sábado, 12 de setembro de 2009

Caster Semenya é....?


A notícia foi divulgada por um jornal australiano e caíu que nem uma bomba: Caster Semenya não tem útero nem ovários, e tem testículos internos que produzem testosterona. O que vale por dizer que a atleta sul-africana que venceu os 800 metros nos mundiais de Berlim o mês passado é hermafrodita. A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) não confirma a notícia, mas também não nega, limitando-se a dizer que "não leu o relatório médico". A atleta ia participar nos 4000 metros em corta-mato em Pretoria, mas ancelou a sua participação depois de ter sido divulgada a notícia. Segundo o seu treinador Michael Seme, a atleta "não se sentia bem". Se se confirmar o relatório, Semenya, de apenas 18 anos, poderá perder as medalhas conquistadas em Berlim, ser suspensa e só poderá voltar a competir se resolver o "problema". A decisão só será conhecida em Novembro.

4 comentários:

  1. entao se não tem útero nem ovários como é que pode ser hermafrodita?já nao percebo nada

    ResponderEliminar
  2. Não se confunda mais. Segundo um ginecologista britânico citado pelo Guardian, Caster sofre de um dos 46 casos de indefinição de género que afecta 1 em cada 3000 pessoas. Como tem vagina e foi criada como uma mulher, é aquilo que é mais commumente conhecido por "hermafrodita". O nome técnico será divulgado depois de se conhecerem em detalhe os resultados dos testes.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. E se nasceu assim, tem culpa disso? E vai resolver o problema como?

    ResponderEliminar
  4. E como se resolvem os problemas de quem nasce com eles? Em todo o caso, se nasceu assim, paciência. Eu também gostava de ter nascido o Usain Bolt, mas olhe, tenho que me contentar com as pernas que o TP me deu.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar