domingo, 8 de março de 2009

Nem tudo o que é...








Estas fotografias andam há vários anos a circular em e-mails, blogues e fórums na internet. Nas imagens podemos ver um rapaz supostamente no Irão que foi castigado "segundo as leis islâmicas" por ter roubado um pão num mercado. Isto segundo o texto que acompanha os e-mails. Depois da minha mulher ter recebido um destes e-mails no outro dia e passado duas horas a chorar, resolvi investigar.

O que se passa é que isto é apenas uma espécie de "espectáculo de rua", como se pode comprovar com a primeira fotografia, que mostra um homem com um microfone. Além disso, os e-mails incluem normalmente as primeiras quatro ou seis fotografias, e nunca a sétima, onde se vê o rapaz a sentar-se normalmente sem qualquer evidência de dor ou sofrimento. Pode ser um espectáculo de rua um bocado parvo, mas nada tem a ver com a suposta crueldade no Islão.

Nos países onde a rigorosa lei islâmica é aplicada, um ladrão é punido com o corte da mão direita, mas segundo o Corão (e repito, isto é uma interpretação estrita do Corão) "o ladrão precisa de ter atingido a puberdade". Mesmo nos países onde esta interpretação é mais rígida (Arábia Saudita, talibã) não se ia aplicar pelo simples roubo de um pão ou qualquer outra coisa sem valor. Sejam espertos e não se impressionem com facilidade.

6 comentários:

  1. Claro que é estrita. É o que acontece quando se escreve primeiro no Word com "spelling" em vez de se escrever directamente no blogger. Obrigado pelo reparo e cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. e os as sem h quando os deviam ter? va la leocardo, as vezes nota-se pressa demais e pouco cuidado com a lingua. o que nao fica nada bem e chega a irritar.

    ResponderEliminar
  3. se Portugal fosse assim não seria um dos paises com mais crimes da Europa,todos dias quando leio 1 jornal portugues é so crimes

    ResponderEliminar
  4. Olha o anónimo das 21:56 anda irritado. E que tal um duche frio?

    ResponderEliminar
  5. Bem, não percebo o que o irrita, mas como compreende faço o blogue à noite, e tenho pouco mais de uma hora (e nem sempre...) para fazê-lo. Quanto aos "a" sem o h, encontrei um, pelo que peço desculpa.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar