sábado, 27 de agosto de 2011

Barcelona-2 Porto-0


szólj hozzá: Barcelona 1-0 FC Porto
O Barcelona conquistou ontem a Supertaça Europeia ao bater o FC Porto por duas bolas a zero, em jogo realizado no Mónaco. Os dragões até entraram bem, discutiram o jogo com os catalães durante a primeira meia hora, mas um erro de Guarín deitou tudo a perder aos 39 minutos. O colombiano realiza um mau passe para trá perto da sua área, que é imediatamente aproveitado por (quem mais?) Messi, a rematar para a baliza de Helton e a inaugurar o marcador. O Porto perdeu motivação depois disto, e o Barça controlou praticamente toda a segunda parte, e marcaria mais uma vez por Fabregas a três minutos do fim, já depois do Porto estar a jogar com 10. Rolando, que fez sempre o possível para travar Messi, viu um segundo amarelo e foi tomar banho mais cedo, complicando ainda mais a tarefa dos campeões nacionais. O Porto está diferente do da época passada, mas continua forte - pelo menos para consumo interno.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

64 comentários? Foda-se, sou o maior!


O post Pró-punheta, do último Domingo, bateu o recorde de comentários do Bairro do Oriente: 64, "and counting". Primeiro gostava de dizer que fiquei satisfeito com o nível apresentado pelos leitores, pois na verdade só precisei de apagar dois ou três comentários que primavam sobretudo pelo insulto e pelo vazio de ideias e visavam o insulto puro e duro. Não mereciam resposta, de tão cobardes que eram.

Em primeiro lugar gostava de dizer que não tenho nada contra este Papa que não tivesse contra qualquer outro. É a ideologia bacoca da Igreja que os sumos-pontífices apregoam que além de datada, tem a tendência de cair no ridículo. Com que então "abstinência", e "pressões do prazer e do poder". É claro que isto não resulta em pleno século XXI, e na verdade nunca resultou. Os prazeres da carne são os favoritos de toda a gente, e quem não gosta é porque nunca provou ou é maluquinho.

Mesmo entre os muitos milhares de jovens que participaram no tal encontro mundial da juventude, tenho a certeza que muitos deles aproveitaram para dar uma quequinha, e ainda por cima com preservativo (e ainda bem...), que como se sabe é uma coisa que deixa o sr. Papa muito zangado. Tenho a certeza que haveria entre estes jovens resmas de miúdas giras interessadas em "conhecer" (no sentido bíblico) gajos giros que participaram do encontro. Primeiro rezaram, depois ajoelharam-se.

Não foi minha intenção provocar ninguém com esta posta, especialmente com a palavra "punheta". Não sei como querem que eu lhe chame, mas quando o Papa apela à abstinência sem apresentar uma solução para aquilo que é apenas natural - o desejo - penso que estaria a apelar aos jovens que batessem mais punhetas. Ou se preferirem, que se "auto-gratificassem". Caso contrário sofrerão daquilo que se chama de "saco azul", que não aquele das autarquias portuguesas. Em todo o caso obrigado pela participação, que mais uma vez repito, primou pelo saudável debate e troca de pontos de vista.

Voleibolas


Tem-se realizado nos últimos dias o torneio final do Grande Prémio Mundial de Voleibol Feminino em Macau. É a segunda vez que a RAEM recebe este evento (a primeira vez foi em 2001), que junta as oito melhores equipas das várias etapas que se realizaram um pouco por todo o mundo.

Vamos dissecar isto: não é um campeonato mundial nem um torneio olímpico, é voleibol, e é feminino. A cobertura televisiva tem sido dantesca, e por uma razão qualquer que desconheço, há gente que se pela para ir ao Macau Dome ver os jogos. Não que as assistências durante os dias de semana tenham sido massivas, mas prevê-se que no fim-de-semana milhares de pessoas (qual é a lotação do Dome? nunca fui lá...) vão assitir às meias-finais e final.

Os favoritos são as equipas dos Estados Unidos e do Brasil, com a Rússia e a Sérvia a correrem por fora, e a Tailândia (?) foi tida como a grande sensação. A China, equipa "da casa" foi a grande desilusão, depois de ter ficado afastada da fase decisiva. Vai ser um Sábado e Domingo a vê-las saltar de ambos do lado da rede e abanar as mamocas, e nesse departamento tenho pena que o Japão tenha sido eliminado, pois tem as gajas mais giras. Que ganhem as melhores, se bem que isso pouco importa.

Rolam as bolas


Realizaram-se ontem e hoje os sorteios da fase de grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, que incluíram quatro equipas portuguesas.

Assim na Champions, a tal competição que só por se entrar caem logo 7 milhõezitos, o FC Porto ficou num grupo mais difícil que o Benfica - apesar de ser um dos cabeças de série. Os dragões ficaram com os ucranianos do Shaktor Donetsk e os russos do Zenit de S. Petersburgo, ambos sérios candidatos à passagem à fase seguinte, e a ainda os cipriotas do APOEL Nicosia, uma equipa que apesar de ser considerada a mais fraca, pode roubar pontos aos candidatos, especialmente nos jogos em casa.

O Benfica vai ter pela frente o todo poderoso Manchester United, é certo, mas prevê-se um confronto equilibrado entre os vermelhos portugueses e ingleses. A restante oposição vem dos suíços do Basel e dos romenos do Otelul Galati, estes últimos estreantes na liga milionária, ambos adversários sem calibre para Benfica e ManU. O "grupo da morte" é o Grupo A, que conta com o Bayern de Munique, Villarreal, Manchester City e Napoli. Difícil de prever quem passará aos oitavos-de-final.

Já na Liga Europa, Sporting e Braga ficaram em grupos considerados complicados - isto atentendo à dificuldade que ambas as equipas tiveram em conseguir a qualificação. Os leões ficaram no Grupo D, com os italianos da Lazio, os suíços do Zurich e os romenos do Vaslui. Os bracarenses - que se qualificaram apenas na diferença de golos fora frente aos suiços do Young Boys - estão no Grupo H com os belgas do Club Brugges, os ingleses do Birmingham City e os eslovenos do Maribor.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Carrrrrrega, Benfica! - na liga


O Benfica qualificou-se ontem à noite para a Liga dos Campeões ao bater o Twente por três bolas a uma, depois de um empate a duas bolas na Holanda. Os encarnados chegaram ao intervalo com um nulo, apesar de terem dominado o encontro, e os golos surigiriam já na segunda parte por Witsel (2) e Luisão. O melhor que o Twente conseguiu foi reduzir a dez minutos do fim por Bryan Ruiz. O Benfica junta-se assim ao FC Porto no sorteio da fase de grupos esta noite, por volta das 12:00 (hora de Macau)

terça-feira, 23 de agosto de 2011

As barbas não fazem o profeta


Não tenho tido muito tempo para actualizar o blogue ou inteirar-me do que se passa na imprensa, mas mesmo assim tive a oportunidade de desfolhar os jornais, e algo me chamou a atenção na penúltima página do Hoje Macau de hoje. Falo evidentemente da coluna dedicada ao falecido Padre Manuel Teixeira, sem dúvida uma pessoa de cultura e de interesse relevante na história do século passado em Macau, mas sinceramente há opiniões do senhor que me custam a perceber. A "frase" de hoje foi uma dessas. O Pe. Teixeira diz qualquer coisa como "a bomba atómica de Hiroshima matou 30 mil prostitutas", o que só por si é uma parvoíce. A bomba de Hiroshima matou mais de 120 mil pessoas - e duvido que 30 mil, ou seja, um quarto, fossem prostitutas - muitas delas crianças e pessoas completamente inocentes. Depois acrescenta "que em Macau 1999 vai limpar o pecado". Sinceramente, acham que Macau é menos "pecaminoso" agora do que era há 12 anos? E o que quer dizer com isto, 1999? Foi o fim de Macau? Bem, lá porque tinha barbas brancas e compridas, isso não faz dele um profeta...

Hino dos campeões


A propósito da chegada a Lisboa da selecção de sub-20 de Portugal, vice-campeã mundial na Colômbia, encontrei esta preciosidade no YouTube: o hino dos campeões mundiais de 1991, em Lisboa. Nele vemos alguns elementos da "geração de ouro", incluíndo Figo, Rui Costa, Abel Xavier, Jorge Costa e outros, a fazer aquilo que se calhar sabem fazer pior: cantar. Mas tudo no seu sítio, e é sempre bom recordar este anacronismo.

domingo, 21 de agosto de 2011

Pró-punheta


No terceiro dia da sua visita a Madrid, o Papa pediu aos seminaristas que não se deixem "intimidar" pelas "pressões do poder e prazer".

Merda de filme, gajo honesto


Um casal não gostou do filme "Larry Crowne" e o ator ofereceu-se para lhes pagar o valor dos bilhetes de cinema. (Veja o trailer do filme no fim do texto)

Villas-Boas estreia-se a ganhar, Liverpool vence em Londres


Não ganhou para o susto, o Chelsea do treinador português André Villas-Boas, que obteve ontem a primeira vitória na Premier League inglesa. O adversário era o modesto West Bromwich Albion, que se colocou logo em vantagem aos 4 minutos com um golo de Shane Long. O Chelsea demorou a reagir, e só conseguiu dar a volta ao resultado na segunda parte, com golos de Anelka e Malouda.


szólj hozzá: Ars vs Liv
Em Londres, o Liverpool venceu no Emirates Stadium o Arsenal por duas bolas a zero. O português Raúl Meireles, que tem más memórias deste estádio com a camisola do FC Porto, entrou na segunda parte e esteve nos dois golos da sua equipa, revelando-se uma peça fundamental na equipa de Kenny Dalglish. O primeiro foi marcado por Ramsey na própria baliza, e o segundo pelo uruguaio Luis Suarez no último minuto. Os "reds" não venciam os "gunners" na sua casa desde o ano 2000, e lideram a Premier a par do Aston Villa, Chelsea e Newcastle, todos com quatro pontos.

