domingo, 16 de novembro de 2008

Notas sobre o GP de Macau


- Este japonês de 19 anos feitos em Agosto foi o grande vencedor da corrida de F3. O vice-campeão da F3 japonesa terminou à frente de Edoardo Mortara e do britânico Brendon Hartley.

- O britânico Robert Huff, em Chevrolet, foi o vencedor do troféu WTCC, de carros de turismo. O francês Yvan Muller, em Seat, foi segundo, e sagrou-se campeão mundial. O pódio ficou completo com o também britânico Andy Priaulx, anterior campeão mundial.

- O piloto de Macau, André Couto, sobre o qual recaiem sempre grandes expectativas, voltou a desiludir, batendo o seu Honda Accord quando se encontrava na 8ª posição.

- Os pilotos de Macau estiveram em grande destaque no Troféu Hotel Fortuna, para pilotos de Macau e Hong Kong. O pódio foi totalmente preenchido por pilotos de Macau, com Chou Keng Kwan a vencer, seguido de Filipe de Souza e Célio Alves Dias.

- O escocês Stuart Easton foi o grande vencedor nas motos, num pódio completamente britânico. O segundo foi Michael Rutter, e o terceiro John McGuiness. O português Luís Carreira foi quarto, enquanto o piloto "da casa", João Fernandes, não foi além do 17º lugar.

- Esteve um tempo maraviloso durante todo o fim-de-semana. Temperaturas entre os 23-26º, humidade relativa entre os 60-70% e nem uma núvem no horizonte. Fica assim concluída a 55ª edição do GP de Macau. Encontramo-nos para o ano, novamente no circuito da Guia.

12 comentários:

  1. O Leocardo nao liga mesmo muito ao Grande Prémio. O vencedor da corrida de Motos foi Stuart Easton, escocês de 25 anos. Connor Cummings desistiu assim como uma boa catrefada de pilotos, razão pela qual João Fernandes não foi vigésimo sexto, mas sim décimo sexto na geral e terceiro na classe supersport. Até subiu ao pódio e tudo....

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  2. Não vi essa corrida, confesso, e vi os resultados no site oficial. Obrigado pela correcção.

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  3. Ja agora ... Rob Huff foi um dos vencedores do dia na etapa de Macau do WTCC. O Campeonato do Mundo de Carros de Turismo é constituído por 12 etapas, mas por vinte e quatro corridas. Cada etapa contribui com vinte pontos para as contas do Mundial, só que os tais vinte pontos são subdivididos por duas mangas. Na prática, duas corridas distintas, cada uma a valer dez pontos. Rigorasamente falando, Huff venceu a segunda corrida e foi um dos vencedores do dia. O outro - o vencedor da primeira manga da etapa local do WTCC - foi o suiço Alain Menu, companheiro de Rob Huff na Chevrolet.

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  4. Detalhes fascinantes. Sempre a aprender :)

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  5. Mas o Leocardo não ficou em casa?

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  6. Yep. E em casa estava este fabuloso invento chamado televisor. E depois (não sei bem porque carga de água) a TDM (um dos canais que apanho no tal "televisor") passou umas corridas, que assumo serem do Grande Prémio de Macau deste ano. Pode ter sido apenas coincidência. Cumprimentos.

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  7. Agora percebi, caro Leocardo! Você gosta das entrelihas, da ironia. Eu até iria mais longe, gosta da provocação, não é? Ajeita o texto de forma a que um seu leitor mais incauto (será?)caia na esparrela. E como se não bastasse o homem já estar no tapete ainda lhe tenta dar mais uma murraça. Pois é, Leocardo! Sabe? Falta-lhe coerência! Na minha humilde opinião. Mas eu depois explico-lhe porquê.

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  8. Minha nossa, não estava à espera que me fizesse psicanálise assim de repente, mas o que eu quis dizer foi (isto é, se não percebeu ainda) que dá para ver o Grande Prémio mesmo sem sair de casa. O senhor é que parece gostar de apanhar as falhas, como quem diz "olha olha, mas se o Leocardo não gosta do GP e disse que não vai, como é que viu as corridas?". Pelo que expliquei. Não estava aqui a "bater" a ninguém dessa forma que o senhor descreve, tenha algum sentido de humor...

    Cumprimentos

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  9. Anonimo dos ultimos comentarios "assanhados",

    Não me parece mesmo que o Leocardo estivesse a tentar gozar com alguém. Parece-me, isso sim, é que vive à margem do Grande Prémio, o que não é de condenar, até porque são muitos os que não vivendo à margem do GP acabam por lhe passar completamente ao lado.Passo a explicar. O número de VIPs, oficiais da FIA e membros dos media cresce exponencialmente em Macau por altura do Grande Prémio e pela pit lane do dito cujo passa gente - alguma em traje bastante reduzido - que sabe que um carro tem quatro rodas e pouco mais. Ouvi esta semana gente a dizer que queria tirar uma fotografia à frente do Fórmula 1 do Tiago Monteiro. Mais de metade dos que andam com aquelas fitinhas engraçadas ao pescoço por esta altura - gente confiável e tal e coisa - não percebe a ponta de um corno sobre o GP. O Leocardo teve ao menos a ombridade de se manter em casa. Assi sã Macau.

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  10. Um bo Grande Prémio, este ano. Queria ver o Rutter a bater o recorde das 6 vitórias, mas não foi desta. Na formula 3, a grande desilusão foi o espanhol Alguizari (ou qualquer coisa parecida), que vinha de um teste com a Red Bull (f1) após uma excelente época na Europa.
    Quanto ao WTCC e ao Couto... Muito estranho, não o Acidente, mas o facto de ter andado lá para trás. O Couto já provou ter o mesmo andamento que os homens de topo do WTCC (Que eu saiba, tirando o ano na Seat, estava sempre lá na frente). Tendo visto o Thompson Lá na frente, e tendo acompanhado os anos anteriores d GP, em que o André Couto era sistematicamente mais rápido que o Thompson, algo me faz suspeitar sobre o carro que lhe arranjaram. Dizia-se nos jornais que uma corrida naquele carro custava mais de 700 000 ptcs. Para ser inferior ao carro do colega de equipa? Muito, mas muito estranho...

    Quanto ao Ávila, teve azar, mas encontrou o campeonato em que pode dignificar a camisola.

    ~E, está claro, não nos podemos esquecer da "tareia" que os pilotos de Macau deram aos de HK nas restantes corridas de automóveis.

    Excelente, e cá estaremos para o ver no próximo ano!

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  11. Mesmo não gostando do GP, o Leocardo teve a bondade de escrever sobre o assunto. E mesmo não percebendo um corno do assunto, só por isso merece o nosso aplauso.

    Um aplauso também para os nossos pilotos de Macau. O Couto bateu mas bateu porque arriscou, merece o nosso respeito ou não? O Àvila ficou pelo caminho mas tinha um 4º lugar na mão se o Ferrari não desse a breca.

    Parabéns aos outros macaenses pela tareia nos gajos de Hong Kong e para o português que foi quarto nas motas.

    Então o carro do Lacerda foi sabotado e ninguém diz nada?

    PS: Essa dos passes muito VIP foi bacano mas há verdades que não se devem dizer....

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  12. Fico feliz que os meus maravilhosos leitores tenham gostado do Grande Prémio, e o tenham debatido neste espaço. Obrigado.

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