domingo, 14 de dezembro de 2008

Zero estrelas





Foi notícia de primeira página do Ou Mun na passada quinta-feira. Um grupo de cerca de 40 turistas de Shenzhen foi obrigado a chamar a Direcção de Serviços de Turismo (DST) em mais um caso de fraude perpretado por mais um grupo de agentes turísticos sem escrúpulos, que continua a achar que os turistas da China continental continuam a ser um grupo de analfabetos ingénuos. A excursão de 4 dias incluía Hong Kong e Macau. Depois de três dias sem sobressaltos na RAEHK, chegou a vez de visitar a "Macau dos casinos".

Chegados ao território, foi-lhes cobrada a quantia de 150 patacas (100, segundo algumas versões) para ver a árvore da prosperidade no Hotel-casino Wynn, que se pode ver de graça, obviamente. Quando pediram pelo recibo e lhes foi recusado, os turistas suspeitaram e recusaram-se a pagar. Depois o alojamento. Quando compraram o pacote turístico, foi-lhes prometido "hotel de três estrelas ou superior", mas quando chegados ao magnífico Hotel Central, na Av. Almeida Ribeiro, os turistas desconfiaram quando viram algumas meninas no corredor que não eram propriamente relações públicas. As suspeitas confirmaram-se quando constataram a condição dos quartos, sujos e desarrumados. "Isto mal leva uma bola, quanto mais três estrelas", pensaram. Foi aí que o verniz estalou, a DST foi chamada, e recolocou os turistas no Grand Waldo Hotel, na Taipa, costeando as despesas. Isto sem antes ter sido chamada a atenção de curiosos e da própria imprensa, que deu cobertura a mais uma vergonha para a indústria turística de Macau.

Espero bem que depois de tudo isto sejam apurados os responsáveis por este verdadeiro escândalo, e que estes "operadores" de meia tigela sejam banidos de dizer sequer as horas aos transeuntes na via pública. Este é o tipo de extorsão que se justifica em paragens terceiro-mundistas da região, tipo Tailândia, Vietname ou Filipinas, mas que não tem lugar numa região como Macau, onde se quer apostar num turismo de qualidade, e onde a população não necessita de andar a enganar estrangeiros para garantir a sua subsistência. É preciso de uma vez por todas de parar com este tipo de lucro fácil, sustendado pela ideia errónea de que os turistas da China continental são um bando e ignorantes que "por acaso" tem dinheiro para gastar, e que se contenta com pouco.

Macau tem condições para que os turistas venham, gastem muito por serviços de qualidade que realmente existem (já cheguei a ficar em hotéis de cinco estrelas em Macau e o serviço é exemplar), e que, em suma, não sejam enganados. Basta ter dois olhos na cara para perceber o que é mau, falso, de plástico. Temos que acabar com esta mentalidade reinante de malandrecos que esfregam as mãos de contentes sempre que chegam turistas e preparam-se para os virar de pés para o ar para lhes roubar as moedinhas. Episódios como este, ou como em Hac-Sá há exactamente um ano, não ficam nada bem para a imagem de Macau. Ter esta gente a gritar com turistas e acusá-los de querer vir "comer e beber de borla", quando já gastaram dinheiro simplesmente para vir ao território, é mau. É triste e fica-nos mal, a sério.

20 comentários:

  1. eu nunca tive este tipo de tratamento quando estive nos tais sitios que o leocardo apelida de terceiro mundistas.
    muito pelo contrario.
    e nao tenho o habito de contratar serviços de 5 estrelas.
    e tambem nao acredito que outros turistas que nao os da china continental tenham este tipo de tratamento.
    portanto isto só acontece aos analfabrutos que vem do outro lado, que ao contrario do que o leocardo diz ainda sao de facto analfabrutos que vêm para cá com excursoes de preço irrisório para comer um buffet ranhoso no new century, passear de loja negra em loja negra, de casino em casino, para depois finalmente tirarem uma fotografia junto das ruinas de sao paulo e outra no lotus dourado.
    e regressam muito felizes para a aldeia carregados de caixas de biscoitos.
    é isto o tipico turista mainlander presa facil para certos promotores turisticos.
    se há uns que não vao na conversa, tanto melhor, já começam a aprender.
    mas por cada um que protesta, há cem quem muito "sinicamente" comem e calam.

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  2. E infelizmente é assim, não que precisasse de ser, realmente. Os tais "turistas ranhosos" deste episódio não tiveram qualquer razão de queixa em Hong Kong. Se calhar o problema é dos intérpretes. O facto de alguém ser analfabeto não valida que receba um tratamento deste tipo, pois não? Gostava, por exemplo, se fosse passar férias a Benidorm e fosse mal tratado apenas porque alguns portugueses vão ali, metem-se nos copos e começam a partir tudo e a fazer barulho a altas horas da madrugada. Não devemos tomar a árvore pela floresta.

    Cumprimentos.

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  3. Se se for averiguar um pouco melhor, as agencias que fazem estas falcatruas não são geridas por macaenses mas sim por mailanders.
    Tudo isto só acontece porque o Governo deixa, as lojas negras continuam a existir e quase que apostava que o chui sai on tem umas quantas...se o governo quisesse nada disto aconteceria...but ca cest macau...

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  4. os outros são terceiro mundistas mas quem faz as falcatruas são os amigos chineses 1 mundistas do autor deste blog

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  5. Leocardo aqui nao tem razao
    porque estes ranhosos nao podem estar a pagar na china package de 130 e 200 patacas para visitarem macau, com transporte noite e comida incluida e depois quererem um hotel de 3 estrelas e buffet á patrao??

    eles ja'sabem ao que veem mas agora estao mais espertos porque ja sabem se reclamarem ao turismo, eles pagam o resto e assim gastam pouco e tem um tratamento de luxo, chama-lhes parvos

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  6. Ao último post:

    "porque estes ranhosos nao podem estar a pagar na china package de 130 e 200 patacas para visitarem macau"...

    porque não? Se é um produto que as empresas vendem, mediante certas condições, quando aqueles "ranhosos" os compram têm direito a que todas as condições sejam cumpridas.

    Se comprar um bilhete de avião, em low cost e em promoção, se algum problema surgir no voo ( ou não voo) voçe não se sente no direito de reclamar?

    Todos nós devemos ter os mesmo direitos, independentemente de uns serem "ranhosos" e de outros pensarem que não o são.

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  7. NS, o seu exemplo das low costs não faz muito sentido.

    Se a companhia aerea não fizer o voo, claro que há direito a reclamação. Mas neste caso dos tais ranhosos que o anónimo refere, eles fizeram a viagem, não fizeram? chegaram a Macau, não chegaram? tiham um hotel reservado à espera deles, não tinham?

    Se o hotel era uma merda, porque não pensaram nisso quando aceitaram o package que custava apenas umas poucas centenas de patacas?

    O chineses são conhecidos pela esperteza saloia (sim, não somos só nós), e com esta decisão da DST tenho a certeza absoluta que casos destes vão-se repetir cada vez mais.

    Ou seja, paga-se quase nada, viaja-se até Macau e depois de chegar é só começar a fazer barulho e lançar a confusão para atraír as televisões e os jornais, e esperar o Governo venha acudir.

    Quando aquela do "...é o tipo de extorsão que se justifica em paragens terceiro-mundistas da região, tipo Tailândia, Vietname ou Filipinas", eu prefiro nem comentar tamanho disparate...

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  8. Eu vivendo na Tai`lândia por diversas vezes recorri aos óptimos serviços da Agência de turismo AGODA, sediada em Singapura, porém na última vez que recorri as seus préstimos, fiz a marcação de dois quartos, Super Deluxe, no Ambassador City Hotel, na Pattaya,porém quando fiz o chek-in, fui informado que devido a reparações no hotel não havia disponíveis os quartos em questão.
    Entregaram-me as chaves de quartos, aos quais eles consideravam mini suites, defacto eram mini quartos somente e separados, não como tinha solicitado. Recusei, e através do gerente do hotel entraram em contacto telefonico com a Agoda, que se prontificou a devolver-me a diferença do dinheiro caso eu ficasse em quartos de categoria inferior.
    Eu e a familia ficámos então hospedados em dois quartos, com ligação, mas de classe Deluxe, cujo preço era bem inferior.
    Quando regressei a Bangkok reclamei junto da Agoda dizendo-lhes que o quarto em referência embora fosse Deluxe, deixava muito a desejar, principalamente na varanda e nas casas de banho.
    A agência Agoda foi indagar junto dos responsáveis do hotel, pois eu tinha postado em meu blog fotos sobre as condições dos quartos, resultado tanto a administração do hotel bem como a Agoda me pediram desculpas, tendo a Agoda, devido a eu não ter gostado de estar no hotel em causa, devido àss reoaraçóes que lá se produziam, ao forte cheiro a acetona e aos incomodos causados, me devolveram a totalidade do dinheiro que tinha pago na reserva dos quartos.
    Penso eu, que é assim que as coisas funcionam nos paiís ditos terceiros mundistas!...

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  9. Ó Leocardo o Hotel Lisboa 5 estrelas também têm meninas ao ataque 24 horas nos corredores e que se saiba não estão ali em desfiles de moda, não sei o que é pior.

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  10. chamar ou comparar aqueles países como ele escreve terceiros mundistas com o país que ele tanto elogia só pode ter vindo de um ignorante

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  11. Tenho estado a acompanhar com muita atenção os comentários que tem sido posto em relação ao artigo ZERO ESTRELAS, e nada vejo de positivo neles.
    As coisas acontecem, porque muitas agências de viagens, ou mediadores de viagens, será melhor usar este termo, que muitas nem licenciadas estão, abusam da ignorância das pessoas e o resultado final é este que se verificou em Macau e ainda há relativamente pouco tempo dois casos em Hong-Kong.
    Eu, tenho recorrido a uma agência de viagens chinesa, nas minhas deslocações à China, a última vez que recorri dos seus serviços foi na visita ao OCT, tendo pago uma quantia bem abaixo da efectuada por outras agências ou associações de funcionários, tendo sido bem servido em todos os aspectos e ficado até num hotel de 5 estrelas com direito a um jantar e um pequeno almoço bufet.
    Tudo depende das escolhas feitas, mas uma coisa é certa não é com feijões que se conseguem fazer compras!...

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  12. E concerteza repararam que entre os paises terceiro mundistas não esta incluida a RPC, claro.

    Ali como toda a gente sabe é só gente honesta e nunca há destes esquemas.

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  13. Filipinas, Vietname, Tailandia, dados como exemplo de maus serviços prestados ao turista? Quem será o "anónimo" que escreve um disparate destes?

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  14. Pois é, Leocardo, diz muitas coisas acertadas mas quando se trata da China e de chineses nunca consegue ser imparcial. Eu sou só mais um dos que já foram muito bem tratados nos países que apelida de terceiro-mundistas. Experimente recorrer a hotéis de 5 estrelas nesses países e vai ver se o atendimento fica a dever alguma coisa aos hotéis de cá ou da China. Apesar de normalmente serem até mais baratos.

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  15. se o hotel central tem 3 estrelas nao percebo qual a razao da reclamaçao.
    porque há meninas? entao no lisboa que tem 5 estrelas nao há meninas?

    estes gajos pagam uma bagatela e depois querem tratamento de 5 estrelas?

    e o governo paga? com o dinheiro de impostos que eu tambem pago?

    preparem-se para cenas dos proximos capitulos com mais chicos-espertos pagando 3 estrelas, fazendo depois barulho porque o chau min estava morno e tendo depois tratamento de 5 estrelas, com o governo a pagar.

    e o leo a aplaudir

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  16. Tinha uma namorada lá na terra que adorava duas coisas (além do meu pau): (Leocardo, 14.12.2008)
    Inqualificável a linguagem do Leocardo, um homem que se diz casado e com filho para educar. Imagino a "linda" educação que receberão de um pai que usa esta linguagem no seu próprio blogue.
    Se me disser, não gosta, não venha, não é bem assim, pois os blogues não são uma coisa privada, a não ser que tenha comprado a internet.
    Leocardo, não sabe onde está a fronteira do tipo porreiro e do homem boçal?
    Sem palavras

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  17. Mais uma vez se confunde o cu com as calças. Quando eu dou o exemplo dos outros países, quero dizer que os residentes de Macau têm um nível de vida que lhes permite não precisar de andar a explorar turistas para sobreviver. A comparação é feita com Macau, mais nada. Agora que parte disto não é verdade?

    De resto a ideia do post era defender o turismo de qualidade em Macau, mas a maioria dos comentadores que me desculpe, mas não sei o que responder quando os srs. dizem que é "bem feito" os turistas terem sido enganados. Se estão assim tão revoltados façam queixa ao Ou Mun, sff.

    Ao último comentário: não vou apagar o seu comentário (onde por acaso se repete), mas discuta o tema em sede própria, um pouco mais abaixo no blogue.

    Cumprimentos.

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  18. o problema, caro leocardo, é que nao se sabe se eles foram de facto enganados.

    pagando uma mixórdia por uma excursãozeca a dormir num hotel de 3 estrelas, o que e que eles estavam a espera?

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  19. Só ainda não percebi uma coisa: por que é que isto só anda a acontecer com turistas chineses?

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