Carrrrrrega, Benfica! - primeira vitória


O Benfica estreou-se ontem a vencer no campeonato, na Luz, e bateu o recém-promovido Feirense por três bolas a uma. Os encarnados até começaram bem, com Nolito (que igualou o recorde de Eusébio marcando nos cinco primeiros jogos oficiais com a camisa do Benfica) a inaugurar o marcador aos 14 minutos. O Feirense foi um osso duro de roer, e empatou por Rabiola aos 53. Cardozo deu vantagem ao Benfica aos 78 e Bruno César confirmou a vitória já no último minuto. Dos 14 jogadores utilizados por Jorge Jesus nesta partida, nenhum era português.

Geração de prata


Portugal perdeu esta manhã (hora de Macau) a final do mundial de sub-20 de futebol, caíndo finalmente perante o Brasil por três bolas a duas após prolongamento. O recorde de Mika esfumou-se logo aos cinco minutos com um golo do avançado Oscar, mas a selecção das quinas reagiu bem, e empatou logo quatro minutos depois por intermédio de Alex. A alegria foi maior ainda na segunda parte, quando aos 59 minutos Nélson Oliveira deu vantagem a Portugal, o que permitiu aos jovens lusos sonhar com o tri-campeonato, mas novamente Oscar deu o empate para os brasileiros, e o jogo foi para tempo extra. Foi aí que Oscar completou o "hat-trick", beneficiando de um lapso de Mika. Faltavam cinco minutos para os 120, Portugal ainda tentou levar o jogo para as grandes penalidades, mas já não foi possível. Portugal termina assim num excelente 2º lugar, quando ninguém dava nada pela nossa selecção antes do início da prova. Estão de parabéns estas jovens promessas, orientadas por Ilídio Vale, e quem sabe se a partir de agora Portugal voltará a ser uma potência do futebol jovem.

sábado, 20 de agosto de 2011

Taxistas filhos da mãe


Ah Macao, Saturday night in cheap Vegas. Fui hoje depois do jantar dar uma voltinha a pé pelo Largo do Senado, para ver as montras e beber um cafezinho. Não estava assim uma noite muito agradável, está calor e a humidade estará, como diria o Gabriel Alves, "muito acima dos 100%".

Quando voltava para casa encontrei dois casais brasileiros (um dos homens era alemão) que olhavam estarrecidos para um dos muitos imperceptíveis mapas afixados na cidade, este junto dos Serviços de Turismo. Como percebi que falavam português perguntei-lhes se precisavam de ajuda, e disseram-me que procuravam as ruínas de S. Paulo. Como estavamos perto levei-os até lá, e pelo caminho fiquei a saber que trabalham na fábrica da Bosch de Changsha, província de Hunan, que estão na China há dois anos, enfim, como eles dizem, "papo furado".

Pelo caminho perguntaram-me ainda "como é que saíam para a China", e respondi-lhes "pelas Portas do Cerco", mas teriam que se apressar pois tinham menos de uma hora antes da fronteira fechar e não dava para ir a pé. "A fronteira fecha???", perguntou um deles surpreendido. "Pois é", disse eu, mas isso não é nada comparado com o que se seguiu. Foi assim que fotografaram muito rapidamente a fachada da Igreja de S. Paulo, e de seguida fomos procurar um táxi.

Foi aí que a porca torceu o rabo, pois nem no centro nem junto dos hotéis foi possível encontrar um maldito táxi. Subi com eles até à entrada principal do antigo Hotel Lisboa onde pedi encarecidamente àquele indivíduo vestido de forcado "que chamasse um táxi para estas pessoas, que tinham que estar nas Portas do Cerco em menos de meia hora". Disse-me que tinha muita pena, mas que tentasse a sorte "ali em baixo", apontando para perto do Hotel Presidente. Ainda pensei em ir a casa buscar o carro e levá-los, mas não dava tempo.

Finalmente apanhei um taxista, que estava "fora de serviço", um indivíduo muito mal encarado com bigodinho de gato, e expliquei-lhe novamente o problema. Antes que eu pudesse dizer alguma coisa, uma das brasileiras aprontou-se a oferecer-lhe 200 patacas pela corrida. Fiquei surpreendido, e pelos vistos na China continental parece que têm o mesmo problema com os táxis.

O indivíduo fez um ar enfadado, disse "Portas do Cerco...hmmm...impossível", que até parecia que lhe tinha pedido para levar as pessoas ao bosque onde mora a bruxa má. Ofereci-lhe primeiro cem patacas, ao que disse logo "hmm tak, hmm tak", e só aceitou quando chegou às duzentas, e mesmo assim com uma cara de parvo. Uma corrida normal do Hotel Lisboa às Portas do Cerco, ainda por cima à noite e sem trânsito, nunca ficaria por mais de 40 paus. Isto se Macau fosse uma cidade normal onde uns taxistas de cu cagado ditam a lei da selva.

Não há pachorra para isto; se Macau quer ser uma cidade internacional este problema tem que ser resolvido e depressa. E se por acaso não tivesse encontrado este corruptozinho no bólide preto? Lá ficavam as pessoas apeadas em Macau até às sete da manhã. Que grandes filhos da mãe, para não lhes chamar outra coisa.

GNR para cotas


Os GNR têm um novo disco, "Vôos Domésticos", uma colectânea de temas antigos regravados e mais um original, com o mesmo título do álbum. Gostava de ficar feliz por isso, mas estranhamente não consigo. As novas versões dos temas são muito fraquinhas, um tom abaixo dos originais, com Rui Reininho a mostrar que a sua voz já não é o que o que era. Um dos exemplos é este "Cais", primeiro single do álbum, originalmente do álbum "Mosquito" de 1996. Talvez os mais velhos gostem destes GNR mais intimistas, mas para mim soa a um concerto ao vivo muito rasca. E eu que sou um grande fã da discografia da banda do Porto.

Senna


Para os adeptos da Fórmula 1 em geral e do piloto Ayrton Senna em geral, aí está "Senna", um documentário sobre o malogrado tri-campeão brasileiro. O filme é já do ano passado, mas saíu agora no circuito internacional, pelo que poderá ser encontrado em Zhuhai (talvez). O documentário é inteiramente composto por imagens do piloto quando era vivo, até ao momento da sua morte na curva do circuito de Imola em 1 de Maio de 1994, aos 34 anos. Fiquemos aqui com a traila.

A noiva doninha


Li Fan e Cheng Yuanyuan apaixonaram-se à primeira vista num encontro organizado por um amigo no ano passado. Depois de namorarem durante um ano, o casal da província de Jiangsu deu o nó, mas a sua felicidade durou apenas um dia. Na noite de núpcias Li Fan notou um cheiro estranho enquanto dormia ao lado da sua nova mulher. Perguntou a Cheng se o cheiro vinha dela, ela negou, mas depois admitiu que tinha um problema de mau odor corporal. A sua resposta fez Li Fan perceber porque é que a namorada demorava sempre tanto tempo a arranjar-se antes dos seus encontros. "Quando lhe perguntava porque se tinha atrasado, ela dizia que era por causa da maquilhagem, mas agora sei a resposta: estava a tentar disfarçar o cheiro!", disse Li Fan, que se sente enganado. O casal nunca mais se encontrou, e dois meses depois do casamento Li Fan deu entrada à acção de divórcio num tribunal de Wuxi.

Hulk-o-dependentes


O FC Porto segue vitorioso, e ontem somou a segunda vitória em dois jogos da Liga ZON Sagres. Os dragões passaram por um grande susto logo aos dois minutos, quando Otamendi faz penalty sobre Hugo Vieira, que seguia isolado para a baliza de Helton. Terá ficado por mostrar o cartão vermelho ao defesa argentino, mas João Vilela converteu o castigo máximo e colocava os gilistas em vantagem em pleno Estádio do Dragão. Aos 11 minutos o árbitro Rui Silva considerou que o mesmo João Vilela empurrou Hulk na grande área do Gil Vicente, e o próprio Hulk converteu o castigo máximo, restabelecendo a igualdade. Seis minutos depois Sapunaru colocava os campeões nacionais em vantagem, elevando-se e marcando de cabeça após um canto do lado direito. O Gil Vicente nunca baixou os braços, mostrando ser uma equipa que pode discutir todos os jogos, mas o Porto deu a machadada final aos 51 minutos com um golo de livre soberbamente apontado por Hulk. O brasileiro já é o melhor marcador do campeonato com 3 golos em dois jogos. Foi melhor o resultado que a exibição, mas o Porto somou mais uma vitória, e lidera já isolado o campeonato, à condição.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Liberdade para que te quero


Carlos Morais José está de volta das suas (merecidas) férias, um regresso que sempre se saúda, e voltou às lides opinativas nas páginas do seu Hoje Macau. O seu editorial de hoje abordou três tópicos, o Museu de Ciência, os motins ingleses e os táxis. Não sei muito sobre o primeiro tema (não me interessa, nunca lá fui) e concordo em relação aos táxis, mas não posso anuir com o que o CMJ pensa das razões dos recentes eventos em Inglaterra e do quadro negro que pinta.

