sexta-feira, 18 de junho de 2010

Morreu José Saramago


José Saramago já sabe se Deus existe, ou não. O escritor faleceu hoje em Lanzarote, aos 87 anos. O autor de "Levantado do Chão", "Jangada de Pedra" e "Ensaio sobre a cegueira", encontrava-se bastante debilitado fisicamente há vários meses. Saramago venceu o Prémio Nobel da Literatura em 1998, e era conhecido pelas suas posições polémicas sobre a existência de Deus e contra a Igreja. O seu livro mais recente foi o romance "Caim", publicado o ano passado. Deixa viúva a jornalista espanhola Pilar del Rio. A bandeira da Golegã, terra Natal do escritor, encontra-se a meia haste.

29 comentários:

  1. Portugal está mais pobre. Morreu um GRANFE HOMEM.Saudade...

    ResponderEliminar
  2. Morreu? Mas o João Severino ainda agora disse que o ouviu a falar no rádio!

    ResponderEliminar
  3. pronto este traidor espanhol já não chateia mais os católicos nem a igreja,não faz falta.Adeus.Que vá publicar livros para o inferno.

    ResponderEliminar
  4. Olha o comunista espanhol ...
    Deus o tenha no céu!


    AA

    ResponderEliminar
  5. Ele até ia publicar livros para o Inferno, se o Inferno existisse...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Oh Leocardo analfabruto, não é levantar do chão, mas sim, "Levantado do Chão".

    ResponderEliminar
  7. O próximo livro dele vai ser "Debaixo do chão" :)))

    ResponderEliminar
  8. "Uma merda qualquer..."? Portanto, sempre se teve a cagar para a obra do dito

    ResponderEliminar
  9. Finalmente o Saramagas vestiu o casaco de madeira. A julgar pela Santa Inquisição que anda por Macau (Igreja Católica, Clarinete, etc, etc) o próximo é o Leocardo. Tenho dito!

    ResponderEliminar
  10. Deus lhe dê o dobro daquilo que me deseja :)

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  11. Então o Inferno não haveria de existir porquê? Perguntem agora ao Saramago se existe ou não.

    ResponderEliminar
  12. Português Envergonhado18 de junho de 2010 às 22:45

    O chorrilho de insultos que os idiotas de serviço aqui deixam sobre o único Prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa, mesmo depois da sua morte, deixa perceber bem porque é que Portugal é o país de merda que é. Um país que produz tanto burro analfabruto não podia ter bom fim.

    ResponderEliminar
  13. Este último comentário deve ser de um dos panascas ou de uma daquelas espantalhas dos Estudos Portugueses da Universidade de Macau...

    ResponderEliminar
  14. Oh palermo o unico Prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa cagou-se para Portugal quando decidiu viver em Espanha,casou com uma espanhola para ter nacionalidade espanhola.Por isso não faz falta nenhuma a Portugal.

    ResponderEliminar
  15. O chorrilho de insultos aqui deixados é proporcional ao chorrilho de insultos do estafermo que se foi. Ou o dito não insultava?

    ResponderEliminar
  16. Idiotas de serviço só os defensores deste trolha da escrita.

    ResponderEliminar
  17. leocardo, faça como o António cambeta e apresenta uma queixa à judite sobre os insultos de pedófilia e os resultados é aquilo que sabe...

    ResponderEliminar
  18. Estes gajos nunca leram um livro na vida.

    ResponderEliminar
  19. Ainda há gajos que estão em Macau e que atacam Saramago porque este "cagou-se para Portugal".
    Vá ver a capa do DN...

    http://dn.sapo.pt/edicaoimpressa/default.aspx?content_id=1597510

    ResponderEliminar
  20. então 1 gajo que abandonou Portugal,foi viver para uma ilha espanhola e casou com uma espanhola e ameaçou várias vezes renunciar a nacionalidade portuguesa não é estar a "cagar para Portugal" ???Os portugueses tem a mania de elogiar sempre os mortos,quando o saramago estava vivo muitos atacavam o gajo,agora que morreu ui,é o maior,já dizem que é 1 grande homem,grande escritor blá blá blá,aquela conversa tipica dos tugas hipócritas.nunca gostei do saramago e dos seus livros,e não é agora que ele morreu que vou passar a gostar

    ResponderEliminar
  21. O Saramagas fez bem em cagar-se para Portugal e em cagar-se para o Soarismo. Até o palhaço do Soares, esse pseudo-democrático, veio admitir que andou de candeias às avessas com o Saramagas para nos ultimos anos la ter fumado o cachimbo da paz com ele. Fumou o tanas, convia-lhe, isso sim!

    ResponderEliminar
  22. Hipócritas são estes idiotas todos que aqui comentam. Saramago saiu do país quando foi maltratado por quem mandava na espelunca. E vocês saíram de Portugal porquê, ó cambada de idiotas?

    ResponderEliminar
  23. coitado do saramago foi tão maltratado em Portugal,já estou a chorar de pena :((.Costuma-se dizer que só faz falta quem está.

    ResponderEliminar
  24. Quem não faz falta nenhuma a Portugal, de certeza absoluta, são os medíocres como vocês. Infelizmente, é o que aquela merda tem mais.

    ResponderEliminar
  25. Porra, enganei-me. O merdoso do rosa coutinho também quinou há pouco tempo.

    Deus - 2
    Comunas - 0

    E que se siga despachando esta trampa para que o Mundo fique mais limpo.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo das 20.27: No mesmo momento em que Saramago morria, morreram centenas de pessoas da tua idade e mais novas e que nem sequer eram comunistas. E muitas delas, antes de morrer, tiveram horas de agonia, de extremo sofrimento, enquanto Saramago teve aquilo a que normalmente se chama uma "morte santa", aos 87 anos de idade.

    Portanto, sim senhor, belo trabalho que tem sido feito pelo Deus idiota que te puseram dentro da cabecinha. Toma cuidado, que hoje ou amanhã o teu Deus é capaz de te querer levar a ti, que Ele prefere levar para junto dEle o mais depressa possível aqueles de que gosta. Amen e descanses então em paz.

    ResponderEliminar