quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O martírio de Agosto


Todos concordamos que passar o mês de Agosto é uma "preview" do Inferno, se este existisse. Chuva, tufões, um calor abrasador e abafado, enfim, uma merda. Os mais sortudos e os mais sensatos dão corda aos sapatinhos e partem para destinos mais secos e solarengos. Os que ficam têm que "aguentar". O pior mesmo é andar na rua quando chove, como hoje. Por muita experiência que adquiram, os nossos concidadãos não se conseguem habituar a andar à chuva. E o pior é quando os outros pagam a factura. Assim gostava de deixar aqui algumas linhas mestras de "como se comportar num dia de chuva". Espero que seja útil.

- Respeite os mais altos. Caminhe apenas de um lado do passeio e faça o favor de acautelar que não enfia uma vareta do guarda-chuva no olho de quem tem uns centímetros a mais.

- Poupe espaço. Se estiver acompanhado, use apenas um guarda-chuva que ambos possam partilhar.

- Não chove debaixo das arcadas e das varandas. Feche o guarda-chuva cada vez que não seja necessário, e abra-o apenas quando estiver debaixo da chuva. Não é uma acção assim tão cansativa, e os guarda-chuvas abrem e fecham facilmente.

- Ninguém tem a culpa que esteja a chover e você está de mota. Respeite as passadeiras para os peões, não acelere e não apite!

- Se está de carro, melhor ainda. Não tenha pressa, uma vez que não se está a molhar. Se por acaso há muito trânsito porque toda a gente decidiu sair com o carro exactamente por estar a chover, problema seu. Mais uma vez, não apite! Isso irrita.

- Outro recado para as motos. Seja minimamente civilizado, e não conduza em cima do passeio para ultrapassar. Não estacione a mota em cima do passeio quando compra os mins e as outras porcarias para o pequeno almoço. Seja civilizado.

Enquanto não chega o Inverno e o seu frio cálido (que saudades!), espera-nos mais chuva, mais tufões e mais dias deprimentes. Ajude-nos a passar o martírio de Agosto menos mal. Pense nos outros. Obrigadinho.

4 comentários:

  1. O Leocardo deveria traduzir para chinês, imprimir em panfletos e destribuir por Macau.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. No resto do ano não é assim? Tire férias depressa...

    ResponderEliminar
  3. Já vim de férias, obrigado. E não, o resto do ano não é assim. No Inverno não chove.

    ResponderEliminar
  4. o mesmo se aplica aos dias de sol e às senhoras com os guarda chuvas..para proteger do sol existem chapeus...

    ResponderEliminar