Primeiro o pior já passou, as coisas estão mais ou menos pacíficas agora, e quando os pequenos hooligans regressarem à escola tudo voltará ao normal. No fundo partir vidros de lojas e andar a brincar à tourada com a polícia foi a actividade de verão que escolheram este ano. Claro que isto agora vai ainda fazer correr muita tinta, pois o primeiro-ministro David Cameron prometeu castigar os criminosos, e foram feitas milhares de detenções. Muito vão ter que fazer os tribunais ingleses durante o próximo ano judicial.

Não concordo que a Inglaterra seja um dos países mais atrasados do primeiro mundo, por muito que me desse prazer dizer isso dos arrogantes súbditos de sua majestade. Primeiro porque o Reino Unido é, helas, um país desenvolvido, e continua a ser um eldorado e uma terra de sonhos para muitos. Que o digam os encarregados de educação de Macau mais endinheirados e os outros que fazem todos os esforços possíveis para mandar os seus filhos para estudar em Inglaterra, o que é sempre a melhor opção - pelo menos para eles. Não sei se uma criança sairá mais "educada" se estudar na Inglaterra em vez de estudar em Portugal, na China, ou ficar mesmo por Macau, mas a verdade é que adquire uma bagagem e alarga os seus horizontes de uma forma que não conseguiria noutro sítio. A Inglaterra ainda é uma nação com uma tradição e cultura ímpares.

Falemos do multi-culturalismo, pois, que é bastante importante. Penso que a Inglaterra, e apesar de tudo, consegue ser um bom exemplo de como pessoas de origens diferentes conseguem conviver juntas. É certo que a maioria dos ingleses despreza os estrangeiros, e de um modo geral não existe uma miscigenação como existe noutros países. Estive no Reino Unido algumas vezes, e apraz-me verificar como os imigrantes das ex-colónias inglesas se integram bem na outrora metrópole - é preciso lembrar que o Paquistão, por exemplo, de onde são originários os "problemáticos" pakis foi parte do Império Britânico da India. Fazem a sua vidinha, têm os seus negócios, alguns são parte integrante da sociedade. Lembro-me de ver na TV aquando dos confrontos um chefe de polícia de origem indiana que usava um turbante. Quando CMJ diz que existem "guetos rácicos e religiosos em Inglaterra", está a usar uma expressão fortes. Guetos existiam (e existem) em Portugal, por exemplo. Casal Ventoso, Vale do Jamor, Cova da Moura, os exemplos nunca mais acabam.

É verdade que tanto para mim, talvez para o CMJ e um ou outro leitor que ainda acredita "no amor e uma cabana" a culpa é sempre do grande capital, e dos interesses que se movem em seu torno. Também eu tenho pena que a civilização ocidental se esteja a desmoronar por causa da gula dos senhores do cifrão, que tanto compraram, venderam, especularam e roubaram que temos agora um saco roto cheio de gente lá dentro. Mas fazer o quê? E as alternativas? O tal "novo modelo que vai limitar as nossas liberdades individuais"? Estou em crer que se as nossas liberdades individuais vão ser mais limitadas no futuro, foi por causa do que fizemos delas.

Nota: Este post era para ter sido publicado ontem à noite, mas tal não foi possível devido a uma avaria no PC. Aos leitores as minhas mais sinceras desculpas.

Escândalo no Brasileirão


Foi um verdadeira escândalo, o que aconteceu ontem no Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro, na 17ª jornada do Brasileirão. O campeão, líder e até agora invicto Flamengo foi goleado pelo modesto Atlético Goianense, recém-promovido e até ontem penúltimo classificado por quatro bolas a uma. É verdade que o "fla" não contou com a sua maior estrela, Ronaldinho, mas ninguém esperava uma derrota tão pesada perante adversário tão acessível. Pituca, Juninho, Anselmo e Diogo Campos foram os heróis goianos, que estrearam o novo técnico Hélio dos Anjos, e o melhor que o Flamengo conseguiu foi reduzir a oito minutos do fim por Jael. Com isto o Corinthians isolou-se na liderança, ao vencer fora o Atl. Mineiro (em crise) por três bolas a duas O "levezinho" Liédson marcou o golo da vitória do timão, que recuperou de uma desvantagem de 0-2. O S. Paulo, outro dos primeiros, não aproveitou o deslize do Flamengo e não foi além de um empate a um golo no reduto do lanterna-vermelha, o América Mineiro. Já o Vasco da Gama - a fazer uma época formidável, alcançou os paulistanos no terceiro lugar após vencer fora o Avaí por duas bolas a zero. O campeão da Libertadores, o Santos, voltou a desiludir, perdendo em casa por 2-3 frente ao Coritiba, e caíu para o 17º lugar, zonda de despromoção. Resultados: Fluminense 3-0 Figueirense; Avaí 0-2 Vasco da Gama; Ceará 3-0 Grêmio; Atl. Paranaense 2-1 Cruzeiro; Santos 2-3 Coritiba; Inter PA 1-0 Botafogo; Atl. Mineiro 2-3 Corinthians; Palmeiras 1-1 Bahia; Flamengo 1-4 Atl. Goianense; América 1-1 S. Paulo. Classificação: Corinthians-37 pontos, Flamengo-34, S. Paulo e Vasco da Gama-33, Botafogo e Palmeiras-28.

Pobreza franciscana


szólj hozzá: Sp. Braga 0-0 Young Boys
Ontem jogaram quatro equipas portuguesas no play-off da Liga Europa, e nem um golo para a mostra. Sporting, Nacional e Braga empataram a zero, e o V. Guimarães ficou praticamente afastado da fase de grupos após perder com o Atlético Madrid por duas bolas a zero. O Sporting conseguiu o menos mau dos resultados, ao empatar na Dinamarca frente ao Nordsjaelland (ou "nordziland", como dizem na Rádio Macau; é a terra do Nordzila, primo do Godzilla), o que permite aos leões encarar o jogo da segunda mão com optimismo. Braga e Nacional empataram em casa frente aos suíços do Young Boys e os ingleses do Birmingham, respectivamente. Resultados decepcionantes, uma vez que os bracarenses são finalistas da prova e o Birmingham disputa o "Championship", a segunda divisão inglesa. Nada está perdido, contudo, mas bracarenses e nacionalistas precisam agora de marcar golos fora para passar a eliminatória. Os vimarenenses ficaram com a tarefa mais complicada, pois precisam de recuperar dois golos de desvantagem frente a uma equipa que acabou de contratar Falcão e Ruben Micael, e é agora amplamente favorita a passar à fase de grupos. Nada bons para o ranking da FIFA, estes resultados, depois de no ano passado Portugal ter conseguido o 1º lugar, à frente dos "gigantes" da Inglaterra e Espanha. Vamos esperar que as coisas se componham nos jogos da segunda mão.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O silêncio do amor


Um anúncio publicitário da Thai Life Insurance está a comover os internautas chineses, e não só. No anúncio seguimos a história de um pai surdo-mudo e da sua filha, que sofre enormes humilhações na escola devido ao facto de ter um pai deficiente, e só desejava "ter um pai normal". A certa altura a jovem tenta cometer suicídio cortando as veias, e é salva por uma transfusão de sangue do pai. Um filme de três minutos deveras comovente, legendado em inglês, que recomendo que veja com a caixa de Kleenex do seu lado.

Susto de morte


Três cães entraram numa quinta de coelhos na China e assustaram de morte 600 coelhos. Yan Fugen, o proprietário da quinta em Haixin, Zhejiang, encontrou os coelhos mortos no dia 7 de Agosto, dpois de terem sido assustados pelos três cães que entraram por ali dentro a correr como loucos. "Acordei para alimentar os coelhos às quatro da manhã, e reparei que o chão se tinha tornado todo branco, como a never. Quando me aproximei vi que os animais jaziam intertes, e os que ainda estavam vivos eram perseguidos pelos cães", disse Yan. Cerca de 400 coelhos tinham marcas de dentes no corpo, enquanto os restantes não tinham quaisquer mazelas. Chen Dongxiang, um veterinário local, diz que a morte resultou do stress a que os coelhos foram sujeiros: "Quando os coelhos e outros animais ficam assustados libertam altas quantidades de adrenalina. O sistema nervoso entra num estado de excitação, levando os seus corações a bater mais depressa e alterando o funcionamento normal dos outros orgãos, o que pode levar à morte".

Já tem barba, o gaja...a gajo...a coisa


Após mudar de sexo, o jovem Chaz, anteriormente Chastity, assume a imagem abandalhada de um californiano normal.

Barça e Real: o cão e o gato


Barcelona v Real Madrid

duddy | Myspace Video


O Barcelona conquistou o primeiro título da época, a Supertaça de Espanha, ao bater o Real Madrid na segunda mão em casa por 3-2, depois de 2-2 no Santiago Bernabéu no último Domingo. Lionel Messi esteve em destaque ao apontar dois golos, enquanto o português Cristiano Ronaldo apontou o 100º golo com a camisola merengue. Um jogo que terminou em grande confusão, devido a uma provocação de José Mourinho, com David Villa a acabar por ser expulso do lado dos catalães, bem como Ozil e Marcelo do lado dos madrilenos. Uma rivalidade que promete mais episódios durante o resto da temporada.

Ao "tri", Portugal!


Portugal está na final do mundial de sub-20 vinte anos depois do mundial de Lisboa, que deu à selecção das quinas o segundo título mundial na categoria. Contra todas as expectativas, a equipa montada por Ilídio Vale vai discutir o título com o Brasil, quando no início poucos apontavam a selecção portuguesa como uma das favoritas. A verdade é que ontem os jovens lusos bateram a França por 2-0 (Danilo, Nélson Oliveira, penalty), o resultado mais confortável até ao momento, e decide no Domingo o título com a "canarinha", numa final, como dizem os líricos, que "fala português". Portugal tem ainda o mérito de não ter sofrido ainda nenhum golo no torneio, e o guardião Mika está há 570 minutos sem ir buscar a bola ao fundo das redes. Fico com pena que apesar desta fantástica campanha ainda há quem acredite que Portugal não tenha categoria para conquistar o título, e muitos patriotas bacocos dizem que "vamos perder com o Brasil, de certeza". Também iamos perder os outros jogos "de certeza" e foi o que se viu. Só espero que depois estas mesmas pessoas não tenham o descaramento de festejar como a vitória fosse também sua. Da minha parte, força Portugal! Rumo ao "tri"!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Casamento gay em Macau? What the dickens?


Uma reportagem sobre a eventualidade do casamento gay em Macau nas páginas do JTM chamou-me a atenção. Isto nunca me passou pela cabeça, o casamento entre pessoas do mesmo sexo na RAEM, uma vez que apesar de existirem muitos gays no território (obviamente), homens e mulheres, não existe um lobby propriamente dito, como nos países ocidentais, que mexa os cordelinhos no sentido de, e segundo eles, "garantir os mesmos direito a todos os casais". Um eufemismo para "liberar a bichanice".

Em primeiro lugar, e como observa muito bem a reportagem, a sociedade local é muito fechada. De um lado a hipocrisia da Igreja (de lembrar que muitos homossexuais são católicos devotos), por outro lado a cultura chines, que apesar de aceitar bem a homossexualidade está muito longe de aceitar essas "modernices". Aliás falar de casamento entre pessoas do mesmo sexo no continente asiático é, em geral, muito complicado. A homossexualidade é ainda proibida em muitos países islâmicos (na Malásia e Indonésia existe ainda o crime de "sodomia"), e mesmo nas Filipinas, o país asiático onde a homossexualidade é "grupo" (passo a expressão) existe uma influência asfixiante da Igreja Católica-Romana que impede quaisquer veleidades por parte da máfia cor-de-rosa. Se um dia se legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo em algum país asiático, suponho que será o Japão a tomar a iniciativa, uma vez que é de longe o país mais sociologicamente apetrechado para o efeito. Antes disso, népias.

Nunca em Macau existiu algo parecido com uma "marcha gay", e não existem notícias de discriminação no acesso ao emprego, educação ou outra coisa qualquer. Por um lado sinto-me feliz de viver numa cidade que não discrimina ninguém devido à sua orientação sexual, mas não me agrada muito a forma dissimulada e até suja com que ocorrem os encontros homossexuais, com engates furtivos na rua, casas-de-banho públicas, tudo assim muito estilo George Michael. Todos nós conhecemos um ou outro casal abertamente gay, mas penso que estão muito felizes sem o tal do casamento. Julgo que até acham alguma piada ao facto de apenas os heterossexuais serem castigados com a "benção" do casamento (vá lá, não preferiam ser solteiros, às vezes?).

Se em Hong Kong a questão do casamento gay poderá começar a ser discutida "dentro de 20 anos", em Macau demorará muito mais tempo. Nós aqui somos mais expeditos quando se trata de legislar o artigo 23 e outras mais corriqueiras. Contudo fico um pouco surpreendido com as declarações do deputado Pereira Coutinho, que como é já de seu apanágio, diz que "existem outros problemas mais urgentes". Eu sou contra o casamento gay por motivos que nada têm a ver com moral e religião, mas se essa discussão frutificasse em Macau, porque não haviam os srs. deputados de debater o assunto? Ou só sabem tratar de uma coisa de cada vez?

Que desperdício...


Uma adolescente russa, esta na foto, relatou à sua própria mãe os horrendos detalhes da sua morte no telemóvel, quando foi atacada e comida viva por um urso em Petropavlovsk-Kamchatsky , na Sibéria oriental. Olga Moskalyova, de 19 anos, fez três chamadas à sua mãe Tatiana durante uma hora em que um urso adulto a atacava, antes de a matar. A certo ponto a jovem gritou: "Mãe! O urso está a comer-me! Que agonia!". Olga foi morta pelo urso juntamente com o seu padrasto, enquanto passeavam num bosque. Tatiana disse à imprensa: "Conseguia ouvir o horror na voz da minha filha, e o urso a mastigar. Um verdadeiro desperdício.

Vídeo da semana


Carrrrrrega, Benfica! - going dutch


O Benfica deu um passo importante para se qualificar para a fase de grupos da Liga dos Campeões, ao empatar a duas bolas frente ao Twente, em Enschede, na Holanda. As coisas até começaram mal para os encarnados, quando Jensen inaugurou o marcador aos seis minutos. Só que o contingente hispânica do Benfica entrou em acção, com Cardozo e Nolito a darem a volta ao resultado ainda antes do intervalo. Os holandeses, orientados por Co Adriaanse, um velho conhecido do futebol português, empatou a dez minutos do fim por Bryan Ruiz, um lance precedido de falta, uma vez que o avançado costa-riquenho se apoiou no defesa encarnado Emerson antes de cabecear para golo. Mesmo assim um resultado positivo para o Benfica, que parte em vantagem para a segunda mão na próxima semana, no Estádio da Luz.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Tradições e artistas


1) Comemora-se (?) agora no calendário chinês o "mês dos espíritos famintos" (鬼月), na sétima lua do calendário lunar. No último Sábado as portas do Céu e do Inferno abriram-se, e os cidadãos locais queimam pivetes, e ofereceram comida aos seus ancestrais para os "apaziguar" - não vão eles fazer-lhes mal. Claro que isto é uma antiga tradição pagã, e é preciso acreditar em fantasmas para a levar tudo isto a sério. Curiosamente muitas pessoas têm uma predesposição especial durante este período para acreditar em fantasmas. O lado chinês da família acredita, ou pelo menos "respeita" (um expediente para evitar discussões parvas). O que mais me chateia durante este período são exactamente os votos. Cagam as ruas e os prédios todos com cascas de amendoim, pacotes de rebuçado, pedaços de fruta pingados de cera, derraram um vinho chinês intragável e acendem baldes inteiros de papelada que ficam a deitar fumo até arder os olhos do cidadão mais distraído. Existem multas para quem suja os espaços públicos com isto, mas normalmente as autoridades fecham os olhos àquilo que afinal é considerado "tradição". Não vão os "fantasmas" ficar zangados se não lhes oferecerem paparoca. A este respeito recomendo a leitura do artigo de José Simões Morais nas páginas do JTM de hoje, Espíritos famintos à solta.

2) Concordo plenamente com o director do JTM no seu artigo da última página do seu jornal, mas gostava de ir um bocadinho mais longe. Os artistas de Macau queixam-se de barriga cheia, pois se recebem subsídios do Governo, é bastante para aquilo que produzem, seja lá o que for. A produção artística de Macau, seja na forma de televisão, cinema ou artes plásticas é cada vez mais um caso perdido. A culpa não será tanto dos artistas locais, pois a população não é exactamente uma apreciadora das belas-artes, e em Macau há outros interesses. Fazer dinheiro, por exemplo. Quem tem realmente talento e ambição nunca se demora muito por estas paragens, e os artistas de fora normalmente presenteiam-nos com qualquer coisinha de vez em quando e vá lá, para quem é, bacalhau basta.

Concubinas: o símbolo do status na China


O sr. Jian, um empresário da construção civil de 42 anos de Shenzhen, já adquiriu tudo o que seu estatuto socio-económico lhe permite: um Mercedes-benz, uma coleção de peças de jade antigas e um duplex para a sua mulher e filha. É apenas natural, segundo o próprio, que há dois anos anos tenha iniciado outro passatempo caro: sustentar uma estudante de arte de 20 anos cujos afectos lhe custam 6 mil dólares (48 mil patacas) por mês. O sr. Jian, cujo nome completo não é divulgado de modo a proteger o seu casamento de mais de duas décadas, disfruta dos prazeres carnais com a sua jovem amante num apartamento "secreto" que adquiriu, e onde a menina vive, naturalmente. O equivalente moderno da concubina, que segundo o sr. Jian, "é um passatempo caro, como o golfe".

À medida que a China vai deixando as morais impostas pelo regime comunista e se entrega ao consumismo e aos luxos da economia de mercado, uma geração de novos-ricos começa a querer rivalizar com os imperadores, seus ancestrais, em termos de conquistas sexuais. Mesmo a expressão chinesa para amante, er nai, ou "segunda mulher", remonta aos tempos da China imperial. A julgar pelas embaraçosas revelações dos últimos meses, esta prática é bastante comum entre os empresários chineses e oficiais governamentais cujos ganhos, muitas vezes ilícitos, permitem-lhes manter uma ou mais amantes - muitas sustentadas através de fartas mesadas, apartamentos ou carros de luxo.

