quarta-feira, 29 de junho de 2016

Engxit



A Inglaterra foi ontem afastada do Euro 2016 ao perder nos oitavos-de-final contra...a Islândia??? Impossível! Não foi a Islândia que causou o grande "escândalo" da primeira ronda da fase de grupos ao empatar com Portugal? Foi, e enquanto as "inteligências" vão atribuindo demérito aos seus adversários, os islandeses vão somando e seguindo, e estão nos quartos-de-final do primeiro torneio internacional em que participam. O jogo em Nice até começou bem para os ingleses, que se adiantaram no marcador logo aos 4 minutos por Rooney, na marcação de uma grande penalidade a castigar falta do guarda-redes Haldorsson sobre o jovem avançado Raheem Sterling. O que parecia "favas contadas" para os ingleses acabaria em mais uma decepção, pois os islandeses marcariam o golo do empate dois minutos depois, e Kolbein Sigtorsson, que curiosamente joga em França, no Nantes, adiantou os nórdicos aos 18 minutos, com um remate fraco à entrada da área da Inglaterra, mas que contou com a ajuda do guarda-redes Joe Hart, que se fez demasiado tarde ao lance, dando assim um "frango" que veio a ter consequências na moral da sua equipa. A Inglaterra pegou no jogo, como lhe competia, mas a Islândia demonstrou novamente uma enorme solidez defensiva, e soube fazer correr o tempo a seu favor. A Inglaterra volta assim a casa com mais uma participação discreta num torneio internacional de selecções, depois de ter ficado pelo fase de grupos no mundial do Brasil em 2014, e o técnico Roy Hodgson apresentou a demissão após o encontro. A sensacional Islândia encontra agora a selecção da casa, a França, nos quartos-de-final, e faça o resultado que fizer, a sua estreia no Euro ficará sempre registada como memorável.


Na velha Albion os adeptos ingleses não hesitaram em apontar o costumeiro bode expiatório - tem sido sempre assim desde que Maradona protagonizou o célebre lance em que marcou com a mão o golo que deu a vitória à Argentina nos quartos-de-final do mundial do México, em 1986. A verdade verdadinha é que a Inglaterra não vem tendo argumentos para poder ambicionar repetir o feito de 1966, quando venceu o único mundial de futebol que organizou. A equipa de 1990, com o mítico Bobby Robson ao comando, teve talvez a melhor prestação dos últimos 50 anos, e seis anos mais tarde no Euro que também viria a organizar, conseguiu ficar perto da final. Em ambas as ocasiões caiu perante a Alemanha no desempate nos pontapés da marca de grande penalidade. Já foram as arbitragens, já foi Beckham, e mesmo Hart já o terceiro guarda-redes a ser responsabilizado pelo fracasso da selecção dos três leões, depois de Seaman em 2002 e Robert Green em 2010. Contudo o futuro apresenta-se risonho, pois Hodgson conseguiu, mesmo que à custa da vertente desportiva, trazer jogadores jovens para a selecção, e caberá agora a outro dar continuidade a esta renovação. O que parece certo é que os ingleses marcarão presença no mundial da Rússia daqui a dois anos, tendo pela frente um grupo de qualificação com a Escócia, Eslovénia, Eslováquia, Lituânia e Malta - mais fácil que isto era quase impossível. E depois logo se vê. 


1 comentário:

Santon disse...

Como um time pequeno, pobre em recursos financeiros pode vencer a equipe do campeonato mais caro do mundo ? A Inglaterra não sabe mais o que é, perdeu sua identidade, sua garra também e agora seu futebol são apenas negócios como o Chelsea de Abramovich, o Manchester City dos árabes... isso é lavagem de dinheiro e não futebol.