segunda-feira, 5 de julho de 2010

Macau na Uncyclopedia


A Uncyclopedia é um website de humor, que tenta ser uma paródia da Wikipedia. Dando uma vista de olhos pela Uncyclopedia, fico sem perceber quem tem tanto tempo para andar a escrever e editar tantos disparates, mas como costumo dizer, "há gente para tudo". A Uncyclopedia fala de (quase) tudo que a Wikipedia fala. Por exemplo, sabia que em 5 de Julho de 334 BC, Platão inventava a masturbação, e mais tarde o seu discípulo Aristóteles foi considerado "mestre do seu domínio"? E que em 1687 Isaac Newton descobriu a gravidade depois de um figo lhe ter caído na cabeça? E que dois anos depois "mudou a gravidade para o nível 7" depois de uma epidemia de fruta caída? Têm tanta piada como o Bruno Nogueira. Como não podia deixar de ser, tive curiosidade em espreitar o que é dito sobre Macau. E o que dizem eles da nossa amada RAEM?

Para os criativos da Uncyclopedia, Macau é "um assalto aos sentidos, uma explosão de luzes de neon, barulho de slots, sabores, fumos e movimentos intestinais exóticos". A insistência no facto de Macau ser um antro de doenças do foro gástrico e intestinal está constantemente presente, e o turista pode visitar "igrejas, monumentos, palácios e hospitais públicos", assegurando que "as recordações ficam depois dos parasitas intestinais desaparecerem". Macau é "uma terra de contrastes", asseguram, "onde a polícia de trânsito usa máscara, mas os médicos não". Ohohohoh.

Quanto à História de Macau, que tanto estimamos e tentamos divulgar para que não seja esquecida e obliterada, a Uncyclopedia diz que o território foi fundado pelos portugueses (vá lá...) em 1409, um local onde os marinheiros podiam parar e "divertir-se", de acordo com um tal grão-duque Jaun (sic) Chavez. Em 1800, Macau tinha "o maior número de bordéis no mundo". Os macaenses ("macauists"), "adoram jogar", e "declararam a independência do país" (sic) em 1825, graças a uma série de disparates que nem vou aqui mencionar. O "país" tem apenas 3 quilómetros quadrados, e dois deles são ocupados "por uma fábrica da Mattel".

A Economia de Macau depende do jogo (dois pontos) e da "extorsão". Os hotéis são levantados e caem tão rapidamente quanto os inspectores de saúde "são subornados", e um taxista ganha o dobro de um médico, apesar "de ambos não necessitarem de habilitações". A moeda de Macau é o "fuk", representada por um ∂, e vale "dois cêntimos de dólar". Recentemente, "bananas, charutos e crianças" são aceites como moeda de troca. As maiores atrações turísticas de Macau são uns tais "Beautiful Lady" clubs, onde a maioria das mulheres tem "bigode e pelos no peito", mas os turistas "estão demasiado bêbados" para reparar. A bandeira de Macau é esta na imagem.

E vai por aí fora, um enorme chorrilho de disparates. Em Macau toda a gente é obrigada a fumar um maço de cigarros por dia, o desporto "é ilegal", a religião é o "sexo e o jogo" (ora essa...), e os pratos típicos são língua de cão e carne de macaco. A versão portuguesa da página (brasileira, aliás) tem também tanta piada quanto ver uma parede pintada a secar. Algumas das passagens da Desciclopédia:

"No século XVI as caravelas lusitanas de D. Manuel I, o venturoso, chegaram na China e abriram uma vendinha portuguesa com certeza. Essa é a origem de Macau."

"Dizem que em Macau se fala a tal da Língua Portuguesa. O fato de ninguém mais do Brasil ou Portugal os entender não desmerece os macalenses."

"A mais famosa pastelaria de Macau é a Casa da Grande Bicha, famosa por ser tão frequentada que forma enormes filas na entrada (em português lusitano, bicha = fila, ó pá....). Seu pastel mais delicioso e enche-bucho é o sabor Portuguesa, cujo recheio típico é composto por azeitona, tomate, ovo cozido, mussarela, presunto, pimentão e bigode."

Ainda segundo a Desciclopédia, Macau pertence à CPLP: "Conjunto dos Patetas de Língua Presa". Epá desculpem mas agora vou ter que parar. Estou a mijar-me de tanto rir. Já sei que a Uncyclopedia, Desciclopédia e afins são supostos ser uma brincadeira, e aliás é raro encontrar um país, facto ou personagem histórica que fique bem na fotografia. Mas pelo menos podia ser uma brincadeira com graça.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso, já tinha escrito em Fevereiro de 2009 sobre o artigo da Uncyclopedia relativo a Macau (http://oprotesto-macau.blogspot.com/2009/02/macau-na-uncyclopedia.html), mas julgo que terá sido bastante ampliado desde então.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. A parte que descreve melhor Macau é aquilo do Religion : Casinos e Putas :)))

    ResponderEliminar
  4. sabes falar macauense?

    ResponderEliminar
  5. Pelo menos quanto à religião, Macau fica a ganhar.

    ResponderEliminar
  6. A brincar a brincar lá se vão dizendo umas verdades...ópah!


    AA

    ResponderEliminar
  7. Quando a Uncyclopedia falar do batráquio de peito feito pras mongois, mas a desembolsar uma milena por puta, ui ui... até o CMJ morre a rir...hahahahaha

    ResponderEliminar
  8. Uma vez mais: o batráquio é a loira??

    ResponderEliminar
  9. Sim, raios! Batráquio = loura = loira = KFC (Kentucky Fried Chicken), entendido? KFC porque parece o boneco dos restaurantes KFC, dizem algumas tailandesas.

    ResponderEliminar