O mês passado Xu Maiyong, ex-vice-presidente da camâra de Hangzhou, Zhejiang, foi executado por corrupção e fraude, depois de se ter apropriado indevidamente de mais de 30 milhões de dólares. A sua alcunha era "Xu Ricaço", e a imprensa chinesa noticiou que tinha dúzias de amantes. Em Fevereiro último, o minsitro dos transportes Liu Zhijun, de 58 anos, foi demitido depois de notícias que teria desviado 152 milhões de dólares ao longo dos anos que ocupou aquele cargo. Uma directiva do Bureau de Propaganda Central revelava que Liu teria 18 amantes. Num dos casos mais chocantes, um oficial da província de Hubei foi detido em Dezembro último depois de ter estrangulado a sua amante - na altura grávida de gémeos - porque esta o queria obrigar a casar ou pagar-lhe 300 mil dólares.

O fenómeno tem causado preocupação entre os círculos políticos no continente. Confrontados com disputas legais entre as concubinas e os seus amantes pelo dinheiro, e a repulsa da opinião pública, o PC chinês está a tentar mudar o estatuto do casamento no país. O Tribunal Popular Supremo está a considerar uma interpretação mais abrangente da lei do casamento, de forma a reconhecer o concubinato. Dessa forma as amantes não terão direito ao dinheiro, propriedades e bens do patrono, mas os homens casados não poderão recuperar o dinheiro e presentes de luxo que ofereceram às mulheres, caso a relação não corra bem. Para combater esta situação, alguns governos provinciais têm encetado campanhas educacionais contra a torpeza legal, encorajando as mulheres a recorrer a outros talentos que não os carnais para sobreviver. Nesse sentido, oficiais da província de Cantão anunciaram em Março que meninas das escolas primárias e preparatórias vão frequentar cursos de "auto-estima".

Na verdade, existe uma indústria por detrás de toda esta imoralidade; em Abril último a polícia de Pequim desmantelou uma "agência de concubinas universitárias" que prometia estabelecer contactos entre estudantes e homens ricos pela módica quantia de 100 mil dólares por ano. Zhou Guanquan, professor de Direito da Universidade de Tsinghua, tenta identificar uma das origens do problema: "Quem anda a pé por Pequim o que encontra? Publicidade que diz coisas como 'compre um novo Audi, veja este Rolex, precisa de comprar roupa na Gucci'. Tais coisas são icomportáveis para o cidadão médio, mas tornar-se concubina apresenta-se como solução".

Na lama


Jogos de apuramento para o Campeonato do Mundo de futebol na lama já começaram em Beijing, na China. Cada partida dura 24 minutos, com... muitas escorregadelas.

Planking is stupid



Quase 700 mil utilizadores do Facebook gostam do "planking", a arte de meter as fuças no chão todo cagado de escarretas e solas de sapato. Outras páginas também designadas por "Planking" têm também milhares de seguidores, e vários países têm a sua própria página de "planking" (o "Planking Australia" tem 177 mil seguidores). Mas em toda a reação, existe uma contra-reação. Assim temos páginas como "Planking was officially started by Snoopy" (o "planking foi oficialmente iniciado pelo Snoopy), com 61 mil seguidores, "Son: Why is fishie floating on the top? Mum: Don't worry, it's planking" (Filho: porque é que o peixinho está a flutuar em cima do aquário? Mãe: não te preocupes, está a fazer planking), com 73 mil seguidores, e a minha favorita: "Planking? I'd rather not be a fuckwit" (tradução livre), com 134 mil seguidores. Agora a sério, o "planking" é a forma mais estúpida que se inventou de protestar qualquer coisa. Façam barulho, buzinem os carros, partam os carros e as montras, tudo menos "planking". Pessoalmente prefiro a forma que o grupo de direitos das mulheres FEMEN, da Ucrânia, arranjou para protestar: em topless. Digam lá se não tem muito mais piada.

Quem o viu e quem o vê


Mubarak, outrora tão ameaçador e feroz, está mansinho que nem um cordeirinho. O antigo presidente egípcio voltou a tribunal, mas desta vez de maca e atrás das grades, mostra a Euronews em vídeo. O homem que liderou os destinos do Egipto durante trinta anos com mão de ferro, amealhando uma vasta fortuna para si e para a sua família pode ser agora condenado à morte, caso se prove que é culpado do homicídio premeditado de manisfestantes pacíficos no início do ano, naquilo que ficou conhecido pela "Primavera árabe". Espera-se mais encenação por parte do ex-ditador, ao estilo do que já tinha acontecido também nos anos 90 com o general Pinochet, no Chile.

O factor Aguero


szólj hozzá: www.1Goals.com - MC 4-0 SC FT
O Manchester City começou da melhor forma o campeonato inglês, a Premier League, ao bater no City Ground em Manchester o recém-promovido Swansea Coty por quatro bolas a zero. A figura do encontro foi o argentino Kun Aguero, ex-At,. Madrid, a maior contratação da época, que apontou dois golos. É verdade que do outro lado estava provavelmente a formação mais fraca da Premier League, mas a equipa de Roberto Mancini mostrou as suas garras, e pode entrar na discussão do título.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Vida de cão em Jiangmen






Imagens chocantes que chegam de Jiangmen (江門), província de Cantão, no sul da China. Cinco departamentos daquela cidade (segurança pública, saneamento, agricultura, administração municipal e comércio e indústria) emitiram uma circular no início do mês decretando que "todos os cães sem licença encontrados na cidade serão mortos", com efeito a partir de 26 de Agosto. Tudo porque um oficial daquela cidade (um gajo muito importante, suponho) foi mordido por um cão. Coitadinho. No entanto os zelosos cidadãos de Jiangmen já começaram a adiantar trabalho, perseguindo e matando com requintes de malvadez os cães vadios encontrados nas áreas onde a proibição terá efeito. Imagens chocantes de cães a serem brutalmente agredidos e mortos à paulada, estranhamente o único método que parece terem encontrado para resolver um problema básico de saneamente. Até gasear os bicharocos seria mais humanos.

Os internautas chineses estão, como seria de esperar, chocados e zangados. Um deles chama de "cães" aos oficiais que emitiram esta ordem. Outro, mais pragmático, diz que isto "não é sequer chocante" pois por vezes "nem as vidas humanas são respeitadas, quanto mais os animais". Se calhar tem mesmo razão. Um outro utilizador, de apelido Wu, mais bem humorado, diz que "é uma desculpa para os oficiais comerem mais guisado de cão". A maioria dos internautas culpa os donos dos animais, que os abandonam. Um leitor (ou leitora) identificado apenas por lsee, apela aos amigos dos animais "que adoptem rapidamente os cães, antes que a chacina tome dimensões ainda maiores". É uma vida digna desse nome, a dos cães na China.

Mais badalhoquice com Paris Hilton?


Paris Hilton, a milionária badalhoca, está outra vez na berra. A herdeira dos Hilton perdeu dois telemóveis quando chegou ontem a Manila, onde vai ficar por cinco dias. Nas imagens da chegada da cantora/actriz/fodilhona ao aeroporto Ninoy Aquino é evidente a sua preocupação enquanto vasculhava as suas malas à procura dos aparelhos. As autoridades filipinas estão a investigar um eventual roubo, e teme-se que os telemóveis poderão conter imagens de pouca-vergonha, adivinhando-se um escândalo semelhante às "sex-tapes" de 2003 (podem ver aqui o vídeo completo, para maiores de 18 anos). Contudo um escândalo era o que vinha mesmo a calhar a Paris Hilton, uma vez que os seus "ratings" televisivos têm andado por baixo, e o seu novo "reality-show" The World According to Paris, estreado em Junho, tem sido um fracasso. Paris Hilton está na capital das Filipinas para inaugurar uma loja de luxo com o seu nome na próxima quinta-feira, no SM Megamall.

Uma lança em África


A China vai construir 10 mil casas e uma linha férrea em Moçambique, ao abrigo de acordos assinados durante a visita que hoje termina do Presidente moçambicano, Armando Guebuza, ao gigante asiático.

Desde o dia 09 de agosto, o chefe de Estado moçambicano está a efetuar uma visita de Estado à China, para reforço da cooperação, e testemunhou a assinatura de 10 memorandos, que preveem ajuda gratuita ao executivo de Maputo e empréstimo sem juros e formação de pequenas e médias empresas moçambicanas.

No fim de semana, a empresa chinesa Henan Gou Ji e o Fundo de Fomento e Habitação (FFH) de Moçambique rubricaram um acordo visando a construção, ainda este ano, de 10 mil casas de baixo custo para funcionários públicos, jovens e ex-militares.

In Agências


Dois-a-dois no Brasileirão


Tudo na mesma no Brasileirão, a divisão principal brasileira, com a realização da 16ª jornada no último fim-de-semana. Corinthians e Flamengo empataram, e continuam a partilhar a liderança da prova. O "timão" empatou a duas bolas perante o seu público frente ao Ceará, com Liédson a alinhar nos últimos trinta minutos. O campeão Flamengo - ainda imbatível - imitou os seus rivais, e foi empatar pelo mesmo resultado em Florianópolis frente ao Figueirense. O S. Paulo á tinha empatado no Sábado pelo mesmo resultado em casa frente ao modesto At. Paranaense, que ocupa o penúltimo lugar. O Vasco da Gama bateu o Palmeiras de Scolari por uma bola a zero, e isolou-se no quarto lugar, enquanto o Cruzeiro tirou a barriga de misérias e goleou o Avaí por 5-0. Os mineiros vinham de quatro derrotas consecutivas, e ainda ocupam um desapontante 11º lugar. Mais desapontante ainda tem sido a carreira do campeão sul-americano, o Santos, que perdeu em Goiás para o Atlético local, e ocupa o 16º lugar, mesmo acima da linha de água, não obstante de ter ainda dois jogos em atraso. Resultados completos: S. Paulo 2-2 At. Paranaense; Cruzeiro 5-0 Avaí; At. Goianense 2-0 Santos; Botafogo 4-2 América Mineiro; Corinthians 2-2 Ceará; Vasco da Gama 1-0 Palmeiras; Figueirense 2-2 Flamengo; Coritiba 3-0 At. Mineiro; Grêmio 2-1 Fluminense; Bahia 1-1 Inter PA. Classificação: Corinthians e Flamengo-34 pontos, S. Paulo-32, Vasco da Gama-30, Botafogo-28, Palmeiras-27.

Real e Barça empatam na Supertaça


szólj hozzá: Real Madrid 2-2 Barcelona - HL
Real Madrid e Barcelona empataram ontem a duas bolas no Santiago Bernabéu em jogo da primeira mão da Supertaça de Espanha. Foi a quinta vez que os dois gigantes espanhóis se encontraram neste ano civil de 2011, e mais uma vez José Mourinho não conseguiu levar a melhor sobre Guardiola - com excepção feita à final da Taça do Rei, que o Real Madrid conquistou. Num palco recheado de estrelas, o Real abriu as hostilidades com um golo de Ozil logo aos 13 minutos. Só que o Barça é o Barça, e os temíveis David Villa e Lionel Messi deram a volta ao marcador ainda na primeira parte. O melhor que o Real conseguiu foi empatar, por intermédio de Xabi Alonso. O Barcelona parte assim com vantagem para o jogo da segunda mão, no Nou Camp., na próxima quarta-feira.

ManU sai na frente


szólj hozzá: EPL: WBA - Man Utd 1-2 140811
Este fim-de-semana teve também início a Premier League inglesa, o campeonato mais caro do mundo. Tal como em Portugal, também o campeão Manchester United iniciou a defesa do título com uma vitória fora, no reduto do West Bromwich Albion, por duas bolas a uma. Os "red devils", com Nani a titular, tiveram os deuses do seu lado, pois o golo da vitória chegou perto do final com um autogolo de Tamas, após um brilhante jogada de Ashley Young, uma das contratações de Alex Ferguson para esta época. Os adversários directos do ManU perderam pontos; no Sábado o Arsenal foi empatar sem golos a Newcastle, enquanto o Liverpool empatou em Anfield Road a uma bola frente ao Sunderland. Também ontem o Chelsea de André Villas-Boas não fez melhor que um empate a zero em Stoke, e o Manchester City só joga hoje, em casa, frente ao recém-promovido Swansea.

Porto entra a ganhar


O FC Porto começou da melhor forma a defesa do título, ao vencer em Guimarães o Vitória local por uma bola a zero. Á semelhança da época passada, quando os dragões venceram na Figueira da Foz a Naval no jogo de abertura pelo mesmo resultado, o único golo do encontro foi apontado por Hulk, de penalty. O Porto ganha assim vantagem sobre os mais directos rivais, Benfica, Sporting e Sp. Braga, que empataram todos no jogo de abertura. Noutras partidas da primeira jornada, os jogos Marítimo-Beira Mar e Feirense-Nacional terminaram empatados a zero, enquanto o V. Setúbal bateu o P. Ferreira por 2-1 no Bonfim. O U. Leiria-Académica realiza-se hoje.

domingo, 14 de agosto de 2011

Roteiro alternativo (de putedo)



Nota: este post é destinado a maiores de 18 anos.

É o leitor bom apreciador de putedo, mas está cansado dos preços exorbitantes das saunas e dos clubes nocturnos? Acha que mil paus é muito por uma queca? Se ainda não conhecia, proponho-lhe um pequeno tour por alguns locais onde se pode "voar em económica". Gostava antes de mais de referir que o meu conhecimento destes locais e meramente obtido por observação e entrevistas. Dispensam-se as bocas foleiras.


A primeira que apresento é esta Vila Fung Loi, localizada na Rua do Bocage. O ambiente é bastante seguro e convidativo, e a pensão/bordel fica localizada no 3º andar, logo por cima de um consultório médico, o que dá imenso imenso jeito, se ficar mal disposto. Uma vez concluído o serviço ainda pode comprar fruta na mercearia ao lado. A pensão terá uns oito quartos, as meninas normalmente "atacam" na rua ou à porta do edifício, e um "tirinho" ficará por cerca de 200 patacas, bem negociado.


Ao virar a esquina fica esta Pensão Tai Loi, uma das mais conhecidas do Porto Interior. Fica localizada mais exactamente na Travessa das Virtudes, ao fundo da Travessa do Auto Novo. Os degraus são vermelhos e alcatifados, marcados por saltos altos e borrões de cigarro, o que dá logo a entender que é um bordel do estilo clássico. As meninas, toda da China continental em todas as pensões referidas, são normalmente jovens e bonitas, e o "serviço" ficará entre 200 e 300 patacas, dependendo de muitos factores: aparência do cliente, disposição da menina, volume do negócio nesse dia, etc. Cada quarto está equipado com casa-de-banho privada.


Esta é a Tung Fong, que se designa por "Guest House". Este será provavelmente o puteiro mais fétido e miserável do território; as "meninas" já deixaram de ser meninas há muitos anos, e as que ainda o são têm muito mau aspecto. Localizada na Travessa da Felicidade - uma transversal da Rua da Felicidade - fica atirada para um dos cantos mais obscuros do território. Os quartos são pequenos, velhos e imundos, e a casa-de-banho é comum. Aqui pratica-se o PMF (preço mínimo de f**a) de 150 patacas. Ouvi dizer que ainda se f**e por 100 patacas na zona norte do território, mas sinceramente não sei nem quero saber.


A Hospedaria Vo Peng é outra clássica, e será uma das mais conhecidas e frequentadas por pedreiros, bate-chapas e velhos chineses, bem como alguns estrangeiros menos endinheirados (africanos, paquistaneses). É a única do nosso tour localizada na Rua da Felicidade propriamente dita, ao lado de uma marisqueira e entre muitas lojas de souvenirs de Macau, tipo carne assada e bolinhos de amêndoa. É só subir os degraus voilá, é como se fosse uma sauna, mas mais pobrezinha em tudo. Alguns dos quartos têm casa-de-banho privativa, outros não. Aplica-se aqui também o PMF, bem negociado.


Esta Pensão Forson, muito mais luxuosa, fica localizada ao fundo da Av. Almeida Ribeiro, mesmo em frente ao abandonado edifício do Hotel Internacional. Muito mais discreto (é mesmo uma pensão), as meninas são também da China continental e usam adereços muito mais sexy. Aqui pratica-se um preço para residentes e outro para turistas; para estes últimos 500 patacas, para os primeiros 200/300, dependendo da capacidade de negociação. Não sei bem como se prova a residência, mas penso que o BIR deve ser suficiente.


Para finalizar a nossa viagem chegamos agora à Rua Constantino Brito, mesmo em frente à Ponte 16, onde está localizada a Pensão Residencial Rubi. Este foi um verdadeiro "hot spot" nos anos 90, e chegou mesmo a ter "profissionais" russas (as mais chungosas, aposto). Ainda tem tailandesas. Os quartos são óptimos, e uma diária ficará em cerca de 400 patacas. O "tirinho" também pode ser negociado, mas raramente fica por menos de 300 patacas.

Aqui está portanto um roteiro um pouco diferente do habitual. Se estiver realmente interessado (e não recomendo...), não se esqueça de usar a protecção adequada. Boas f***s.

Atenção carecada


Está a perder cabelo? Vai ficar careca? Quando? Pois fique a saber agora. O Dr. Adolf Klenk, do instituto de pesquisa da Alpecin em Bielefeld, na Alemanha, criou uma espécie de "calculadora" da queda de cabelo, baseado em critérios como o actual número de cabelos perdidos actualmente, predisposição genética, stress, etc. Pode fazer aqui o teste, e para evitar que a Alpecin o chateie, carregue no "não" na última pergunta. O meu resultado foi: "Parabéns! Nunca vai ficar careca e é uma espécie de semi-deus adorado pelas mulheres". Outra coisa não seria de esperar, claro...

Cheiram a monhé


O presidente da câmara de uma cidade do norte de Itália está a causar polémica porque baniu os kebabs, dizendo que "cheiram mal". Os kebabs são um prato árabe de carne assada com vegetais comido por vezes em pão pita. Massimo Botocci (bello!), PC de Cittadella, Pádova, proibiu todas as lojas da cidade de vender kebabs e sanduíches de carne quente por causa do seu "odor pungente": "Esta comida não é adequada ao nosso centro histórico, por causa da forma como é comida e pelo cheiro que exala", disse Botocci, acrescentando que "se alguém quiser comer um kebab pode fazê-lo em casa ou fora do nosso centro histórico; não são parte da nossa cultura". Isto quer dizer portanto que no centro histórico de Citadella só entram pasta, pizza e raviolis. Mamma Mia!

Batalha perdida


A juíza brasileira Patricia Acioli (na imagem) foi assassinada na madrugada de sexta-feira dentro do seu carro quando volta a casa em Niterói, Rio de Janeiro. Acioli era conhecida por ser implacável contra o crime organizado e polícias corruptos. As primeiras investigações concluiram que o crime pode ter sido levado a cabo por polícias, pois as cápsulas das 16 balas que crivaram o carro da juíza eram de um calibre de uso restrito de policias e forças militares. Acioli vinha recebedo ameaças de morte há vários anos, e andava sem guarda-costas. Na próxima semana ia participar no julgamento de um grupo de milicianos. Certamente que a morte desta mãe de 47 anos foi motivo de festejos pelos traficantes e restante escumlha do sudmundo do crime do Rio de Janeiro. Uma batalha perdida no sonho de um mundo melhor.

