terça-feira, 30 de novembro de 2010

Bairro do Oriente - 3º aniversário


Este blogue concluiu hoje o seu terceiro ano de existência. Isso mesmo: faz amanhã três anos que Leocardo, o célebre autor do blogue com o mesmo nome fundou o Bairro do Oriente, esta casa de todos nós. Pode-se dizer que durante este triénio foram abordados os assuntos mais importantes do território e da região, e tenho tentado ainda trazer outras curiosidades, humor, futebol, música, um pouco de tudo.

Apesar do blogue ser orientado para temas locais, todos sabemos como é difícil manter um medium só com notícias e artigos de opinião sobre Macau - e os jornais que o digam - uma vez que esta terra nem sempre é profícua em motivos de interesse, ainda mais para quem o faz de forma amadora, sem acesso às notícias em primeira mão. Aproveito o momento solene para agradecer a todos os visitantes e comentadores, e aproveito para reiterar que a secção de comentários continuará a ser completamente livre, e da responsabilidade única dos seus utentes.

Os números falam por si. Nestes últimos três anos foram publicados 6108 artigos, registadas 317 mil visitas e quase meio milhão de "page views". O blogue recebe diariamente visitas de todo o mundo, com destaque para Macau, Portugal, Brasil e os PALOP, o que me deixa orgulhoso de fazer parte desse imenso mundo que é a Lusofonia. Todos os outros são também bem recebidos, naturalmente, mesmo que não conheçam a língua portuguesa.

O blogue foi mencionado várias vezes em outros blogues e na imprensa, traduzido para inglês na Global Voices, e tenho a certeza que mesmo quem ignora a existência do blogue (por motivos de orgulho que têm a ver com a minha insistência no anonimato, provavelmente), é também leitor regular. Um grande abraço também para esses e ainda para os críticos, se bem que nem sempre estes últimos se expressam da forma mais ortodoxa. Mas isso será derivado da educação de cada um, questo que naturalmente me ultrapassa.

O blogue entra amanhã no seu quarto ano, e espero que continue por muitos e bons anos. Deste lado farei sempre o possível para trazer todos os dias ao leitor posts novinhos em folha, e ficar atento às últimas novidades. Continue a seguir o Bairro do Oriente, ao serviço de Macau e do mundo desde 2007.

Leocardo

Advogado condenado por roubar soutien


Um advogado de Hong Kong foi multado e expulso da ordem de advogados da RAEHK por ter roubado um soutien no valor de três mil dólares de Hong Kong. Stanley Ma (na imagem), de 44 anos, cometeu o furto a 3 de Maio último, perto de uma casa em Peng Chau. O tribunal de Eastern deliberou ontem que Ma deve pagar uma multa de HK$360, mas a consequência mais grave deste acto terá sido a expulsão da "barristers list" de Hong Kong. Antes de ser advogado, Ma era jornalista. Tem uma licenciatura em Direito da Universidade de Londres e um mestrado da Universidade de Hong Kong.

Arte de merda


Uma estátua da Vénus de Milo em exibição na Galeria de Arte Provincial de Henan, na China, está a despertar a curiosidade de visitantes. Uli Sigg, um suíço colecionador de arte chinesa contemporânea, pagou 300 mil yuan pela estátua, que é completamente feita de fezes de panda. Zhu Chengzi, o autor da obra, utilizou 10 quilos de fezes de panda para fazer a estátua com 60 cm de altura por 30 cm de largura. Nas notas pode-se ler que "As fezes do panda são as que cheiram melhor de entre todos os animais (!). A única estátua feita com fezes de panda, e digam lá se não é a mais linda Vénus de todas?". Realmente. Alguns visitantes dizem que a estátua "cheira a bambu", enquanto outros acham que cheira a chá Pu'er.

Jesus faz birra


Jorge Jesus: Ouça, você quer falar do jogo ou quer falar de quê? (grunhos imperceptíveis).

Jornalista: Queira-me desculpar mas quem decide as perguntas que se fazem aqui sou eu.

JJ: Então tchau.

(In)justiça salomónica


Um casal de namorados de Barcelos venceu o primeiro prémio do Euromilhões em Janeiro de 2007, num total de 15 milhões de euros, mas o que devia ser uma alegria acabou numa embaraçosa disputa na barra dos tribunais. Cristina Simões, a "namorada", alega que a chave vencedora é sua, portanto o prémio pertence-lhe na totalidade. Luís Ribeiro, o namorado, alega que pagou o registo do bilhete, e que o prémio devia ser dividido. Os namorados separaram-se, naturalmente, e o dinheiro foi depositado numa conta comum até que os tribunais decidissem quem ficava com o dinheiro. Quase quatro anos depois, o juíz Jorge Teixeira (na imagem) decidiu dividir o prémio pelos dois: oito milhões de euros para cada um: 7,5 da quantia original mais "juros" (com esta crise ainda há juros?). Há quem diga que se trata de "justiça Salomónica", mas salomónico mesmo era entregar o prémio a instituições de caridade e deixar os ex-namorados a chuchar no dedo. Para não serem tão gulosos da próxima vez. Mas como não chegasse a vergonha que passaram (devem ser muito conhecidos lá em Barcelos), a Cristininha ainda vai recorrer ao tribunal da relação de Guimarães. Oito milhões de euros, sem ter feito absolutamente nada para os merecer, não lhe chegam. Coitada...

Aquela coisa comprida e magra, com uma cabeça esquisita


"De acordo com a Universidade da Califórnia, um comprimido Truvada por dia pode proteger homens que fazem sexo com outros homens da infecção por HIV...a outra opção é pararem de levar".

"A primeira marcha gay na Rússia não correu bem. Os homossexuais foram cercados por senhoras idosas que atiraram ovos. As idosas ainda começaram por atirar cenouras, mas piorou".

Bruno Nogueira, Lado B, 26/11/2010

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Barça esmagador, Mourinho desce à terra


Quem fez uma noitada de futebol na TV à espera do tal "jogo do século" entre os dois gigantes do campeonato espanhol deu o seu sono por perdido. O Barcelona goleou o Real Madrid no Campo Nou por cinco bolas a zero, não dando qualquer hipótese aos merengues de José Mourinho, Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho e Pepe (todos titulares). Os catalães entraram fortes, e encontravam-se já a vencer por 2-0 aos 18 minutos, com golos de Xavi e Pedro Rodriguez. O Barça foi dominando e "matou" a partida no início do segundo tempo, com um bis de David Villa. Os "blaugrana" encontravam-se com quatro golos de vantagem e foram deixando correr o tempo, mas ainda houve tempo para um quinto golo, por intermédio do suplente Jeffren. Os ânimos exaltaram-se depois do quinto golo dos catalães, com o defesa merengue Sergio Ramos a receber ordem de expulsão por falta violenta sobre Messi. Foi a primeira derrota do Real Madrid em jogos oficiais desde que José Mourinho é treinador, e logo por goleada, um resultado que deixa "Mou" com os pés bem assentes na terra. Na tabela classificativa da Liga espanhola o Barcelona lidera agora com 34 pontos, mais dois que o Real e mais sete que o terceiro, o Villarreal.

Substantivos divertidos


Uma trompa de llamas

Das coisas fantásticas que aprendemos quando estamos a ajudar os filhos a preparar os testes (abro aqui um pequeno parêntese para esclarecer que considero errado que os pais co-assumam as responsabilidades directas pelo desempenho escolar dos filhos) destaco os substantivos colectivos. As coisas que se aprendem!

Todos nos lembramos dos tempos da escola dos substantivos mais comuns: uma vara é um conjunto de porcos, um cardume um conjunto de peixes, uma alcateia são lobos, um rebanho são ovelhas, etc, etc. Não que deparemos com muitas varas, cardumes, alcateias ou rebanhos no nosso dia-a-dia, mas outros substantivos há – quiçá mais úteis – que não me passavam pela cabeça até ontem.

Por exemplo sabe o que é um fio? Não o fio de água ou de tecido, mas o conjunto de atuns. Fica sempre bem ouvir alguém dizer “um cardume de atuns” e corrigir com o chico-espertismo “não é um cardume, é um fio!”. Passando ao fato. O fato não é a peça de vestuária nem a versão abrasileirada do “facto”, mas um conjunto de cabras! E eu que nunca penso em fatos quando vejo cabras. E se da próxima vez que vir um conjunto de borboletas e disser” que linda boana!” (sim, boana é um conjunto de borboletas), é muito provável que fique toda a gente a olhar para si e pensar que por um momento lhe caíu um cromossoma.

Depois existem preciosismos giríssimos. Por exemplo, sabia que uma baixela é um conjunto de copos ou cálices? Ou que uma nuvem é um conjunto de insectos? E uma trompa? Não se assuste, é apenas um conjunto de llamas! Da próxima vez que chagar a um local cheio de gente a fumar, queixe-se da malhada de fumo. É um mundo inteiro a descobrir.

Mas não se pense que é assim tão fácil. Só para “um conjunto de pessoas” temos: aglomeração, banda, bando, chusma, colmeia, gente, legião, leva, maré, massa, , mole, multidão, pessoal, roda, rolo, troço, tropel, turba, turma. É complicado distinguir quando estamos na presença de uma chusma, de uma mó ou de um tropel, mas penso que tudo depende do estado de espírito, local, companhia, o que já se bebeu nesse dia, muita coisa.

O melhor mesmo é evitar andar acompanhado de súcias de malfeitores, que nos podem dar uma data de pancada, e na pior das hipóteses ainda nos aparece uma tropa de polícias e levamos uma saraivada de balas. E peço desculpa pelo apontoado de disparates contidos nesta mixórdia, é que tenho andado tão ocupado na ponta final deste andecamestre, que me tem faltado imaginação para mais.

O dia que a comédia morreu


Morreu ontem aos 84 anos o actor canadiano Leslie Nielsen, mais conhecido pela série de filmes policiais de comédia "The Naked Gun" ('Aonde pára a polícia' em português, uma traduço francamente estúpida) nos anos 80 e 90. Nielsen começou a sua carreira nos anos 50 em filmes de ficção científica e passou os anos 60 e 70 a interpretar papéis secundários em policiais e westerns, até descobrir o dom para a comédia através dos realizadores Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker, tendo intepretado o papel de médico na comédia de 1980 "Airplane!".

Em 1982 interpretou pela primeira vez o papel de detective Frank Derbin da série de TV "Police Squad!", que apesar de ter tido apenas seis episódios atingiu estatuto de culto. E foi essa mesma série que deu origem a "The Naked Gun: from the files of Police Squad!" em 1988, um dos grandes êxitos do ano, para surpresa de muitos. "The Naked Gun" teve duas sequelas, e pelo meio ficaram outras comédias de relativo sucesso, como "All I Want for Christmas", onde interpretou a personagem de Pai Natal, ou "Reposessed", um send-up da série de filmes "Exorcista" que contou com Linda Blair no papel principal. Durante os anos 90 Nielsen continuou a ter sucesso com "Dracula: dead and loving it", de Mel Brooks, ou "Spy Hard", uma paródia dos filmes de James Bond. Nielsen não resistiu a uma pneumonia e morreu tranquilamente durante o sono num hospital de Fort Lauderdale, na Florida.

Leslie Nielsen é um dos heróis da minha juventude; gravei todos os episódios de "Police Squad!", vi os filmes da série "Naked Gun" e "Airplane!" vezes sem conta, e este é um dia triste para a comédia em geral, com o desaparecimento de um dos seus maiores intérpretes das últimas três décadas. Só que tem um "neguinho" na Rádio Macau, responsável por um programa de entertenimento das tardes de segunda a sexta que "nunca ouviu falar" do actor. Se Leslie Nielsen fosse Lelé Nélson, cantor sertanejo ou batuqueiro da Gorongosa, já o tinha entrevistado umas 30 vezes. Se percebem onde quero chegar...

Hugo Almeida excede-se


O português Hugo Almeida esteve ontem em grande destaque ao apontar os três golos da vitória por 3-0 do Werder Bremen frente ao St. Pauli, em jogo da 14ª jornada da Bundesliga. O Werder Bremen ocupa um modesto 11º lugar na classificação, e o português, que nem sempre tem sido titular, ocupa o terceiro lugar da lista de goleadores com 9 golos marcados. A exibição de Hugo Almeida ficou manchada com um cartão vermelho directo a dez minutos do fim depois de uma agressão com o cotovelo contra um adversário.

Benfica reduz a diferença


O Benfica bateu ontem o Beira Mar por três bolas a uma em Aveiro, e beneficiou dos empates do Sporting e Porto e da derrota do V. Guimarães para se isolar no 2º lugar da Liga ZON Sagres, a oito pontos dos dragões. O paraguaio Oscar Cardozo esteve em grande desataque, regressando de longa paragem devido a lesão e marcando dois golos: um de penalty, e outro com um remate espectacular de fora da área. Saviola apontou o terceiro para os encarnados, enquanto Bruno Varela marcou o tento de honra para os aveirenses. Destaque ainda para o Sp. Braga, que venceu o Nacional por duas bolas a zero. Os bracarenses vinham de três derrotas consecutivas para o campeonato, e de uma vitóruia histórica frente ao Arsenal para a Liga dos Campeões.

Emoção no Brasileirão


O Brasileirão rima com emoção, com os três candidatos ao título ainda separados por dois pontos quando entramos para a última jornada da prova. Num jogo bastante intenso, o líder Fluminense arrancou uma vitória por 2-1 na Arena Barueri, em S. Paulo, frente ao Palmeiras. O "verdão" ainda esteve em vantagem com um golo de Dineei, mas Carlinhos e Tartá deram a volta ao marcador e colocaram o "tricolor" na pole-position para a conquista do título. O Corinthinans manteve o 2º lugar a um ponto, ao bater o Vasco da Gama em casa por 2-0, com golos de Bruno César e Danilo, enquanto o Cruzeiro foi a Volta Redonda bater o Flamengo por duas bolas a uma, com o ex-benfiquista Roger e Thiago Ribeiro a marcarem os golos da "raposa" (nomes curiosos, estes). Na última ronda o Fluminense pode festejar o título no Estádio Olímpico João Havelange, caso bata o já despromovido Guarani

domingo, 28 de novembro de 2010

Os primos e as primas


É uma tristeza ver a gente pequena crescer. Os primos da minha mulher, por exemplo. Quando os (entenda-se "os" e "as") conheci, eram todos pequeninos, o mais velho tinha os seus 13 anos, que já é o tempo que passou desde que os vi pela primeira vez. (Ainda foi no século passado). Agora cresceram, uns trabalham, a maioria estuda na universidade, e a mais novinha tem agora 14 aninhos. São pessoas que vi crescer, por assim dizer.

Os primos têm uma importância enorme para a sociedade chinesa. Ao contrário dos portugueses, que nem sabem quantos primos têm, a relação de "primo" é equivalente à de irmão. É um laço de sangue, acima de tudo. Os chineses vêem muitas vezes os primos, vivem perto dos primos, as mães e os pais encontram-se com os irmãos praticamente todos os dias, e se formos contar aniversários, casamentos, nascimentos, funerais e feriados chineses, convivem pelo menos umas 50 vezes por ano, mesmo que não queiram.

Mesmo na hierarquia familiar, as coisas diferem um pouco. Por exemplo para nós os primos do pai ou da mãe são nossos primos também, enquanto que para os chineses são promovidos a "tios". Os primos da mesma idade que cresçam a dez minutos a pé um do outro têm ali como que um irmão ou irmã para toda a vida. Quando um primo e uma prima da mesma idade crescem juntos, descobrem mais sobre o sexo oposto, atendendo a que a sociedade chinesa é fechada e muitos colégios são unissexuais. Eu por acaso tenho pena de nunca ter tido uma prima mininamente atraente (na minha família saíam mais homens) para ter uma perspectiva freudiana do assunto.

É claro que é preciso não esquecer que Macau é pequeno, ao contrário de Portugal, onde temos primos no Algarve, em França, etc. Mas o que dizer quando tenho primos da parte da minha família na China continental? E em Taiwan, Austrália, Inglaterra, e até Estados Unidos. É certo que alguns deles nunca conheci, porque têm lá a vida deles e Macau fica fora de mão, mas os que cá estão vejo todos os dias. (Aliás foi há bocadinho quando voltava para casa e vi duas primas que tive a ideia para este post).

O problema de ver crescer os primos que foram em tempos umas criaturas portáteis e adoráveis é um pouco como nos acontece com os filhos: perdem a graça, tornam-se pessoas grandotas com "personalidade" e "vida própria" (blergh). A tal priminha com 14 aninhos, por exemplo, ainda me lembro de pegá-la ao colo quando tinha um ano e pouco, com o cabelinho ralo e os dentinhos pequeninos, e de como ela se ria e depois babava-se toda. Hoje fazer o mesmo seria um crime!

E o pior de tudo isto é o tipo de pessoas em que se transformam, característicos "ou mun ian" distanciados, incultos, que nem falam inglês - não se admite que um jovem com vinte e tal anos nascido e criado em Macau não fale pelo menos inglês - cheios de complexos, mesquinhos, preocupados apenas com o emprego, os estudos, as rendas, para depois se irem casar com outros semelhantes e perpetuar este ciclo de indiferentes.

Quando me sento ao lado do primo mais velho, que tem uns 27 anos (quando o conheci era ainda puto) e trabalha num casino (claro...), pergunto-me: quem é este indivíduo semi-calvo que mal conheço? Ainda há uns anitos andava eu a puxar-lhe os cabelos e a dar-lhe "lai-si" no Ano Novo Chinês para comprar explosivos. Agora é um badalhoco sem piada nenhuma que só apetece tratar ao estalo. É um "coming of the age" para mim, estou em crer, mas que tenho saudades do tempo que estes primos por afinidade eram ainda uma esperança...

Stanley Ho, o gourmet


Stanley Ho volta a ser notícia. O magnata do jogo de Macau pagou 330 mil dólares americanos por um par de trufas brancas, pesando uma delas quase um quilo, batendo o recorde de licitação que era também seu, de há três anos. O bilionário que atravessa uma período crítico da sua vida por motivos de saúde fez a licitação ontem à noite no hotel/casino Grand Lisboa através de um representante seu, de Sociedade de Jogos de Macau. Uma das trufas foi apanhada na Toscânia, em Itália, e pesa 900 gramas, e a outra foi apanhada em Molise, também na Itália, com o peso de 400 gramas. Em 2007 Stanley Ho tinha pago o mesmo preço por uma única trufa toscana, que pesava um quilo e meio. As trufas são um fungo raro que é normalmente utilizado na haute cuisine internacional, apanhadas por cães e porcos que as farejam debaixo da terra. Sim, as pessoas comem isto, e aparentemente pagam também pequenas fortunas pelo "prazer".

All this useless beauty


Será mais fácil a uma pessoa com boa aparência arranjar um emprego? Depende se estivermos a falar de homens ou mulheres, segundo um novo estudo publicado agora pelo New York Times. Foram mandados 5312 currículos aos pares para 2656 ofertas de emprego, ambos idênticos no conteúdo, mas um deles com a fotografia do candidato. Entre os "candidatos" para esta pesquisa encontravam-se homens e mulheres atraentes, e outros "com aparência normal". As empresas responderam mais positivamente aos currículos com fotografias de homens atraentes do que aos currículos sem fotografia ou com fotografia de homens "normais". Já com as mulheres, deu-se o contrário: os currículos sem fotografia foram mais bem recebidos do que aqueles que tinham foto - e as mulheres atraentes ficaram em último. O estudo enumerou um conjunto de conclusões, sendo um deles o facto de mulheres atraentes causarem "inveja" no local de trabalho. Eu próprio tiro as minhas conclusões:

1) São mulheres que recebem os currículos;
2) Ou homossexuais;
3) As mulheres bonitas ainda são consideradas burras;
4) Depende do "emprego".

Roubaram-lhe o carro, e o último adeus


Uma mulher inglesa escreveu uma carta aberta ao ladrão que a impediu de assistir aos últimos momentos de vida de seu pai. Sarah Jane Field, de 45 anos, estava a caminho do lar onde o seu pai Frederick Shakespeare, de 80 anos, estava internado, quando se apercebeu que o seu carro tinha sido roubado. Sarah visitava o pai três ou quatro vezes por semana, e nos últimos tempos a saúde do idoso, que sofria de Parkinson's, vinha a deteriorar-se. Quando saíu do seu emprego em Coventry, pegou no automóvel, mas quando foi fechar a cancela do parque de estacionamento da empresa onde trabalha como gerente, viu um homem encapuzado a levar-lhe o seu Renault Megane. Ignorando todos os apelos para que a deixasse entrar, o ladrão partiu a alta velocidade com o carro, o telemóvel e outros pertences. Depois de passar toda a noite na esquadra, foi finalmente ao asilo, onde lhe foi dito que o pai tinha morrido na noite anterior, completamente sozinho. O facto do telemóvel ter sido roubado juntamente com o automóvel impediu que o asilo a contactasse. Na carta aberta Sarah trata o ladrão por "tu", e culpa-o de não a ter deixado ficar do lado do pai nos seus últimos momentos, roubando-lhe também "o último adeus". Sarah diz que a carta não lhe vai trazer o pai de volta ou remediar o que seja, mas espera que "faça que as pessoas pensem duas vezes" antes de cometer actos semelhantes.

África do Sul: a Sodoma moderna


Um estudo revelou que um em cada três homens na África do Sul admite já ter violado uma mulher pelo menos uma vez. O estudo foi encomendado pela organização governamental Medical Research Foundation. Na província de Gauteng, onde fica Joanesburgo, 37% dos homens dizem ter já cometido violação. Sete por cento dos 487 homens inquiridos dizem ter participado em violações em grupo, enquanto 25% das 511 mulheres entrevistadas dizem ter já sido violada, isto apesar de na África do Sul apenas uma em cada 25 violações serem reportadas às autoridades. Um estudo da mesma Fundação realizado em 2008 na província do KwaZulu-Natal mostrou que 28% dos homens "já violaram uma mulher ou uma menina". Dos violadores entrevistados, um terço diz não sentir remorsos, e quando lhes perguntaram porque o fizeram, a grande maioria respondeu "por desejo de afirmação". Outras razões dadas incluem vingança a mulheres que os rejeitaram, ou simplesmente "porque estavam aborrecidos". Este é o primeiro estudo do género realizado em 12 anos, e a Medical Research Foundation espera realizar mais estudos semelhantes no resto do país.

Manchester Utd. esmagador


O Manchester United esmagou ontem em Old Trafford o Blackburn Rovers por sete bolas a uma, um resultado inesperado e a maior goleada da época dos "red devils". O búlgaro Dimitar Berbatov esteve em grande destaque ao apontar cinco golos, sendo os restantes apontados pelo português Nani e pelo sul-coreano Park Ji-Sung. Berbatov, que marcou quase tantos golos neste jogo como no resto da época, isolou-se na liderança da lista de melhores marcadores com 11 golos, contra nove do argentino Carlos Tevez, dos "vizinhos" do Manchester City. City que voltou a não ser feliz, ao permitir ao Stoke fora um empate nos minutos finais. O Arsenal liderou a EPL durante algumas horas, depois de ir ao Villa Park bater o Aston Villa por 4-2. Hoje jogam-se o Newcastle-Chelsea e o Tottenham-Liverpool. ManU lidera com 31 pontos, mais dois que Arsenal e mais três que Chelsea.

Sporting e Porto empatam


Sporting e FC Porto empataram ontem em Alvalade a um golo, em jogo antecipado da 12ª jornada da Liga ZON Sagres. O Sporting dominou na primeira parte e chegou ao golo aos 38 minutos por Jaime Valdés, um golo que já justificava. Na segunda parte o Porto reagiu bem, e empatou aos 57 minutos por Falcao. O jogo foi marcado pela expulsão do defesa portista Maicon, um erro de arbitragem que pode ter tido influência no resultado, pois os dragões estavam em nítido ascendente. O Benfica pode aproximar-se do Porto caso vença hoje em Aveiro o Beira Mar.

sábado, 27 de novembro de 2010

Os blogues dos outros


A tentativa de associar a China aos raids do expansionismo norte-coreano é um disparate. A China não teve nada a haver com isto. O criticismo que se pode fazer é que a China não tem feito o suficiente para "parar" a Coreia do Norte. Mas há duas razões: a) sempre que há instabilidade política na Coreia do Norte os refugiados assolam a China passando a fronteira a salto e vivendo ilegalmente nas cidades chinesas; b) a China teme que uma Coreia do Norte rendida ao Sul ou reunificada (e influenciada pelos Estados Unidos) seja un Cavalo de Tróia a assediar a sua porta lateral direita. Existe talvez uma outra explicação se imaginarmos esta solidariedade comunista como um grupo de estudantes universitários. Enquanto estudam são todos amigos, embebedam-se juntos, fazem todo o tipo de tropelias. Licenciam-se e fazem-se à vida. Uns chegam a CEOs de empresas ou profissionais de sucesso; outros perdem-se pelo caminho. Uma vez por ano juntam-se e o colega X que é um incorrigível estroina e beberolas arma a parte e faz escândalo. O que é que os outros fazem? Riem-se, tentam conter o incidente e encaminhar o estróina para casa dizendo para si próprios: é a última vez que me junto com estes tipos. A brincar é este o tipo de relação que existe entre a China e a Coreia do Norte. É difícil romper uma relação tão antiga de solidariedade política como é difícil deixar de ir à party da malta da faculdade. O que a China faz é tentar conter os estragos. O problema é que o "trouble maker" já não se consegue conter, está em espiral de descontrole. Este é o momento em que os seguranças do club entram em acção...

Arnaldo Gonçalves, Exílio de Andarilho

O 'DN' de hoje anuncia que "ensina 30 mil jovens por ano a fazer jornais". Para quê? Não será certamente para que os jovens venham a "fazer" jornais. Vivemos dias cada vez mais difíceis na imprensa, onde o desemprego aumenta e onde se prevê o fim dos jornais em papel. Só se os 30 mil jovens que aprendem anualmente a "fazer" jornais vão trabalhar em centenas de publicações online que venham a ser criadas...

João Severino, Pau Para Toda a Obra

O orçamento para 2011 é mau por muitos motivos, desde logo porque assenta em perspectivas económicas duvidosas, mas também porque as medidas de austeridade foram desenhadas mais com objectivos eleitorais do que a pensar no país, porque os cortes na despesa ficam aquém do desejável. O governo poderia ter cortado os vencimentos de funcionários públicos e imposto um corte no financiamento das empresas públicas na percentagem aplicada aos vencimentos da Função Pública, poderia ter reduzido o número de funcionários acabando com contratos a prazo, incluindo os de muitos assessores do governo, poderia ter fixado uma taxa única no corte dos vencimentos de todos os funcionários, poderia ter aumentado todos os impostos, poderia ter tributado as operações bolsitas e as transacções financeiras com as off-shores. Desta forma teria promovido uma distribuição mais equitativa dos sacrifícios e conseguido um corte maior na despesa e um aumento das receitas fiscais. Mas o governo pensou mais na sua agenda eleitoral e optou por concentrar os sacrifícios naqueles que muito provavelmente não votariam PS ao mesmo tempo que mantém a ilusão do crescimento económico. Apostou em eleições no próximo ano e tentou minimizar os prejuízos eleitorais resultantes da adopção de uma política de austeridade. Mas é muito provável que Sócrates e o PS venham a pagar caro esta política orçamental manhosa, a especulação nos mercados continua, a situação económica da Europa pode ser penalizada pela incerteza nos mercados e o impacto sobre a economia nacional poderá ser maior do que o esperado pois o país não atrairá investimento estrangeiro enquanto a dívida soberana for alvo dos especuladores. O PS arrisca-se agora a uma derrota eleitoral histórica e, pior do que isso, a perder uma boa parte da sua base social de apoio, os quadros da Administração Pública.

Jumento, O Jumento

Portugal passou o fim-de-semana à espera de dois blindados comprados pelo Governo para “segurar” a Cimeira da Nato. Parece que também se esperavam 45 viaturas anti-motim, um canhão de água, uma viatura pesada e seis ligeiras para a remoção de obstáculos – qualquer coisa como cinco milhões de euros gastos numa adjudicação directa, dada a urgência da encomenda...Porém, a encomenda tardou e não chegou a tempo de cumprir a sua missão. Diz o Diário de Noticias que os dois blindados essenciais terão chegado por via terrestre esta madrugada...Que se saiba, uma vez mais, ninguém foi responsabilizado. O Ministro da Administração Interna mantem-se no seu posto, bem como os restantes envolvidos neste momento dramático da mais pura comédia. Dito de outro modo: se não fosse de chorar, seria de rir. A mim, confesso, fez-me lembrar o Solnado e a guerra de 1908, quando o desempregado teve de ir para a guerra sem cavalo, que lá na feira só vendiam cavalos com carroças e moscas. É a sina portuguesa, andar sempre sem a ferramenta...

Pedro Rolo Duarte, Pedro Rolo Duarte

Desta vez não é um português, mas podia ser. A verdade é que o generoso astro-rei, também conhecido por Sol, já tem dono e é espanhol. Ou melhor, trata-se de uma proprietária já que uma espanhola se declarou proprietária do astro, depois de uma ida ao cartório para registar a estrela em seu nome, informou esta sexta-feira um jornal espanhol. "Sou proprietária do Sol, estrela de tipo espectral G2, que se encontra no centro do Sistema Solar, situada a uma distância média da Terra de aproximadamente 149 600 000 quilómetros", lê-se na acta, citada pelo jornal ‘La Voz de Galicia’. Angeles Durán explicou que não existe nenhuma proibição que a impeça de ser dona do Sol, citando o caso de um norte-americano que se apropriou de todos os planetas e da Lua. A espanhola alega que por "não existir nem haver conhecimento, em cinco milhões de anos, de nenhum proprietário até a presente data", ficou com a posse do Sol. Já está! Agora é que vão ser elas! A única consolação é que, ao que se saiba, dificilmente esta propriedade será alvo de apropriação física pelos "amigos do alheio". Mas, se for o caso, a Sra. Durán não deixará de exercer os seus direitos,disso podemos estar certos.

Pedro Quartin Graça, Corta-Fitas

A playlist de José Socrates:
1. Amores de Estudante (Hino Académico)
2. Bed Of Roses (Bon Jovi)
3. Boys Don´t Cry (The Cure)
4. We Are The Champions (The Queen)
5. The Great Pretender (The Platters)
6. Precious Illusions (Alanis Morissette)
7. Mystery Train (Elvis Preley)
8. Man On the Moon (R.E.M.)
9. Road To Nowhere (Talking Heads)
10. When Doves Cry (Prince)
11. Hard Rain's A-Gonna Fall (Bob Dylan)
12. Free Fallin (Tom Petty)
13. Drowning (Backstreet Boys)
14. The End (The Doors)
15. Runaway Train (Soul Asylum)


Rui Rocha, Delito de Opinião

"To Live", ou "Viver"


Consegui hoje ver um filme que andava a querer ver há anos: "To Live", um dos primeiros trabalhos do realizador chinês Zhang Yimao, e depois de hoje aquele que considero o seu melhor. Zhang conta neste filme com a sua diva Gong Li, numa interpretação que justifica inteiramente o título de melhor actriz chinesa (de sempre?).Um desempenho que lhe valeria certamente um óscar, não fosse a obscuridade de que o cinema chinês vinha ainda saíndo.

"To Live", ou simplesmente "Viver" (eu chamaria-lhe "Sobreviver"), um filme com um título simples e uma história verdadeiramente arrepiante do querer e da vontade humana em reconstruir-se do nada, a combater adversidades e chamar o melhor que há dentro de nós. Não pensem com isto que "To Live" é um filme lamechas, muito longe disso. O enredo atravessa três das décadas mais intensas da história da China, primeiro durante a Guerra Civil e a implantação da RPC, depois o Grande Salto em Frente, e finalmente durante o conturbado período da Revolução Cultural - que no contexto do filme é revestido de contornos cómico-trágicos.

A descrição minuciosa de Zhang Yimao destes três eventos valeram-lhe a si e a Gong Li dois anos de interdição de filmar, e ainda hoje "To Live" é um filme censurado na China. Porque esta verdade do passado parece-nos ridícula aos olhos de hoje, mas foram uma realidade não muito distante.

Volta à China


HEBEI - Um estudante de uma escola primária morreu e outro ficou ferido quando foram atropelados por um carro de modelo desportivo na quinta-feira em Tangshan. Testemunhas dizem ter visto os jovens a atravessar a rua quando um veículo, uma Hyundai SUV, saíu a grande velocidade de um parque de estacionamento e atropelou-os.

JILIN - Um website do governo do distrito de Yongji conduziu uma pesquisa sobre a satisfação da população, mas as opções eram apenas duas: "satisfeito" e "muito satisfeito". A "piada" foi tema de conversa em fórums na internet, e o governo já veio justificar que o "erro" se deve ao facto do website "estar em reconstrução"...há dois anos.

MONGÓLIA INTERIOR - Mais de 1000 pessoas ficaram retidas em casa devido às tempestades de neve que têm vindo a assolar a região de Horqin. Um oficial da protecção civil diz que a neve "chegou 40 dias antes do tempo previsto este ano", e os residentes "não estavam preparados".

HUBEI - Um professor de uma escola primária em Shishou confesou ter violado oito estudantes nos últimos dois anos. Uma rapariga que foi levada ao hospital para tratamento no início do mês diz ter sido abusada sexualmente pelo professor. O homem de 47 anos é professor primário há mais de vinte, e foi detido logo que os pais da jovem chamaram a polícia.

HAINAN - Os residentes de Qionghai começaram a plantar legumes na beira da estrada de forma a combater o aumento do preço das verduras. Alguns produtores dizem que esta actividade ajudou a reduzir o seu custo de vida, e ainda por cima "é divertida". As autoridades expressaram preocupação mas não tomaram ainda quaisquer medidas.

JIANGSU - Os residentes de Zhenjiang que se ofereçam para ajudar embarcações ou pessoas em perigo no rio Yangtze serão recompensados. As autoridades marítimas dizem que o aumento de acidentes no rio nos últimos anos se deve muito a uma falta de "cultura de entre-ajuda", e oferece recompensas até 5000 yuan a quem mostre espírito de voluntariado. Quarente pessoas cairam ao rio em Zhenjiang nos últimos dois anos; 11 foram retiradas do rio já sem vida e as restantes desapareceram.

FUJIAN - Mais de vinte pais e mães ajoelharam-se na quinta-feira na Praça Wuyi em Fuzhou a perguntar aos transeuntes se viram os seus filhos desaparecidos. Os pais, originários de vários pontos do país começaram a campanha em Shijiazhuang, em Hebei, e Fuzhou foi a sua sétima paragem.

XANGAI - Quatro elementos de um grupo que vendia medicamentos fora do prazo de validade e emitia receitas médicas falsas foram condenados a penas entre os onze meses e os cinco anos e meio de prisão. O gangue comprava medicamentos baratos e fora do prazo, mudava a data de validade das embalagens e vendia-os para fora de Xangai.

FC Porto 14ª melhor equipa europeia da década


O FC Porto é 14.º classificado no ranking da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística de Futebol) das melhores equipas europeias da primeira década do século 21. A classificação é liderada pelo Barcelona, à frente de Manchester United, com o Real Madrid em 8.º. Sporting (26.º), Benfica (43.º) e Sp. Braga (89.º) são as restantes equipas portuguesas que se encontram no "top 100" do ranking. A IFFHS faz questão de frisar que até ao fim de 2010, o Manchester United, 2.º classificado, ainda pode ultrapassar o Barcelona e assumir a liderança.

Classificação:

1.º Barcelona (Espanha), 2.459 pontos
2.º Manchester United (Inglaterra), 2.436
3.º Liverpool (Inglaterra), 2.362
4.º Arsenal (Inglaterra), 2.348
5.º Inter Milão (Itália), 2.275
6.º Milan (Itália), 2.237
7.º Bayern Munique (Alemanha), 2.231
8.º Real Madrid (Espanha), 2.168
9.º Chelsea (Inglaterra), 2.165
10.º Roma (Itália), 1.959
11.º Lyon (França), 1.899
12.º Valência (Espanha), 1.855
13.º Juventus (Itália), 1.834
14.º FC Porto (Portugal),1.802
15.º Celtic (Escócia), 1.738,5
16.º PSV (Holanda), 1.680,5
17.º Werder Bremen (Alemanha), 1.662
18.º Sevilla (Espanha), 1.621
19.º Glasgow Rangers (Escócia), 1.600
20.º Ajax (Holanda), 1.581
(...)
26.º Sporting, 1.467
43.º Benfica, 1.321,5
89.º Sp. Braga,906,5
141.º Boavista, 656

In Record

Mulheres vietnamitas sofrem


Mais de metade das mulheres vietnamitas casadas foram vítimas de abuso físico, sexual ou emocional pelos seus parceiros, segundo um estudo realizado pelo governo do Vietname em conjunto com as Nações Unidas. O estudo - o primeiro sobre violência doméstica naquele país comunista - mostra que uma em cada três mulheres casadas dizem ter sofrido alguma forma de abuso físico por parte do marido. Quando se perguntou sobre outros tipos de abusos, como verbal, emocional, ou ameaças, 58% das mulheres dizem terem sido vítimas pelo menos uma vez. Nove por cento delas dizem que são vítimas sistemáticas de violência física e sexual. Henrica Jansen, investigadora e coordenadora do estudo, diz que o problema é muitas vezes dissimulado, porque muitas mulheres consideram a violência doméstica uma coisa "normal". As crianças também sofrem, com 15% das mulheres a responderem que os filhos são vítimas de abuso físico por parte dos pais. O estudo demonstrou ainda que 10% das mulheres são violentadas por outros homens da sua família, além do marido. Três por cento das inquiridas dizem ter sido vítimas de abuso sexual antes de atingirem os 15 anos de idade, perpetrado na maioria por desconhecidos.

O que foste fazer, Serafim?


O arcebispo de uma Igreja Ortodoxa do Canadá é suspeito de dois casos de abuso sexual depois de ser ter entregue à polícia de Winnipeg, Manitoba. A porta-voz da polícia, Natalie Aitken, disse que Kenneth William Storheim, líder da arquidiocese canadiana da Igreja Ortodoxa da América vai ser acusado de ter abusado de duas pessoas. Storheim, de 64 anos, é mais conhecido por "Arcebispo Serafim", tornou-se bispo auxiliário de Edmonton em 1987, tendo sido elevado à categoria de arcebispo 20 anos depois. O arcebispo deixou uma carta à arquidiocese em Outubro dizendo que se ia ausentar "por motivos de saúde". Uma semana depois, as autoridades eclesiásticas anunciaram que "Serafim" se ausentou por causa de uma investigação policial em curso. As autoridades têm vindo a investigar o arcebispo desde Junho, e emitiram um mandato de captura em seu nome a semana passada. Depois disso "Serafim" voou de Edmonton, onde se encontrava a descansar (escondido?) e compareceu junto das autoridades de Winnipeg. A Igreja ortodoxa da América tem 700 paróquias, mosteiros, missões e outras instituições no Canadá inteiro.

Calções de lua e estrelas


A equipa de pólo-aquático de Singapura nos Jogos Asiáticos está a causar controvérsia, e tudo graças a uns fatos-de-banho feitos à medida para a equipa da cidade estado. Em causa está o design dos fatos, que mostra o crescente islâmico e as estrelas da bandeira de Singapura perto da zona do instrumento sexual. No passado os calções da equipa singaporeana eram todos pretos, mas a lei que regula os símbolos nacionais do país obriga a que bandeira "faça parte" do uniforme dos atletas que o representem, "contando que não haja desrespeito". É realmente complicado incluír uma bandeira em tão escassa indumentária, mas a multa para quem "ofender os símbolos" pode ir até aos 1000 dólares de Singapura (seis mil patacas). O Ministério da Informação, Comunicação e Artes de Singapura está agora a estudar o caso.

Vídeo da semana


Um vídeo que já não é novo, mas é sempre actual. Uma câmera escondida recolheu estas imagens de uma execução pública em Yuson, uma cidade mineira da Coreia do Norte, algures durante o ano de 2005. Imagens impressionantes, sobretudo se atendermos à narração e às legendas em inglês. É este o país que se diz com autoridade moral para "agir em legítima defesa" e querer começar uma guerra que pode ter consequências catastróficas para o futuro. Pobres diabos, que não sabem o que fazem.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Patuástock


Está aí mais um encontro das comunidades macaenses, e penso que não preciso de acrescentar mais nada ao assunto, que tem sido tratado pela imprensa da forma que merece pela importância que tem. Adoro estes encontros, que nos dão o prazer de ter por aí macaenses que deixaram um dia o território e nunca mais voltaram, e os seus filhos, já nascidos em Portugal, Brasil, Austrália, Canadá, EUA, e por onde há macaenses no mundo. Os “filhos da terra”, designação que faz assim lembrar uma cenoura ou uma batata, são uma das criações mais perfeitas do expansionismo lusitano. O produto entre o português e o chinês, com um pouco de outros à mistura (indianos, malaios, filipinos, etc), um resultado incrível que nunca cessa de me surpreender. E antes que pensem que estou a ser um pouco que seja sarcástico, falo com os meus filhos em mente, eles próprios macaenses com 50% de cada pote.

O que mais admiro nos macaenses é a facilidade com que entram tanto nos costumes e pensamento ocidental, como no oriental, servindo muitas vezes de mediadores (basta olhar para os tradutores, por exemplo). Os macaenses gostam do seu chau min, o seu arroz frito ou o caldo chinês, mas não dispensam o bacalhau, o cabrito, o cozido à portuguesa, a dobrada e um bom vinho tinto. E em cima disso tudo, criaram a cozinha macaense, um património tão delicioso quanto encantador que importa não perder. Se estão e ler isto em Portugal e nunca vieram a Macau leiam isto: porco tamarinho balichão, minchi, porco-bafassá, tacho, diabo, capela, apa-bico, minchi, bebinca de nabos (lo-pak-kou), chilicotes. O que vos parece isto? Isso mesmo: comida. E boa!

Além disso os macaenses “entram” no mundo português facilmente, e são grandes contadores de histórias: quase tudo o que sei de Macau devo aos macaenses (e o resto devo à minha mulher). Esta medalha tem, contudo, um reverso. Os macaenses conseguem ser muitas vezes uns gajos fechados, desconfiados, reservados. Basta ver o que aconteceu nos anos 80 no consulado do governador Almeida e Costa, com a malta de cá a responder negativamente à intromissão da malta de lá. Mas isso não é bem culpa deles, que sempre estiveram entalados entre o rigoroso sistema aquartelado que era o colonialismo e uma opção muito pior, a China – opção que parece quererem abraçar agora. É uma pena que os jovens macaenses que vivem hoje no território não aproveitem a liberdade que têm para intervir de forma mais decisiva na sociedade, e aceitem de bom grado o que o vai contra a sua História, as suas tradições e a sua vivência, em nome de uma “estabilidade” que lhes querem impingir.

Mas isso agora não é o mais importante, pois o tempo é de festa, e esta semana vai ser um verdadeiro “Patuástock”, um festival de sorrisos, abraços e lembranças. Aos jovens macaenses da diáspora que visitam Macau pela primeira vez (se os há), um grande abraço para vocês, e saibam que apesar de nunca cá terem estado, esta é também a vossa casa.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Paula Carion de bronze


A "nossa" Paula Carion voltou a ganhar uma medalha de bronze nos Jogos Asiáticos, repetindo a façanha de há quatro anos no Qatar. A atleta macaenses não resistiu à malaia Jamalliah Jamaludon no combate dos quartos-de-final de karate feminino +68 kg dos jogos de Cantão, mas venceu a cazaque Gaukhar Chaikuzova no combate para a medalha de bronze. Parabéns karaté de Macau, parabéns Paula!

Benfica humilhado em Israel


O Benfica fez mais um resultado "histórico" em Tel-Aviv, Israel, ao perder frente ao Hapoel por três bolas a zero. No aproveitar é que esteve o ganho, e os israelitas aproveitaram as poucas chances de golo que tiveram, enquanto os encarnados desperdiçaram várias ocasiões de golos. Eran Zahavi foi o herói do Hapoel, ao apontar dois golos naquela que foi a primeira vitória dos israelitas na Liga dos Campeões. Com mais esta derrota fora, o Benfica fica afastado dos oitavos-de-final da Champions, e ainda não garantiu um lugar na Liga Europa. O Schalke 04 derrotou o Lyon também por 3-0, e lidera o Grupo B com 10 pontos, seguido do Lyon com 9, Benfica com 6 e Hapoel com 4.


No Grupo A tudo decidido quanto aos apurados, com Tottenham e Inter de Milão a seguirem em frente. Os ingleses golearam o irreconhecível Werder Bremen por três golos sem resposta, enquanto os campeões europeus bateram o Twente por 1-0. Tottenham e Inter têm 10 pontos, Twente tem 5 e Werder Bremen tem 2.


No Grupo C Manchester United e Valência garantiram o apuramento. Os ingleses seguem a sua marcha invencível e venceram no Ibrox Stadium o Rangers por 1-0, com o golo a chegar de penalty por intermédio de Wayne Rooney a três minutos do fim. Os espanhóis golearam o Bursaspor por 6-1 (Ricardo Costa foi titular), e garantiram o segundo lugar. ManU tem 13 pontos, Valência tem 10, Rangers tem 5 e Bursaspor 0.


Finalmente no Grupo D, o Barcelona não deixou os seus créditos por mãos alheias e bateu o Panathinaikos de Jesualdo Ferreira em Atenas por 3-0. Pedro Rodríguez (2) e Messi garantiram a vitória no grupo aos blaugrana. Na Rússia o Rubin Kazan venceu o FC Copenhaga por 1-0, e mantém acesa a hipótese de qualificação, mas para tal estão obrigados a vencer o Barcelona em Nou Camp, o que não se afigura nada fácil. Barcelona 11 pontos, FC Copenhaga 7, Rubin Kazan 6 e Panathinaikos 2.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Descobrindo a rede social


Li ontem no JTM que um pastor que condena o Facebook por ser “um portal da infedilidade” pratica “swing”, ou seja, come a mulher de outro gajo enquanto o outro gajo come a sua. Como grande parte dessa gentalha das igrejas, é um porco hipócrita, mas isso não é novidade para ninguém. Antes gostava de lhe dar razão quando diz que o Facebook é um lugar demoníaco. Entretive-me a procurar págimas e grupos no FB, e cheguei à conclusão que a frustração e a parvoíce reinam na rede social.

Por exemplo, existem no FB mais de 50 mil seguidores de Satanás (escreva “Satan” no campo de busca). Já quanto a Deus (descrito como “figura pública) há mais de 300 mil seguidores. Eu sempre pensei que o ratio de adoradores de Deus para o Diabo fosse mais do que seis para um. É o mundo que temos. Uns internautas mais bem humorados juntaram-se ao grupo "When i die, i want my status to be "is smoking a joint with the devil", ou seja, "quando eu morrer quero que o meu status seja alterado para: estou a fumar uma ganza com o Diabo", que conta com mais de 13 mil seguidores. Pelo menos o lume não lhes vai faltar.

Quanto aos neo-nazis, parece não quererem ter muito a ver com o Facebook, onde poderiam certamente recrutar mais membros para a sua causa, seja lá ela qual for. Escrevendo “Hitler” no motor de busca, encontramos sobretudo páginas de humor cheias de imaginação, sendo a mais popular "Hitler hated juice. Not Jews. Pronounciation causes mass homocides", que se pode traduzir para "Hitler odiava sumo. Não judeus. O erro de pronúncia causou homicídio em massa". Mais de 10 mil pessoas gostaram da piada.

Entre outros famosos loucos e homicidas, quase 15 mil pessoas gostam de Stalin, perto de 5 mil são fãs de Saddam Hussein, enquanto Mao Zedong tem mais de 8 mil seguidores, apesar do FB ser bloqueado na China, como se sabe. Uma página denominada "The Great Powerful Venerable Chiarman (sic) Mao Zedong" recebeu o "like" de 1823 utilizadores da rede social. Em termos domésticos, a página de Salazar tem apenas 922 adeptos (só a estilista Ana Salazar tem mais de 5 mil), mas mesmo assim o ditador de Santa Comba tem mais amigos que o actual "chefe", senão reparem: existe o grupo "Movimento de Cidadãos Que Exigem a Demissão de José Sócrates", com mais de 18 mil seguidores, e o "Manifestação Contra José Socrates", com quase 8 mil.

Em termos de perversões, podemos concluir que no Facebook os pedófilos não são bem vindos. Ainda bem, claro, e o que não faltam são grupos como "Stop Child Abuse" ou "Prevent Child Abuse", entre outros, que todos juntos contam com mais de meio milhão de adeptos. Curiosamente a página "1 Million People against Child Abuse in the Catholic Church" (um milhão de pessoas contra o abuso sexual de crianças pela Igreja Católica) está muito longe do tal milhão, com pouco mais de seis mil seguidores. Mesmo escrevendo a palavra "pornography" (pornografia) no motor de busca, a maioria dos resultados dispõe páginas contra a pornografia infantil (?), também com milhares de seguidores.

O que não faltam no FB são grupos, páginas e clubes "gay", todos com milhares de seguidores, como seria de esperar (o FB é a melhor forma de se saber quem atraca de popa). O humor também está presente, com destaque para a página "How do you spell gay? C-r-i-s-t-i-a-n-o R-o-n-a-l-d-o", com quase 200 mil seguidores. As páginas a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo são também intermináveis, estando disponíveis em várias línguas, todas com milhares de apoiantes. Uma delas, a "Support Gay Marriage in OHIO" tem quase 200 mil adeptos, enquanto a página "Gay Marriage for New York" tem pouco mais de 100 mil, e a "Gay Marriage Rights in Australia" apenas cerca de 80 mil. Contra o casamento "gay" temos a interessante página "Yes, I'm against gay marriage and abortion, and no I will not shut up!!", um grupo religioso (?!), que conta com pouco mais de 2 mil seguidores.

As lésbicas são um pouco mais comedidas (se bem que podem ser também incluídas na categoria "gay"), com o grupo "Lesbian" a contar com pouco mais de sete mil seguidoras. O grupo "If your a lesbian..why are you attracted to women that look like men?" (se és uma lésbica, porque te sentes atraída por mulheres que parecem homens?). Uma boa pergunta, feita também por 158,409 utilizadores da rede social. Procurar a sigla LGBT (Lesbian, Gay, Bissexual, Transgender) no Facebook é um desilusão: 30 mil pessoas apoiam o grupo com esse nome, inserido na categoria de "educação" (acho bastante bem), enquanto o grupo "LGBT America" ou "LGBT News" contam apenas com pouco mais de sete mil seguidores.

O resto dos grupos do Facebook provam que muitos dos seus utilizadores são dotados de grande imaginação, e daria para ficar horas a descobrir os grupos mais absurdos. Mas a minha curiosidade levou-me a pesquisar quantas pessoas que detestam o Facebook estão no Facebook, o último paradoxo. Assim, e para começar, a página do próprio grupo Facebook tem mais de 28 milhões de "likes", e é provavelmente a página mais célebre da rede social. A página "I hate Facebook" tem mais de 12 mil seguidores, enquanto outras com o mesmo nome não passam de algumas centenas. A página "I Hate people who make FaceBook pages for their dogs" (detesto pessoas que abrem uma conta de Facebook para o cão), a que aderi agora mesmo, tem 129 seguidores (promete!), mas a mais divertida de todas é mesmo a "i hate when girl say they virgins when they've fucked half of facebook.." (detesto quando as miúdas dizem que são virgens e já f... com metade do Facebook". E como diz o tal pastor, é para isso mesmo que a rede social serve...

PS: Evitem a todo o custo o filme "The Social Network", sobre a criação do Facebook. Uma seca das grandes!

Schumacher venceu em Macau há 20 anos


Outra efeméride, esta mais a ver com Macau. Passaram ontem 20 anos que o vencedor da corrida de F3 do GP de Macau foi um jovem alemão de 21 anos de idade, de seu nome Michael Schumacher. Numa das corridas mais emocionantes de sempre do circuito da Guia, Schumacher bateu o finlandês Mika Hakkinen num duelo emocionante que terminou com o despiste de Hakkinen. No ano seguinte o alemão iniciava um longo reinado no grande "circo" da disciplina máxima do desporto automóvel, a F1, que lhe deu sete títulos mundiais, um recorde ainda por bater. Hakkinen viria também a ser campeão em 1998 e 1999. Vamos recordar a última volta dessa corrida de 23 de Novembro de 1990.

Freddie Mercury morreu há 19 anos


Freddie Mercury morreu exactamente há 19 anos. Nascido Farookh Bulsara na ilha de Zanzibar (hoje na Tanzânia), de uma família de Parsis, Mercury foi o "frontman" da banda Queen, que é provavelmente a melhor banda de rock de sempre. Em 2006, a Time Asia nomeou-o um dos mais influentes asiáticos dos últimos sessenta anos, e continua a ser votado como um dos maiores intérpretes da música contemporânea. Em 2005 uma sondagem realizada entre a Blender e a MTV2 deu Mercury como o maior cantor de todos os tempos, e em 2008 a Rolling Stone considerou-o o 18º melhor cantor da história. Bissexual, Mercury contraíu o HIV nos anos 80 e viria a falecer de SIDA a 24 de Novembro de 1991, aos 45 anos. Fim de dinastia. Recordemos aqui "Living on my Own", um vídeo que Freddie gravou na sua mansão por altura do seu 38º aniversário.

Braga vence Arsenal, Real dá espectáculo


O Braga somou a terceira vitória consecutiva na Liga dos Campeões, e ontem no Minho conseguiu uma vitória histórica frente ao Arsenal de Londres, por duas bolas a zero. O brasileiro Matheus foi o herói do jogo ao apontar os dois golos; o primeiro aos 83, e o segundo já nos descontos, uma verdadeira obra de arte. Para a noite dos bracarenses ser perfeita só faltava o Shaktar Donetsk ter perdido em Belgrado com o Partizan, mas os ucranianos mostraram que são um osso duro de roer, e foram à Sérvia vencer por esclarecedores 3-0. O Shaktar lidera com 12 pontos, mais três que Arsenal e Braga. O Braga precisa de vencer em Donetsk pelo menos por 4-1 (!) para garantir a qualificação sem depender de uma "escorregadela" em casa frente ao Partizan, o elo mais fraco do Grupo H.


No Grupo E o Roma deu um passo importante rumo à qualificação depois de vencer no Olímpico o Bayern de Munique por 3-2. Os italianos chegaram ao intervalo a perder por 0-2 (dois golos de Mario Gomez), mas Borrielo, De Rossi e Totti (penalty) fizeram a reviravolta na etapa complementar. Na Suíça o Basel bateu o Cluj por uma bola a zero, e manteve intactas as possibilidades matemáticas de chegar aos oitavos-de-final. Bayern lidera com 12 pontos, seguido de Roma com 9, Basel com 6 e Cluj com três. O Basel é obrigado a vencer em Munique no dia 8 de Dezembro, enquanto ao Roma basta um empate na Roménia para garantir o segundo lugar.


No Grupo F tudo resolvido, com Chelsea e Marselha a garantirem a passagem aos oitavos. Os ingleses tiveram dificuldades inesperadas em bater o Zilina em Londres por duas bolas a uma (chegaram a estar em desvantagem), enquanto o Marselha foi à Rússia vencer por 3-0, com golos de Valbuena, Remy e Brandão. O Spartak vai disputar a Liga Europa, e o Zilina - que tem zero pontos, dois golos marcados e 17 sofridos - termina a aventura europeia este ano.


Finalmente no Grupo G, mais um triunfo convincente do Real Madrid de José Mourinho e Cristiano Ronaldo. Os merengues foram à Arena de Amesterdão vencer por 4-0, com o CR7 a apontar mais dois golos - o nº 50 e 51 com a camisola do Real. Na França o Milan venceu o Auxerre por 2-0 (Ibrahimovic, Ronaldinho) e garantiu também a passagem aos oitavos. Real Madrid tem 13 pontos, Milan 8, Ajax 4 e Auxerre 3.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Guerra na Coreia?




Notícias preocupantes para toda esta região e quiçá para todo o mundo. A Coreia do Norte bombardeou uma ilha da Coreia do Sul, matando dois soldados sul-coreanos, com as tropas sul-coreanas a responderem ao ataqye. Este é o mais grave insulto dos norte-coranos em anos, e a Coreia do Sul está em alerta nº 1, o mais alto sinal de emergência, e a elite militar e governamental de Seul está reunida em bunkers. O conflito a larga escala pode estar eminente, e há mesmo rumores que este ataque se deve à morte do líder norte-coreano Kim Jog-Il, mas tudo indica que se trata de uma resposta do norte aos recentes exercícios militares conjuntos entre o sul e os Estados Unidos da América. Desta vez parece inevitável que se encontre uma solução definitiva para este conflito que oficialmente dura há seis décadas. A maior curiosidade reside agora na reacção da China a este ataque. De recordar que Pequim é o maior (único?) aliado de Pyongyang, e terá um papel preponderante na resolução deste imbróglio.

Gosto de pessoas (e mais)


Ia hoje a passar pelo Largo do Senado ao fim da tarde, quando encontrei três senhoras que pareciam turistas. Detive-me a reparar, especialmente numa delas, alta, loira e bonita. Aproximei-me mais, e apercebi-me então que eram chinesas, e que a tal “alta e loira” era na verdade uma albina. Fiquei um pouco embaraçado por ter hipoteticamente deixado a senhora a pensar que estava a reparar na sua “deficiência”, contudo afastei-me depressa sem fazer grande alarido. Era preciso ter em conta que o sol já se tinha posto e a visibilidade era reduzida, o que dificultou o meu julgamento por instantes. E nem sei porque seria preciso ficar atrapalhado com a situação, pois gosto de pessoas. Sou uma pessoa, vivo num mundo cheio de outras pessoas, passo por milhares de pessoas todos os dias, em suma: adoro pessoas.

Reparo em toda a gente, e tenho aquilo que se chama uma memória fotográfica. Não há cara que tenha visto duas vezes que me escape, reconheço logo. Sei quem são todos os meus vizinhos e cumprimento-os quando os vejo na rua, mesmo muito longe de casa. Gosto de toda a gente que vejo: bonitos, feios, gordos, magros, altos, baixos, pretos, brancos, amarelos, toda a gente tem com toda a certeza um historial interessante. Quando vejo assim uma coroa mais enxutinha fico a pensar como seria quando era nova, como era mais linda, mais magra, e mesmo assim conseguiu preservar um sorriso bonito. Quando vejo um velhote de 80 anos penso como teria sido a sua juventude aqui na região, assolada pela fome e pela guerra, tempos mesmo difíceis e de grande indefinição, e sinto por respeito por ele. Quando vejo um pintarolas a conduzir um Celica vermelho a alta velocidade e com o rádio aos berros, penso que deve ser feliz assim, se calhar nasceu e cresceu aqui, o paizinho é rico, só conhece a boa vida.

Toda a gente é um cromo que merece ser coleccionado, e depois porque não tratar as pessoas com um sorriso e simpatia em vez de desprezo e má vontade? Esta nossa atitude de aproximação, muito "world without strangers", pode parecer a mais indicada entre nós, os portugueses (e alguns macaenses), mas é mal visto nesta Roma onde devemos ser romanos. O choque cultural aqui é muito intenso e pode resultar em cabeças partidas e outras escoriações. Os chineses são por natureza pessoas muito reservadas, e diria mesmo “manhosas” num certo contexto. O problema de declarar os bens patrimoniais é um bom exemplo disso: os chineses não gostam que ninguém saiba quanto dinheiro, quantas casas, quantas jóias ou quantas mulheres (as tais “concubinas”) têm, e fazem negócios avultadíssimos à revelia do próprio cônjuge.

Nos afectos não é muito diferente, e até as pessoas são tratadas como “propriedade”. É inaceitável, por exemplo, cumprimentar a namorada ou mulher de um amigo com um beijo na face, como fazemos em Portugal. Aliás os próprios chineses evitam entre eles trocar afectos em público, ficando apenas pelas mãos ou braços dados como comprovativo da posse, para afastar os olhares alheios. (Aliás a minha mulher culpa-me sempre que outra fala comigo ou olha para mim, expressando-se com um safanão no braço um uma pisadela de leve.) Mesmo cumprimentar alguém do sexo oposto nunca escapa com um inevitável “quem é?”. O sentido de propriedade pela namorada, pelo carro, pelas casas ou pela conta bancária é a verdadeira “cultura” de Macau, e o resto pouco interessa.

Para nos adaptarmos a isto é preciso pensar um pouco da mesma forma e apreender alguns conceitos fundamentais. Por exemplo, não cumprimente a namorada de um amigo ou colega nem com um aperto de mão, bastando um "olá" e uma pequena inclinação da cabeça. Não a elogie em frente ao namorado dizendo-lhe que “é bonita”, e mesmo elogiando sem o namorado por perto pode dar origem a mal-entendidos (ou mal-entendimentos, no dialecto de cá). Entre os homens pode cumprimentar com um simples "olá", e um aperto de mão é sempre bem recebido. Palmadinhas nas costas ou mãos nos ombros ainda vá lá, mas abraços são apenas para os “irmãos”, de sangue, ou da seita, ou amigos de infância, outros familiares e relacionados (se repararem até os jogadores de futebol asiáticos em geral não têm por hábito celebrar os golos abraçados). Curiosamente o feminino fica bem salvaguardado no meio disto tudo. As amigas mais íntimas viajam juntas para o estrangeiro, dormem e tomam banho juntas se for preciso, partilham as roupas, contam segredos, enfim, interagem normalmente.

