domingo, 28 de junho de 2009

Com que então, o Verão


Esteve um tempo lindo, este fim-de-semana. Esteve também assim no último fim-de-semana, e prevejo que esteja assim no próximo. Já aqui deixei claro que em Macau prefiro o aconchegante e previsível frio do Inverno a este Verão horroroso, o que mereceu algumas críticas dos meus queridos leitores. No entanto volto a reiterar a minha preferência. Pelo menos no Inverno está frio num dia, frio no próximo e mais frio no dia seguinte. Sabemos bem com o que podemos contar.

É certo que nestes dois últimos fins-de-semana o tempo foi influenciado pela passagem de tempestades tropicais. Bela desculpa. E nos outros dias em que a manhã começa azul e solarenta, e passado uma hora cai inexplicavelmente uma carga de água? Cargas de água essas que apanham desprevenidos qualquer um. Não me apetece nada andar por aí com guarda-chuva sete dias por semana como aquele frango que tinha medo que o céu lhe caísse em cima da cabeça. Um dia chovia de manhã, levei o guarda-chuva. Ao fim da tarde fazia um calor estrelar ovos nas pedras da calçada, e andava aí eu carregado com o utilitário, perante o olhar simpatético das pessoas que deviam estar a pensar: "olha este maluquinho, com este sol e anda de guarda-chuva".

Este tempo estraga os planos a qualquer um. Não se pode marcar um passeio, um piquenique ou qualquer actividade ao ar livre que pimba!, começa a chover. Que o digam os utentes do arraial de S. João deste ano, que voltas tantas tinham que procurar abrigo das enormes cargas de água que caíam sem pedir licença (mesmo assim o arraial foi animado, porra!). Hoje de tarde deixei o carro na vila da Taipa e apeteceu-me ir a pé até ao Venetian fazer umas compras. Resultado? Uma molha que me valeu uma corrida até casa para mudar de roupa e tomar um duche quente, para evitar uma gripe que nos tempos que correm é muito mais complicada do que possa parecer.

E vai ser assim mais ou menos até Outubro, quando podemos finalmente abrir os braços e receber o tempo ameno que antecede o delicioso frio que chega lá para finais de Novembro. Até lá fico a suspirar, e a amaldiçoar esta chuva intrusa. Isto enquanto não enriqueço ou me aposento, e começo a passar o Inverno aqui e o Verão em Portugal. E como me apetecia um Cornetto, ou um Perna-de-Pau...

18 comentários:

Anónimo disse...

Você é um gajo realmente esquisito.

Leocardo disse...

Obrigado. Talvez um dia aprenda a gostar de fazer planos para qualquer coisa e depois cancelá-los por causa da chuva, ou sair de casa sem guarda-chuva num dia aparentemente lindo, e começa a chover torrencialmente vinte dias depois. Até esse dia, sou esquisito.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

mas não é em macau que toda a gente se tapa do SOL com guarda chuva????!!!!estão a pedi-la, lá isso estão!!!

fogem do SOL como nós lá fugimos da chuva.

atão que querem??? levem com ela.

Anónimo disse...

e ter de andar de mota diariamente
uma maravilha a chuvada

Anónimo disse...

esquisito é alguem ir para a rua com um calor e sol insuportável quando se pode ficar em casa confortavelmente com ar condicionado

El Comandante disse...

Falando sem rodeios,o Verão em Macau é uma bela merda

Anónimo disse...

Eu até o acho esquisito a meios parte das vezes, mas já no outro post sobre o mesmo assunto concordei consigo e vou a dizer o mesmo. Verão ou Inverno não me faz diferença, mas ao menos que seja em condições! Estas chuvadas não são minimamente agradáveis quando queremos é andar de chanatas e pés ao leú.

Anónimo disse...

O Leocardo diz que quando está frio sabe com o que se pode contar. Ou seja, está a confundir precipitação com temperatura. Se há altura do ano em que se pode contar com uma temperatura certinha é agora: está sempre calor, não tem nada que enganar. Sempre que fala disto, o Leocardo entra em grandes contradições. O clima de Portugal, que o Leocardo tanto louva, é que é uma grande porcaria para quem gosta de saber com que é pode contar. De manhã está um frio de rachar, de dia fica calor, e ao fim da tarde lá vem o frio outra vez. No mesmo dia, chega a haver facilmente amplitudes térmicas de 15 graus. Vou-lhe explicar uma coisa, Leocardo: se tem medo da gripe, deixe de se preocupar com a chuva tropical e tenha mais medo das amplitudes térmicas. Se se constipa muito em Macau, não é por causa da chuva, é por causa do ar condicionado.

Leocardo disse...

"O clima de Portugal, que o Leocardo tanto louva, é que é uma grande porcaria para quem gosta de saber com que é pode contar. De manhã está um frio de rachar, de dia fica calor, e ao fim da tarde lá vem o frio outra vez. No mesmo dia, chega a haver facilmente amplitudes térmicas de 15 graus."

Isto é o que eu chamo uma contradição em termos. Com que então em Portugal temos "De manhã está um frio de rachar, de dia fica calor, e ao fim da tarde lá vem o frio outra vez". E com isso não se pode contar? E a propósito, odeio ares-condicionados.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

As grandes civilizações não nasceram em climas tropicais ou parecidos com Macau.
Samuel

Anónimo disse...

Com amplitudes térmicas como em Portugal é que não se sabe como é que se há-de andar. Aqui sei que no verão posso sair de manga curta,nem que fique 24 horas fora de casa e no inverno posso sair cheio de roupa. Em Portugal, se tiver de passar o dia todo fora de casa, ou saio com pouca roupa para estar bem durante a tarde mas de manhã passo um frio de rachar, ou saio enchouriçado e depois não tenho mãos para tanta roupa de que me tenho de desfazer. E se voltar tarde, lá tenho de voltar a vestir tudo o que despi. Isto é que é agradável? Prefiro a chuva daqui, que ainda por cima cai quando sabe melhor: durante o tempo quente. Chuva e frio é que ninguém aguenta.

Samuel: que é que as civilizações têm a ver com isto e que diabo é uma "grande civilização"?

Anónimo disse...

esta provado cientificamente que os paises onde faz mais sol,são mais ATRASADOS,como por exemplo Portugal,Espanha,Italia,Grécia etc,em paises onde costuma chover como na alemanha,reino unido,paises nórdicos etc são países mais desenvolvidos.Mas é natural.quando há sol as pessoas querem ir a praia,logo não tem vontade trabalhar.Quando não há sol ou chove as pessoas preferem trabalhar para passar o tempo

Ilha dos Amores disse...

O que não significa que essas pessoas sejam mais inteligentes do que as outras. Mas como não têm mais nada de jeito para fazer a não ser trabalhar, acabam por fazer coisas mais grandiosas. Mas a vida é curta e eu prefiro o estilo tropical: praia, música, mulheres e tudo o resto que não há nesses civilizados e tristonhos países.

Anónimo disse...

oh ilha dos amores,tambem há mulheres naqueles paises onde não tem sol e que mulheres.é cada loiraça.pergunta ao figo que ele responde como são as suecas

Ilha dos Amores disse...

E música também há. Mas as mulheres dos trópicos, tal como a música, são muito mais quentes. Experimente lá, que depois há-de me dar razão.

Anónimo disse...

podem ser mais quentes mas são mais feias,alguma com bigode até

Anónimo disse...

Está visto que o anónimo das 0:35, que vem da terra das mulheres com bigode e depois diz que as outras é que têm, não percebe nada do sexo oposto. Veja asiáticas nuas primeiro e depois diga quem são as peludas.

Anónimo disse...

e tu gostas de peludas,não gostas?