Sub-20 de Portugal nas meias-finais


Aí está, a sensacional selecção portuguesa de sub-20 chegou às meias-finais do mundial, o que já não acontecia desde 1995. Os jovens lusos, orientados por Ilídio Vale, um treinador com muita experiência no futebol jovem, eliminou a super-favorita Argentina no desempate nos pontapés da marca de grande penalidade, depois de 0-0 após 120 minutos. Mesmo nos penalties tudo parecia perdido, pois os sul-americanos estiveram em vantagem por 3-1. Aí foi o guardião Mika a dar nas vistas, ao defender duas grandes penalidades que acabariam por dar uma vantagem de 5-4 aos portugueses. Curiosamente Portugal ainda não sofreu qualquer golo neste mundial, e Mika está há 480 minutos sem ir buscar a bola ao fundo das redes. Portugal espera agora pelo adversário das meias-finais, que sairá do jogo França-Nigéria, que se realiza hoje. Noutra partida dos quartos, a equipa da casa, a Colômbia, foi surpreendida pelo México (1-3).

Sporting perde pontos em casa


O Sporting estreou-se na Liga ZON Sagres 2011/2012 com um empate caseiro frente ao Olhanense. O renovado Sporting de Domingos Paciência, a actuar perante o seu público, não conseguiram ultrapassar os algarvios, que ainda se colocaram em vantagem na primeira parte com um grande golo de Wilson Eduardo, curiosamente ex-jogador dos leões. O russo Marat Izmailov ainda evitou males maiores, com um golo aos 77 minutos. O Sporting tem razões de queixa do árbitro Carlos Xistra, que perdoou uma expulsão e uma grande penalidade ao Olhanense, e anulou um golo aparentemente limpo a Hélder Postiga.

sábado, 13 de agosto de 2011

Foi ao Inferno e viu lá o Papa


Durante as férias tive tempo para ver muitas parvoíces na internet, mas a maior de todas é esta história, que na realidade já tem dois anos. Já me tinham falado disto, e depois de visualizar acho estranho que não se comente mais. Nele vemos uma jovem ecuatoriana de 18 anos que esteve alegadamente morta durante 23 horas, e durante esse tempo falou com Deus.

Bem, isto já dá vontade de rir, mas Angelica Zambrano (um nome muito divino, ainda por cima) diz que o criador a levou a dar uma volta pelo Inferno, e lá viu Michael Jackson, Selena e o Papa João Paulo II entre os atormentados pelas chamas do Inferno. Quanto aos outros não sei o que dizer, mas Selena, por exemplo, era uma cantora mexicana que foi assassinada pela sua agente em 1995, quando tinha 23 anos, e é ainda hoje idolatrada na América Latina.

Selena pede perdão a Deus, que o recusa, dizendo que "é tarde demais" - isto são palavras de Angelica. Saramago - que também deve estar agora no Inferno, certamente - tinha razão: Deus é cruel. A certa altura Angelica diz que Selena lhe confidenciou (no Inferno, evidentemente) que "sofria quando as pessoas na Terra ouviam e cantavam a sua música", e que os seus fãs "vão parar ao Inferno". Eu se fosse familiar ou mesmo fã da Selena ficava piurso com isto. No caso da família, não sei se processaram esta Angelica, mas deviam.

O Papa João Paulo II, por seu lado, tinha "uma serpente com pregos à volta do seu pescoço, e está no Inferno porque era "corrupto e mentiroso" (a sério, vejam a partir do minuto 9:00). Eu nunca gostei muito do anterior Papa (mas daí, também não gosto de nenhum), mas ao ponto de dizer que ele está no Inferno, bem, nem eu era capaz de dizer uma coisa dessas. É insultuoso e revoltante.

Se quiserem ver o vídeo completo (uma hora e vinte minutos, e não recomendo, é chato como o c*****) podem encontrá-lo aqui.

Crime com castigo


O autor do roubo a um jovem ferido nos confrontos em Inglaterra a semana passada foi identificado e acusado de roubo. O autor do roubo que corre mundo no YouTube como um dos mais desprezíveis actos possíveis é um tal Reece Donovan, de Milton Court, Cross Road, Chadwell Heath, Romford, Essex (é só ir lá ver onde fica...). Donovan assaltou o estudante malaio Asyraf Haziq Rossli, de 20 anos, enquanto este se encontrava combalido de uma mandíbula partida durante os tumultos de segunda-feira entre jovens e a polícia, e apenas um mês depois de ter chegado ao Reino Unido para estudar. Asyraf diz que mesmo assim vai continuar no país, pois considera a Inglaterra "um país fantástico" (coitado, gostos...). Espera-se agora que a justiça tenha mão pesada no sr. Donovan, que é branco, inglês e adora imigrantes. Senão ia roubar mais quem?

Diabos Gordurosos


Um grupo de violadores designado por "Diabos Gordurosos" está a criar pânico no Sri Lanka. Estes "diabos" são violadores que atacam sobretudo à noite, usando apenas roupa interior e besuntando-se de gordura, para dificultar a captura. Pelo menos 30 incidentes foram reportados e 47 pessoas foram detidas. O porta-voz da polícia, Prashantha Jayakody, diz que alguns destes "diabos" são pessoas que sofrem de perturbações mentais (a sério...), e um deles foi apanhado com 20 pares de soutiens que roubava das vítimas. Alguns populares já fizeram justiça pelas próprias mãos, capturando e linchando um alegado "diabo". Os vigilantes foram presos e levados para a esquadra, onde uma turba furiosa se juntou exigindo a sua libertação. Numa outra cidade, a polícia diz que dois homens identificados como "diabos gordurosos" foram espancados até à morte pelos aldeões.

Carrrrrrega, Benfica! - grande galo


A Superliga ZON Sagres teve ontem o seu arranque em Barcelos com o Gil Vicente-Benfica, que terminou com um empate a duas bolas. Um empate com sabor a derrota para os encarnados, que aos 20 minutos já se encontravam a vencer por 2-0, com golos de Nolito e Saviola. O Gil Vicente, de regresso à divisão maior depois de cinco anos de ausência, nunca baixou os braços, e reduziu ainda antes do intervalo com um grande golo de Hugo Vieira, e o empate chegaria já a quinze minutos do fim por intermédio do avançado brasileiro Laionel, ex-Académica. Jorge Jesus continua sem vencer o primeiro encontro do campeonato como treinador do Benfica.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Talento e imitação


Como sabemos toda a televisão que vemos em Macau, com a honrosa excepção da informação, é uma bosta. Não me estou a referir à TDM em particular, pois até os canais de Hong Kong sofrem do mesmo problema: a produção local é pífia ou inexistente, e o que de bom vem de fora chega sempre muito tarde. Daí que nos tenhamos de recorrer à internet, ora ao YouTube ora às bit-torrents, para ver qualquer coisa de novo e interessante.

Das séries que os meus filhos se entretêm horas a ver no YouTube, gostava hoje de falar daqueles concursos de talentos da franchise "Got Talent", do imparável Simon Callow, ora o "Britain Got Talent", ora a versão americana "America's Got Talent". Um concurso que faz todo o sentido, pois é uma ideia interessante descobrir talento sem recorrer aos habituais e nem sempre muito limpos canais existentes no mundo artístico. O sucesso do programa é avassalador, vai na sexta séria na América e na quinta dos Estados Unidos, e o modelo é imitado um pouco por todo o mundo civilizado. Até na China.

Os programas são animados por apresentadores sempre muito divertidos e um painel de júris constituído por artistas conhecidos ou produtores musicais e televisivos, alguns deles bastante cínicos e por vezes cruéis. Destaco o tal Simon Callow, que já referi, e Piers Morgan, ambos britânicos, daqueles que por vezes só dá vontade de encher as fuças de murros, mas que conseguem trazer ao programa um certo "pedigree" e alguma dose de humor. Uma das júris do programa "America's Got Talent" é Sharon Osbourne, mulher e empresária do mítico Ozzy Osbourne e protagonista do reality-show "The Osbournes", um dos maiores sucessos televisivos do início do milénio.

Temos oportunidade de ver números espectaculares, bem executados e até mesmo comoventes, mas como é chato quando tudo corre bem, temos também pessoas completamente iludidas e sem talento, que vão ao programa fazer figuras tristes. Não percebo como é que isto acontece, uma vez que para concorrer é necessário mandar um vídeo com a habilidade que se propõe mostrar, portanto assumo que é mesmo de propósito. Foi no programa "Britain Got Talent" que se revelou a tal Susan Boyle, a quarentona escocesa pouco atraente mas com uma voz de ouro, e agora conhecida em todo o mundo. É caso para dizer que se alguém tem mesmo talento e o sangue frio necessário, vale a pena arriscar uma ascenção ao estrelato através de um destes programas.

A versão portuguesa chama-se "Portugal tem Talento" e é (ou foi) transmitida na SIC, pelo que em Macau não temos o prazer de ver - e mesmo que tivessemos, seria com um ano de atraso, pelo menos. Aparecem alguns números engraçados nesse concurso, e outros menos felizes (que a comunidade do YouTube refere como "cromos"), mas só tenho pena que seja tudo tão portuga e tão pobrezinho. Saloio e rafeiro até dizer basta, e como prova basta olhar para o "timing": chegou a Portugal numa altura em que o modelo já se começa a esgotar no Reino Unido e nos Estados Unidos. É uma boa ideia copiar o modelo, sim, até porque a franchise o obriga, mas não era preciso imitar até ao ponto de o decalcar completamente.