No resto das relações de trabalho, de vizinhança, etc, há dois princípios a respeitar: pergunte o menos possível, e ouça mais do que fala. Enquanto nós ficamos sinceramente felizes que os nossos amigos, colegas, vizinhos ou parentes tenham comprado uma casa ou mudado de carro, os chineses consideram essa informação preciosa, e fazer perguntas banais como o tamanho, o preço ou a marca são considerados uma “intromissão”. Mesmo entre as famílias as coisas são mais ou menos assim. Há pais bastante cruéis com os próprios filhos (principalmente os mais velhos), daqueles que escondem as notas dentro do colchão , acusam os genros e as noras de “querer ficar com o seu dinheiro” e nunca compram prendas aos netos. Conheço casais na casa dos 40 e dos 50 anos que ainda dão parte do dinheiro aos pais (!), o que pode ser entendido no contexto da cultura oriental como “um sinal de respeito”, mas quando pensamos que alguns destes pais recebem dinheiro de 4 ou 5 filhos, é fácil perceber quem não é o “coitadinho” nesta história.

O próprio casamento é por si uma instituição frágil, sem que exista realmente uma confiança e um respeito mútuos. Em muitos dos casos as pessoas são perfeitamente descartáveis (o número de divórcios aumenta todos os anos), e há sempre um interesse financeiro qualquer por trás, nem que seja o facto da mulher ganhar mais que o homem, o que torna o casamento num beco sem saída. Os homens de negócios, que deixei para o fim, são os que mais me fazem rir. A sério, como são engraçados, ah, ah, ah. Primeiro borram-se todos quando ouvem falar em “declaração de património”, ou qualquer coisa que os obrigue a dizer os bens que têm. A minha favorita é a desculpa do “rapto”, que se a malta por aí sabe o que eles têm, “são raptados”, e Macau é uma cidade “muito perigosa”, portanto toca a meter o dinheirinho em offshores e afins.

Mas são célebres e fazem escola, e toda a gente quer o seu raminho da árvore das patacas, e tenta imitá-los, ora fugindo aos impostos, declarando valores mais baixos, ganhando dinheiro por fora, enganando fulano e outrano. É uma festa. E para ajudar? Basta olhar para o número de advogados por habitante.(Desculpem lá o desabafo. Não são todos, deixem lá).

Amigo "da igreja"


Uma notícia horrível que nos chega de Taiwan. Uma menina de 17 meses foi sexualmente abusada pelo seu guardião, um homem de 36 anos, e os médicos precisam de lhe retirar 13 cm de intestino delgado para lhe salvar a vida. A mãe da criança foi detida em Abril último e a menina estava à guarda de um amigo, que a progenitora "conheceu na igreja" (claro, tinha que ser...). O suspeito terá agredido a menina, trancou-a na casa-de-banho, atirou-a contra as paredes e introduziu objectos na sua vagina. A menina foi mandada para o hospital em Julho a sangrar profusamente, e os médicos encontraram o seu hímen completamente dilacerado. O homem foi detido e apresentado em tribunal. A pequena Xiao An - assim se chama a vítima - recuperou das mazelas físicas, mas sente medo cada vez que um homem se aproxima dela.

Matei sim, qualé?


Emílio Eduardo da Rocha Devesa, 32 anos, foi preso ontem em Cerro Azul, acusado de assassinar à facada a própria mãe, a enfermeira Maria Cícera de Faria, 65, na sexta-feira da semana passada, em São José dos Pinhais. Emílio se mostrou muito frio e nem um pouco arrependido do que fez.

O suspeito tinha mandado de prisão preventiva expedido pelo homicídio. Ao delegado Richard Alain Lolli, Emílio contou detalhes do crime. Foi tão insensível, que chegou a declarar que “ela parecia que tinha o corpo de aço, porque a faca até entortou”.

Emílio alegou que assassinou a mãe porque ela vendeu um apartamento que estava em seu nome, sem autorização. “Porém não encontramos nenhum documento até agora que comprove isto”, disse Lolli.

Na casa do detido a polícia também localizou um boletim de ocorrência, datado de dois anos, em que Emílio denuncia a mãe por que ela estaria a usar os seus cartões de crédito sem autorização. Esse também foi um dos motivos que ele argumentou para o assassinato da enfermeira.

Os familiares do detido contaram ao delegado que, além de ser viciado em crack e cocaína há 10 anos, Emílio também tinha problemas mentais e já foi internado em clínicas psiquiátricas diversas vezes. “Cabe à Justiça solicitar uma perícia, para verificar se o detido possui estes transtornos mentais”, explicou Lolli.

In Paraná Online (texto editado)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Aqui jaz o clube


Lembram-se do Clube de Jazz de Macau? Ficava aqui mesmo, na Rua das Alabardas, e dele só resta a fachada vermelha e branca. O Clube de Jazz era um local mais ou menos interessante de frequentar no início dos anos 90. Quando me levaram lá pela primeira vez achei que ficava bastante longe da minha morada, na Av. Horta e Costa, pelo que frequentava mais o Talker Pub ou a discoteca do Hotel Mondial.

Quando vinham amigos de fora, iamos ao Clube de Jazz para conhecer, e valia a pena por duas razões: tinha música, muitas vezes ao vivo, e dava para beber uns copos. Das discussões que lá tinha prefiro nem me lembrar. Primeiro não gosto de jazz, não entendo nada de Miles Davis, nunca ouvi a Billie Holiday, a não ser talvez acidentalmente, enfim, nunca atingi nada daquilo, não, nunca deu. Talvez precise de apanhar “uma grande moca” para entender o jazz, mas isso não me parece uma opção saudável, nem eu tenho tempo ou vida para isso.

O Clube de Jazz era mantido por alguns carolas cá do burgo, incluíndo um célebre actual director de um diário em língua portuguesa, que uma vez me disse que “o jazz ega a melhog música do mundo”. Só que o gosto local por este género nunca justificou que se mantivesse um clube inteiro de forma desafogada, e a transição e consequente debandada de muitos portugueses ditaram o fim (isto para não falar da falta de subsídios e de pagantes de cotas).

No ano 2000 o clube tentou mudar para a casa de vidro junto da estátua da Deusa A-Má, no NAPE, mas esse era um salto maior que as pernas, e não deu resultado. É uma pena que não exista um Clube de Jazz em Macau, porque qualquer cidade moderna e culturalmente bem equipada tem um “jazz club”, tem grupos de teatro, tem poesia e poetas, grupos de ballet, tudo isso, independente de se gostar ou não. Em Macau existem vestígios destas formas de arte. É mesma pena.

Coelho às caçadoras





Um vídeo que está a chocar os internautas chineses. Uma jovem que não terá mais de 20 anos aparece a torturar e a matar sadicamente um coelhinho, cantando e rindo na companhia de duas amigas. No vídeo podemos ver um outro coelho já morto no chão, e a jovem a sentar-se em cima de uma grossa placa de vidro e a esmagar um outro coelho ainda vivo. O vídeo estava no YouTube e foi retirado devido à sua natureza violenta. (Pode ver aqui o vídeo, mas aviso que não é aconselhável a hippies e a pessoas sensíveis).

Mas a verdade por detrás deste vídeo é ainda mais cruel que se possa imaginar. A jovem não é doente mental nem este é um incidente isolado. Existe na China um grupo que se intitula "Crush Fetish" que se diverte a fazer filmes deste tipo, gravá-los em DVD e vendê-los ao estrangeiro (que "estrangeiro" doentio, este). Outros membros deste grupo doentio já publicaram outros vídeos semelhante na internet, sendo o mais famoso o de uma mulher de meia idade que torturava a matava cães, gatos e coelhos.

A mãe de todas as cábulas



Foi revelado por um colecionador privado um colete usado em tempos imperiais na China para fazer batota nos exames. O colete tem cerca de 50 mil caracteres chineses imprimidos em ambos os lados, sobre o tema "Os quatro livros e os cinco clássicos", uma série de livros confucionistas e clássicos da literatura chinesa. Um moeda de 50 cêntimos faz de botão, e nela estão também imprimidos oito caracteres num diâmetro de 1,5 cm. Foi especialmente desenhado para os alunos que fizessem os exames Imperiais, o mais alto exame presidido pelo próprio Imperador, durante a dinastia Ming (1369-1644). Calcula-se que uma cábula destas demore três ou quatro anos a fazer.

Ernest and Bertram


O Bairro do Oriente volta a levar os leitores ao cinema, desta vez com "Ernest and Bertram" um "short movie" de 2002, realizado por Peter Spears. O filme conta a história da relação entre dois personagens da "Sesame Street", Ernie e Bert (Egas e Becas, na versão portuguesa). Miss Piggy, que nunca chega a aparecer, termina a sua relação com Bert depois de circularem rumores de que este é homossexual. O filme de oito minutos foi apresentado no Festival de Sundance, mas foi banido depois da ameaça de processos judiciais pela Sesame Workshop, detentora dos direitos da "Sesame Street". O filme não esconde por um instante que está a lidar com dois personagens do programa infantil, e é ainda um dos (poucos) filmes proibidos nos Estados Unidos.