terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Homero Serpa (1927-2007)


Faleceu na madrugada de 31 de Dezembro Homero Serpa, um dos nomes históricos de «A Bola», pai do actual director, Vítor Serpa.
Aos 80 anos, Homero Serpa mantinha uma coluna semanal no diário desportivo onde colaborou durante meio século.

Homero Serpa nasce em 1927, na freguesia de Belém, Lisboa. Colaborou em diversas publicações desde O Mosquito (jornal infantil) até ao jornal A Bola, além de longo tempo de colaboração dispersa por Gazeta do Sul, República, Diário de Lisboa, Diário Popular, revista Lisboa Carris (da qual foi director) e O Setubalense.

Entrou no jornalismo desportivo, nos anos 50, pela «via azul», quando o clube de futebol Os Belenenses fundou o seu jornal, no qual desempenhou, mais tarde, o cargo de redactor principal. Em Abril de 1955, iniciou-se em A Bola, onde foi redactor, subchefe de redacção, chefe-adjunto e chefe de redacção. Aposentado, comprometendo-se a manter a publicação de uma crónica semanal nesse mesmo periódico. Foi ainda redactor-fundador de A Bola Magazine e seu chefe de redacção. Era sócio honorário do Belenenses, clube onde chegou a ser treinador, em 1970/71.

Recebeu o Prémio da Reportagem atribuído pelo Clube de Jornalistas do Porto (1993), a Medalha de Mérito Desportivo, a Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Oeiras, o diploma de sócio honorário do clube de futebol Os Belenenses (2003) e o Prémio «O Pepe», instituído pelo clube de futebol Os Belenenses (1983).
O corpo de Homero Serpa estará em câmara ardente esta segunda-feira, a partir das 17 horas, na Igreja de Linda-a-Velha. Daí sairá no primeiro dia de 2008, pelas 12 horas, para o Cemitério de Carnaxide.

In maisfutebol.com (editado)

Sem comentários:

Enviar um comentário