O concurso é apresentado por Bárbara Guimarães, que tenta dar uma energia suplementar ao programa, mas não é nenhum Nick Cannon, o apresentador americano. Outra imitação escusada é a de Conceição Lino, que comporta-se tal e qual como Sharon Osbourne, alternando atitudes de "cruel" e de "boazinha", e para tal até usa um anel parecido. A Conceição Lino não é nenhuma Sharon Osbourne. A Conceição Lino está a milhões de anos de distância da Sharon Osbourne em tudo, e só lhe ficava bem se parasse de se comportar como uma macaquinha de imitação. Os outros jurados são o encenador Ricardo Pais, que é completamente calvo, tal como Howie Mandel, do AGT, e o ex-comediante e actual funcionário da MEO, Zé Diogo Quintela, que ainda consegue ser o único que se mantém fiel à sua personalidade original.

O vencedor deste ano foi um tal Filipe Santos, que cospe na mão e com isso produz sons, naquilo que se ousou designar por "beatbox". Os indígenas ficaram fascinados com o barulhinho, e ainda ficaram a pensar "como é que ele faz aquilo?", como crianças deslumbradas. Outros números bastantes requisitados incluem o "kuduro", o ilusionismo e até uma dança encantatória egípcia, que chegou às meias-finais. Tudo números autenticamente portugueses, em suma. Fico à espera de ver o "Portugal tem Talento" do próximo ano, dependendo sempre do YouTube para tal, evidentemente. Vou deixar aqui o vídeo da final deste ano. Gosto do comentário do utilizador andre4949: "espectacular são também as mamas da barbara! lol". Concordo e assino por baixo.

Vídeo da semana


Este é o vídeo da moda na China, com mais de 1 milhão de visualizações nos últimos três dias. Neles vemos um pobre idoso colector de cartão a apanhar o autocarro nº 82 em Xangai, e a ser enxovalhado e humilhado por um dos passageiros e pela motorista, uma jovem mulher. O passageiro reclama que o idoso "está a trazer lixo" para dentro do autocarro, apoiado pela motorista, que mesmo assim continua a viagem. O passageiro continua a assediar o idoso durante o resto da viagem, e quando chega à sua paragem rasga um dos sacos e espalha lixo pela escada do autocarro e pelo chão da rua. O indigente, desesperado, ainda tenta apanhar o que pode, mas a porta fecha-se e o autocarro segue viagem. Os internautas chineses ficaram chocados. Alguns deles consideram "desumana" a forma como o pobre velho foi tratado, enquanto outros questionam-se como é possível que alguém com todo aquele "aparato" (leia-se "lixo") consia entrar num transporte público. A maioria considera que o passageiro que abusou do velho "foi longe demais". Opiniões à parte, a motorista já se encontra suspensa e vai ser sujeita a um processo disciplinar.

Ex-canibal procura esposa (que saiba cozinhar)


Sumanto, um canibal indonésio reabilitado, está agora com fome de afectos, e procura uma mulher que possa satisfazer os seus apetites. Sumanto, este rapaz simpático na fotografia, esteve preso durante cinco anos depois de ter roubado e comido o cadáver de uma idosa em 2003. Em 2006 saíu da prisão depois de ter recebido uma redução de sentença - afinal não fez nada de extraordinário, o canibalismo é uma coisa "normal" na Indonésia. Currentemente a viver no Asilo Mental e Centro de Reabilitação de Toxicodependentes em Purbalingga, Java Central, Sumanto diz que tudo o que pede da eventual esposa é "que saiba cozinhar". É um desafio, com uma forte dose de pressão. Candidatas?

Salta mais um transplante facial


Charla Nash, 57 anos, tem um novo rosto, dois anos depois de ter ficado desfigurada após o ataque de um chimpanzé. As primeiras imagens foram hoje reveladas e a transformação é surpreendente.

Amy Winehouse - o pó


Traficantes de droga brasileiros estão a vender pacotes de cocaína com a imagem e nome da recentemente falecida cantora britânica Amy Winehouse, "para aumentar as vendas". A imagem da malograda cantora, falecida o mês passado aos 27 anos devido ao consumo excessivo de drogas e álcool, aparece em pacotes de cocaína que se vendem nas favelas do Rio de Janeiro, alguns deles pela módica quantia de 10 reais (50 patacas). Como os traficantes não são propriamente conhecidos por saberem falar inglês (ou outra língua qualquer), lê-se nos sacos "Amy House" em vez de "Amy Winehouse", ou ainda "pó", calão para cocaína. Imaginação não lhes falta, sem dúvida.

Estrumpfes - agora em filme


Está aí o filmes dos Estrumpfes, ou "Smurfs" no seu título original. O filme é mais uma estopada em 3D, produzido pela Sony e pela Columbia, uma produção gigantesca que se espera ser o filme mais lucrativo do Verão - senão mesmo de todo o ano. Em Macau, se o filme cá chegar, não se espere outra coisa no cinema que a versão em cantonense do filme (em Macau até o "Fritz the Cat" passaria em dublagem cantonense, "por causa dos espectadores mais jovens), pelo que quem estiver interessado na versão original, deve comprá-la em Zhuhai ou fazer download. Como sofrem os cinéfilos do território.

Quando era miúdo adorava ler os livros dos Estrumpfes, na sua versão portuguesa, ou "smurfs", na sua versão inglesa e também brasileira - ora aqui está uma coisa em que os brasileiros podiam ter copiado os portugueses. Mas nada pior que a versão espanola: "Los pitufos". O quê? Claro que a versão original era Les Schtroumpfs, que foram criados originalmente pelo belga Peyo (1928-1992), pelo que toda a estrutura da simpática língua "estrumpfe" era na realidade francesa. O seu uso caíu bem em qualquer língua, e é giro pensar na língua estrumpfe. "Não me estrumpfes" ou "passa-me aí essa estrumpfe" pode querer dizer mesmo qualquer coisa, e quantos de nós não gosta de ter uma "estrumpfe" à mão quando nos falta o nome de qualquer coisa?

Gostava muito dos livros, realmente, mas nunca simpatizei muito com os desenhos animados, e não espero grande coisa do filme. Para já acho mal que se misture o mundo dos Estrumpfes com o mundo dos humanos, pois são de mundos paralelos. Para dar a volta a este "detalhe" certamente que se arranjou assim um argumento muito parvinho, sobrenatural. Os estrumpfes são muito mais simpáticos quando são deixados à nossa imaginação. Gosto mais de estrumpfes "uns con los otros". Contudo em forma de contributo para o bem público, deixo aqui a traila do filme. Enjoy!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

De autocarro com o povo


Hoje foi dia de compras, as primeiras desde o regresso das férias. Acordei cedo esta manhã e em vez de levar o carro resolvi pegar num dos cartões dos miúdos e apanhar um dos tais autocarros, os novos. Afinal também quero sentir na pele a "diferença" desde que o novo regime de concessões entrou em vigor no dia 1 de Agosto. Andar nos autocarros com as massas também é uma forma interessante de se inteirar da qualidade de vida da população média, e quem sabe se os políticos deviam fazer o mesmo, de forma informal .(Ouvi dizer que o líder dos democratas, Ng Kwok Cheong, anda frequentemente de autocarro).

Na ida ainda fui num dos antigos, mas reparei em muitas diferenças. Desde logo a limpeza; parecia um dos mesmos autocarros (era a carreira nº 9), mas por alguma razão parecia mais limpinho. Se calhar esfregaram o chão, para variar. Depois tem placards novos, não contém aquela publicidade ridícula e desactualizada ("É favor sair pela porta de atrás. Obrigado pela colaboraça"(sic)) e ainda, pasme-se, tem um anúncio de voz da próxima paragem em português. E mais: em português escorreito e vernáculo, dito por uma menina portuguesa! Que luxo. Não sei se as companhias de autocarro são abrangidas pela obrigatoriedade do uso do português - tantas vezes ignorado - mas deviam ser. E cumprem, o que é algo que desde já se saúda.

No regresso apanhei o autocarro nº 18, da novel concessionária, a Reolian. Esta Reolian é uma companhia de autocarros francesa representada no território por este senhor francês na foto, um tal Cedric Rigaud, e quem se tem visto a braços com problemas relacionados com a mão-de-obra, ou da falta dela, das horas extraordinárias dos obtusos dos motoristas. Mas falemos antes do serviço propriamente dito. Os autocarros da Reolian são muito mais fáceis de reconhecer que os da TCM ou da Transmac (praticamente iguais), pois são verdes por fora. Por dentro são o mesmo que os outros, o que vale por dizer que só mudam as moscas.

Uma das novidades prende-se com o instrumento com que se efectua o pagamento da viagem. Antigamente tinhamos um mealheiro ridículo junto do motorista (o único método de fiscalização eram os olhos do motorista, sempre com um ar mal disposto), mas agora temos uma espécie de parquímetro, todo electrónicozaço e tal, todo vertical e maleável. Parece mesmo um speed punching bag daqueles dos ginásios. E é assim, hoje fui de autocarro, mas não me senti mais bem servido por aí além, tirando no aspecto que mencionei do português. Mas para ser sincero, preferia que a viagem tivesse decorrido em silêncio.