristóteles foi considerado "mestre do seu domínio"? E que em 1687 Isaac Newton descobriu a gravidade depois de um figo lhe ter caído na cabeça? E que dois anos depois "mudou a gravidade para o nível 7" depois de uma epidemia de fruta caída? Têm tanta piada como o Bruno Nogueira. Como não podia deixar de ser, tive curiosidade em espreitar o que é dito sobre Macau. E o que dizem eles da nossa amada RAEM?
Para os criativos da Uncyclopedia, Macau é "um assalto aos sentidos, uma explosão de luzes de neon, barulho de slots, sabores, fumos e movimentos intestinais exóticos". A insistência no facto de Macau ser um antro de doenças do foro gástrico e intestinal está constantemente presente, e o turista pode visitar "igrejas, monumentos, palácios e hospitais públicos", assegurando que "as recordações ficam depois dos parasitas intestinais desaparecerem". Macau é "uma terra de contrastes", asseguram, "onde a polícia de trânsito usa máscara, mas os médicos não". Ohohohoh.
Quanto à História de Macau, que tanto estimamos e tentamos divulgar para que não seja esquecida e obliterada, a Uncyclopedia diz que o território foi fundado pelos portugueses (vá lá...) em 1409, um local onde os marinheiros podiam parar e "divertir-se", de acordo com um tal grão-duque Jaun (sic) Chavez. Em 1800, Macau tinha "o maior número de bordéis no mundo". Os macaenses ("macauists"), "adoram jogar", e "declararam a independência do país" (sic) em 1825, graças a uma série de disparates que nem vou aqui mencionar. O "país" tem apenas 3 quilómetros quadrados, e dois deles são ocupados "por uma fábrica da Mattel".
A Economia de Macau depende do jogo (dois pontos) e da "extorsão". Os hotéis são levantados e caem tão rapidamente quanto os inspectores de saúde "são subornados", e um taxista ganha o dobro de um médico, apesar "de ambos não necessitarem de habilitações". A moeda de Macau é o "fuk", representada por um ∂, e vale "dois cêntimos de dólar". Recentemente, "bananas, charutos e crianças" são aceites como moeda de troca. As maiores atrações turísticas de Macau são uns tais "Beautiful Lady" clubs, onde a maioria das mulheres tem "bigode e pelos no peito", mas os turistas "estão demasiado bêbados" para reparar. A bandeira de Macau é esta na imagem.
E vai por aí fora, um enorme chorrilho de disparates. Em Macau toda a gente é obrigada a fumar um maço de cigarros por dia, o desporto "é ilegal", a religião é o "sexo e o jogo" (ora essa...), e os pratos típicos são língua de cão e carne de macaco. A versão portuguesa da página (brasileira, aliás) tem também tanta piada quanto ver uma parede pintada a secar. Algumas das passagens da Desciclopédia:
"No século XVI as caravelas lusitanas de D. Manuel I, o venturoso, chegaram na China e abriram uma vendinha portuguesa com certeza. Essa é a origem de Macau."
"Dizem que em Macau se fala a tal da Língua Portuguesa. O fato de ninguém mais do Brasil ou Portugal os entender não desmerece os macalenses."
"A mais famosa pastelaria de Macau é a Casa da Grande Bicha, famosa por ser tão frequentada que forma enormes filas na entrada (em português lusitano, bicha = fila, ó pá....). Seu pastel mais delicioso e enche-bucho é o sabor Portuguesa, cujo recheio típico é composto por azeitona, tomate, ovo cozido, mussarela, presunto, pimentão e bigode."
Ainda segundo a Desciclopédia, Macau pertence à CPLP: "Conjunto dos Patetas de Língua Presa". Epá desculpem mas agora vou ter que parar. Estou a mijar-me de tanto rir. Já sei que a Uncyclopedia, Desciclopédia e afins são supostos ser uma brincadeira, e aliás é raro encontrar um país, facto ou personagem histórica que fique bem na fotografia. Mas pelo menos podia ser uma brincadeira com graça.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarPor acaso, já tinha escrito em Fevereiro de 2009 sobre o artigo da Uncyclopedia relativo a Macau (http://oprotesto-macau.blogspot.com/2009/02/macau-na-uncyclopedia.html), mas julgo que terá sido bastante ampliado desde então.
ResponderEliminarAbraço!
A parte que descreve melhor Macau é aquilo do Religion : Casinos e Putas :)))
ResponderEliminarsabes falar macauense?
ResponderEliminarPelo menos quanto à religião, Macau fica a ganhar.
ResponderEliminarA brincar a brincar lá se vão dizendo umas verdades...ópah!
ResponderEliminarAA
Quando a Uncyclopedia falar do batráquio de peito feito pras mongois, mas a desembolsar uma milena por puta, ui ui... até o CMJ morre a rir...hahahahaha
ResponderEliminarUma vez mais: o batráquio é a loira??
ResponderEliminarSim, raios! Batráquio = loura = loira = KFC (Kentucky Fried Chicken), entendido? KFC porque parece o boneco dos restaurantes KFC, dizem algumas tailandesas.
ResponderEliminar